O risco de ser fiador.

recebemos hoje uma notificação do tribunal para penhorar 15% do salário de um trabalhador que foi fiador de um amigo para a compra de um carro. o "amigo" deu ao slide e agora o fiador é que vai pagar 20000 euros. o mais engraçado é que ele nem tem carro e vai andar uns 10 anos a pagar o Golf do outro.

Resumindo FIADOR = PÉSSIMA IDEIA

Uma questão muito delicada e que eu lido diariamente!

No entanto acho que o normal e admissível é usar fiador apenas em laços de sangue (pais, irmãos, avós). Para amigos infelizmente é um risco que não vale a pena correr.

Confirmo que hoje em dia a informação vai para o banco de Portugal, porque registou-se casos de pessoas que eram fiadoras de 4 ou 5 pessoas e actualmente já não é possível.

Cumps

No entanto acho que o normal e admissível é usar fiador apenas em laços de sangue (pais, irmãos, avós). Para amigos infelizmente é um risco que não vale a pena correr.

E mesmo com laços familiares... há casos e casos...

Um vizinho da minha avó assumiu-se como fiador do filho na compra de um apartamento... depois de uns milhares de dívidas ao jogo, fugiu para o Brasil onde anda desaparecido... o pai, sem saber o que fazer, e com o desgosto, suicidou-se... :(

Entretanto não sei como está a história do empréstimo porque nunca mais perguntei à minha avó.

Esta história dos fiadores tem muito que se lhe diga...passei recentemente pela pessoa que precisava de fiadores...virei-me para os meus Pais. Eles já eram fiadores do meu irmão...mas não houve problema. Eu não queria fiadores, alias, nem precisava, mas era um emprestimo esquisito para compra de terreno e tinham que libertar o dinheiro todo para o terreno independentente da avaliação do mesmo...No meu caso, mal comece a construir se calhar posso pedir para os fiadores sairem do processo...vamos lá ver! O melhor é tentarmos ser independentes, mas às vezes não dá!

Voltando ao tópico...o que acontece quando o fiador tem que começar a pagar as dívidas da pessoa que deixou de pagar? Se for uma casa, esta fica em nome de quem? Fica do antigo dono...e o coitado do fiador fica a pagar e não recebe nada!

Estes casos podem acontecer, mas acho que a atitude mais série e honesta possível é a pessoa que não consegue pagar, vender o bem e devolver o dinheiro ao banco...se isso for possível, claro! Nunca se deve deixar a coisa ir a extremos deste tipo em que o banco vai penhorar coisas ao fiador sem ele saber!
[:vm)]

recebemos hoje uma notificação do tribunal para penhorar 15% do salário de um trabalhador que foi fiador de um amigo para a compra de um carro. o "amigo" deu ao slide e agora o fiador é que vai pagar 20000 euros. o mais engraçado é que ele nem tem carro e vai andar uns 10 anos a pagar o Golf do outro.

Resumindo FIADOR = PÉSSIMA IDEIA

Já aconteceu isso aqui na empresa 3 vezes. [8b]

Não te metas nisso.

Se ele te ajudou noutras situações e confias nele, avança. Se não, não te metas nisso...
Problemas com fiadores acontece com toda a gente, mesmo com pais e filhos, por isso...

Voltando ao tópico...o que acontece quando o fiador tem que começar a pagar as dívidas da pessoa que deixou de pagar? Se for uma casa, esta fica em nome de quem? Fica do antigo dono...e o coitado do fiador fica a pagar e não recebe nada!
Exacto, o fiador fica com a obrigação de pagar a dívida em caso de incumprimento, mas nunca fica com nada [;)]

Uma curiosidade:
Uma colega minha solicitou ao Pai que fosse fiador dela e do marido num empréstimo para a aquisição de habitação própria, o próprio Pai da moça recusou, disse que não estava para eventualmente ter pagar dívidas dela e do marido, os pais dele nem podem ser fiadores porque não têm património nem capacidade de endividamento, vulgo tesos.

Última edição:
Pessoalmente conheço várias pessoas com este tipo de problema. Uma delas é a minha mulher-a-dias que foi fiadora de uns amigos. Deram à sola e ela agora tem 4 empregos para conseguir pagar as dividas e até teve de vender a casa. A cara dela é de autêntico sofrimento e cansaço...

Outro conhecido é um Eng. Civil que trabalha na empresa... O sobrinho desapareceu de vista e quem paga a casa...?

E na empresa onde trabalho, cada vez mais aparecem ordens do tribunal para descontarem 1/3 do ordenado por incumprimento ou porque se deram como fiador de alguem...

Ganhem juizo. Eu juntei + a minha actual mulher e não necessitei de fiadores. Nem ajudas de pais...

Muitos dos users, provavelmente estarão numa posição na vida muito estável e nem precisam de fiadores para um apartamento de 75mil euros (ex.), mas nem todos podem-se dar ao luxo de tal "proeza", que eu saiba, em regra geral, os bancos pedem sempre fiadores para a compra de imóveis, pelo menos a mim aconteceu, estranho é que para um veículo de 50mil euros, não foi preciso de fiador para nada :sh) , mas para um apartamento de 75mil euros, foi...

Actualmente aconcelho-te a dizeres NÃO, porque nos dias que correm, todo o seguro é pouco, mas é sempre lixado que precisamos, como já foi o meu caso e bem que me lixei, porque todo o pessoal se desmarcava e não porque não ser sério, ou não ter possibilidades, mas porque não queriam tal responsabilidade...

Pelas respostas, já deves ter uma ideia do melhor a fazer...
Como já disseram, fiador só de filhos ou irmão e mesmo assim tinha que ver muito bem a situação!
Eu recusava!

Conheço um caso de um bom amigo meu que desde à um ano pra cá nem dorme... Ficou fiador de um amigo dele na compra de uma casa. Esse amigo foi pagando a casa em conjunto com a mulher. Depois divorciaram-se e deixaram de pagar a casa... Adivinha quem vai ter que a pagar... E ele sem posses para isso...
Aconteceu exactamento o mesmo ao meu pai mas foi na compra de um carro, eu se fosse fiador de alguem acho que nem dormia...
Mas os bancos exigem um fiador e alguem terá que o ser mas pra isso é preciso ter muita confiança com o comprador, eu qualquer dia tambem vou precizar de um e tambem quero que tenham confiança em mim...

Há aqui mta confusão qto ao conceito mas pelo menos a péssima ideia de ser fiador é correctissima.

O banco até pode ir ao fiador para pagar a divida mas, no regime geral o fiador tem o direito de impor que se vá 1.º ao património do 1.º devedor e só dps ao dele.

Claro que qdo chega a esse ponto o 1.º devedor já está em Angola e no Brasil e sem o minimo de património cá e é por isso que é pessima ideia ser fiador.

Com a crise da habitação torna-se ainda mais perigoso pois o património do 1.º devedor, que no máximo é a casa que comprou, qdo é vendido é mto barato em relação á divida que acumula o preço mais os juros.

O banco até pode ir ao fiador para pagar a divida mas, no regime geral o fiador tem o direito de impor que se vá 1.º ao património do 1.º devedor e só dps ao dele.

Com a crise da habitação torna-se ainda mais perigoso pois o património do 1.º devedor, que no máximo é a casa que comprou, qdo é vendido é mto barato em relação á divida que acumula o preço mais os juros.

Pois, no regime geral. Mas achas que nos contratos de mútuo bancário com hipoteca e fiança que não está prevista a renúncia expressa ao benefício da excussão prévia ? Até nos "meros" contratos de arrendamento muitas vezes o clausulam.

E não é só isso. Como os bancos pretendem é verem-se reembolsados da quantia mutuada, o quanto antes, a venda por um preço atractivo (i.e. inferior ao valor de mercado) é (maior) garantia do aparecimento de interessados na compra.

Voltar
Superior