O Templo do Tuning Decente

Para mim tuning é tudo aquilo que beneficia um carro no propósito para o qual foi concebido. Se tiveres uma chafarica velha e lhe puseres direcção assistida, jantes especiais mais leves, bons pneus, rádio etc é bom tuning pois é um carro de dia a dia.

Se quiseres equipar um carro para ires fazer um bom tempo numa pista, deves por coils reguláveis, podes por volantes anti transpirantes, podes por roll bar, podes por tudo aquilo que te beneficie o tempo, ou te ajude a que tenhas uma melhor experiência de condução.

Agora tuning de andar a trocar ópticas, andar a colar carros ao chão, a pintar estrelinhas pelo carro todo e paneleirices para ***** o cão quando o carro tá parado ou em cima do reboque para mim é ridículo.

E abaixo de todas estas premissas está o bom senso. Não é num corsa A que se vai por jante 18. O que vejo neste tópico e até uma boa parte são carros que estão exageradamente modificados sem que haja um único propósito com benefícios reais. E confunde-se gastar rios de euros em material bom e aplicá-lo em chocolateiras com bom tuning.

Ainda ontem tive a montar umas jantes 18 num leon m1 tinha bastante experiência com o carro com as jantes de origem (cupra 17´) o carro com jantes 18 ficou muito pior em curva. A primeira reacção é virar mais, parece mais seguro, numa rotunda notam-se bem as perdas e o carro a sair SÓ de frente. O carro fica com um limite bem menos informativo, fica mais seco, desconfortável e a andar menos. Uma alteração tão simples mas que só vale pela estética, pois em tudo o resto perde. Sem referir o esforço acrescido que a suspensão, direcção etc sofre por alterar uma coisa tão simples como jantes.

Estabilidade a alta velocidade....? pois é relativo. Uma volvo v70 t5 dá perto dos 280kmh em AE e origem trazia jante 15 com a opcional para 16. Um integra idem idem, nada dos abusos ridículos que proliferam por este tópico sob a alçada do german style.

Concordo em parte...

Pôr jante 18'' num Leon é óbvio que é exagerado, e não é tuning é piorar o que estava antes

Mas não concordo quando dizes que o german style é exagerado, duvido que aqueles carros não tenham performance melhor que a de fábrica

Aliás no german style nem se vê muito jantes oversized, vê-se mais é no DUB, as jantes são é largas o que vai proporcionar um pneu mais largo e respectivo stretch, aumentar a capacidade em curva juntamente com uns coils aumenta o grip devido a maior superficie do pneu que está em contacto com o alcatrão

Já agora carros rebaixados têm menor Cx

Usando o teu raciocinio não concordo com aquele tuning de show car e revistas maxi tuning, ah e tal é um show car não é para andar na estrada, só para mostrar, a esses iluminados, os carros quando são construídos têm uma função, transportar o dono do ponto A ao B, e uma das razões pela qual o automóvel não é considerado arte é por isso mesmo, por ter um objectivo antes de ser arte, estar exposto para ser apreciado, por isso não pode ser arte

Os carros foram feitos para andar não para estar expostos como quadros, a função deles é essa, e malta do german style e stance, etc faz muitos km's por ano, maior parte dos carros são daily e dou-lhes valor por isso

Mesmo que sejam exageradas, porque as há, não vejo qual é o mal...É apenas por uma questão de estética, nunca por uma questão de perfomance.

Sim... mas um gajo também não pode ter opinião formada sobre questões estéticas duvidosas? Até porque fazendo um apanhado de definições de tuning, a maioria debruça-se sobre melhoramento, aliás a própria génese da palavra vem daí.

Deixei salvo erro a questão nesta thread que nunca vi uma resposta, gostava de puxar a pergunta novamente para discutir quem sabe..

- até que ponto é considerado tuning o simples acto de alterar as jantes?

Pessoalmente, não consigo ver isso como tuning, não acho diferente de mudar um auto-rádio.

Jogar o diâmetro das jantes, largura e peso pode trazer melhorias em termos de peso, aderência e performances gerais.

Assim como um bom rebaixamento.

Sim... mas um gajo também não pode ter opinião formada sobre questões estéticas duvidosas? Até porque fazendo um apanhado de definições de tuning, a maioria debruça-se sobre melhoramento, aliás a própria génese da palavra vem daí.

tuning
(palavra inglesa)
s. m.
1. Autom. Actividade!Atividade que consiste em fazer alterações a viaturas para as personalizar e em fazer afinações para lhes dar maior potência.
2. Inform. O mesmo que modding.
Plural: tunings.

Fonte: Priberan

Para mim tuning é tudo aquilo que beneficia um carro no propósito para o qual foi concebido. Se tiveres uma chafarica velha e lhe puseres direcção assistida, jantes especiais mais leves, bons pneus, rádio etc é bom tuning pois é um carro de dia a dia.
Puxando a definição da palavra, tuning (tune) é a arte de "afinar" mas creio que há muito isto deixou de ser apenas assim no que toca a carros, começando a haver tuning com o objectivo de ter prestações superiores, como indicas, e outro que é o de exibicionismo, onde se focam mais no exterior, obter um maior exibicionismo - obviamente que de "afinação", tem zero.

Agora tuning de andar a trocar ópticas, andar a colar carros ao chão, a pintar estrelinhas pelo carro todo e paneleirices para ***** o cão quando o carro tá parado ou em cima do reboque para mim é ridículo.
Lá está, ao mesmo tempo que rebaixar, trocar jantes, ópticas e afins, poder ser considerado tuning, pela lógica acima descrita - intuito de ter um carro esteticamente diferente - eu aceito desde que seja um conjunto considerável de alterações que de facto alteram este. Não considero tuning mas sim "mods" - palavra bem dita pelo allstarfabio - quando são coisas mínimas. Se colocar um kit da K&N não vou dizer que faço tuning se bem que faria um sentido superior ao de mudar jantes e colocar uma asa mais "racing".

E abaixo de todas estas premissas está o bom senso. Não é num corsa A que se vai por jante 18. O que vejo neste tópico e até uma boa parte são carros que estão exageradamente modificados sem que haja um único propósito com benefícios reais. E confunde-se gastar rios de euros em material bom e aplicá-lo em chocolateiras com bom tuning.

Estabilidade a alta velocidade....? pois é relativo. Uma volvo v70 t5 dá perto dos 280kmh em AE e origem trazia jante 15 com a opcional para 16. Um integra idem idem, nada dos abusos ridículos que proliferam por este tópico sob a alçada do german style.
Concordo.

Se assim for eu sou um xuningueiro... A minha viatura de 4 rodas já tem bastantes alterações e uma delas são as jantes que são da marca mas são de outro modelo!!
Atenção, eu não considero apenas como hipóteses tuning ou então de imediato "xuning", nem tão pouco gosto de usar este termo que não existe. A meu ver existe bom e mau tuning, o qual é sempre relativo aos gostos pessoais.

Eu adorava ter um German para daily, e com a tralha em cima [:D]

Numa de andar na paz a ouvir a minha musiquinha (60's, 80's)
[:cool:]
Queres morrer virgem? Esse Rat não creio que cative Rata xD Acho alguns interessantes mas daí querer..

Última edição:
teorias...

eu no meu Corsa ganhei em tudo com a alteração de jante 17" para 18"... so perdi conforto devido à diminuiçao do perfil do pneu... mas como já não era propriamente confortavel antes, nao me posso queixar..

Eu não me referi a ninguém em particular [;)]

Apenas quis dizer que é preciso gostar e estar dentro do meio e do "espírito" para saber que o german style não é só o que se vê e a ideia pre-formada de carros colados ao chão com alterações que de certeza que para alguns, são de gosto duvidoso.

Como alguns preferem certos estilos de transformações, outros têm gostos diferentes e ainda bem que não somos todos iguais.

Nem todos os estilos têm como objectivo um melhoramento em termos de prestações, podemos considerar apenas um melhoramento estético, de interiores etc

Pessoalmente, não gosto da palavra tunning nem sequer a costumo utilizar. No meu carro digo sempre mods e prefiro o termos personalização ao vulgar tunning que tem uma certa conotação...negativa.

Atenção, eu não considero apenas como hipóteses tuning ou então de imediato "xuning", nem tão pouco gosto de usar este termo que não existe. A meu ver existe bom e mau tuning, o qual é sempre relativo aos gostos pessoais.

Como disse acima, também não gosto do termo.

O meu carro está diferente (pelo menos no Porto não há uma configuração igual), mas discreto qb, com material todo vw e acima de tudo em muito bom estado.

Eu adorava ter um German para daily, e com a tralha em cima [:D]

Numa de andar na paz a ouvir a minha musiquinha (60's, 80's)

Eu até posso perceber certas alterações, e até a alguns rat's acho piada pelo espírito da coisa e por admirar criatividade e tal.

Mas agora repara as marcas esforçam-se para melhorar cx, com vantagens em prestações e consumos, esforçam-se por andar a tirar peso para evidenciar ainda mais as vantagens supracitadas qual é a cena de enfiar um barril no tejadilho? São modificações que não fazem sentido nenhum! Ninguém pode vir com moral de que está a melhorar o carro... porque na realidade não está. A única coisa que eu aqui estou a defender é a minha opinião de que há muita dualidade critérios. Mas não é só no fórum, o pessoal com quem convivo também costumo discutir estes assuntos com eles precisamente para tentar clarificar algumas ideias. Da minha parte e dos outros também.

Eu também e sou sincero adoro fazer um arranque num cup todo esmifrado de 200cv com linha de 65, e sem ralenti devido as cames do bafo, levar uma série delas ao corte deixa-me um sorriso na boca difícil de desaparecer. Tenho a perfeita noção de que isso é azeite, e uma optima maneira de estragar um carrito que até é bem engraçado. E nunca, mas mesmo nunca o faria a um carro meu. E no entanto gosto...

Ninguém aqui está a dizer que o barril aumenta a performance...

Se calhar até aumenta, mas não é a do veículo. [:)][:)][:)]

São estilos.

Eu associo tuning não só em termos de performances, mas em termos estéticos também.

De certa forma o slogan "Tuning é arte", supracitado pelos xuners, faz sentido. No entanto é preciso ter cabeça. Quem tem um Rat Style tem uma filosofia de vida. Quem tem um German Style tem uma filosofia de vida ligeiramente diferente, quem tem um JDM tem outra filosofia de vida.

Está tudo interligado ao "modding", se formos a ver.

Por exemplo, eu seria incapaz de mexer no motor de um M3, mas colocar uma jante mais leve e dar umas pintelhices estéticas aqui e ali, sim. Mas há quem prefira modificar componentes mecânicos. Que as marcas tiveram o cuidado de desenvolver para melhorar fiabilidade e afins.

Pois.

Vai ao encontro de cada um.

Em vez destas discussões, fotos, sff. Preciso de me babar com alguns JDM, German e talvez um ou 2 franceses e/ou suecos. [br:)]

Quanto muito tens um Frech Style [:p] [:)]

Imagina a típica menina francesa...Agora a típica menina Alemã...Agora imagina uma mistura das duas...

Sorry but it does not compute [:)] joking [;)]

Le French Style avec le German Style est magnifique!

Carla Bruni et Heidi Klum dans un format unique... [br:)][br:)][br:)][br:)]

Eu até posso perceber certas alterações, e até a alguns rat's acho piada pelo espírito da coisa e por admirar criatividade e tal.

Mas agora repara as marcas esforçam-se para melhorar cx, com vantagens em prestações e consumos, esforçam-se por andar a tirar peso para evidenciar ainda mais as vantagens supracitadas qual é a cena de enfiar um barril no tejadilho? São modificações que não fazem sentido nenhum! Ninguém pode vir com moral de que está a melhorar o carro... porque na realidade não está. A única coisa que eu aqui estou a defender é a minha opinião de que há muita dualidade critérios. Mas não é só no fórum, o pessoal com quem convivo também costumo discutir estes assuntos com eles precisamente para tentar clarificar algumas ideias. Da minha parte e dos outros também.

Eu também e sou sincero adoro fazer um arranque num cup todo esmifrado de 200cv com linha de 65, e sem ralenti devido as cames do bafo, levar uma série delas ao corte deixa-me um sorriso na boca difícil de desaparecer. Tenho a perfeita noção de que isso é azeite, e uma optima maneira de estragar um carrito que até é bem engraçado. E nunca, mas mesmo nunca o faria a um carro meu. E no entanto gosto...

Não vejo o German Style com um estilo que visa a performance, mas sim o que o próprio nome indica o estilo !

Um German não é para fazer arranques, tempos em pista e muito menos consumos ! É um estilo, que também (como o DIG referiu e na minha opinião muito bem) um estilo de vida ..

Se o German Style visasse a performance com certeza não lhe colocavam o barril em cima ou a malinha com os autocolantes dos países por onde já passaram, há muitos German bem performances, mas quando penso em German nunca associo a performance .

No que diz respeito ao Rat Style na minha opinião já é o extremo, apenas e só a imagem levada ao extremo, a uns agrada a outros nem tanto ..

Quanto ao que está a Bold concordo, mas nem tudo tem de fazer sentido ou ser racional na minha opinião !

Nem tudo tem de ser racional ou banal ..

544543835894d754e69eb.jpg

5445438208f8834af2d5b.jpg

Voltar
Superior