O tópico do linux

Nessas distribuições pequenas o Puppy e o Damn Small são dos que tem mais fama.

Se o sistema é mesmo antigo, o Tiny Core precisa apenas de um 486DX e 32Mb de RAM.

Mas aqui a aproximação é diferente...

Em vez de tentarem emagrecer um dos window managers que existem, criaram uma interface toda baseada em XUL, e só usam aplicações que correm em XUL runner... Para um netbook, ou para um quiosque web feito com base em hardware limitado é porreiro..

Mas esta distro ainda é um trabalho a nascer.. Ainda não é utilizavel no dia a dia..

Mas aqui a aproximação é diferente...

Em vez de tentarem emagrecer um dos window managers que existem, criaram uma interface toda baseada em XUL, e só usam aplicações que correm em XUL runner... Para um netbook, ou para um quiosque web feito com base em hardware limitado é porreiro..

Mas esta distro ainda é um trabalho a nascer.. Ainda não é utilizavel no dia a dia..

Com o hardware tão barato não vejo onde é que meia dúzia de segundos ou umas quantas centenas de MB no disco façam a diferença. É no entanto um exercício engraçado.

jaunty-rc.jpg

For testing only! This is a pre-release version of Ubuntu and is almost ready for general use. If it is important that your computer run reliably please continue to use the current stable release (8.10) until this version is ready on April 23rd, 2009.

Get Ubuntu - Download, request a CD, or buy on CD/DVD | Ubuntu

Para reavivar o topico, como o tema do Ubuntu costuma ser um ponto dediscussão muito acesa, deixo aqui algumas alternativas de excelente qualidade...

Showtime for Gnome
1.jpg

Balanzan
balanzan_pres.jpg

Infinity
infinity-pres.jpg

Wild shine
wild-pres.jpg

Exotic
exotic.jpg

Tropical
tropical-prsentation.jpg

Bamboo Zen
bamboo-prs.jpg

Ubuntu sunrise
ubuntu_presentation.jpg

Aqua Dreams
expose.jpg

Para instalar:

Código:
sudo gedit /etc/apt/sources.list
E adicionam estas linhas ao fundo do ficheiro:

Código:
##Themes du ZgegBlog: Project Bisigi
deb http://ppa.launchpad.net/bisigi/ppa/ubuntu jaunty main
Podem substituir a palavra jaunty, por intrepid ou hardy, conforme a versão que tenham do Ubuntu. Gravam e fecham.

Depois é só seguir colar estes comandos:

Código:
[FONT=Arial, sans-serif][SIZE=2]sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com 0x1781bd45c4c3275a34bb6aec6e871c4a881574de
[/SIZE][/FONT]sudo aptitude update
sudo aptitude install zgegblog-themes
Depois é só ir a Sistema > Preferencias > Aparencia, para mudar o tema, e a Sistema > Administração > Janela de Inicio de Sessão, para mudarem o tema do login.

Espero que gostem, na minha opinião são todos eles temas de grande qualidade.

Resolvi re-nomear o topico.. Não faz sentido restringi-lo a uma unica distro, fica assim aberto às novidades do mundo Linux...

E aproveito para apresentar uma distro que descobri há dias e me parece que é um conceito fantastico para aproveitar PC's antigos..

xPUD - Small and Fast Linux

xpud-0.8.9.png

xpud-0.8.9-4.png

O conceito é diferente de todas as outras distros.. No fundo o que faz é lançar o XULRunner, que é um abiente desenvolvido pela Mozilla e que serve de base à interface de programas como o Mozilla Firefox, Mozilla Thunderbird, Songbird, Flickr Uploader, SeaMonkey, Conkeror, Sunbird, Miro, Joost, Instantbird, TomTom Home 2.0..

Depois os programas são lançados em XUlRunner na distro.. Para já esta distro ainda é um trabalho em desenvolvimento, pelo que no fundo as aplicações se resumem a um browser, um media player e um editor de texto basico, pelo que é limitado o que a distro consegue fazer.. Mas com um arranque em menos de 3 segundos no meu PC é possivel ter um ambiente do tipo quiosque Web, onde se pode navegar e fazer todo o tipo de actividades online, como ver videos.. O espaço ocupado no disco também é minimo..O download da distro ocupa cerca de 40 MB..

Parece-me ser uma distro com grande potencial para netbooks, para ter como opção para quando só queremos ligar rapidamente para ir à net, ou como distro para trazer numa PEN usb sempre conosco..

Experimentei este sistema e até achei bem porreiro.
tenho ali um p 233mhz parado, acho que vou por lá este S.O. a ver como se porta[;)]

Preciso de instalar um linux (unbutu talvez) num PC assim:

-WinXP ( onde não sou administrador)
-1GB ram
-Centrino 1,3ghz[:vm)]
-SEM leitor de DVD/CD
-20GB livres
-net Kanguru -> tem de correr no linux. Caso contrario: nem vale a pena pensar no assunto.

O objectivo é ter dual boot.

É possível ou tenho de ser admin do XP?
Não tendo CD posso intalar por PEn?

Preciso de instalar um linux (unbutu talvez) num PC assim:

-WinXP ( onde não sou administrador)
-1GB ram
-Centrino 1,3ghz[:vm)]
-SEM leitor de DVD/CD
-20GB livres
-net Kanguru -> tem de correr no linux. Caso contrario: nem vale a pena pensar no assunto.

O objectivo é ter dual boot.

É possível ou tenho de ser admin do XP?
Não tendo CD posso intalar por PEn?

Se tens 20GB livres no disco podes instalar sem problemas...

O Pc não é muito rápido, mas penso que é mais do que suficiente para o Ubuntu. Podes experimentar também uma dessas distros mais leves, mas acabam por ser sempre um pouco despidas em relação as distros mainstream.

Quanto ao kanguru, pelo menos os equipamentos que já experimentei funcionam todos sem problemas nenhuns out of the box.

Quano à instalação por pen podes faze-la sem problemas...
Saca este programa que ele faz tudo: UNetbootin - Homepage and Downloads

O problema que podes ter é que se a BIOS do PC estiver bloqueada por password poderás não conseguir arrancar pela PEN.

Podes instalar por pen e não precisas de ser administrador do windows. Relativamente à net kanguru, isso vai ser o mais complicado.

How to install Ubuntu 9.04 from a thumb drive or USB drive | The How To Do Things Blog
Kanguru/Placa USB HUAWEI - Guia Ubuntu PT

Posso garantir que nas versões actuais do Ubuntu as pens usb do Kanguru/TMN/Vodafone por USB (placas PCMCIA não tenha experiencia), assim como os modems ZAP, funcionam sem problemas nenhuns out of the box.

Esse guia era para o Ubuntu 7.10..

Estive a experimentar o Ubuntu netbook remix e achei engraçado, ainda hei de pensar se o instalo em dual boot no aspire one. A questão dos cartões não serem hot-swapable é o que me deixa de pé atrás.

Também dei uma espreitadela ao xPUD e já me deu umas ideias para umas máquinas obsoletas que temos por lá [;)]

O grande problema do Ubuntu Netbook Remix (e do Linux em geral) no que toca aos netbooks é o consumo de bateria. É muito superior ao do Windows.. E fica a anos luz do que o OS X consegue espremer das baterias dos portateis..

De resto tem uma interface muitissimo melhor para ecrans de 10" e ao nivel de funcionalidade vem bastante bem equipado.

[Noob em Linux] Ubuntu muito mais lento que WinXP :(

[Noob em Linux] Ubuntu muito mais lento que WinXP :(

Caríssimos,

Espero que possam aqui esclarecer o associado do clube da ignorância (eu!).

Tenho um portátil velhinho, Compaq 12XL403, com as seguintes caracterísitcas gerais:

- Intel Celeron 700 MHz;
- 320 MB de RAM (64 de origem mais 256 adicionais) PC66 ou PC100 (n me lembro ao certo);
- Disco de 6 GigaBytes;
- Gráfica Trident Cyberblade c/ 8 MB.

OK, o PC tem 7 anos e as características não são deslumbrantes mesmo para a altura, é verdade.

No entanto, gostava de fazer umas brincadeiras com este PC não muito exigentes (escrever uns documentos, navegar na net, ouvir umas músicas).

Este mesmo PC tinha dantes instalado Windows XP e Office 2003 (o disco n era o de origem neste caso). A velocidade não era muita mas era aceitável, permitindo trabalhar razoavelmente bem no Word ou no PowerPoint.

Por umas quantas razões, incluindo a afamada "leveza" e rapidez do Linux, decidi mudar o sistema operativo para o Ubuntu - a minha experiência com Linux é muito reduzida. Saquei a release 9.04 e instalei sem problemas.

Surpresa: o Ubuntu na mesma máquina ficou muuuuito mais lento que o XP, passa o tempo todo a fazer "swap" (guardei uma partição de "swap" de 500 MB no "fim" do disco) e, mesmo não tendo qualquer aplicação de utilizador lançada, o uso do CPU cifra-se em 50%! Mudar de uma janela para a outra demora eternidades. O computador aquece muito mais com o Ubuntu tendo a ventoínha a funcionar em permanência à velocidade máxima (coisa que com o Windows acontecia pontualmente).

Perguntas:
- O que poderá estar a causar isto?
- Soluções?
- Sugestões?

Obrigado a todos pela ajuda. :)

Terá os efeitos visuais activados?
Em Administração ou Preferencias, procurar pelo menu "Aparência" e verificar se não existe uma tab com "efeitos visuais", e meter em "nenhum". Por defeito costumam vir activados, julgo eu.

Cumprimentos

Voltar
Superior