O tópico do linux

Ontem instalei o Zorin OS num portatil já com uns anos para oferecer ! Fiquei agradavelmente surpreendido! Muito funcional estavel e com bom look ...

Instalei porque vi uma review no PPLware

Chegou o ZorinOS 7

Adorei a mascara OSX :)

zorinos_05.jpg

(não vem na versao free)

Está porreiro o ZorinOS, mas dentro do mesmo estilo continuo a preferir o Mint Mate.
Aliás, qualquer coisa sem Gnome3 é bom... [;)]

Aliás todos esses derivativos do Ubuntu com Gnome2 correm muito bem em hardware mais antigo. Quer o Mint, quer o ZorinOS demoraram menos de 5 minutos a instalar numa máquina virtual aqui no MBP. Até voam [;)]

SPV, qualquer atalho é personalizavel!

Experimentei agora em modo live numa pen, e gostei muito. Especialmente com o bom look de gnome 2. Impecável. Tudo muito fácil e "limpo".

Boas mais uma duvida, gostaria de editar o fstab para montar automaticamente este disco.
Código:
sdf      8:80   0 465,8G  0 disk 
├─sdf1   8:81   0 450,8G  0 part /media/mrgreen/FA0675AE06756D0F

/dev/sdf1: UUID="FA0675AE06756D0F" TYPE="ntfs"

# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>

#NTFS D: /dev/sdf1
UUID=FA0675AE06756D0F / ntfs [agora o que meto nos <options> <dump> <pass>?]

Obg

Última edição:
SPV, qualquer atalho é personalizavel!

Experimentei agora em modo live numa pen, e gostei muito. Especialmente com o bom look de gnome 2. Impecável. Tudo muito fácil e "limpo".

Experimentaste o Zorin ?

Sim eu já descobri o menu para personalizar os atalhos ... mas já são atalhos demais na minha cabeça (OSX , Windows e agora do Compiz ) [:D]

Experimentaste o Zorin ?

Sim eu já descobri o menu para personalizar os atalhos ... mas já são atalhos demais na minha cabeça (OSX , Windows e agora do Compiz ) [:D]

Sim, acabei por instalar num portátil que tinha Xubuntu. Bastante agradável e limpo como eu gosto. Para os mais iniciados já vem com tudo o que é preciso para um uso de office + internet num PC. Não é precso fazer nada praticamente.

Sim, acabei por instalar num portátil que tinha Xubuntu. Bastante agradável e limpo como eu gosto. Para os mais iniciados já vem com tudo o que é preciso para um uso de office + internet num PC. Não é precso fazer nada praticamente.

Tambem gostei bastante :) ainda ano aqui a brincar com aquilo.

Boas mais uma duvida, gostaria de editar o fstab para montar automaticamente este disco.
Código:

Obg

Vê aqui: Linux Mint Forums • View topic - Can't auto mount my NTFS partition

Código:

Obg

Sempre q ha duvidas, ask the man.

~$ man fstab

Bem... só me vens dar razão... as coisas estão a mudar.
[;)]

Quanto ao resto...

Não dizes qual a versão nem o DE (Desktop Environment) que estás a usar. É que os sistemas
LINUX não são como o Windows, onde és obrigado a usar o que eles te vendem. Aqui tu escolhes
uma distribuição, dentro da distribuição escolhes o ambiente (DE), e escolhes as aplicações que
queres usar para cada função (gestor de ficheiros, por exemplo).

Se estiveres a usar o DE UNITY, tens aí a razão pela qual o UBUNTU ter caído de 1º para 3º ou 4º
na popularidade do DistroWatch. Tal como eu referi em vários posts, o Gnome 3 (o Fedora caiu de
2º para 6º) e o Unity não são ambientes úteis para trabalhar (são ambientes mais orientados ao
TOUCH, tal como o METRO no W8).

Seja como for...

Multimonitor
Em princípio essas coisas podem ser configuradas. Eu não uso Unity nem Gnome 3, uso XFCE,
e em XFCE podes activar e desactivar todos os comportamentos que quiseres. E se usares o
Compiz com o XFCE (ou outro), ainda mais configurações tens.
Eu uso Fedora 14 com XFCE em casa, Linux Mint 14 com XFCE no trabalho, ambos os locais com
multimonitor, e não tenho quaisquer problemas. Aliás, até funciona MUITO bem. Até janelas
maximizadas eu consigo arrastar de um monitor para outro, ficando maximizadas no outro monitor,
sem ser necessário restaurar primeiro e maximizar depois do arrasto.

Bloqueio
Mais uma vez... no LINUX não há apenas uma aplicação de screen saver, pelo que depende de
qual usas.
Pessoalmente não uso screen saver (qual o propósito? continuar a gastar energia e manter o CPU
ocupado? ou mostrar que se tem um screen saver bonito? é que de "saver" não tem nada... a menos
que se trate de um CRT do século passado). Na gestão de consumo mando apenas desligar o monitor,
e para bloqueios uso uma tecla de atalho para bloquear a sessão... ou fecho a tampa do portátil e
fica em suspensão, o que ainda poupa mais.
mudar não mudaram. eu é que mudei de emprego [:D] e para a maioria das pessoas por lá, o Linux só serve para arrancar o computador e ligar a maquina virtual com Windows [:p] o desktop é o standard do ubuntu 12.xx, suponho que uma qualquer versão do unity. funciona mesmo mal, o suporte multimonitor. o problema é essencialmente a diferença de resolução dos monitores o que faz aqui atrofiar-se um bocado. não sei porque estas a falar de screensavers, não há nenhum screensaver em uso... é suposto desligar o ecrã ao fim de uns minutos e trancar a sessão ao mesmo tempo - mas não funciona direito. o ecrã volta a ligar e só depois é que se lembra de trancar a sessão. uma miséria. ainda não investiguei se posso alterar o software no ubuntu, mas a vontade que tenho é de usar só Windows... pelo menos funciona direito.

mudar não mudaram. eu é que mudei de emprego [:D] e para a maioria das pessoas por lá, o Linux só serve para arrancar o computador e ligar a maquina virtual com Windows [:p] o desktop é o standard do ubuntu 12.xx, suponho que uma qualquer versão do unity. funciona mesmo mal, o suporte multimonitor. o problema é essencialmente a diferença de resolução dos monitores o que faz aqui atrofiar-se um bocado. não sei porque estas a falar de screensavers, não há nenhum screensaver em uso... é suposto desligar o ecrã ao fim de uns minutos e trancar a sessão ao mesmo tempo - mas não funciona direito. o ecrã volta a ligar e só depois é que se lembra de trancar a sessão. uma miséria. ainda não investiguei se posso alterar o software no ubuntu, mas a vontade que tenho é de usar só Windows... pelo menos funciona direito.

Algo está mal configurado, pois em 2006/2007 usava o Ubuntu num sistema multimonitor, com compiz, e não me lembro de nenhum problema sério...

Parece-me um bug simples... quando a janela que quero mover para outro ecrã tem um tamanho maior do que a resolução desse ecrã, e estou a maximizar/fazer snap a um dos lados nesse ecrã, a aplicação muda de ecrã outra vez para o ecrã inicial. Se eu redimensionar a janela antes de a mover, fazendo-a mais pequena, não acontece o problema. É extremamente irritante e reduz a minha produtividade. Se calhar posso convencer o meu chefe a dar-me outro monitor com a mesma resolução e contornar o problema [:D] outra coisa horrível é o sistema de notificações que vinha predefinido, nunca vejo que tenho mensagens pendentes no pidgin :D acabo por usar o pidgin na versão Windows porque é mais fácil de ver quando alguém me quer dizer algo.

Última edição:
Quero particionar o disco e meter W7 numa metade e Linux outra, aconselha a fazer o particionamento (esta palavra existe?[:D]) através do Windows ou de Linux?

Quero particionar o disco e meter W7 numa metade e Linux outra, aconselha a fazer o particionamento (esta palavra existe?[:D]) através do Windows ou de Linux?
Pelo menos as distros baseadas em Ubuntu permitem o particionamento durante a instalação.

E já que aqui estou aproveito para dizer que estou novamente a experimentar Ubuntu no meu portátil, não tinha nada para fazer.[:D]

mudar não mudaram. eu é que mudei de emprego [:D]

Continua a provar o que eu digo.
[:p] [;)]

e para a maioria das pessoas por lá, o Linux só serve para arrancar o computador e ligar a maquina virtual com Windows [:p]

Também prova o que costumo dizer, e por ser costume eu dizer, o mais certo é já ter dito
no fórum:

Onde o Windows corre melhor é numa máquina virtual em Linux.
Evita-se ter os updates e anti-vírus, e se (quando? [:D]) o Windows deixar de funcionar,
basta meter nova cópia da máquina virtual, em lugar de instalar tudo de novo.
[:p]

o desktop é o standard do ubuntu 12.xx, suponho que uma qualquer versão do unity. funciona mesmo mal,

Sim, funciona mal. Por isso é que as pessoas deixaram de usar isso.
Isso (Unity) e Gnome 3.
[:vm)]

o suporte multimonitor. o problema é essencialmente a diferença de resolução dos monitores o que faz aqui atrofiar-se um bocado. não sei porque estas a falar de screensavers, não há nenhum screensaver em uso... é suposto desligar o ecrã ao fim de uns minutos e trancar a sessão ao mesmo tempo - mas não funciona direito. o ecrã volta a ligar e só depois é que se lembra de trancar a sessão. uma miséria. ainda não investiguei se posso alterar o software no ubuntu, mas a vontade que tenho é de usar só Windows... pelo menos funciona direito.

Em princípio, se tiveres permissões, deves poder.
Se conseguires (permissões) instala o XFCE.
(no Software Centre instalas isso)

Quando fizeres login depois de instalar o XFCE, entre meter o USERNAME e meter a PASSWORD,
deverás ter uma opção para alterar o ambiente de trabalho que pretendes usar nessa sessão (e por
omissão). Nessa altura escolhe o XFCE. Fica tipo Windows 95 / Windows XP / Windows 7 / OS X.

Para trabalhar em multi-monitor com o XFCE, instala o ARANDR.
(também disponível no Software Centre)
ARandR: Another XRandR GUI
Serve para activar/desactivar e posicionar os monitores.

Boas,

No Linux Mint, alguém sabe como mudar a maneira como fazemos log in sem termos de escrever o nome de utilizador? É que é um bocado chato ter de escrever o utilizador e password...

Primeiro instala o w7 ... depois o linux ... ao instalares o linux ele vai detectar que tens o windows7 e pergunta-te como queres fazer a particionamento ...

Voltar
Superior