O tópico do linux

Se querem linux, experimentem o Mandrake ou o Sebian, o caixa magica é muito mau. Eu ja experimentei linux e prefiro o Windows, a unica alternativa decente ao Windows no meu ver é o Mac. O que o Windows tem de mau alem de bugs, mas isso todos os S.O.s têm e nao venham cá dizer que o Linux nao tem, o Windows chateia-me por ser demasiado user friendly (o que para massificar o produto no mercado é mt bom), o que chateia no Linux é nao ser nada user friendly e a falta de compatibilidades que há, e como uma tarefa simples como mudar o refresh rate do monitor no linux se torna uma dor de cabeça e perca de tempo

Se tiveres alguma dúvida o sitío certo para procurares antes a resposta e perguntares depois é o http://www.startux.org em português e mantido por portugueses. Acho que essa dúvida do modem já foi respondida muitas vezes...
Para aprenderes o linux tens de ter alguma motivação e estar preparado para aceitar que não é igual, nem é o window$ porque para isso mais vale ficar com o dito. Mas podes manter os dois sistemas operativos na mesma máquina sem nenhuns problemas.
Eu uso linux há uns 7 anos e uso-o apenas e exclusivamente (no trabalho também) desde há uns 2 anos mais ou menos e não o troco por nada, a única coisa que não consigo ter no linux, mas também não lhe sinto a falta, são os jogos pois tem alguns mas não os últimos xpto's não. Mas é como tudo ou se gosta ou não...

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por Torque

É um do Sapo. O CD tem lá drivers para Linux e no Readme manda fazer um "modprobe" ou qq do genero.

Eu queria começar com coisas básicas e depois transformar-me num "expert" :D

Linux com modems USB ADSL é uma coisa bem bonita. [8)]

Depois de experimentares Linux vais ver que provavelmente vais continuar a preferir Windows.:D
da ai uma passa que tambem quero fumar do mesmo que tu

citação:Originalmente colocada por ricardop

Isso basicamente é o deptº do pmct [:P]

E já agora deixo ai uma questão que me apareceu no outro dia...tenho uns servidores com linux (um com Suse e outro Red Hat) e estão num bastidor partilhando um switch onde estao ligados um monitor+rato+teclado. Acontece que o rato ficou parado (congelado) e keria saber como se acede ao menu do SO com atalhos (tipo ctrl+esc no windows), alguem sabe?

Tenta fazer na consola o seguinte comando.

mouseconfig --kickstart

Costuma resultar, senão reboot! ;)

citação:Originalmente colocada por pmct

É um do Sapo. O CD tem lá drivers para Linux e no Readme manda fazer um "modprobe" ou qq do genero.

Eu queria começar com coisas básicas e depois transformar-me num "expert" :D

Linux com modems USB ADSL é uma coisa bem bonita. [8)]

Depois de experimentares Linux vais ver que provavelmente vais continuar a preferir Windows.:D
da ai uma passa que tambem quero fumar do mesmo que tu

lolololololololololololo

Acho ke n é passa, é mesmo pica prá veia!!!!

A primera coisa a saber é que tens varia distribuições deo Linux, e alem do Linux propriamente dito existem ainda outros "clones" UN*X, como os BSD Hurd .

Se queres entrar no mundo unix ( é semelhanet a deixar os FWD e entrar no RWD [}:)] ) uma vez dominada a coisa nunca mais se muda.

O linux e o un*x's em geral tem uma diferencial substancia do windos, é que os linuxx's são modulares ( tipo lego) e o windows é monobloco.

1º distribuições Tens: Debian e as outras .
-Debian é completamente Free, e os pacotes estão divididos em Non-free e Free, não tem qualquer cuso de "assemblagem" .
-As outras tens muitas, mas quase tudo se resume a RedHat ou suse, qualquer uma delas é boa e mais intuitiva que debian, eu prefiro debian por ser de longe a mais solida.~
Pra começare escolhe Suse ou redHat.

JA agora o modprobe é um programa que teste e instala modulos no nocleo , ou seja instala drivers.
;)

citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

E já agora deixo ai uma questão que me apareceu no outro dia...tenho uns servidores com linux (um com Suse e outro Red Hat) e estão num bastidor partilhando um switch onde estao ligados um monitor+rato+teclado. Acontece que o rato ficou parado (congelado) e keria saber como se acede ao menu do SO com atalhos (tipo ctrl+esc no windows), alguem sabe?

mouseconfig --kickstart

Gracias pela dica..amanha já a vou experimentar, visto que hoje não estou na empresa.
O reboot já eu sabia que punha o rato a funcionar, mas qd se tratam de servidores com cenas de produção, isso não é la mt boa politica ;)

citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

mouseconfig --kickstart

Gracias pela dica..amanha já a vou experimentar, visto que hoje não estou na empresa.
O reboot já eu sabia que punha o rato a funcionar, mas qd se tratam de servidores com cenas de produção, isso não é la mt boa politica ;)

eu sei isso é a minha vida.... ;)

Mtos fds's e noites a trabalhar para fazer reboot a maquinas.....

Agora tou/tamos a migrar uns Hp's PARisk para os novos IA64.

...

Era isso que eu vinha dizer... tenta fazer restart só ao X muitas vezes basta.

citação:Originalmente colocada por pmct

A primera coisa a saber é que tens varia distribuições deo Linux, e alem do Linux propriamente dito existem ainda outros "clones" UN*X, como os BSD Hurd .

Se queres entrar no mundo unix ( é semelhanet a deixar os FWD e entrar no RWD [}:)] ) uma vez dominada a coisa nunca mais se muda.

O linux e o un*x's em geral tem uma diferencial substancia do windos, é que os linuxx's são modulares ( tipo lego) e o windows é monobloco.

1º distribuições Tens: Debian e as outras .
-Debian é completamente Free, e os pacotes estão divididos em Non-free e Free, não tem qualquer cuso de "assemblagem" .
-As outras tens muitas, mas quase tudo se resume a RedHat ou suse, qualquer uma delas é boa e mais intuitiva que debian, eu prefiro debian por ser de longe a mais solida.~
Pra começare escolhe Suse ou redHat.

JA agora o modprobe é um programa que teste e instala modulos no nocleo , ou seja instala drivers.
;)

Utilizo Debian á 1 ano.. e não troco por nada :) Às vezes la tenho de ir para windows para trabalhar com a webcam ou irDA imbutidos, mas fora isso, o Debian satisfaz o que preciso de fazer.

btw, uso sarge (stable) porque da ultima vez que me aventurei em etch a coisa deu para o torto e ja so la foi com format :D

Bem pessoal, já estou a escrever este post ligao pelo sistema operativo Linux.
A vantagem da caixa Mágica é o de ter predefinido o Icedata500.

Agora com tempo vou aprendendo umas coisas.

Já agora, entendidos, eu usava uma placa firewire para importar os meus videos da câmara de video para o computador e ...

... agora tenho que a configurar para o Linux, por isso Help, dicas precisam-se.

Bem pessoal, já estou a escrever este post ligao pelo sistema operativo Linux.
A vantagem da caixa Mágica é o de ter predefinido o Icedata500.

Agora com tempo vou aprendendo umas coisas.

Já agora, entendidos, eu usava uma placa firewire para importar os meus videos da câmara de video para o computador e ...

... agora tenho que a configurar para o Linux, por isso Help, dicas precisam-se.

O Icedata 500 é o modem que tens? Então não largues o Caixa Mágica. :D

Se largares depois conta como foi a instalação do Icedata 500. [}:)]

citação:Originalmente colocada por Methanex

citação:Originalmente colocada por Killerace

Aqui estão alguns links úteis para os interessados.:)

http://www.oreilly.com/catalog/linag2/book/
https://www.cs.elte.hu/local/Linux-bible/
http://linux-ip.net/
http://www.kernel.org/

Ps:Livrem-se da caixa trágica.[:o)]

Acredita, o caixa magica foi quase uma cópia do outro linux.

E não são quase todos?

Por exemplo, o Ubuntu (uma das distribuições mais cotadas) é derivado do debian...

E o debian também não é nada mais do que a kernel do linux com umas modificaçõezecas e meia dúzia programas próprios... Get the picture?

Apesar de não preceber muito disto, aconselho a todos os iniciados o Ubuntu, é o Linux mais "in", mais para pessoas "normais"...

A diferença do Linux para o Windows é que no Linux tens tudo e mais alguma coisa metido em cima da /, e no Windows, tens tudo espalhado pelos cantos...

É algum crime ter o ICEDATA 500? :D

O Julius Caeser já disse o que havia a dizer sobre o modem. Para quando pacotes de ISP com modems ADSL a ligarem-se à porta ethernet?
Mas quais pacotes de ISP?

Estão à espera que sejam os ISP a zelar pelos vossos intereses?

Comprem mas é a porra de um modem digno desse nome (mas se insistem, a Novis/Clix tem um router ADSL por 25€).

citação:Originalmente colocada por Takumi
A diferença do Linux para o Windows é que no Linux tens tudo e mais alguma coisa metido em cima da /, e no Windows, tens tudo espalhado pelos cantos...

"Diferença" que não é diferença nenhuma... a / do linux corresponde ao c: do windows(ou partição onde se escolheu instalar o windows).

O Caixa Mágica Desktop 10 é feito com base no Suse Linux. Basta mexer um bocadinho nas entranhas para se achar pastas ou ficheiros com "suse" escrito.

Para quem se está a iniciar ou cm10 é bonzinho pois além de estar em português e dar a entender tudo de forma clara já tem muita papinha feita... configuração e actualização fácil pelo Xlucas, e suporte para os modems fornecidos pelos operadores adsl nacionais, monta automáticamente outras partições windows que tenham no disco, ntfs(leitura apenas) ou fat32 (o fedora só faz mount ao fat32 e manualmente), o libxine(biblioteca do motor multimédia xine) n vem com "protecções" para n ler divx,xvid,wmv(tal como acontece com o opensuse 10,o q obriga a desinstalar e instalar o libxine completo em condições...pode ser problemático pra iniciantes), bastando instalar os codecs.

Com algum conhecimento mínimo de linux já é possível afinar o caixa mágica 10 de forma minimamente decente. Não é assim tão mau como o pintam e é preciso apoiar projectos nacionais.

Quanto ao Red-hat versão "doméstica" foi substituída pelo Fedora Core que já vai no 4.
http://fedora.redhat.com

O Suse Linux possui agora uma comunidade opensuse que disponibiliza a versão 10
www.opensuse.com

Usem e abusem.

Cumprimentos

Voltar
Superior