O tópico do linux

Correcção: para correr DVD's, não é assim tão imediato, mas devia ser... o princípio é o mesmo...

Parece que o pacote libdccs não foi incluído no ubuntu-restricted-extras...

Não sei se é algo a corrigir até à saida da RC, ou se foi propositado e tem algo a ver com a natureza legal dubia desse pacote..

E lá instalei ontem o Ubuntu 6.10 Edgy,correu bem,apesar de no final,ao reiniciar não aparecer o menu do boot,mas resolve-se bem,como já tava cheio de sono (era pra 1.30h qd acabou) nem me dei ao trabalho de arranjar.

Já não usava isto de Linux's desde 97,xiii,onde já vai.Deve ter sido o Redhat...

Se arranjar o Call of Duty 2 pra Linux,bye bye Windows[:D]

Tenho de arranjar 1 router,a bost@ do modem Alcatel é uma porcaria para configurar,não tou com apetite para andar a ler FAQ's e Forums.

Depois é meter o Beryl a bombar,star office e tcharammm[br:)]

E lá instalei ontem o Ubuntu 6.10 Edgy,correu bem,apesar de no final,ao reiniciar não aparecer o menu do boot,mas resolve-se bem,como já tava cheio de sono (era pra 1.30h qd acabou) nem me dei ao trabalho de arranjar.
podias dar umas dicas como por o menu boot ?? aconteceu-me o mesmo e não consigo lool

Parece que o pacote libdccs não foi incluído no ubuntu-restricted-extras...

Não sei se é algo a corrigir até à saida da RC, ou se foi propositado e tem algo a ver com a natureza legal dubia desse pacote..

Não é só... pode-se instalar o libdccs2 como é dito em https://help.ubuntu.com/community/RestrictedFormats e instalar o totem-xine, mas para este funcionar ainda é preciso fazer sudo apt-get install libxine-extracodecs, e isso não é dito no how-to.

Não me parece difícil fazer isto automaticamente quando se tenta correr um dvd pela primeira vez, tal como um ficheiro mp3 ou wmv.

[:D]

O engraçado é que as supostas novidades do 7.04, como o botãozinho para activar o desktop 3d ou a aceleração, o networkmanager, ou um botãozinho que permite alterar a frequência do CPU (que para funcionar é preciso meter linha de comando), etc, já vêm implementados pronto a usar no Suse pelo menos desde a versão 10.

O assistente de instalação de codecs é bem vindo, apesar de com a utilização do automatix, acaba por inutilizar esta funcionalidade.

O assistente de migração podia ser mais "engraçado" se funcionasse com o vista.

Cumprimentos

A maioria dessas situações já foi resolvida... Mas não há nada como esperar pelo dia 23 e experimentar... [;)]

Exacto. Pelo menos para o edgy (versões anteriores não sei) já havia solução.

O monitor preto resolvia-se adicionando na secção Device do xorg.conf
option "monitorlayout" "LVDS,AUTO"

No 7.04 (beta) já detecta tudo ok excepto a resolução que permite apenas 1024x768.
Algo que se resolve facilmente adicionando ao xorg.conf a resolução desejada.

Cumprimentos

[:D]

O engraçado é que as supostas novidades do 7.04, como o botãozinho para activar o desktop 3d ou a aceleração, o networkmanager, ou um botãozinho que permite alterar a frequência do CPU (que para funcionar é preciso meter linha de comando), etc, já vêm implementados pronto a usar no Suse pelo menos desde a versão 10.

O assistente de instalação de codecs é bem vindo, apesar de com a utilização do automatix, acaba por inutilizar esta funcionalidade.

O assistente de migração podia ser mais "engraçado" se funcionasse com o vista.

Cumprimentos

O Suse também é uma boa distro; para mim, a grande vantagem do Ubuntu é ser baseado em debian, que parece ser um sistema de gestão de "pacotes" mais simples e robusto. Eu pessoalmente já experimentei o 10.2 e continuo a preferir o Ubuntu, mas talvez mais pelo conceito. Instalação muito rápida, só num CD, toneladas de software de qualidade nos repositórios com uma velocidade de download muito boa, upgrades automáticos, excelente suporte nos fóruns de Ubuntu. O Suse tenta ser um bocado tudo-num disco, demora muito mais tempo a instalar, os upgrades são bem mais lentos, mas admito que tem um ar muito profissional e "polido".

Estou com um problema.

A minha ligação ZAPP não funciona com o Ubuntu. Deixou de funcionar há 2 dias. Diz que não se consegue registar no "peer".
Mas com o Suse e o Windows liga. É incrivel.

Já pensei na firewall, mas eu já desinstalei a firewall.

Eu uso o Gnome PPP.

Alguém sabe de alguma coisa que se possa fazer?

Vector Linux talvez, agora Xubuntu? Mais vale esperar pelo Fluxbuntu que está aí a sair e vai ser baseado no Ubuntu 7.04 Feisty [;)]

O site está offline neste momento: http://fluxbuntu.org/

Pois, o Xubuntu não dá com 32MB de RAM e penso que o Vector também não. :sh)

Há o Deli linux: http://www.delilinux.de/

DeLi Linux stands for "Desktop Light" Linux. It is a Linux Distribution for old computers, from 486 to Pentium MMX 166 or so. It's focused on desktop usage. It includes email clients, graphical web browser, an office package with word processor and spreadsheet, and so on. A full install, including XOrg and development tools, needs not more than 350 MB of harddisk space.

The trick is, that DeLi Linux uses only "lightweight" alternative software. If you are looking for the newest KDE, GNOME or Mozilla, DeLi Linux will not make you happy. The test computer is a 486 laptop with 16 MB RAM, and all apps which comes with DeLi Linux are running smoothly.

Bem... Duas novidades fresquinhas:

1º Vai haver CD's grátis do Ubuntu Fesity Fawn pelo ShipIt.. Depois de o Edgy não ter tido direito a isso, com o Feisty volta a haver CD's enviados de borla.. Isto só vem provar que o Edgy foi mesmo uma release para preencher calendário porque com o esticar do tempo de desenvolvimento do Dapper acabou por ser desenvolvida em muito pouco tempo.. E nem a Canonical se quis comprometer muito com o Edgy enviando CD's dessa release.

2º Quando aos ambientes gráficos 3D, para quem não sabe a historia, tudo começou há uns anos quando um programador começou a desenvolver o que seria mais tarde o Compiz.. A Novell gostou da ideia, e contratou o gajo e desenvolveu aquilo dentro de casa. Aparecendo há pouco mais de um ano com o Compiz + XGL...

A comunidade adorou a ideia e começou a contribuir... Só que a Novell não queria contribuições externas e foi rejeitando tudo.. Começou a criar-se versões alternativas do Compiz, o Compiz-quinn (por exemplo) e com o aumentar da tensão acabou por se fazer um fork, o Beryl.

Assim, ficou o mesmo objectivo dividido em duas comunidades.. A tensão mesmo depois da separação continuo a aumentar e chegou até a haver uns episódios tristes em que um developer (entretanto expulso) da comunidade compiz atacou os servidores do Beryl e estragou uma boa porção de trabalho feito...

Mas pelos vistos as pessoas ganharam juizo e resolveram unir os esforços... Assim, vai acabar o Compiz e o Beryl e vai nascer o "Composite Community"..

Ao que parece o desenvolvimento ficará dividido em duas partes, o Compiz-core, que desenvolverá a arquitectura base do sistema, e o Compiz-Extra, que será a parte do projecto responsável pelos plugins, decoradores de janelas, etc.. etc.. E que será onde a contribuição do Beryl entrará em força...

Esperemos que com as duas comunidades novamente reunidas e agora com entendimento entre todos, seja possivel desenvolver um projecto ainda mais inovador e com a estabilidade requerida para entrar como default em distros como o Ubuntu.

Pois, o Xubuntu não dá com 32MB de RAM e penso que o Vector também não. :sh)

Há o Deli linux: http://www.delilinux.de/

DeLi Linux stands for "Desktop Light" Linux. It is a Linux Distribution for old computers, from 486 to Pentium MMX 166 or so. It's focused on desktop usage. It includes email clients, graphical web browser, an office package with word processor and spreadsheet, and so on. A full install, including XOrg and development tools, needs not more than 350 MB of harddisk space.

The trick is, that DeLi Linux uses only "lightweight" alternative software. If you are looking for the newest KDE, GNOME or Mozilla, DeLi Linux will not make you happy. The test computer is a 486 laptop with 16 MB RAM, and all apps which comes with DeLi Linux are running smoothly.

Obrigado pela dica,já tá a sacar.

[;)]

Voltar
Superior