O tópico do linux

Já saiu o compiz 0.3.4 e está muito, muito bom... tem os efeitos todos, e, pasme-se, instala um configurador gráfico, em que se podem ligar e configurar os efeitos com toda a facilidade... muito bem.

Infelizmente, no meu sistema, continua com o mesmo problema... quando qualquer coisa usa o cpu a 100%, o desktop fica leeeeeento, sendo quase impossível de usar. Parando o compiz e iniciando o beryl e o emerald, fica tudo normal...

Por enquanto fica o beryl...

Olá pessoal!
Em principio este sábado vou formatar o laptop e instalar XP e Linux.
Após uma má experiência com o Suse (em que com o 9 não me reconhecia a placa gráfica nem a de som, e depois com o 10 não me reconhecia o modem. Atenção, eu não percebo nada de Linux, mas quem instalou foi um gajo de informática e deu raia).
Mas pronto, decidi tentar por minha conta desta vez.
Começei a ler este tópico, fui ao link dos screenshots ver as diferenças entre o Ubuntu e o Kubuntu. Resolvi fazer o download do Kubuntu por gostar mais do ambiente gráfico. Apôs ler umas paginas, deu-me a entender que o Ubuntu era melhor aposta, devido aos programadores andarem mais de volta dele. E lá fiz o download do Ubuntu e apaguei o Kubuntu. Mais a frente, o Mundano diz que o Kubuntu é o futuro!! Lá fui eu sacar o Kubuntu outra vez! (eu agora tenho os dois prontos a ser gravados[:I]). Mas ainda não sei qual instalar.

Meu receio é não conseguir instalar os drivers. Será que o Ubuntu/Kubuntu já vem preparado para reconhecer "meu laptop"? É este: http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=21031
Agora tenho outras duvidas...
Há programas de torrents para linux? E DC++? Já agora, o programa que lê mp3 em linux reconhece (apôs o automatix) mp3Pro? E há alguma coisa tipo DFX como há para o winamp?
Visto que quero começar a usar o Catia (CAD), vou ter que manter o XP. Será que posso ter uma partição com o XP em NTFS, uma para o Linux e uma partição em FAT para os dois OS puderem "escrever"?

Obrigado!!

citação:Originalmente colocada por TiZeDasCoives

Olá pessoal!
Em principio este sábado vou formatar o laptop e instalar XP e Linux.
Após uma má experiência com o Suse (em que com o 9 não me reconhecia a placa gráfica nem a de som, e depois com o 10 não me reconhecia o modem. Atenção, eu não percebo nada de Linux, mas quem instalou foi um gajo de informática e deu raia).
Mas pronto, decidi tentar por minha conta desta vez.
Começei a ler este tópico, fui ao link dos screenshots ver as diferenças entre o Ubuntu e o Kubuntu. Resolvi fazer o download do Kubuntu por gostar mais do ambiente gráfico. Apôs ler umas paginas, deu-me a entender que o Ubuntu era melhor aposta, devido aos programadores andarem mais de volta dele. E lá fiz o download do Ubuntu e apaguei o Kubuntu. Mais a frente, o Mundano diz que o Kubuntu é o futuro!! Lá fui eu sacar o Kubuntu outra vez! (eu agora tenho os dois prontos a ser gravados[:I]). Mas ainda não sei qual instalar.

Meu receio é não conseguir instalar os drivers. Será que o Ubuntu/Kubuntu já vem preparado para reconhecer "meu laptop"? É este: http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=21031
Agora tenho outras duvidas...
Há programas de torrents para linux? E DC++? Já agora, o programa que lê mp3 em linux reconhece (apôs o automatix) mp3Pro? E há alguma coisa tipo DFX como há para o winamp?
Visto que quero começar a usar o Catia (CAD), vou ter que manter o XP. Será que posso ter uma partição com o XP em NTFS, uma para o Linux e uma partição em FAT para os dois OS puderem "escrever"?

Obrigado!!

Instala qualquer um dos dois e depois de instalado, instala o outro desktop... é o melhor, assim logo vês qual preferes.

Boas ;)

Apareceu-me aqui uma dúvida que me está a deixar muito confuso.

Em Agosto fiz um upgrade ao meu PC e comprei um AMD Sempron 3000+ skt 754.

No Ubuntu tenho instalado as coisas nomrmalmente e nunca ligo quando fazem referência ao AMD64.

Porém, li agora no site que o meu processador também suporta 64 bits [:0]

Afinal em que ficamos? Devo instalar o Ubuntu para AMD64?

PS: já descobri o problema do compiz: tem que ser lançado com o comando

export __GL_YIELD="NOTHING"; compiz --replace --use-cow gconf

Parece que o tal de GL_YIELD tem de estar desligado nas placas Nvidia. O Beryl já se lança com ele desligado...

Lá se vai a facilidade de configuração do compiz...

Bem, não sei se este é o topico mais indicado, mas aqui vai:
No outro dia, estava no site da vodafone e como faltava um plugin ao browser do fedora (Firefox) carreguei em instalar plugin. O problema é que depois de o download ter acabado o browser fechou-se e agora não abre. Alguém tem alguma ideia de como resolver isto? Eu sou novo no linux, por isso não sei muito bem se basta desinstalar o browser e voltar a instalar, ou se dá pra remover so o plugin
Agradeço desde já qq ajuda

Exprimentei o Suse 10.2 e não vejo muita diferença para o 10.1 que tinha instalado noutra partição.
Ainda não é desta que deixo o Ubuntu. Não há nada que chegue ao Synaptic Package Manager e ao Debian.

O site do Automatix não funciona ainda pois não? Não há outra fonte para isso?

Funciona; a home page não está lá muito bonita, mas se seguires o link que lá está vais dar a http://www.getautomatix.com/wiki/index.php?title=Installation

Para instalar sem chatisses, http://www.getautomatix.com/apt/dists/edgy/main/binary-i386/automatix2_1.1-2.3-6.10edgy_i386.deb , aqui está o pacote deb, é mesmo click and install :)

citação:Originalmente colocada por Matt84

Bem, não sei se este é o topico mais indicado, mas aqui vai:
No outro dia, estava no site da vodafone e como faltava um plugin ao browser do fedora (Firefox) carreguei em instalar plugin. O problema é que depois de o download ter acabado o browser fechou-se e agora não abre. Alguém tem alguma ideia de como resolver isto? Eu sou novo no linux, por isso não sei muito bem se basta desinstalar o browser e voltar a instalar, ou se dá pra remover so o plugin
Agradeço desde já qq ajuda

Com o explorador (konqueror ou nautilus), vais a /home -> o nome da teu login

Atenção que tens de activar a opção para ver ficheiros ocultos "view" -> "show hiddden files" no nautilus

Vai à pasta .mozzilla/plugins e apaga o que lá estiver dentro

Volta a iniciar o firefox e depois logo vês.

Obrigado Avant, mas infelizmente não consigo instalar o Ubuntu. Será que me podem ajudar?

Eu formatei meu pc. Formatei em NTFS 7gb para o windows e deixei o resto em RAW. Instalei o Windows, e depois meti o CD do Ubuntu e arranquei pelo CD. O gajo lá arranca, demora perto de 5-10 min com aquela barra tipo kitt e depois fica o ecran todo preto, dá a música tribal, liga-me a luzinha do wireless e acabou...Continuo com o ecran preto. Já tentei ver se o CD tinha erro (numas das opções iniciais do CD), arranquei em modo VGA, Segurança nos gráficos e em 1024x768 32 bits e nada. Desconfio que seja a ***** da placa gráfica (ATI Radeon X700). Sabem do que pode ser?

É mesmo da placa gráfica. Andei a ver uns tópicos acerca do problema. Apareceram algumas soluções, mas nada 100% fiável. Vou tentar mais uma vez, se der deu, senão vou procurar pelo SUSE. Acho que não vale a pena tentar pelo alternative CD, visto que também correu mal a alguns users. E ***** para a ATI!

É mesmo da placa gráfica. Andei a ver uns tópicos acerca do problema. Apareceram algumas soluções, mas nada 100% fiável. Vou tentar mais uma vez, se der deu, senão vou procurar pelo SUSE. Acho que não vale a pena tentar pelo alternative CD, visto que também correu mal a alguns users. E ***** para a ATI!

Faz o download do alternate CD e quando for a procurar pela gráfica, escolhe o driver VESA.

Ou então, talvez isso se possa arranjar. Depois de te aparecer esse ecran preto, se carregares em CTRL+ALT+F1, o que acontece? Vê e diz qq coisa.

citação:Originalmente colocada por Avant

Faz o download do alternate CD e quando for a procurar pela gráfica, escolhe o driver VESA.

Ou então, talvez isso se possa arranjar. Depois de te aparecer esse ecran preto, se carregares em CTRL+ALT+F1, o que acontece? Vê e diz qq coisa.

Quando aparece o Black screen, bloqueia mesmo. Não vale nada carregar nos botões. No Ubuntu.org, o pessoal ainda não se entendeu. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra. As mais fáceis de fazer, tentei e não deu nada. As outras, preciso de um curso para fazê-las...
Já estou a gravar os cds do SUSE. Tentei gravar o DVD, mas o animal chega aos 2gb e acaba o download...

Tive a fazer um sprint esta semana com o ubuntu,a instalar no portatil e a configurar os drivers beta da nvidia e o compiz.Só tenho uma palavra:espectacular.

Dá trabalho,mas o resultado final compensa...

Voltar
Superior