O tópico do linux

Parte do problema resolvido:

ifconfig eth0 Oxx.IPx.QUE.QUERO netmask aaa.aaa.aaa.aaa broadcast bbb.bbb.bbb.bbb

Agora outro problema: a máquina não me deixa "pingá-la" (consigo correr o ping a partir dela e obter resposta de outras máquinas mas n o inverso).

E agora? Como funciona isto do ping? Tenho de por algum serviço a correr?
Não terás uma FW no linux a barrar ICMP?

Parte do problema resolvido:

ifconfig eth0 Oxx.IPx.QUE.QUERO netmask aaa.aaa.aaa.aaa broadcast bbb.bbb.bbb.bbb

Agora outro problema: a máquina não me deixa "pingá-la" (consigo correr o ping a partir dela e obter resposta de outras máquinas mas n o inverso).

E agora? Como funciona isto do ping? Tenho de por algum serviço a correr?

Em primeiro, edita o ficheiro /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0... mete lá uma linha BOOT=STATIC, e as linhas NETMASK, GATEWAY, IPADDR, etc.

Quanto aos pings, a máquina pode não fazer pings. Se for um Linux, vê se não tens isso a ser barrado na firewall...

faz qualquer coisa tipo:

[SIZE=-1]sbin/ipchains -A input -i $IF_INET -s 0/0 -p icmp --icmp-type ping -j ALLOW[/SIZE]

A minha mãe comprou um PC e quer que eu lhe vá instalar o software necessário: Processador de texto, um programa para "brincar" com fotografias etc etc

Bom, podia deixar o windows xp home original que vem instalado.... mas vou instalar o ubuntu 6.10 com o Open Office (o que uso em casa e escritório mas para windows)... e o Gimp.

Não vou instalar beryls que para a minha mãe não servem para nada. Eu já lhe tinha mostrado o beryl no meu portátil e ela queixou-se que lhe fazia dores de cabeça! LOL [:D]

Agora a dúvida é, deverei instalar o 6.10 ou experimentar já o Ubuntu 7.04 beta? :confused:

Talvez o 6.10. Depois do 7.04 ser oficial, podes fazer o upgrade automaticamente, sem grandes problemas.

Eu estou a fazê-lo já, mas se a coisa correr mal, não me posso queixar... beta é beta (e mesmo assim se calhar a verdadeira beta só sai amanhã...)

Outra hipótese era instalar o OpenSuse 10.2... tive isso instalado durante uns tempos e pareceu-me porreiro.

Talvez até mais "user-friendly" que o Ubuntu 6.10...

E vantagens e desvantagens de ubuntu vs opensuse?

Tendo em vista que o computador é para ser usado por alguém que percebe muito pouco de computadores e SO's.... (o que pode ser uma vantagem por não ter os "vícios"....)

Agora a dúvida é, deverei instalar o 6.10 ou experimentar já o Ubuntu 7.04 beta? :confused:

Se os updates relativamente constantes não forem problema vai para o Feisty.. De qualquer forma já não tens 100 ou 200MB diarios como era há umas semanas, mas há sempre 2 ou 3 pacotes que actualizam todos os dias. De qualquer forma, podes configurar o update-manager para fazer updates de semana a semana e assim deixa de ser algo tão constante.

Tirando isso, que é algo inerente ao estado beta do software, está MUITO melhor do que o Edgy... E tem uma série de assistentes muito úteis, como o assistente de instalação de codecs, ou o assistente de instalação para drivers proprietários...

Boas, tenho uma questão q até é basica mas q gostava que alguem me desse umas dicas. Instalei versão do ubuntu 6.qq coisa, mas n consigo ler mp3 nem videos nem nada. Há algum codec q precise?

P.S - N tem ligação á net.

se instalar o 7.04 em princípio o update para a final é assegurado... correcto?

Ou seja não terei de fazer uma re-instalação limpa?

Sim, se fores fazendo os updates, no dia 23 de Abril terás uma instalação do 7.04 Final..

O sistema das distribuições baseadas em Debian nisso é muito bom.

Boas, tenho uma questão q até é basica mas q gostava que alguem me desse umas dicas. Instalei versão do ubuntu 6.qq coisa, mas n consigo ler mp3 nem videos nem nada. Há algum codec q precise?

P.S - N tem ligação á net.

Precisas de instalar os codecs... Agora, sem ligação à Internet é muito mais complicado.

Nesse caso, o que eu te recomendaria, é que sacasses e instalasses o Linux Mint, que é uma distribuição que é 99% Ubuntu, e o 1% que é diferente é precisamente essas coisas como os codecs que no Ubuntu não vêm por default.

Boas, tenho outra questão.

Como se liga um computador com o ubuntu 6.10 a um servidor com w server 2003.

Alguem me podia dar um tutorial? Desde já agradeço a disponibilidade.

especifica.
o que queres dizer com ligar?

montar um filesystrem?
redesktop?

Este é um computador q esta ligado a uma rede. O q eu queria era q me deixasse entrar na active directory do server..
P.ex. Ele "vê" as redes disponíveis, mas ao tentar entrar numa rede diz: "incapaz de apresentar smb:///ceotl"

Presumo q o ubuntu veja a rede microsoft como um aplicação ou pasta...
ceotl = nome da rede

Última edição:
Está quase... fez o download de 1 Gb e está a finalizar a instalação... mas cheira-me que vou ter problemas, pois estou a ver que o último kernel dá às partições nomes diferentes... vamos lá a ver se o bicho não se confunde...

Voltar
Superior