O tópico do linux

Boas,

Vou-me render aos *buntus... é verdade.

Vou instalar (quando chegares os Cds a casa) o *bunto na minha torradeira...

A minha torradeira é, nada mais nada menos que:
Celeron 800MHz
Disco de 10 Gb, dividido em 8 + 2
320Gb de RAM

Ao que parece, aguenta... agora a minha questão é a seguinte:

Tenho o XP na de 8 e os documentos na de 2 (em NTFS).
Instalando o *buntu sobre o XP (bye bye Xispe), vou conseguir aceder aos meus documentos que estão na outra, na de 2, ler e escrever?

Se sim, fixe.

Se não, como já tenho tudo "backupado", vai o *buntu sobre os 10Gb mesmo...

Obrigado,

Penso que basta activares o ntfs-3g se não vier já activado por defeito, mas nada como experimentares!

Experimentei ontem o Ubuntu... a correr de CD...

Agradável à vista, um pouco lento (era de CD), só posso dizer que estou tentado a instalar aquilo...
Consegui aceder a uma partição NTFS sem problemas, ler e escrever num ficheiro de texto, e aceder à pen...

Para que não ligava a linux desde o Red Hat 9 (acho eu...), isto é mesmo bom...

Podem-me chamar fanboy :) , mas cada vez mais acho o Linux e especialmente as aplicações que se podem usar para ele com mais qualidade do que o próprio windows e respectivos programas.

Tive que remover o Vista por vários motivos, fundamentalmente por incompatibilidade com várias versões de software/drivers que tenho. A principal razão é porque tenho uma partição de 120Gb em ext3 onde tenho bastante software instalado, e que funcionava perfeitamente com um driver opensource para windows, mas claro, tinha que ser incompatível com o vista...

Instalei o "TinyXP" (procurem se quiserem[;)]), que na minha opinião, é o que o Vista devia ter sido, e mesmo assim falta ali qualquer coisa. Instalar qualquer programa através de uma base de dados, os desktop virtuais, a gestão de 2 monitores, a interface, ou é de estar há +/- um ano a usar Linux, ou pareceu-me verdadeiramente estranho e desactualizado.

Acabei por sacar o GeeXboX. São uns excelentes 8Mb.
O Live CD pode ser retirado logo que o SO carrega para a RAM e não só acede aos discos internos como reconhece as drives ligadas por USB. Reconheceu o placa gráfica e de som sem espinhas e poupa energia desligando os discos que não estão a ser acedidos no momento.
Mais uns pontinhos para o Linux :)

Alguém sabe se é possivel partilhar um scanner twain no Ubuntu pela rede com outros PC's (que correm windows)?

Para o windows existe isto, funciona bastante bem... mas no ubuntu não faço ideia... :confused:

E que programa de backup é que podem recomendar para se instalar na máquina que tem o ubuntu e faça de x em x tempos backups de algumas directorias partilhadas noutros computadores (windows xp) que estão em rede para o disco da máquina com o ubuntu?

Ou vai ser hoje ou amanhã á noite!!!

Ou vai ser hoje ou amanhã á noite!!!

Que vou instalar o meu Ubuntu 7.10.

Já me chegou o Cd original á duas semanas com uns stickers porreiros.

Estou tentado a instalar o SO esta noite ou mesmo amanhã á noite.

Vou começar ja a gravar uns dvd's com backup de tralha e depois seja o que deus quiser. :sh)

O meu medo vai ser depois da instalação não saber o que fazer primeiro. :confused::confused:

Que vou instalar o meu Ubuntu 7.10.

Já me chegou o Cd original á duas semanas com uns stickers porreiros.

Estou tentado a instalar o SO esta noite ou mesmo amanhã á noite.

Vou começar ja a gravar uns dvd's com backup de tralha e depois seja o que deus quiser. :sh)

O meu medo vai ser depois da instalação não saber o que fazer primeiro. :confused::confused:

Jogas os joguitos que lá vêm... para começar...

Depois começas a pesquisar na net os programas que vais precisar...

Alguém sabe se é possivel partilhar um scanner twain no Ubuntu pela rede com outros PC's (que correm windows)?

Para o windows existe isto, funciona bastante bem... mas no ubuntu não faço ideia... :confused:

E que programa de backup é que podem recomendar para se instalar na máquina que tem o ubuntu e faça de x em x tempos backups de algumas directorias partilhadas noutros computadores (windows xp) que estão em rede para o disco da máquina com o ubuntu?

Vê se consegues fazer isso com o rsync

Jogas os joguitos que lá vêm... para começar...

Depois começas a pesquisar na net os programas que vais precisar...

A minha ideia não é instalar o Ubuntu para jogar os joguinhos que lá vêm [:D]

Se pudessem dar me umas dicas dos nomes dos programas de "1ª necessidade " pós instalação que vou precisar eu agradecia [;)]

A minha ideia não é instalar o Ubuntu para jogar os joguinhos que lá vêm [:D]

Se pudessem dar me umas dicas dos nomes dos programas de "1ª necessidade " pós instalação que vou precisar eu agradecia [;)]

Estava no gozo...

Eu vou estar nessa situação... também só me faltam uns backups, e depois, Ubuntu em cima...

Quanto aos programas de 1ª necessidade, acho que o Ubuntu traz muita coisa (estive a correr aquilo de LiveCD e reparei nisso), mas que tipo de programas achas que vais precisar?

Estava no gozo...

Eu vou estar nessa situação... também só me faltam uns backups, e depois, Ubuntu em cima...

Quanto aos programas de 1ª necessidade, acho que o Ubuntu traz muita coisa (estive a correr aquilo de LiveCD e reparei nisso), mas que tipo de programas achas que vais precisar?

[:D]

Epá não faço ideia... Vou querer algo como o msn, um player de videos e mp3, "office" , programa para emails, editor de imagens, algo para sacar torrents...

Mais importante que isto tudo queria saber como mexer no SO, mas isso vai ser mais dificil [:D]:sh)

Já agora como jogo os jogos que tenho instalados no XP, depois quando tiver no Ubuntu? :confused:

Epá não faço ideia... Vou querer algo como o msn, um player de videos e mp3, "office" , programa para emails, editor de imagens, algo para sacar torrents...

Mais importante que isto tudo queria saber como mexer no SO, mas isso vai ser mais dificil [:D]:sh)

Já agora como jogo os jogos que tenho instalados no XP, depois quando tiver no Ubuntu? :confused:

msn - pidgin
player de videos e mp3 - totem
office - open office
mails - Evolution
editor de imagens - gimp
Acho que vem tudo...

Para torrents, terás de sacar da net... acho que é o Azureus...

Quanto aos jogos de XP, acho que dá com o Wine... não tenho a certeza... pesquisa...

Simples, sais do Linux e vais pro XP... ahhaha [:D] O Wine dá para para alguns jogos, mas não para a maioria.

Quase tudo isso que indicaste que precisas já vem instalado de raíz no Ubuntu/Kubuntu/etc...buntu sob a forma de algum software.

MSN: Pidgin
Videos: videolan / mplayer / gxine / Totem (pessoalmente prefiro separar o audio do video)
Audio: Exaile (prefiro o Amarok, mas aí é preciso provavelmente instalar o Qt do KDE para correr isso)
Office: OpenOffice
Editor de Imagens: The GIMP
Emails: Evolution
Torrents: uTorrent / Deluge / Azureus (o Azureus necessita do Java Runtime Enviroment)

O que não existir, basta ir ao Synaptics ou ao Add/Remove Programs no menu do Ubuntu, procurares algum desses softwares e instalares, tão simples como isso [;)]

Last edited:

msn: pidgin, aMsn
player de videos: mplayer, totem, vlc
mp3: rythmbox, xmms
office: openoffice, abiword, koffice
mails: thunderbird, evolution
editor imagens: gimp
torrents: deluge

e estas são apenas sugestões... de certeza que encontras mais programas para cada uma dessas coisas.

Mas uma das primeiras coisas que vais ter de fazer é activar os repositórios de software para ele poder ir buscar as actualizações e para poderes ir pesquisar e instalar novo software com o synaptic.

Vocês são um espectaculo apr:)apr:)apr:)

Já sei o que vou instalar então [kiss]

OrDos é a unica maneira de correr os jogos? :(

Mooch como activo isso é fácil? [:blush:]

msn: pidgin, aMsn
player de videos: mplayer, totem, vlc
mp3: rythmbox, xmms
office: openoffice, abiword, koffice
mails: thunderbird, evolution
editor imagens: gimp
torrents: deluge

e estas são apenas sugestões... de certeza que encontras mais programas para cada uma dessas coisas.

Mas uma das primeiras coisas que vais ter de fazer é activar os repositórios de software para ele poder ir buscar as actualizações e para poderes ir pesquisar e instalar novo software com o synaptic.

Ups, esqueci-me do Thunderbird :sh) O Thunderbird com mais uns plugins é 5 estrelas! apr:)

Já agora, para quem quiser experimentar um MSN 5 estrelas feito em JAVA, pode ir aqui: http://www.mercury.im/
Vale a pena experimentar! Eu gosto mais desse do que do Pidgin, Kopete ou aMSN [kiss] Convém é ter o Java instalado, e até têm pacotes pré-feitos para o Ubuntu!

Back