O tópico do linux

Antes de partires para isso, vê lá se esse módulo já não vem pré-compilado...
vê no dir /lib/modules/2.6.12-12/kernel/drivers/ieee1394/ se não existe lá o ficheiro raw1394.ko.gz
Atenção a versão do kernel que eu coloquei é só de exemplo, faz um ls a ver a tua.

Se tiver faz $ modprobe raw1394
e vê se não dá erro, se não disser nada depois escreve $ dmesg e no final deve dizer alguma coisa acerca da inserção do módulo.
Isto tudo como root.

Se não tiver e quiseres compilar o kernel, tens de instalar um pacote similar (a versão deve diferir) a este kernel-source-2.6.16-2.rc3.i586.rpm deve estar nos cd's da caixa mágica.
Depois isso normalmente fica instalado em /usr/src/linux

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por andmiguel

não sei se ja falaram disso mas como é que:

vejo partições ntfs em linux
e passo avi's para dvd :)

Em que distro?

Se for no Ubuntu/Kubuntu.. VE este guia. Tens tudo ai:

http://breezy.ubuntuguidebrasil.org/
VEr partições NFS ?
dependendo da distribuição podes ver ou não cnforme estteja ou n´~ao compilada no kernel.

Se estiver compilada como modulo basta instalar

como root :
# modprobe ntfs

eu aconselho todos a compilar sempre um kernel a medida, SO com os driver necessarios e sem modulos, e passo a explicar porque.

1º fica mais pequeno ( menos lixo) e mais rapido.
2º é mais seguro , das poucas formas de atacar um Linux, uma delas é a travez da instalação de rootkits, a maior parte deles utilizam o autoloder de modulos do kernel para este efeito, ao desactivar os modulos torna-se muito mais dificil a instalaçãpo de rootkits.

citação:Antes de partires para isso, vê lá se esse módulo já não vem pré-compilado...
vê no dir /lib/modules/2.6.12-12/kernel/drivers/ieee1394/ se não existe lá o ficheiro raw1394.ko.gz
Atenção a versão do kernel que eu coloquei é só de exemplo, faz um ls a ver a tua.

e vê se não dá erro, se não disser nada depois escreve $ dmesg e no final deve dizer alguma coisa acerca da inserção do módulo.
Isto tudo como root.

Se não tiver e quiseres compilar o kernel, tens de instalar um pacote similar (a versão deve diferir) a este kernel-source-2.6.16-2.rc3.i586.rpm deve estar nos cd's da caixa mágica.
Depois isso normalmente fica instalado em /usr/src/linux
Vou experimentar e amanhã digo algo. Agora tenho que ir trabalhar.
O patrão não deve achar piada a eu andar a navegar o dia todo :D:D:D.

citação:Originalmente colocada por Torque

Sim? E o que faço para saber se o tenho ou se não o tenho no path?

Já agora como funciona o Adept Package Manager? Onde posso arranjar o livro de instruções?

vi /etc/profile
adicionas

Claro que podes mudar as configurações de rede.. ;)

Pode não ser tão poderoso como o YaST, mas tem lá o controlo de praticamente tudo.
Deixem-se de mariquices!
Usar Unix é como conduzir um RWD, uma vez aprendido não se quer outra coisa.
Portanto aprende a configurar os pacotes editando os respectivos ficheiros de configuração.
As configurações ficam mais limpas e a aprendizagem é muito superior;)

citação:Originalmente colocada por pmct

Deixem-se de mariquices!
Usar Unix é como conduzir um RWD, uma vez aprendido não se quer outra coisa.
Portanto aprende a configurar os pacotes editando os respectivos ficheiros de configuração.
As configurações ficam mais limpas e a aprendizagem é muito superior;)

Eh pá... Se o meu medico usar Linux eu prefiro que ele tenha um sistema em que possa desde o inicio ir ver os sites cientificos e de medicina, do que saber que ele em vez de melhorar os seus conhecimentos perde o tempo a configurar e compilar kernels...

Voces, os geeks do linux [}:)] (não resisti), têm que perceber que há quem só queira instalar e usar. Não fazem a minima questão de saber como funciona o sistema ou de saber como se editam os ficheiros e de como se usa a consola...

Por isso, ainda bem que hoje em dia há distribuições que têm ferramentas como o YaSt.. Ou que há distribuições como o (K)ubuntu que levam o poder de um sistema Debian a quem não percebe um cu de Linux..

O mundano o conhecimento não ocupa lugar,.
Alem disso as ,Linguagens iconograficas são muito limitadas, e a ultima decente morreu no egipto.
;)

Já consegui ligar a minha câmara de video.
O Kino funciona bem.
Obrigado pela ajuda.

Antes de partires para isso, vê lá se esse módulo já não vem pré-compilado...

Estava lá.

Instalou.

O que quer dizer que o "módulo já vem pré-compliado"?

Sempre que reinicio o computador tenho que fazer modprobre raw1394 porque ele perde o módulo.
Como posso fazer no CM que ele carregue automaticamente o raw1394?

Varia consoante a distro.
Assim os modulos carregados at boot time estão: na debian com kernel 2.4 em /etc/modules.conf com kernel 2.6 em /etc/modprobe.conf

olha não tenho a certeza porque nunca configurei nenhum device desses mas tenta colocar no /etc/modprobe.conf esta linha:

alias char-major-171-* raw1394

vê lá se dá, senão tenta pesquisar na net acerca do raw1394 e modprobe.com

Se quiseres fazer isto à "trolha", editas o ficheiro /etc/rc.local e adicionas o comando "modprobe raw1394" assim ele vai executar sempre esse comando quando arranca. Esse script é executado em último lugar nos scripts de inicialização.

Indicaram-me isto noutro forum:

se o que queres é que esse módulo seja sempre carregado no arranque basta como root editares o ficheiro "/etc/sysconfig/kernel" e alterares a linha que diz:
MODULES_LOADED_ON_BOOT=""
para
MODULES_LOADED_ON_BOOT="raw1394"

e pronto... se quiseres podes até colocar outros módulos separados por espaço tipo:
MODULES_LOADED_ON_BOOT="raw1394 XXX YYY ZZZ"

Funciona.

Bem... Deu-me uma loucura e resolvi instalar o Gentoo num PC que já tinha aqui encostado.. Se me sair bem, vou instalar no meu PC.

Os tempos de compilação devem ser enormes visto ser um P3@550 mhz com 128 MB ram.. Mas estou a fazer isto a partir do meu Pc por SSH.. Pelo que pode lá ficar noite e dia a compilar que não me importa muito.

Bem... Deu-me uma loucura e resolvi instalar o Gentoo num PC que já tinha aqui encostado.. Se me sair bem, vou instalar no meu PC.

Os tempos de compilação devem ser enormes visto ser um P3@550 mhz com 128 MB ram.. Mas estou a fazer isto a partir do meu Pc por SSH.. Pelo que pode lá ficar noite e dia a compilar que não me importa muito.

Há uma maneira da instalação não demorar tanto tempo assim. Eu por acaso não tive muita sorte com o Gentoo, aquilo lixou-se no fim da instalação.

Voltar
Superior