Nuno156
New member
da mesma forma que esses progs não ajudam o mundano também não ajudam quem como eu pretende edição avançada de imagem... (ou pelo menos edição a sério)
ou seja, tornam-se inúteis.
noto que o linux de facto é giro para quem passa o dia inteiro a uma secretária a fazer processamento de texto ou a responder a e-mails e que nesse campo é dificil de bater, dado que precisa de menos recursos para fazer basicamente o mesmo...
na hora de eu querer fazer o scan de uns negativos fotográficos e trabalhá-los, ou sequer imprimir essas fotos, nem sequer poso usufruir do que o hardware(scaner e impressora fotográfica) me oferece
ou querer gravar umas linhas de guitarra com multi track, e não consigo(de novo) dar uso ao hardware que tenho
neste momento mesmo que tivesse som, nem o saberia já que o kernel do linux tem tudo... só não tem uns tristes codecs de mp3 que o win 98 já trazia de origem
sinceramente, pensei que estivesse um pouco melhor...
e prefiro suportar uns crashes de vez em quando do que deixar de fazer alguma coisa porque o SO não permite ou ter de voltar ao windows para o fazer...
já que curiosamente gostava de aproveitar as capacidades da máquina exactamente no que não consigo fazer neste momento no linux, edição de imagem/foto e trabalho de som
Estiveste a ver realmente os links? Experimentaste realmente o GIMP?
Um dos links é de 2008, em 3 anos muito mudou. Muito. Mesmo.
Em 2008:
CinePaint is a deep paint image retouching tool that supports higher color fidelity than ordinary painting tools. One of the advantage that it has over GIMP is that it is able to support 32-bits image (GIMP only supports 8-bits image). Cinepaint is mainly used by developers in the flim industry for motion picture frame-by-frame retouching. The current version runs on Linux, BSD, Mac OSX. Stable version for Windows is not available at the moment.
Linux Distros that Support CinePaint
64Studio - Debian-based audio studio with RT kernel.
ArtistX - Debian-based multimedia production studio.
Debian - CinePaint 0.20-1-1.3 is in Etch (stable). CinePaint was removed from Debian lenny (testing) because Debian has dropped support for GTK1. CinePaint GTK2 exists and Debian packaging work is being done by Aedan Kelly. Experimental debs are here.
Fedora - Popular RPM-based distro.
GrafPup - A sweet desktop Linux 64mb mini-distro that boots into ramdisk. Has a great help system and is gawd fast because it runs /usr in RAM. If you're curious to try CinePaint or need a quick live-cd for a tradeshow that just works, this is it. We used it in our booth at SCALE. It even got the external monitor displays for our laptops right. Can be installed to disk and mounts Linux and FAT partitions.
PCLinuxOS - Digital Photography Edition
OpenSuse - Popular RPM-based distro.
Ubuntu Studio - Debian-based multimedia creation distro.
Provavelmente, deverias ter lido o que está mais para trás, sobre a pesquisa de distribuições
no DISTROWATCH.
Multimédia:
DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.