O tópico do linux

da mesma forma que esses progs não ajudam o mundano também não ajudam quem como eu pretende edição avançada de imagem... (ou pelo menos edição a sério)

ou seja, tornam-se inúteis.

noto que o linux de facto é giro para quem passa o dia inteiro a uma secretária a fazer processamento de texto ou a responder a e-mails e que nesse campo é dificil de bater, dado que precisa de menos recursos para fazer basicamente o mesmo...

na hora de eu querer fazer o scan de uns negativos fotográficos e trabalhá-los, ou sequer imprimir essas fotos, nem sequer poso usufruir do que o hardware(scaner e impressora fotográfica) me oferece

ou querer gravar umas linhas de guitarra com multi track, e não consigo(de novo) dar uso ao hardware que tenho

neste momento mesmo que tivesse som, nem o saberia já que o kernel do linux tem tudo... só não tem uns tristes codecs de mp3 que o win 98 já trazia de origem

sinceramente, pensei que estivesse um pouco melhor...

e prefiro suportar uns crashes de vez em quando do que deixar de fazer alguma coisa porque o SO não permite ou ter de voltar ao windows para o fazer...

já que curiosamente gostava de aproveitar as capacidades da máquina exactamente no que não consigo fazer neste momento no linux, edição de imagem/foto e trabalho de som

Estiveste a ver realmente os links? Experimentaste realmente o GIMP?
Um dos links é de 2008, em 3 anos muito mudou. Muito. Mesmo.
Em 2008:
CinePaint is a deep paint image retouching tool that supports higher color fidelity than ordinary painting tools. One of the advantage that it has over GIMP is that it is able to support 32-bits image (GIMP only supports 8-bits image). Cinepaint is mainly used by developers in the flim industry for motion picture frame-by-frame retouching. The current version runs on Linux, BSD, Mac OSX. Stable version for Windows is not available at the moment.
Linux Distros that Support CinePaint

64Studio - Debian-based audio studio with RT kernel.
ArtistX - Debian-based multimedia production studio.
Debian - CinePaint 0.20-1-1.3 is in Etch (stable). CinePaint was removed from Debian lenny (testing) because Debian has dropped support for GTK1. CinePaint GTK2 exists and Debian packaging work is being done by Aedan Kelly. Experimental debs are here.
Fedora - Popular RPM-based distro.
GrafPup - A sweet desktop Linux 64mb mini-distro that boots into ramdisk. Has a great help system and is gawd fast because it runs /usr in RAM. If you're curious to try CinePaint or need a quick live-cd for a tradeshow that just works, this is it. We used it in our booth at SCALE. It even got the external monitor displays for our laptops right. Can be installed to disk and mounts Linux and FAT partitions.
PCLinuxOS - Digital Photography Edition
OpenSuse - Popular RPM-based distro.
Ubuntu Studio - Debian-based multimedia creation distro.

Provavelmente, deverias ter lido o que está mais para trás, sobre a pesquisa de distribuições
no DISTROWATCH.

Multimédia:
DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.

ainda bem que um dos "meus problemas" está resolvido... pena não gostar do gimp

A vida resume-se a compromissos.
Não se pode ter tudo.
Quem procura ter tudo acaba por não ter nada.

Há muita coisa que eu não gosto no FEDORA e no GNOME2, mas o que interessa é
o saldo final. Ou seja, se estou mais satisfeito do que estava com a solução anterior,
ou não.

Neste momento, apenas estás a avaliar as diferentes opções que tens. O objectivo
é escolheres a menos má, ou a melhor das possíveis. Não podes começar logo a
pensar que vais encontrar a ideal. Queres é melhorar. Se conseguires, muito bem,
caso contrário terás de continuar com o que tens. Mas se não experimentares, ou
não estiveres disposto a perder esse tempo de experiência e adaptação, aí podes
ter a certeza que nunca saberás se existe algo melhor ou não.

O GNOME2 vai acabar, e vai passar a ser GNOME3. Experimentei. Não gostei.
Fui experimentar outros. Quando deixar de ter a opção de usar GNOME2, terei
de voltar a experimentar as alternativas, para escolher a menos má.

da mesma forma que esses progs não ajudam o mundano também não ajudam quem como eu pretende edição avançada de imagem... (ou pelo menos edição a sério)

noto que o linux de facto é giro para quem passa o dia inteiro a uma secretária a fazer processamento de texto ou a responder a e-mails e que nesse campo é dificil de bater, dado que precisa de menos recursos para fazer basicamente o mesmo...

na hora de eu querer fazer o scan de uns negativos fotográficos e trabalhá-los, ou sequer imprimir essas fotos, nem sequer poso usufruir do que o hardware(scaner e impressora fotográfica) me oferece

ou querer gravar umas linhas de guitarra com multi track, e não consigo(de novo) dar uso ao hardware que tenho

neste momento mesmo que tivesse som, nem o saberia já que o kernel do linux tem tudo... só não tem uns tristes codecs de mp3 que o win 98 já trazia de origem

e prefiro suportar uns crashes de vez em quando do que deixar de fazer alguma coisa porque o SO não permite ou ter de voltar ao windows para o fazer...

já que curiosamente gostava de aproveitar as capacidades da máquina exactamente no que não consigo fazer neste momento no linux, edição de imagem/foto e trabalho de som

Apesar de vos dar razão no que toca a software de edição de imagem, a nível de software audio há imensas coisas, principalmente para gravar umas "linhas de guitarra", como o Ardour 2, o RoseGarden, o Audacity, etc. No entanto, o Ubuntu "per se" não é a melhor distribuição para se brincar com audio e/ou multimédia, isso será (para iniciantes) o Ubuntu Studio, que por acaso até mudou para o XFCE recentemente, para poupar recursos e não usa o PulseAudio por baixo (que é o que actualmente gere o som nas distribuições *buntu, mas foi feito para o utilizador normal, não para o utilizador que pretende gravar som de forma "profissional"). Experimenta instalar esse e depois diz qualquer coisa (também há outras distribuições multimédia, tipo o 64 Studio o Musix, etc., mas não são tão simplistas como o Ubuntu Studio).

Quanto à lentidão de scroll e outras coisas visuais, pode ser do facto de não teres os drivers proprietários da gráfica, isto é, se usares um NVidia ou uma ATI. Qual é a tua gráfica?

Ah, esqueci-me de mencionar o novo Krita que estará para sair no Calligra Suite (o antigo KOffice). Juntamente com o Karbon (para desenho vectorial), têm sido bastante trabalhados e do que tenho visto, poderão ser uma óptima alternativa ao GIMP/Inkscape. Para já ainda estão em versão beta/rc.

O Inkscape é uma óptima alternativa para desenho vectorial.

Última edição:
Tenho uma Asus e ele foi buscar uns plugins da ATI.

Não se trata de escolher programas Nuno...

OrDos, eu até nem me importava de explorar isto a fundo. Mas neste momento depois de umas vistas de olhos e de explorar um pouco vejo que praticamente todo o hardware é desaproveitado. E claro que assim a performance é boa... porque não uso o hardware a fundo.

Gostava realmente de experimentar os vários programas de audio que o linux oferece... mas se não me sai som das colunas, torna-se pointless.

O xubuntu trás um programa de simple scan que deve ter ido buscar porque detectou que eu tenho scaner... mas não encontrei nada para poder usar o scaner a fundo, exactamente na questão de scan de negativos.

Impressora fotográfica idem, não consigo tirar partido das suas características.

Eu até acredito que se ligar as colunas à motherboard consigo ter som... mas para isso, para que raio quero a placa de som dedicada?

Ubuntu studio agrada-me, mas origina 2 problemas. Só instala com DVD(pelo que vi do site que deste) e não tenho gravador de DVD. E depois o resto? Fico com uma máquina só para trabalhar som(partindo do principio que consigo usar a placa de som) e não faço mais nada do PC...

Nuno, tudo bem que se tenham compromissos... e sempre me habituei a isso no windows... mas isto acaba por ser o "ter de usar este programa porque é o melhorzito, apesar de não fazer tudo o que eu quero"

A menos que sejas profissional de Design, não vejo em que o Gimp ou as outras alternativas apresentadas sejam más..... são mais que suficientes. Apenas falham em pequenas funcionalidades muito especificas. Portanto, para 99,99% dos utilizadores, são mais que suficientes.

lol, linux para procesamento de texto e responder a e-mails..... está bem.... está visto que não conheces nem exploraste todas as funcionalidades deste fantástico SO. Essas devem ser as funcionalidades mais fraquinhas :)

Que marca é a impressora/scanner? Se for HP, o HPLIP, disponível nos repositórios, e fornecido pela própria HP, é bastante superior ao software disponibilizado para Windows..... Se não for HP, queixa-te ao fabricante......

Relativamente ao softwasre de scan, tenta o XSane, é bastante bom.

queixa-te ao fabricante do hardware....... de qualquer das maneiras, duvido muito que não seja nada que não seja resolvido com umas pesquisas no google.... que hardware é?

Os trites codecs MP3, são software proprietário, daí não serem incluídos de origem.... é perfeitamente natural, e de muito fácil resolução como já foi referido.... de qualquer das maneiras, para que raio quero os codecs MP3, se tenho os fantásticos .ogg e .flac, bem melhores, e acima de tudo, de código aberto.....

Melhor em que apecto?? eu digo-te sinceramente, há um ano atrás experimentei Linux, inicialmente em Dual Boot. Inicialmente detestei, depois adorei. Nete momento acabou-se o Windows nas máquinas cá de casa, têm todas Linux. Os meus pais, que são utilizadores normais, ou seja, Jogos e internet, preferem como está actualmente, dizem que é muito mais fácil de usar.....

Aceito, simplesmente são muitas mais as coisas que não faço no Windows do que as que não faço no Linux. Ou melhor, até faço no Windows, mas tenho de pagar.....

Existe muito bom software para Linux, e que não existe para Windows...... é questão de procurar.... mas digo-te já que existem muitas pérolas que não estão nos repositórios...

Volto a dizer, duvido que esses problemas não sejam resolvidos com umas pesquisas a sério no google, principalmente sendo Ubuntu, que tem uma enorme comunidade por trás, e uns fóruns oficiais com milhares e milhares de tópicos com soluções para os mais variados problemas...

Última edição:

OrDos, eu até nem me importava de explorar isto a fundo. Mas neste momento depois de umas vistas de olhos e de explorar um pouco vejo que praticamente todo o hardware é desaproveitado. E claro que assim a performance é boa... porque não uso o hardware a fundo.

Gostava realmente de experimentar os vários programas de audio que o linux oferece... mas se não me sai som das colunas, torna-se pointless.

O xubuntu trás um programa de simple scan que deve ter ido buscar porque detectou que eu tenho scaner... mas não encontrei nada para poder usar o scaner a fundo, exactamente na questão de scan de negativos.

Impressora fotográfica idem, não consigo tirar partido das suas características.

Eu até acredito que se ligar as colunas à motherboard consigo ter som... mas para isso, para que raio quero a placa de som dedicada?

Ubuntu studio agrada-me, mas origina 2 problemas. Só instala com DVD(pelo que vi do site que deste) e não tenho gravador de DVD. E depois o resto? Fico com uma máquina só para trabalhar som(partindo do principio que consigo usar a placa de som) e não faço mais nada do PC...

Nuno, tudo bem que se tenham compromissos... e sempre me habituei a isso no windows... mas isto acaba por ser o "ter de usar este programa porque é o melhorzito, apesar de não fazer tudo o que eu quero"

Ah! Tens duas placas de som!!!
Uma onboard, e uma expansão!
No painel de controlo de som não te aparecem as duas?
Qual é que tens seleccionada?

jAmobil, tens aí uns preconceitos (não no mau sentido, mas no sentido de achares que as coisas funcionam ou deviam funcionar da mesma forma do que aquilo que já conheces) que te vêm do Windows. Já foste ao gestor de software e procurar o GSane e o Skanlite, instalares e experimentares? Já procuraste pelo Google se há algum software que em Linux te permita manipular os negativos? (é que nem percebo bem o que queres fazer com eles, logo, não posso pesquisar por ti).

Quanto à Audigy, ela é externa (USB) ou daquelas internas que colocas na entrada do CDRom? Se tens 2 placas de som, o teu problema pode ter a ver com isso, abre um terminal e executa este comando: "aplay -l" e cola aqui o resultado, a ver se te posso ajudar com alguma coisa, mas a melhor forma é mesmo pesquisares pelo Google e ver o que de melhor se encontra para resolver esse problema.

Quanto à impressora, também não faço ideia do que o CUPS (o software de gestão de impressão) pode fazer por ti, mas aconselho-te procurares no Google se podes tirar partido de algumas features que o software dedicado, feito para o Windows, tem.

jovem(Nuno), parece que só lês metade das coisas..... ontem deste-me um link para uma creative audigy "XPTO" e hoje já não te lembravas [;)]

até me aparecem uma catrefada delas... experimentei todas... som = 0 (não sou assim tão estúpido que não ia procurar as definições de entrada e saída de áudio e escolher por onde quero que entre e saia...) (achavas que eu era só ligar as cenas e esperar que dessem luz não? ando à não sei quantos anos a usar até as duas em simultâneo em multi track e aqui dá nisto? lool)

point, são essas coisinhas mínimas e específicas que afectam 0.01 dos utilizadores que também me afectam a mim. é querer usar determinadas opções dos hardware e não consigo aceder a elas porque não estou a usar o software nativo das mesmas.

talvez daqui a uns dias volte a tentar... o xubuntu fica pendente de fundo no PC...

Já usei com alguma "insistência" o GIMP e de facto, desenrasca. No entanto, ainda não encontrei nada que possa substituir o lightroom. Mas verdade seja dita, não encontrei alternativas nem para linux nem para windows.

jAmobil, tens aí uns preconceitos (não no mau sentido, mas no sentido de achares que as coisas funcionam ou deviam funcionar da mesma forma do que aquilo que já conheces) que te vêm do Windows. Já foste ao gestor de software e procurar o GSane e o Skanlite, instalares e experimentares? Já procuraste pelo Google se há algum software que em Linux te permita manipular os negativos? (é que nem percebo bem o que queres fazer com eles, logo, não posso pesquisar por ti).

Quanto à Audigy, ela é externa (USB) ou daquelas internas que colocas na entrada do CDRom? Se tens 2 placas de som, o teu problema pode ter a ver com isso, abre um terminal e executa este comando: "aplay -l" e cola aqui o resultado, a ver se te posso ajudar com alguma coisa, mas a melhor forma é mesmo pesquisares pelo Google e ver o que de melhor se encontra para resolver esse problema.

Quanto à impressora, também não faço ideia do que o CUPS (o software de gestão de impressão) pode fazer por ti, mas aconselho-te procurares no Google se podes tirar partido de algumas features que o software dedicado, feito para o Windows, tem.

o que quero fazer com os negativos é scaná-los para o PC. o métido é menos comum queo scan normal. implica o scaner ser quase autónomo, mas preciso de lhe dar ordens directamente.

a de som é interna e normal. não vou tocar mais nisto para já. ando numa de exames e não estou para torrar a cabeça

pah, não me lembro de ver motherboards sem placa de som "embutida"

Ah! E o jovem sou eu...
[:)]

Há muito tempo que deixei de comprar desktops/towers. Mas quando os comecei a comprar,
lá por volta de 1987, não havia nenhum com som onboard, e até cerca de 1995 (acho que foi
por esta altura que comprei um PENTIUM-PRO) também não me recordo de ter visto nenhuma.
Depois disso passei essencialmente a usar portáteis.

pensava que estavamos a falar numa escala temporal realista de à 10 anos para cá.............

o meu pc de 95 também não tinha placa de som na motherboard original....

pensava que estavamos a falar numa escala temporal realista de à 10 anos para cá.............

o meu pc de 95 também não tinha placa de som na motherboard original....

Há 10 anos que só compro portáteis.
Não faço a menor ideia do hardware dos desktops. Nem procuro saber, porque não
tenho nenhuma intenção de voltar a comprar. A coisa mais parecida com um desktop
que comprei há pouco tempo (e foram 2), foi isto:
attachment.php

Acer-AspireRevo-AR3700.jpg

Já percebi o teu problema... não é o botão que não funciona... está é sempre a funcionar!!!
[:D]

Ora bem, qual é o teu ambiente? XFCE? LXDE? Que ambiente estás a usar?
Experimenta ir ao "CONTROL PANEL" ver se na opção do MOUSE tens lá a possibilidade de
desactivar o touchpad. Se não tiveres, terá de ser editando um ficheiro.

Exemplo para XFCE:
http://forum.xfce.org/viewtopic.php?id=5939

EDIT:
Procurei no GOOGLE com o seguinte texto:
UBUNTU 11.04 XFCE disable synaptic

No CD, a única coisa consegui descobrir para responder-te é isto: "Xubuntu 11.04 "Natty Narwhal" - Release i386"

E fiz download dele, deste site: Xubuntu Home Page | Xubuntu

Eu encontrei esta informação de um dos links que deste, mas como faço isso lá "dentro"

Option "TouchpadOff" "integer"
Switch off the touchpad. Valid values are:

0 Touchpad is enabled
1 Touchpad is switched off
2 Only tapping and scrolling is switched off
Property: "Synaptics Off"

modify in /usr/share/X11/xorg.conf.d/50-synaptics.conf

E tem de dar mesmo, senão tenho de instalar novamente o XP. :(

Lembro-me ter conseguido ir ao menu MOUSE e não descobri a opção para desactivar o touchpad.

Voltar
Superior