O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

Bhaaa!

Nem todos os desportos evoluíram, ou evoluiram assim tanto.

O futebol por exemplo não acho que tenha evoluido, nem tem muito por onde evoluir.

Bola, equipamentos, chuteiras, métodos de treino ;)

Basta ver um jogo dos anos 90 e um de agora.

No ténis lembro-me de ver Sampras, Agassi, Becker, Rios, mais tarde o Safin, um brasileiro (não me recordo do nome).

McEnroe, Lendl e Borg só já em repetições de jogos ou exibições...

Nadal admite desistir de Wimbledon: «Agora tenho 35 anos. Preciso de ver como recupero»

Rafael Nadal ainda está a digerir a rara derrota em Roland Garros, onde caiu nas meias-finais aos pés de Novak Djokovic, numa batalha épica. No entanto, o que surpreendeu foi que o espanhol não garante que irá disputar… Wimbledon, algo que está já a dar muito que falar.

“Veremos o que vem a seguir e qual será o meu próximo evento. Neste sábado estarei em casa com a família e amigos. Vou tentar descansar um pouco tanto física como mentalmente depois de dois meses intensos, de uma temporada de terra batida positiva, embora sem ter alcançado o objetivo final. Depois de lutar todas as semanas por objetivos durante dois meses o corpo sofre uma queda”, começou por adiantar. “Wimbledon é daqui a duas semanas. É diferente de quando eu tinha 25, 26 ou 27 anos. Agora tenho 35. Preciso de ver como é que me recupero antes de decidir se jogo ou não em Wimbledon”, sustentou.

Nadal foi mesmo ao ponto de dizer que não está em condições de dar uma resposta concreta nesta altura. “Agora não sou capaz de tomar uma decisão, porque não tenho o físico nem a disponibilidade mental para pensar duas semanas à frente. Preciso de me dar a mim próprio alguns dias de férias e de tranquilidade”, destacou.

No ténis lembro-me de ver Sampras, Agassi, Becker, Rios, mais tarde o Safin, um brasileiro (não me recordo do nome).

Guga Kuerten ganhou 3 vezes em RG se não estou em erro

Guga Kuerten ganhou 3 vezes em RG se não estou em erro

Confirmo, o Gustavo Kuerten ganhou 3 vezes (em 1997, 2000 e 2001)o torneio de RG. Grande jogador, tive oportunidade de o ver ao vivo, em 2000, jogar (e ganhar) a final do Masters contra o Andre Agassi, disputada em Lisboa no Pavilhão Atlàntico.

Bhaaa!

Nem todos os desportos evoluíram, ou evoluiram assim tanto.

O futebol por exemplo não acho que tenha evoluido, nem tem muito por onde evoluir.

O futebol em termos físicos teve uma evolução brutal. Se pegássemos num jogador dos anos 90 e o metêssemos a jogar hoje era "comido vivo" mesmo por jogadores normais.
Isto além dos métodos de treino por exemplo e mesmo taticamente o futebol está longe de ser um desporto estático.
Basta ouvir um treinador dos anos 90 e comparar.
Mesmo uma equipa técnica de futebol não tem nada a ver com o passado.
Isto além de que mesmo hoje ainda há diferenças bem significativas entre o futebol de vários países. Brasil/europa por exemplo.

Sim, mas a produção ao longo de um jogo, é minima quando comparada com a evolução das raquetes, das bolas, dos encordoamentos, dos pisos dos courts da metodologia de treinos etc etc.

A velocidade a que se joga hoje, se bate na bola, se serve, o spin dado na pancada, o grip das cordas sobre a bola, resultou em enormes alterações no tenis, produzindo o espectaculo que vimos na sexta-feira.

O futebol em termos físicos teve uma evolução brutal. Se pegássemos num jogador dos anos 90 e o metêssemos a jogar hoje era "comido vivo" mesmo por jogadores normais.
Isto além dos métodos de treino por exemplo e mesmo taticamente o futebol está longe de ser um desporto estático.
Basta ouvir um treinador dos anos 90 e comparar.
Mesmo uma equipa técnica de futebol não tem nada a ver com o passado.
Isto além de que mesmo hoje ainda há diferenças bem significativas entre o futebol de vários países. Brasil/europa por exemplo.

Claro, mas os meios no futebol, basicamente são os mesmos dos anos 90.

No ténis os factores externos como a tecnologia das ferramentas, fizeram uma autentica revolução na forma como se joga ténis

Claro, mas os meios no futebol, basicamente são os mesmos dos anos 90.

No ténis os factores externos como a tecnologia das ferramentas, fizeram uma autentica revolução na forma como se joga ténis

Olha que a tecnologia no futebol está a um nível que eu (e penso que a maior parte do pessoal) não faz ideia, acho que não fica nada atrás do ténis.
É verdade que para o público se calhar alguns pormenores não são tão visíveis, mas um centro de treinos é já hoje em dia nalguns clubes um centro de alta tecnologia.
O futebol será sempre 11 contra 11, tal como no ténis tens 1 jogador de cada lado. Mas a forma como se preparam os jogadores e os jogos técnica e taticamente não me parece que seja assim tão diferente.
Isto não fosse o futebol o desporto rei onde os milhões circulam de forma astronómica.

Olha que a tecnologia no futebol está a um nível que eu (e penso que a maior parte do pessoal) não faz ideia, acho que não fica nada atrás do ténis.
É verdade que para o público se calhar alguns pormenores não são tão visíveis, mas um centro de treinos é já hoje em dia nalguns clubes um centro de alta tecnologia.
O futebol será sempre 11 contra 11, tal como no ténis tens 1 jogador de cada lado. Mas a forma como se preparam os jogadores e os jogos técnica e taticamente não me parece que seja assim tão diferente.
Isto não fosse o futebol o desporto rei onde os milhões circulam de forma astronómica.

Não estamos em desacordo.

O que quis sublinhar é que a evolução tem sido mais visivel no ténis

O jogo demolidor (fisicamente) contra o Nadal, penso que estará a pesar. Mas é preciso perceber que o Tsitsipas tambem joga muito e o grego parece estar à vontade (leia-se bem adaptado) na terra batida de RG.

A forma como o Tsipas fecha o sexto jogo com um às, diz tudo sobre a sua confianca.
Está a olhar para o servio de igual para igual.

Uii..ui..
Vai servir para fechar o 2⁰ set....

Última edição:
Voltar
Superior