O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

Hum, eu não acho, acho aliás que esta vitória do Djokovic é grandiosa, tal o que deixou em campo contra o Nadal, depois ir fazer uma final em que se vê a perder por 2 set´s a zero e ainda ter forças para a ganhar.

Numa final mais "normal", sem tantos gastos de energia e emoções ao rubro anteriores, acredito que a final só tinha um sentido, nem havia luta.

Era o que eu esperava, mas depois de ganhar os dois primeiros sets daquela forma, saiu de jogo. Algo naquela cabeça se destrambalhou....

Na, o melhor que alguma vez se viu foi em 2012 no Australian Open, 5 set´s no máximo das suas capacidades, ponto a ponto, durou 05h e 53m, no final o Nadal foi levado para o hospital... depois a seguir estiveram os dois jogadores ausentes de torneios durante um tempo considerável, foi um jogo que teve muitas consequências físicas, tiveram de fazer um plano de recuperação nas semanas seguintes, tal foi a tareia que deram um no outro.

A final de Wimbledon de 2009, entre o R. Federer e o A. Roddick também foi memorável: 5º set com um parcial de 16-14, (5-7/7-6/7-6/3-6, nos 4 primeiros sets).

Curiosidades:

Em termos de duração, não há nada que se compare, com a partida entre John Isner e Nicolas Mahut na 1ª ronda de Wimbledon, em 2010: foram 11h:05m (em 3 dias)! Parciais deste encontro: 6-4/3-6/6-7 (7-9)/7-6 (7-3) e ... 70-68 (não é gafe).

Em termos de finais, o encontro que teve maior duração foi a final da Taça Davis, em 1980, entre o argentino José Luis Clerc e o norte-americano John McEnroe. Durou 6h:15m com os parciais 6-3/6-2/4-6 e 14-12 (de notar que se jogaram, apenas 4 sets).

Ainda comparando com a meia-final do Nadal com o Djokovic deste ano em RG, houve também uma meia-final de um torneio de GS (neste caso Wimbledon 2018) que teve uma duração superior: foram 6h:36m numa partida que opôs o sul-africano Kevin Anderson ao americano John Isner com os parciais 7-6 (8-6)/6-7 (5-7)/6-7 (9-11)/6-4 e 26-24.

Última edição:
A final de Wimbledon de 2009, entre o R. Federer e o A. Roddick também foi memorável: 5º set com um parcial de 16-14, (5-7/7-6/7-6/3-6, nos 4 primeiros sets).

Curiosidades:

Em termos de duração, não há nada que se compare, com a partida entre John Isner e Nicolas Mahut na 1ª ronda de Wimbledon, em 2010: foram 11h:05m (em 3 dias)! Parciais deste encontro: 6-4/3-6/6-7 (7-9)/7-6 (7-3) e ... 70-68 (não é gafe).

Em termos de finais, o encontro que teve maior duração foi a final da Taça Davis, em 1980, entre o argentino José Luis Clerc e o norte-americano John McEnroe. Durou 6h:15m com os parciais 6-3/6-2/4-6 e 14-12 (de notar que se jogaram, apenas 4 sets).

Ainda comparando com a meia-final do Nadal com o Djokovic deste ano em RG, houve também uma meia-final de um torneio de GS (neste caso Wimbledon 2018) que teve uma duração superior: foram 6h:36m numa partida que opôs o sul-africano Kevin Anderson ao americano John Isner com os parciais 7-6 (8-6)/6-7 (5-7)/6-7 (9-11)/6-4 e 26-24.

jogada em dois dias [;)]

Curiosidades:

Uma coisa é a duração, outra é intensidade, não há nada que se assemelhe ao jogo entre o Nadal e o Djokovic em Melbourne em 2012, foi sobre-humano, o que se passou em Roland Garros na meia-final entre eles este ano foi só uma pequena amostra do que eles já foram capazes de proporcionar no passado.

E agora o Djokovic é o único dos Big 3 que venceu pelo menos 2 vezes num dos 4 Grand Slam:

Australian Open: 9
Roland Garros: 2
Wimbledon: 5
US Open: 3

O Nadal só venceu uma vez no Australian Open e o Federer só uma vez em Roland Garros.

195753663_10159623070793701_368222304185963638_n.jpg

Três dias![;)] Eu estive lá no segundo dia e essa partida acabou por ser o último court a funcionar nesse dia até acabar a luz, e a coisa só se resolveu no dia a seguir[:D]. O Mahut estava sempre a servir para continuar no encontro... dificílimo.

A partida começou a ser disputada no dia 22 de junho de 2010, mas teve que ser interrompido por duas vezes devido à falta de iluminação natural, terminando assim somente no dia 24 de junho de 2010.

No dia 22, foram disputados os 4 primeiros sets. O quinto set foi disputado até o 12o game (6-5), quando teve de ser interrompido, após três horas de jogo. No dia 23, a partida foi disputada até o 59-59, quando novamente teve de ser interrompida.[3] Uma curiosidade é que após o 50/50, o placar em tempo real do site de Wimbledon entrou em pane. O marcador passou a exibir 1/0 Isner, em vez de 51/50. O tempo total de jogo também desapareceu da tela. O placar da Quadra 18 apagou. Os games eram narrados pelo árbitro de cadeira, Mohamed Lahyani.[4]

No dia 24, a partida teve reinicio as 11h34 (de Brasília). Isner só conseguiu superar o rival as 12h48 (de Brasília), quando quebrou o saque do adversário.

A organização do Grand Slam britânico reconheceu o feito e, ainda na Quadra 18, onde o jogo foi disputado nos três dias, prestou uma homenagem aos dois tenistas. O britânico Tim Henman entregou lembranças a ambos e, após entrevistas ainda na grama, os dois posaram ao lado do placar com o árbitro de cadeira.

Resumo da partida:

Terça-feira 22 de Junho de 2010
6:13 pm – Início da partida
9:07 pm – Partida suspensa no quinto set devido à falta de iluminação natural

Quarta-feira 23 de Junho de 2010
2:05 pm – Reinício da partida
5:45 pm – Partida bate o recorde de mais longa
9:10 pm – Partida suspensa em 59-59 (quinto set) devido à falta de iluminação natural, após exatas 10 horas de partida.

Quinta-feira 24 de Junho de 2010
3:43 pm – 2o Reinício da partida.[6]
4:48 pm – Após 11:06hs a partida chega ao fim.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mahut_x_Isner_em_Wimbledon_2010

Última edição:
Nadal desiste de Wimbledon:

Rafael Nadal, de 35 anos, anunciou esta quinta-feira que não vai participar nem no torneio de Wimbledon, cujo quadro principal arranca dentro de nove dias em Londres, nem nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que se jogam daqui a um mês. O espanhol, que perdeu recentemente nas meias-finais de Roland Garros e deixou essa possibilidade em aberto, confirmou a notícias nas redes sociais e assume que toma esta decisão a pensar… no futuro.

“O objetivo é prologar a minha carreira e continuar a fazer aquilo que me deixa mais feliz: competir ao mais alto nível e lutar pelos meus objetivos pessoais e profissionais. O facto de haver apenas duas semanas de intervalo entre Roland Garros e Wimbledon não ajudou o meu corpo a recuperar. Foram dois meses muito duros”, assumiu em comunidado.

Nadal não esconde que lhe custa especialmente falhar os Jogos Olímpicos, onde soma duas medalhas de ouro — singulares em 2008 e pares em 2016. “Sempre significaram muito para mim e foram uma prioridade enquanto homem do desporto que sou“, garantiu, sem assumir quando pensa voltar a competir.

Gostei imenso desta vitória.

Sempre gostei de Murray, e hoje jogou tão bem, depois de tudo porque tem passado!

Nice to see you again Mr. Andy Murray!

Voltar
Superior