O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

O Top é apenas um ranking que traduz performance média.

Porque achas que tanto jogador do top 10 perde com jogadores do top 50 e 100?

Eu sei o que é o 'top' (ATP ranking) é, mas o que estás a tentar dizer, que a segunda linha da Europa é assim tão inferior à primeira do resto do mundo? Que o ranking não interessa? (eu sei que em caso de lesões prolongadas não reflete bem a qualidade de um jogador mas tirando esses casos é uma medida relevante).

Eu pessoalmente até gosto bem mais de ver um Shelton, um Raonic, ainda que longe do seu melhor ou até um Tiafoe mas não é por isso que acho que eles são superiores a um Rublev, Rudd ou Hurkacz.

Eu sei o que é o 'top' (ATP ranking) é, mas o que estás a tentar dizer, que a segunda linha da Europa é assim tão inferior à primeira do resto do mundo? Que o ranking não interessa? (eu sei que em caso de lesões prolongadas não reflete bem a qualidade de um jogador mas tirando esses casos é uma medida relevante).

Eu pessoalmente até gosto bem mais de ver um Shelton, um Raonic, ainda que longe do seu melhor ou até um Tiafoe mas não é por isso que acho que eles são superiores a um Rublev, Rudd ou Hurkacz.
O que quis dizer, é que o top 10 só por si diz pouco.

Dou-te um exemplo concreto daqui a uma hora vou assistir a uma final federada entre um 15⁰ nacional, e um 50⁰. Conheço ambos desde os 10 ou 12 anos, o top 15 faz todos os torneios, o top 50 faz apenas alguns, e em condições normais o top 50 ganhará...

Foi só isto...

😋😋
e045fb5c859e4a821d1d7e8f9267ae31.jpg
d66b87114b5fbf4fc0a2313c3c49f6ed.jpg
  • Em Setembro de 2002, Martina Navratilova enfretou o ex-tenista Jimmy Connors, no Caesars Palace, em Paradise, Nevada. Connors venceu por 7-5 e 6-2, mesmo com regras que favoreceram a tenista (como poder usar a área maior da quadra destinada a duplas, e a ele não poder cometer faltas nos saques).[SUP][10][/SUP] Esta partida ganhou a alcunha de "Battle of Champions" (em português: Batalha de Campeões).[SUP][11][/SUP]

O Riggs já tinha 55 anos.

Outro jogo famoso:

"Em 1998, o tenista Karsten Braasch, então 203º colocado no ranking masculino e com 32 anos de idade, enfrentou a tenista Venus Williams e venceu por 6–2. No segundo set ele enfrentou Serena Williams e venceu por 6–1. A partida aconteceu após o tenista se sentir desafiado depois de uma declaração das irmãs Williams, que tinham 17 e 16 anos, à época, dizendo que elas poderiam vencer qualquer tenista masculino ranqueado acima da 200ª colocação. Depois da partida, Braasch afirmou que foi para a partida após beber 2 latinhas de cerveja e jogar uma partida de golfe pela manhã. Ele afirmou, assim, que as tenistas não seriam capazes de vencer um tenista masculino ranqueado abaixo da 500ª colocação, pois, segundo suas palavras, após beber e jogar a partida de golfe, ele estaria jogando em condições iguais a um tenista ranqueado acima da 600ª colocação.[SUP][12]"[/SUP]​

Nos dias de hoje, uma partida entre Alcaraz e Sabalenka por exemplo, acabaria facilmente em 6-0 6-0....

E não é por acaso que, nem a brincar, temos disputas entre WTA e ATP [;)]

• Em Setembro de 2002, Martina Navratilova enfretou o ex-tenista Jimmy Connors, no Caesars Palace, em Paradise, Nevada. Connors venceu por 7-5 e 6-2, mesmo com regras que favoreceram a tenista (como poder usar a área maior da quadra destinada a duplas, e a ele não poder cometer faltas nos saques).[SUP][10][/SUP] Esta partida ganhou a alcunha de "Battle of Champions" (em português: Batalha de Campeões).[SUP][11][/SUP]

O Riggs já tinha 55 anos.

Outro jogo famoso:

"Em 1998, o tenista Karsten Braasch, então 203º colocado no ranking masculino e com 32 anos de idade, enfrentou a tenista Venus Williams e venceu por 6–2. No segundo set ele enfrentou Serena Williams e venceu por 6–1. A partida aconteceu após o tenista se sentir desafiado depois de uma declaração das irmãs Williams, que tinham 17 e 16 anos, à época, dizendo que elas poderiam vencer qualquer tenista masculino ranqueado acima da 200ª colocação. Depois da partida, Braasch afirmou que foi para a partida após beber 2 latinhas de cerveja e jogar uma partida de golfe pela manhã. Ele afirmou, assim, que as tenistas não seriam capazes de vencer um tenista masculino ranqueado abaixo da 500ª colocação, pois, segundo suas palavras, após beber e jogar a partida de golfe, ele estaria jogando em condições iguais a um tenista ranqueado acima da 600ª colocação.[SUP][12]"[/SUP]​

Mais do que a velocidade da bola, a Sabalenka por exemplo bate mais forte que muitos tenistas masculinos, tem a ver com a deslocação no campo, nisso o poder físico masculino é muito superior.

Sim.

E reparem que o tenista masculino Riggs tinha 55 anos. Será a idade para haver equilíbrio.

E quando o desporto é mais físico e coletivo, ainda pior.

O desequilíbrio ainda seria maior no rugby / andebol ou basquetebol.

No futebol já não arrisco meter malta na casa dos 50´s contra a nossa seleção feminina. Por um motivo: veja-se o Rui Costa, Sérgio Conceição, Cândido Costa, Maniche, Sá Pinto. Ainda antes dos 50 já tinham sido operados aos joelhos, caminham com dores, é um desporto muito violento com vários lesões ao longo dos 20 anos de profissionalismo.

Sim.

E reparem que o tenista masculino Riggs tinha 55 anos. Será a idade para haver equilíbrio.

E quando o desporto é mais físico e coletivo, ainda pior.

O desequilíbrio ainda seria maior no rugby / andebol ou basquetebol.

No futebol já não arrisco meter malta na casa dos 50´s contra a nossa seleção feminina. Por um motivo: veja-se o Rui Costa, Sérgio Conceição, Cândido Costa, Maniche, Sá Pinto. Ainda antes dos 50 já tinham sido operados aos joelhos, caminham com dores, é um desporto muito violento com vários lesões ao longo dos 20 anos de profissionalismo.
Já eu por outro lado não tenho a menor dúvida que uma equipa de campeões do INATEL com média de idade de 50 anos seria capaz de ganhar à seleção feminina.

Tecnicamente aquilo e atroz. A dificuldade que têm em passar a bola 3x seguidas...

Última edição:
Parece que está encontrado o antidoto do Alcaraz, chama-se Sinner!

Sinner brilha e volta a bater Alcaraz a caminho da final de Pequim

O sétimo round é de Jannik Sinner! A casar com o sétimo lugar que ocupa no ranking ATP, o italiano derrubou Carlos Alcaraz pela quarta vez na carreira e desempatou o confronto direto, desta feita para garantir um lugar na final do ATP 500 de Pequim, onde irá medir forças com Daniil Medvedev.

Sinner brilhou e retirou a confiança a Alcaraz, celebrando com os parciais 7-6(4) e 6-1, num encontro em que, verdade seja dita, até entrou mal. É que Carlitos carregou no acelerador e abriu uma vantagem de 2-0 com break points para fazer o 3-0. A questão é que o italiano de 22 anos aguentou, restabeleceu a igualdade, foi quebrado de novo e devolveu mais uma vez o golpe de imediato até que os dois estabilizaram até ao tie-break. Aí, Sinner teve o sangue mais frio e adiantou-se.

Quando se esperava uma reação de Alcaraz no segundo parcial, Sinner voltou a mostrar o porquê de tantos o apontarem como o grande rival de carreira de Carlitos. É que o italiano arrancou com uma quebra de serviço, salvou dois break points para fazer o 2-0, saiu de um 0-40 para fazer o 3-1 e castigou essa ineficácia com mais um break. Sinner aplicou o seu plano de jogo com certezas absolutas, enquanto Alcaraz foi parecendo estático e sem conseguir desmontar a potência pura do italiano, mesmo que com rasgos de genialidade pelo meio.

Assim, Sinner apura-se para a sua quinta final da temporada e vai à procura do terceiro título do ano e nono da carreira. Resta saber se consegue contrariar o terrível confronto direto com Medvedev (0-6), sendo que já está garantido que vai subir ao quarto lugar do ranking ATP na próxima atualização, batendo o seu recorde pessoal.
​​

Again!... 😁

Alcaraz não se entende com Sinner, e este o seu maior feito é ganhar frequentemente a Alcaraz.

E são bons amigos fora dos courts...

4cbb2d4c035e3b6dbe2a531177d44e9f.jpg

Voltar
Superior