O Topico tão esperado . . . Nós e a Cerveja

São os valores a que nos querem habituar.

Na Bélgica, a Chimay Bleue e a Gulden Draak são vendidas a preços semelhantes (podes ver aqui). Não acho por isso razoável que a primeira custe cá 3€ e a segunda 1,25€. O facto da Chimay ser trapista não a deveria encarecer, pois as regras da ordem trapista implicam vender os produtos pelo preço justo. Há é muita ganância nos importadores e retalhistas portugueses.
Outro que é um absurdo é as Leffe..

Foto tirada há 2 meses no Luxemburgo.

6f22b2629a1a73ef33c3f3448a29175c.jpg

São os valores a que nos querem habituar.

Na Bélgica, a Chimay Bleue e a Gulden Draak são vendidas a preços semelhantes (podes ver aqui). Não acho por isso razoável que a primeira custe cá 3€ e a segunda 1,25€. O facto da Chimay ser trapista não a deveria encarecer, pois as regras da ordem trapista implicam vender os produtos pelo preço justo. Há é muita ganância nos importadores e retalhistas portugueses.

Sem dúvida.

Olha o exemplo da westvleteren, que é capaz de ser das melhores que há. Já vi sítios a pedirem 20 euros por cada garrafa.

Para arranjar destas cervejas tenho que ir à fonte e meter-me numa fila para comprar caixas.

Sem dúvida.

Olha o exemplo da westvleteren, que é capaz de ser das melhores que há. Já vi sítios a pedirem 20 euros por cada garrafa.

Para arranjar destas cervejas tenho que ir à fonte e meter-me numa fila para comprar caixas.

A Westvleteren é um caso à parte, devido à dificuldade de acesso. Mas sim, se fores lá à abadia e comprares uma grade pagas cerca de 2€ por garrafa da 12. É a tal regra do preço justo dos trapistas. Podiam pedir 2 ou 3 vezes mais e provavelmente continuavam a vender o mesmo.

Só para terem uma ideia dos escalões, as Affligem, Grimbergen, Hoegaarden e Leffe são na Bélgica cervejas de menos de 1€. Chimay, Duvel, Gulden Draak, Tripel Karmeliet e a maioria das restantes estão na gama média entre 1€ e 1,60€. A gama alta inclui a St Bernardus 12 e a Rochefort 10 e anda por volta dos 2€.

Sabendo que cá têm de custar bastante mais, gosto mesmo assim de ter a noção das equivalências. Estou geralmente disposto a dar até 50% acima do preço no país de origem, mas mais que isso acho injustificável. Uma Leffe a 2,44€ como está agora no Continente é uma piada (de mau gosto).

A Westvleteren é um caso à parte, devido à dificuldade de acesso. Mas sim, se fores lá à abadia e comprares uma grade pagas cerca de 2€ por garrafa da 12. É a tal regra do preço justo dos trapistas. Podiam pedir 2 ou 3 vezes mais e provavelmente continuavam a vender o mesmo.

Só para terem uma ideia dos escalões, as Affligem, Grimbergen, Hoegaarden e Leffe são na Bélgica cervejas de menos de 1€. Chimay, Duvel, Gulden Draak, Tripel Karmeliet e a maioria das restantes estão na gama média entre 1€ e 1,60€. A gama alta inclui a St Bernardus 12 e a Rochefort 10 e anda por volta dos 2€.

Sabendo que cá têm de custar bastante mais, gosto mesmo assim de ter a noção das equivalências. Estou geralmente disposto a dar até 50% acima do preço no país de origem, mas mais que isso acho injustificável. Uma Leffe a 2,44€ como está agora no Continente é uma piada (de mau gosto).

Da hopinbeer mandei vir uns nectares para o Natal:

Kasteel Barista
Paix Dieu
Carolus Whisky infused
Bush Noel
Bush Tripel

Se não experimentaste nenhuma delas recomendo-as vivamente [;)]

Nem todos gostamos do mesmo, e por exemplo há malta que gosta de IPAs e eu não grande apreciador, prefiro mais trappists/quadrupels.

Tripels só mesmo a Paix Dieu e a Bush (Tripel, porque a Charactere é também das minhas favoritas).

As trappistes já experimentei todas, inclusivé a Cardena (encomendei com um amigo directamente da abadia). A Meadow já não é oficialmente trappiste e ainda bem porque não vou à bola com essa cerveja [:D]

A Bush Noel é um autêntico conhaque! Acho que as Bush exageram um bocado no teor alcoolico, mas numa cerveja de Natal gosto. Conheço bem a Carolus base, imagino que a Whisky infused seja bastante boa. Kasteel conheço a Donker, que é talvez a base da Barista, é outra "bomba".

IPAs e quads são extremos opostos na incrível variedade que há nas cervejas. As IPAs descobri há relativamente pouco tempo e gosto bem frescas no tempo quente, quando não me apetecem quads. Escolho o que beber muito em função do clima.

Suponho que sou da tua equipa, pois as minhas favoritas de sempre são as Rochefort 8+10 e a St Bernardus 12. Mas gosto de variar. Fora das lagers baratas, houve até agora muito poucas cervejas que me tenha arrependido de provar.

Percebo que vives para os meus lados :). Já experimentaste as cervejas da Rússia e Ucrânia no Mix Markt (Av Brasil 90C)? Não sendo comparáveis às de que temos falado, a Baltika 6 e a Lvivske Porter são cervejas escuras fortes interessantes de provar. E custam pouco mais de 1€ (50cl).

Última edição:
A Bush Noel é um autêntico conhaque! Acho que as Bush exageram um bocado no teor alcoolico, mas numa cerveja de Natal gosto. Conheço bem a Carolus base, imagino que a Whisky infused seja bastante boa. Kasteel conheço a Donker, que é talvez a base da Barista, é outra "bomba".

IPAs e quads são extremos opostos na incrível variedade que há nas cervejas. As IPAs descobri há relativamente pouco tempo e gosto bem frescas no tempo quente, quando uma Bush Noel não me passaria pela cabeça. Escolho o que beber muito em função do clima.

Suponho que sou da tua equipa, pois as minhas favoritas de sempre são as Rochefort 8+10 e a St Bernardus 12. Mas gosto de variar. Fora das lagers baratas, houve até agora muito poucas cervejas que me tenha arrependido de provar.

Percebo que vives para os meus lados :). Já experimentaste as cervejas da Rússia e Ucrânia no Mix Markt (Av Brasil 90C)? Não sendo comparáveis às cervejas de que temos falado, a Baltika 6 e a Lvivske Porter são cervejas escuras fortes interessantes de provar. E custam pouco mais de 1€ (50cl).

Não conheço, mas vou lá passar um dia destes com toda a certeza.

Ali ao pé costumo ir à Artesanalis.

Quanto às cervejas que mencionaste, não as descriminei porque estão no topo das minhas favoritas, sobretudo a Rochefort 10, St Bernardus 12 e acrescento a Zundert 10, Gregorius e a Spencer Quadrupel. Mas estas últimas são um pouco mais difíceis de encontrar (a artesanalis tem, por acaso).

Há um bar no parque das nações que eu e uns amigos convencemos o dono a fazer umas compras adicionais (ele tinha estrela dam e pouco mais) e agora tem Abt 12 e Karmeliet à pressão. Autenticos nectares [;)]

Não conheço, mas vou lá passar um dia destes com toda a certeza.

Ali ao pé costumo ir à Artesanalis.

Quanto às cervejas que mencionaste, não as descriminei porque estão no topo das minhas favoritas, sobretudo a Rochefort 10, St Bernardus 12 e acrescento a Zundert 10, Gregorius e a Spencer Quadrupel. Mas estas últimas são um pouco mais difíceis de encontrar (a artesanalis tem, por acaso).

Há um bar no parque das nações que eu e uns amigos convencemos o dono a fazer umas compras adicionais (ele tinha estrela dam e pouco mais) e agora tem Abt 12 e Karmeliet à pressão. Autenticos nectares [;)]

As Baltikas valem bem o que custam. Fiquei surpreendido com os russos. Pensava que só sabiam fazer bem as AK 47.

Nome/morada e (se te lembrares) preços? apr:)

É o Sailors, no Passeio Neptuno.

Largo ali muito dinheiro às sextas com os meus amigos.

As imperiais de karmeliet ele pede 5 euros (no copo dela original que leva à vontade 40cl), Rochefort 6,5 euros (garrafa). A imperial não me lembro se ele está a cobrar 5,5 ou 6,5...

Da última vez bebi umas Monte Cristo que me cobrou 9 euros por cada, que achei um pouco abusivo...

Na artesanalis sei que é tudo um pouco mais caro.

É o Sailors, no Passeio Neptuno.

Largo ali muito dinheiro às sextas com os meus amigos.

As imperiais de karmeliet ele pede 5 euros (no copo dela original que leva à vontade 40cl), Rochefort 6,5 euros (garrafa). A imperial não me lembro se ele está a cobrar 5,5 ou 6,5...

Porra, que balúrdio! Compra a metade do preço, de certeza.

Para mim só se justifica se as versões à pressão forem bem melhores que as em garrafa. O que no caso das belgas não me acontece assim tanto. A maioria parece-me essencialmente igual. A maior surpresa positiva que tive até agora foi a Grimbergen Double Ambrée.

Se tens um grupo que consome bastante, dá uma olhada a este site espanhol que envia para Portugal. Tem mau aspeto e a última vez até tive de encomendar por email, mas os preços são justos. Até 7 a 9 caixas (dependendo do peso das garrafas) ficam por ~50€ o envio.

Porra, que balúrdio! Compra a metade do preço, de certeza.

Para mim só se justifica se as versões à pressão forem bem melhores que as em garrafa. O que no caso das belgas não me acontece assim tanto. A maioria parece-me essencialmente igual. A maior surpresa positiva que tive até agora foi a Grimbergen Double Ambrée.

Se tens um grupo que consome bastante, dá uma olhada a este site espanhol que envia para Portugal. Tem mau aspeto e a última vez até tive de encomendar por email, mas os preços são justos. Até 7 a 9 caixas (dependendo do peso das garrafas) ficam por ~50€ o envio.

É consensual entre a malta do meu grupo que a karmeliet à pressão, bem tirada, é um néctar inigualável. Eu acho que a abt12 à pressão é mais do meu agrado e fica deliciosa.

Uma questão de experimentares.

Há sítios bem mais caros em Lisboa como o Delirium. Para as artesanais tugas tens o Quimera e o Sacarrabos, mas eu prefiro as belgas e se quiser beber uma em condições prefiro ir à Artesanalis que fica muito perto da minha casa, ou então vou ao Sailors.

(...)

Por acaso não conhecia esse site. Do meu grupo encomenda-se mais das cervezas especiales ou da hopinbeer.

Se fores da minha zona podemos fazer compras em conjunto por causa dos portes (oferta acima de 75 Euros para a hopinbeer).

O cerveza internacional tem bons preços (melhores que a hopinbeer), desde que se encomende em quantidade. Trabalham sobretudo com revendedores, como os bares que depois nos servem a mais do dobro do preço. [;)]

De momento estou com bom stock, mas agradeço e tomo nota da proposta de encomenda partilhada.:) Deixo a nota que na hopinbeer numa encomenda de 140€ (2 caixas completas) consegui negociar um desconto de 5% + oferta de 2 copos (St Bernardus e Rochefort). Isto foi há cerca de um ano.

Última edição:
O cerveza internacional tem bons preços (melhores que a hopinbeer), desde que se encomende em quantidade. Trabalham sobretudo com revendedores, como os bares que depois nos servem a mais do dobro do preço. [;)]

De momento estou com bom stock, mas agradeço e tomo nota da proposta de encomenda partilhada.:) Deixo a nota que na hopinbeer numa encomenda de 140€ (2 caixas completas) consegui negociar um desconto de 5% + oferta de 2 copos (St Bernardus e Rochefort). Isto foi há cerca de um ano.

A Dona Isabelle de vez em quando manda uns códigos com desconto e é só nessa altura que vou comprando umas cervejas.

Quanto aos copos, esses para mim são obrigatórios. :)

O da La Trappe é bonito e como é aberto é excelente para algumas cervejas mais encorpadas.

Mas o meu critério é só ter aqueles copos das cervejas que gosto mais, como por exemplo: Zundert, Straffe Hendrik, Paix Diew, Kwak, Chimay, Karmeliet, Bush e Piraat. Não tenho muito espaço para mais. [:D]

Conheço quem tenha comprado o copo do La Corne, mas não sou nada fã dessa cerveja.

Mas o meu critério é só ter aqueles copos das cervejas que gosto mais, como por exemplo: Zundert, Straffe Hendrik, Paix Diew, Kwak, Chimay, Karmeliet, Bush e Piraat. Não tenho muito espaço para mais. [:D]

Bebes a Kwak do copo-ampulheta? Dá algum jeito? :)

Só tenho os dois que mencionei (por serem as minhas favoritas) e alguns genéricos para vários tipos de cerveja.

Bebes a Kwak do copo-ampulheta? Dá algum jeito? :)

Só tenho os dois que mencionei (por serem as minhas favoritas) e alguns genéricos para vários tipos de cerveja.

Eu tinha a mania de beber a cerveja pelo apoio do copo, mas depois contaram-me a história por detrás de que o formato do copo é propositado para derramar menos cerveja.

Diziam que a malta que andava nas carruagens gostava de beber cerveja no caminho.

Com base nesta história racionalizei que se calhar o suporte do copo serve só para ele não tombar e para beber tiro-o sempre do suporte.

O da Piraat uso-o também para blondes, como Leffe, Delirium Tremens e do género. É um copo muito menos aberto e horrível para beber cervejas fortes e com muito sabor, como a Gregorius/Monte Cristo/Carolus whisky infused.

Última edição:
Pois, essa estória do copo da Kwak não sei se não será só marketing. :) A cerveja que se bebe hoje foi criada nos 1980s, inspirada nessa tal que bebiam nas carruagens (link). Mas, o mais importante, é uma boa cerveja.

Para as quads, com muito aroma e a beber pouco frias, gosto de usar um copo de brandy.

arcoroc-glass-brandy-cognac-glass-41cl-6-pieces.jpg

Voltar
Superior