O Topico tão esperado . . . Nós e a Cerveja

Mas não será todas as semanas. [;)]

Para já, até fim de Outubro

jrjordao-albums-fotos-picture154370-pdcervejasoutubro.jpg

Comprei uma Duvel para experimentar, estou curioso para começar a entrar nas cervejas belgas.

https://www.beertourism.com/blogs/news/trappist-beer-a-trademark-to-be-reckoned-with

A Duvel foi uma boa escolha, pois é menos diferente do que poderás estar habituado que a maioria (ex: Tripel Karmeliet).

Se gostares de bebidas fortes, experimenta a Gulden Draak quando voltarem a ter no Lidl. Só vendem em 4-pack (e numa caixa de degustação com 6 variedades), mas a um preço bastante acessível, provavelmente metade do que deste pela Duvel.

Também escura como a Draak, mas (na minha opinião) ainda melhor, tens a Chimay azul nos Continente hiper e online.

Boas descobertas! apr:)

P.S. 1: Atenção à temperatura recomendada (frequentemente) no rótulo traseiro. A maioria das belgas não são para beber tiradas diretamente de (uma longa estadia no) frigorífico. Principalmente as fortes e ainda mais as também escuras.

P.S. 2: Também recomendo que não as consumas à refeição, principalmente nesta fase de descoberta. Se quiseres acompanhar com algo, experimenta frutos secos não temperados e/ou, com as escuras e caso gostes, chocolate preto 70%+ de cacau.

Última edição:
Obrigado pelos conselhos.

A Duvel diz que é para ser consumida a 5 °C, parece-te a temperatura indicada?

Nem acabou por ficar assim tão cara, comprei-a com redução de preço de fim de validade. Ficou por 2,30€.

Sim, já tenho algumas cervejas que gostava de experimentar. Entre elas a Chimay.

Estava mais virado para as cervejas mais características deles, estilo abadia.

Cá está, a Duvel tem algumas características mais próximas do que nós conhecemos por cá e a temperatura recomendada acaba por refletir isso. 5° é basicamente direta do frigorífico. Se demorares uns 20 minutos a degustá-la, terás oportunidade de perceber se te sabe melhor mais ou menos fresca.

Já uma Chimay azul e Gulden Draak, ambas escuras, normalmente consomem-se entre 8° e 10°. Em termos práticos, colocas no frigorífico apenas uns 50 a 60 minutos antes de abrir. Depende da temperatura do frigorífico claro, no meu caso tenho a 4°.

Sim, já tenho algumas cervejas que gostava de experimentar. Entre elas a Chimay.

Estava mais virado para as cervejas mais características deles, estilo abadia.

As Chimay são grandes representantes de abadia trapista. A azul (strong dark) é com razão a mais conceituada mas a vermelha (dubbel) sendo menos forte é também muito boa e uma das mais antigas receitas (1862!) ainda em produção.

Por cá encontras facilmente as "abadias industriais": Affligem, Grimbergen e Leffe. São agradáveis e acessíveis, mas definitivamente um patamar abaixo.

No Continente podes também encontrar a La Trappe Quadrupel (quadrupel), uma trapista holandesa que é um autêntico conhaque.

As Chimay são grandes representantes de abadia trapista. A azul (strong dark) é com razão a mais conceituada mas a vermelha (dubbel) sendo menos forte é também muito boa e uma das mais antigas receitas (1862!) ainda em produção.

Por cá encontras facilmente as "abadias industriais": Affligem, Grimbergen e Leffe. São agradáveis e acessíveis, mas definitivamente um patamar abaixo.

No Continente podes também encontrar a La Trappe Quadrupel (quadrupel), uma trapista holandesa que é um autêntico conhaque.

Ok, ficou registado. [;)]

Edit: Fui verificar e na verdade a cerveja tem validade até Novembro de 2022, embora estivesse em desconto.

Ainda não há muito tempo esteve em folheto no Continente (Chimay azul).

transferir.jpg

Última edição:
Edit: Fui verificar e na verdade a cerveja tem validade até Novembro de 2022, embora estivesse em desconto.

Ainda não há muito tempo esteve em folheto no Continente (Chimay azul).

A maioria das cervejas belgas têm validades longas, principalmente as mais fortes, de vários anos. Com o tempo vão acentuando certas características (em detrimento de outras). Há por isso quem as deixe envelhecer para além dessa data.

Supermercados como o Lidl colocam-nas em desconto de "aproximação de prazo de validade", mas na realidade estão apenas a despachar sobras de folhetos anteriores. Ė uma excelente oportunidade para comprar boas cervejas em perfeitas condições.

Aproveitei essa campanha no Continente de Telheiras, com um cupão de 15%. Só tinham 6 Chimay, senão vinham mais. [;)]

Um site onde podes ficar com uma ideia de quão boa uma cerveja é: RateBeer. Na minha experiência pessoal, nas cervejas com bastantes avaliações (500+) quase sempre acabo por concordar com o score. Permite poupar na compra de garrafas bonitas com conteúdo feio. [;)]

Exacto, comprei no Lidl exactamente nessas condições como referes.

Eu curiosamente não gosto de ler as apreciações de outros, pois pode condicionar a minha experiência. Depois de experimentar já tenho curiosidade.

Embora a pontuação seja um bom indicador no momento de compra.

Última edição:
Já tenho a Coruja Double IPA. Sendo um desconhecedor do tipo não posso dizer muito, mas apenas que gostei do que provei.

Pena que a temperatura da cerveja não estivesse um pouco mais baixa, mas a curiosidade sobrepôs-se.

Já tenho a Coruja Double IPA. Sendo um desconhecedor do tipo não posso dizer muito, mas apenas que gostei do que provei.

Pena que a temperatura da cerveja não estivesse um pouco mais baixa, mas a curiosidade sobrepôs-se.

É o que mais importa. [;)] Vou ver se a encontro esta semana.

As IPAs costumam realmente saber melhor bem frescas. Completamente diferente das abadias belgas.

Não está fácil encontrar a Coruja Double IPA aqui pela capital. Muita procura e/ou fornecimento insuficiente, suponho.

Trouxe sim a Somersby Hops’N Apples para experimentar. Sidra Somersby com a adição tardia de lúpulo (dry hopping).

O aroma é fenomenal. No sabor, o lúpulo equilibra a doçura excessiva da sidra, embora (para mim) não o suficiente. Preferia menos açúcar e mais lúpulo, mas é a melhor sidra de grande distribuição que já provei.

Encontrei-a no corredor das promoções do Pingo Doce.

A Erdinger já estava esgotada, mas trouxe ainda mais uma Franziskaner e uma Guinness.

Também estava lá a Lagunitas IPA, mas preferi não trazer.

Do Aldi trouxe uma Ayinger Urweisse.

Última edição:
Consegui finalmente encontrar a Coruja Double IPA! apr:)

O aspeto e aroma pareceram-me semelhantes à Coruja IPA (que não bebo há algum tempo). O sabor é dominado pelo lúpulo, com o álcool bem presente. Bastante amarga, foi muito bem a acompanhar comida picante. Em separado seria menos agradável.

Continuo a preferir a Lagunitas, mas esta Coruja é uma experiência interessante. Vou comprar algumas para acompanhar os pratos de caril e amendoins picantes. :)

Voltar
Superior