O Topico tão esperado . . . Nós e a Cerveja

Há milhares diferentes tipos de IPA, só agora estão a chegar a Portugal.
Há 2 anos atrás fiquei surpreso numa Pizzaria em Alvalade terem a Lagunitas.

Soube-me mesmo bem beber uma cerveja a sério 😄

As Oktoberfest são, em teoria, perfeitas em October, e não no verão, até porque são versões mais encorpadas das cervejas de "verão".

Referia-me às cervejas que por cá costumam surgir nos folhetos "Oktoberfest". A maioria costumam ser weissbiers, que podiam muito bem ser promovidas no verão. Mas mesmo as verdadeiras cervejas de Oktoberfest são "águinha" e muito mais aceitáveis para o calor que uma Gulden Draak :)

Qual a diferença para as IPA?

E há vários tipos, certo ?

Só bebi uma, e era uma "marafada IPA".

Era boa, mas muito "frutada"/doce.
Uma lager tipo Super Bock tem uns 15 IBUs (Unidade international de amargor), uma IPA pode ter algo na ordem dos 50-70, algumas mais.

Mas os "amargos" não são todos iguais, há mais florais, mais secos, mais mentolados, mais tropicais... Uns notam-se mais no sabor e outros mais no aroma (até porque depende muito do processo de fabrico)... É todo um mundo para descobrir.

E no outro dia acabei por provar a IPA Lagunitas, uma cerveja com muita personalidade mas que não me entusiasmou, mas irei repetir numa ocasião (refeição) mais adequada.

Também é questão de gosto, eu adoro IPAs e double IPAs mesmo sem nada, a meio da tarde. É também um gosto adquirido, tal como ninguém nasce a gostar de cerveja, as IPA e as Sour são tipo o último capítulo, mastery level 🤣
Desculpa a ignorância e sem ir "googlar", o que são double IPAs? Tem a ver com intensidade?

Tudo taps produzidos localmente pelo bar.
Todos os meses têm novas cervejas com uma nova fórmula.

Há há taps de verão e de inverno.

Um dia vou montar um bar destes em Portugal 😎
eaee1c28cae99baea315a84e977ddb3c.jpg
c7b3a40ea066476799b85904cef58ebb.jpg

Última edição:
O oposto do que aconteceu, praticamente bebi a cerveja sem acompanhamento e, confesso que no meu caso já não consigo beber cerveja a "solo" , aka PDI 😎

"PDI"?

As minhas favoritas, belgas fortes, bebo "solo" ou com apenas um snack de frutos secos sem tempero ou no caso das escuras chocolate negro.

A IPA por vezes "cansa-me" um pouco a "solo". Se é por não ser dos meus estilos favoritos ou por características do estilo, não sei.

Voltar
Superior