Objecto encontrado. Que direitos tenho?

Quando somos pessoas de bem, normalmente somos sempre comidos.

Ainda o ano passado encontrei um telemóvel dentro de uma instituição. Como o segurança tinha mais pinta de assaltante que outra coisa, guardei-o eu. Como estava bloqueado não o desliguei nem nada. Esperei que ligassem.
Entretanto ligou-me o dono. Um puto que me começou a ameaçar a dizer que ia chamar os amigos e polícia e que tinha a localização do telemóvel, nem me deixou sequer falar.[8b] Tive quase que lhe gritar para lhe explicar a situação. No dia seguinte entreguei o telemóvel, mas apeteceu-me dar um par de murros no focinho. Se eu lhe quisesse roubar o telemóvel tinha-lhe logo tirado a bateria, era daqueles de capa, ou o cartão. Ainda por cima era desconfiado o esperto, queria que eu lhe entregasse o telemóvel naquela noite.
Conclusão por causa das confusões, quando vir qualquer coisa estou-me a c4gando.

Eu, a esse foi telefone ja nao entregava nada!

O rapaz entregou telemóvel com receio de ser localizado [:)]e mesmo após de praticar uma boa ação quase apanhou [:D]
Mas serás reconhecido quando chegares ao mundo da verdade [:)]

Uns 30 anos atras aquisiçao de uma maquina qualquer representava sacrificio financeiro quem quizesse adquirir, mas nos dias de hoje é tudo descartavel e o preços sao acessiveis. Quem perdeu ja partiu para outra. Se tens boa fé em entregar isso ao dono poderá ser muito trabalhoso para ti e andares com tua identificaçao nas entidades competendes a baila e ser chamado periodicamente e perder tempo.
Faz lembrar certa vez meu pai encontrou uma carteira e de boa fe foi entregar a policia e o resto nem conto...

Também conheço algumas histórias rocambolescas com carteiras achadas, e acusações de roubo de dinheiro e roubo de identidade à mistura [;)]

A última coisa que encontrei foi uma chave de um carro. Tentei ver de quem era, até saber que tinham ido a um café à procura dela no dia anterior. Fomos entregar na esquadra, e foram muito simpáticos.

Eu, a esse foi telefone ja nao entregava nada!

O mais curioso é que encontrei o telefone por volta das 14h e ele liga-me às 22h.
O rapaz entregou telemóvel com receio de ser localizado [:)]e mesmo após de praticar uma boa ação quase apanhou [:D]
Mas serás reconhecido quando chegares ao mundo da verdade [:)]

Por acaso o telemóvel era pior que o meu. Mas mesmo que fosse melhor não ia ficar com ele. Trata-se da educação que recebi, enfim princípios que esta malta não tem. Não pretendo arranjar lugar no céu...só se fosse com 20 não virgens![:D]

Uma vez encontrei uma carteira com uma série de documentos no chão e deixei-a onde estava; ainda pensei em entregá-la na polícia que ficava a 300 metros e fazer a boa ação do dia mas depois pensei "é melhor não, se calhar ainda vou ter chatices."
Já agora, sabem se quem encontra objetos e os devolve à polícia precisa de identificar-se ou deixar alguns dados seus?

Uma vez encontrei uma carteira com uma série de documentos no chão e deixei-a onde estava; ainda pensei em entregá-la na polícia que ficava a 300 metros e fazer a boa ação do dia mas depois pensei "é melhor não, se calhar ainda vou ter chatices."
Já agora, sabem se quem encontra objetos e os devolve à polícia precisa de identificar-se ou deixar alguns dados seus?

Já o fiz e não pediram nada.

A melhor maneira de devolver carteiras e afins, é enfiá-las nos marcos do correio. Os CTT fazem o favor de tentar contactar o dono, através de alguma identificação que nela conste.
Se não tiverem sucesso, reencaminham para a PSP devidamente ensacada (com selo) com a data e hora de entrada no CDP, o peso e assinatura/carimbo do chefe de serviço.

Fica a dica para não terem chatices. [;)]

A melhor maneira de devolver carteiras e afins, é enfiá-las nos marcos do correio. Os CTT fazem o favor de tentar contactar o dono, através de alguma identificação que nela conste.
Se não tiverem sucesso, reencaminham para a PSP devidamente ensacada (com selo) com a data e hora de entrada no CDP, o peso e assinatura/carimbo do chefe de serviço.

Fica a dica para não terem chatices. [;)]

O meu pai perdeu uma carteira, e ela apareceu na nossa caixa do correio, com tudo menos os 1.000$00 que lá tinha [:D]

Respondendo diretamente à questão que colocaste no título do tópico...

Tu tens o direito de agir em consciência.

No entanto, se a tua consciência for comprovadamente censurável, alguém terá o direito de te punir [:D].

Coloca um anuncio num grupo de turismo de cidadãos asiáticos em Portugal (no facebook), e pede que te confirmem dia, hora, e linha do metro onde "perderam a máquina" modelo da máquina, que fotos poderão lá estar.

Se não encontrares aí os proprietários, dificilmente os encontrarás em lugar algum.

Se o ML te voltar a chatear, diz que te enganaste :sh)

O meu pai perdeu uma carteira, e ela apareceu na nossa caixa do correio, com tudo menos os 1.000$00 que lá tinha [:D]

Duvido que tenha sido algum dos carteiros, já que se o dono for informado, o levantamento é feito presencialmente, com respectiva assinatura em papel de que levantou a carteira.

Duvido que tenha sido algum dos carteiros, já que se o dono for informado, o levantamento é feito presencialmente, com respectiva assinatura em papel de que levantou a carteira.
Claro que não foi, foi alguém bem intencionado que conhecia o meu pai mas não quis dar a cara.

Segundo ele, não tinha nada com morada (não tinha a carta lá).

Obrigado a todos pela ajuda.
Fui à PSP que contactou o comando do metro e pelos vistos a câmara tinha sido dada como perdida, por um cidadão asiático tal como eu desconfiava.

Como o proprietário estava identificado tive de deixar lá a máquina, caso não a levante daqui a um ano posso ir lá reclama-la como minha.

O que me deixa chateado nesta história é que o serviço de perdidos e achados do metro sabia desde o primeiro dia que a câmara estava em minha posse e que fazia intenção de devolver ao dono. Nunca me contactaram a dizer que tinham encontrado o dono. Se me tivessem dito isso ia lá no mesmo dia. Enfim...

Atitude louvávelapr:)

Há muitos atrás aconteceu o mesmo à minha Maria, com uma daquelas máquinas mais práticas de 150 € (na altura). Vai ter com o segurança, explica a situação e a resposta foi que levasse a máquina para casa que ali não havia secção de perdidos e achados. Quando chegou a casa e me contou o caso, disse logo que não seria assim certamente. Voltámos ao shopping, fomos ao balcão e confirmámos que havia, de facto, perdidos e achados. No final do dia já nos estavam a contactar para ir levar a máquina.

Também vimos algumas fotos para ver se reconhecíamos algo, mas não. Foi muito gratificante ver a dona da máquina com a lágrima no olho, a agradecer a atitude tomada.

Há muitos atrás (...)

Deduzo que sejam anos atrás, em todo o caso era assim mesmo, hoje em dia uma pessoa passa por ladrão só porque tentou fazer uma boa acção.

Já me aconteceu o mesmo com um iphone, estava no provador e levei, nisto fiz restauro para ver se aparecia algum contacto no icloud, ligo ao wifi e começo a receber ameaças do fulano, fui deixar o telemovel onde o encontrei e depois alguem deu lhe rumo [:D]

Há muitos atrás aconteceu o mesmo à minha Maria, com uma daquelas máquinas mais práticas de 150 € (na altura). Vai ter com o segurança, explica a situação e a resposta foi que levasse a máquina para casa que ali não havia secção de perdidos e achados. Quando chegou a casa e me contou o caso, disse logo que não seria assim certamente. Voltámos ao shopping, fomos ao balcão e confirmámos que havia, de facto, perdidos e achados. No final do dia já nos estavam a contactar para ir levar a máquina.

Também vimos algumas fotos para ver se reconhecíamos algo, mas não. Foi muito gratificante ver a dona da máquina com a lágrima no olho, a agradecer a atitude tomada.

A minha filha com 7 anos na altura, achou um iphone 4s na casa de banho do Dolcevita Tejo, o tele tinha código, logo não dava para ver nada, a minha mulher foi ao balcão de informações e a respostas de duas senhoras que lá estavam era que ficasse com o tele, pois se ela não ficasse, ficava outra pessoa qualquer, pedimos o livro de reclamações descrevemos o sucedido e seguimos viagem, na esperança que alguém ligasse para o tele.
Fiquei ainda mais chateado com toda a situação pois a pequena estava sempre a falar no mesmo " ó pai então e agora", só lhe respondia calma, que alguém já liga e nós entregamos o telemóvel.
Resolvemos levar o tele para casa e como moramos a cerca de 150km do local onde estava-mos depois enviava-mos o tele pelo correio se alguém o reclamasse , mas quando ia-mos na ponte VG ligaram para o tele e a minha mulher explicou a situação e que queria.mos entregar o tele.
A dona do tele era uma funcionaria de um cabeleireiro do Dolcevita, ligou alguns minutos depois, confirmamos o pin e as fotos que lá estavam e foi uma amiga dela buscar o tele ao forum montijo.
De referir ainda que cerca de 3 dias depois a minha mulher recebeu um telefonema da parte do Centro Comercial, a perguntar o que se tinha passado, lol

No meu local de trabalho é frequente deixarem objectos esquecidos. Geralmente entrego documentos na polícia. Telemóveis ligam sempre de volta e regressam para recuperar o equipamento. Já houve um que não pudemos devolver porque ficou sem bateria e pedia pin ao ligar.

Na passada semana foi uma carteira com mais de 100€ em dinheiro de um senhor espanhol de Madrid. Tinha documentos de identificação e tinha o cartão de sócio do Real Madrid. Resolvi contactar o Real Madrid, expliquei a situação e imediatamente me puseram em contacto com o seu sócio e dono da carteira. Devolvi a carteira com todo o dinheiro e recebi 45€ de gorjeta.

Já aprendi que em algumas situações não devemos contar com entidades oficiais.
Arrependi-me muito do dia em que entreguei uma nota falsa a polícia. Além do valor da nota, ainda perdi demasiado tempo...

Last edited:
A minha filha com 7 anos na altura, achou um iphone 4s na casa de banho do Dolcevita Tejo, o tele tinha código, logo não dava para ver nada, a minha mulher foi ao balcão de informações e a respostas de duas senhoras que lá estavam era que ficasse com o tele, pois se ela não ficasse, ficava outra pessoa qualquer, pedimos o livro de reclamações descrevemos o sucedido e seguimos viagem, na esperança que alguém ligasse para o tele.
Fiquei ainda mais chateado com toda a situação pois a pequena estava sempre a falar no mesmo " ó pai então e agora", só lhe respondia calma, que alguém já liga e nós entregamos o telemóvel.
Resolvemos levar o tele para casa e como moramos a cerca de 150km do local onde estava-mos depois enviava-mos o tele pelo correio se alguém o reclamasse , mas quando ia-mos na ponte VG ligaram para o tele e a minha mulher explicou a situação e que queria.mos entregar o tele.
A dona do tele era uma funcionaria de um cabeleireiro do Dolcevita, ligou alguns minutos depois, confirmamos o pin e as fotos que lá estavam e foi uma amiga dela buscar o tele ao forum montijo.
De referir ainda que cerca de 3 dias depois a minha mulher recebeu um telefonema da parte do Centro Comercial, a perguntar o que se tinha passado, lol

Lembrei-me que no WC de um aeroporto (já não me lembro qual), a minha mulher encontrou um I-Phone 6 na bancada. Sai com ele na mão e apercebe-se que uma adolescente que entra a correr desesperada no WC, voltou para trás e devolveu-lhe o telefone. Só faltou beijar-lhe as mãos[:D], eram abraços, beijos na cara, balbuciou algo em estrangeiro e voltou a correr para os Pais a contar o que se tinha passado (a linguagem corporal assim o fez parecer).

Back