Na generalidade os carros actuais não são tão fiáveis e duráveis como os que haviam há 20 anos atrás, isto por vários factores, não podemos achar que é apenas porque as marcas decidiram de forma deliberada encurtar o prazo de validade dos seus produtos. Desde a maior complexidade dos produtos actuais a todos os níveis, desde segurança ao controlo de emissões que exigem muitos componentes electrónicos que há 20 anos atrás não existiam, as margem mais esmagadas e o menor poder de compra são outros factores, isto aliada ao menor interesse das pessoas em entender o que é um carro e como funciona olhando para ele como um utensílio que nos transporta do ponto A ao ponto B de forma mais económica possível
E depois cada caso é um caso e cada marca tem a sua postura no mercado e dentro de cada marca há produtos com qualidades e cuidados de montagem diferentes e depois entre carros da mesma marca e modelo podem ser completamente diferentes no que toca a fiabilidade e durabilidade
Tenho como exemplo 2 carros que comprei um em 2006 e outro em 2010 de marcas diferentes.
O primeiro fez 390000 kms e até o vender ha 2 anos atrás, até o vender precisou de mudar toda a suspensão, o turbo, 2 injectores com cerca de 300 mil, carretos da 6ª, 5ª, 4ª e 3ª com cerca de 250 mil, na marca queriam por uma caixa nova, e 2 alternadores.
O segundo de 2010, tenho-o e não o pretendo vender, tem 318000kms e até hoje não me deu um único problema e não tem um único barulho parasita, mesmo em empedrado, parece-me ser um excelente produto