Oficina da Marca tarda em resolver o problema

ricardoanjos23

New member
Olá a todos,

Vai fazer 1 ano este mês que adquiri um Ford Fiesta novo, 0km. Após 2000km de o comprar, notei um ruído ao fazer ponto de embraiagem, levei o carro à oficina e passado um dia foi prontamente resolvido.

À cerca de meio ano atrás, começou a fazer um barulho do lado direito, sempre que passa por lombas (aquelas lombas de desaceleração, antes das passadeiras) a velocidades reduzidas (30/40km/h) ou até mesmo buracos, etc. Levei à oficina, só que infelizmente nesse dia estava a chover muito e fiquei com a ideia que o responsável não tinha conseguido ouvir o barulho. Resultado: reapertaram os cabeçotes dos amortecedores e nada resolveu.

Reportei a situação por telefone, mas deixei o problema andar.

À 1 mês atrás, resolvi voltar a passar lá, e desta vez ouviram o barulho. Desde então ainda não conseguiram dar com o problema mas efetivamente admitem que algo não está bem. Já trocaram o amortecedor do lado direito, o apoio de cima do motor, o apoio de baixo, uma caixa de direção e até o tablier tiraram fora e nada.

Não sei o que fazer, pois eles são bastante atenciosos e dá para notar o descontentamento deles face ao problema não estar resolvido, mas então e eu?

Existe alguma maneira de apertar com eles?

Se eles estão de facto a tentar resolver o problema não me parece que possas fazer alguma coisa, além do facto de que tentares intimidar ou algo do género pode fazer o inverso daquilo que esperas que aconteça.
Eles não sabendo o que se passa estão numa de tentativa e erro até encontrarem o "gato", resta apenas teres alguma paciência até eles resolverem isso

Dar um prazo por escrito, "ameaçando" reportar o caso ao importador.

Já pensei em comunicar diretamente com a Ford Lusitana acerca do que se está a suceder. Pode ser que possam apertar mais com eles...

Se eles estão de facto a tentar resolver o problema não me parece que possas fazer alguma coisa, além do facto de que tentares intimidar ou algo do género pode fazer o inverso daquilo que esperas que aconteça.
Eles não sabendo o que se passa estão numa de tentativa e erro até encontrarem o "gato", resta apenas teres alguma paciência até eles resolverem isso

Exatamente, sempre que penso em reclamar tenho medo disto. É caso para dizer que eles têm a faca e o queijo na mão.

Eles são super educados, atenciosos, admitem o problema e nunca mo tentaram esconder ou até dizer que era feitio. E volto a repetir, nota-se a larga distância que eles estão bastante incomodados com o assunto.

Na segunda-feira faz 4 semanas que tenho o carro lá...

Last edited:
Mas se eles estão a tentar tratar do assunto e já trocaram N coisas tu queres apertar com eles porquê?

Eu percebo que seja chato, eu trato de variadíssimos carros de clientes em estou entre o cliente e a marca tempos a fio devido a problemas que por vezes parecem fáceis de resolver.

No teu caso falaria com eles sobre a hipótese de se fazer o relato do problema á marca para ver se em alguma oficina já aconteceu e qual foi a resolução.

Agora aumentar a pressão quando eles até estão a trabalhar no carro é pedir para eles te ignorarem.

Mas se eles estão a tentar tratar do assunto e já trocaram N coisas tu queres apertar com eles porquê?

Eu percebo que seja chato, eu trato de variadíssimos carros de clientes em estou entre o cliente e a marca tempos a fio devido a problemas que por vezes parecem fáceis de resolver.

No teu caso falaria com eles sobre a hipótese de se fazer o relato do problema á marca para ver se em alguma oficina já aconteceu e qual foi a resolução.

Agora aumentar a pressão quando eles até estão a trabalhar no carro é pedir para eles te ignorarem.
Subscrevo.

Quando são carros novos e com pouco tempo de mercado, problemas novos e procura de soluções. É aguardar.

Tens carro de substituição?

Não faço a minima ideia se estão a testar o carro exaustivamente ou se apenas vão "testando".

Pelas conversas que tenho, quer com o responsável da oficina quer com o recepcionista, dão me a entender que o carro sai e entra da oficina n de vezes ao dia.

Só que após 4 semanas, o bicho começa a moer-me a cabeça e se calhar começo a pensar demais ou até em coisas sem sentido nenhum...

Na altura (inicio de Setembro), só me conseguiam um carro de substituição em Outubro (nunca mo negaram), só que o meu Pai entretanto comprou um carro e eu tenho andado com o dele antigo. Preferi não esperar pelo carro de substituição.

Não faço a minima ideia se estão a testar o carro exaustivamente ou se apenas vão "testando".

Pelas conversas que tenho, quer com o responsável da oficina quer com o recepcionista, dão me a entender que o carro sai e entra da oficina n de vezes ao dia.

Só que após 4 semanas, o bicho começa a moer-me a cabeça e se calhar começo a pensar demais ou até em coisas sem sentido nenhum...

Na altura (inicio de Setembro), só me conseguiam um carro de substituição em Outubro (nunca mo negaram), só que o meu Pai entretanto comprou um carro e eu tenho andado com o dele antigo. Preferi não esperar pelo carro de substituição.
Pede para falar com quem tem algo a dizer na oficina e explica os teus receios e ansiedades (que volto a dizer, percebo completamente), agora só te recomendo a não avançar por trás sem eles saberem porque podes vir a perder ainda mais tempo.

Ao fim de 4 semanas parece me ser correcto falar com a marca mesmo mas tenta que sejam eles.

Talvez uma das opções é forçar um carro de substituição, mesmo que não necessite dele.

Se calhar ter um carro fora tanto tempo, pode ajudar as coisas a andar um pouco mais rápido...

Estando o carro na oficina há 4 semanas, eu exigiria carro de substituição na hora, pois é um direito que te assiste, estás em período de garantia, o problema não é teu, e ficaste privado do teu meio de transporte para o teu uso diário. Por acaso o teu pai pode emprestar-te um carro, mas e se não tivesses outro carro?
No entanto, e dada a postura que relatas relativamente á concessão, faria o pedido de forma cordial e explicando os inconvenientes que toda a situação te está a causar. No limite propunha ao concessionário fazer a exposição conjunta ao importador, expondo a situação.

Last edited:
Amanhã vou passar na CAM e pedir o carro de susbtituição, mesmo não necessitando dele.

Também vou perguntar se não será melhor expor o caso à Ford Lusitana.

Não existe nada legal a que me possa agarrar?

Há. A garantia.

Ou compraste algum "chaço" com 10 anos e cheio de km em que tudo é agora peça de desgaste?

Compreendo que seja bastante chato andar sem carro até porque embora devido a uma situação diferente também ando de carro emprestado, no teu caso há uma vertente positiva, quanto mais tempo demorar mais peças novas tens no carro[:)]
Concordo com mais opiniões aqui, se eles estão activamente a tentar resolver o problema fazer com que eles sejam apertados por terceiros pode correr mal, faz como dizes e pede o carro de substituição e vai falando com eles com a mesma postura que tiveram para contigo, certamente também percebem que é chato comprar um carro e não poder usar.

Luz ao fundo do túnel (finalmente) !!

Como vos disse, fui lá e falei diretamente com o responsável, que por acaso estava mesmo de saída com uma Focus.

Encostou o carro e disse-me "você está primeiro", deixou a Focus para amanhã e fomos dar uma volta no meu.

De facto o barulho desapareceu, e pelos vistos era um apoio do radiador da sofagem que assim que apanhava uma lomba, ao descer ele batia.

À partida entregam-mo amanhã, pois têm uma série de coisas desmontadas na parte da escovas e etc.

Foi super cordeal e pediu-me sinceras desculpas e eu de facto compreendo, mas 4 semanas ainda para mais sem carro de substituição deixam qualquer um "lixado".

Pedi também o relatório completo de tudo que foi feito no carro, quando o for levantar.

Quando receber a chamada para avaliar o serviço, não vou deixar de criticar duramente o facto deste concessionário em concreto, ainda para mais com o "nome" que tem, dentro da Ford em Portugal (CAM), apenas ter disponível um carro de substituição. É ridículo.

De resto, não vou deitar já foguetes, porque já os gastei umas 5 ou 6 vezes.

Ainda bem que poderá estar resolvido e segundo o relato parece-me que de facto são bastante atenciosos o que é sempre de louvar
Esperemos então que seja desta vai dando notícias

Porra, e não é que o problema não está resolvido?

Nunca mais me ligavam, até que na sexta-feira liguei para lá e parece que ainda estavam em fase de montagem, aproveitei para pedir um veículo de susbtituição (não é que precise dele), lá me arranjaram um.

Hoje voltei a ligar e eis que depois de montarem tudo e a passar em lombas mais agressivas (por exemplo e para quem conhecer, as lombas à beira do continente, atrás do NorteShopping), voltou a fazer o mesmo barulho.

Já não sei o que fazer, sinceramente estou farto de falsas esperanças...

Porra, e não é que o problema não está resolvido?

Nunca mais me ligavam, até que na sexta-feira liguei para lá e parece que ainda estavam em fase de montagem, aproveitei para pedir um veículo de susbtituição (não é que precise dele), lá me arranjaram um.

Hoje voltei a ligar e eis que depois de montarem tudo e a passar em lombas mais agressivas (por exemplo e para quem conhecer, as lombas à beira do continente, atrás do NorteShopping), voltou a fazer o mesmo barulho.

Já não sei o que fazer, sinceramente estou farto de falsas esperanças...

Tens muita sorte por esse concessionário ainda não ter desistido do teu carro e ter digo que é normal/característica construtiva que não afeta a performance, durabilidade e fiabilidade (a treta do costume das marcas e oficinas oficiais).

Tinha muito má impressão da Ford, tive um problema que nunca foi solucionado e tive que despachar um Fiesta de 2013 com menos de 1 ano, por um problema grave que a marca não resolvia, mas dou os parabéns ao concessionário onde estás a levar a viatura, pelo menos estão a tentar resolver o problema. Pode ser que a Ford tenha mudado de postura e tenha melhorado o pós venda com as várias reclamações que recebeu.

O meu conselho: Falar novamente com o concessionário, e ver o que está a ser feito. Caso te tratem com cordialidade e estejam a dar tudo para resolver o problema aguarda mais algum tempo. Se forem arrogantes, e derem o caso como perdido, ou começarem com desculpas que "é normal" ou "não ouviram nada" fala com a Ford Lusitânia (embora sejam um mero call center, que apenas falam com o concessionário a pedir esclarecimentos).

Tentar falar diretamente com a casa mãe, julgo ser na Alemanha, em último caso, pode ajudar. Guarda sempre os comprovativos das queixas, manda emails, guarda todas as provas para situações futuras.

Um abraço e espero que a situação se resolva!

Tens muita sorte por esse concessionário ainda não ter desistido do teu carro e ter digo que é normal/característica construtiva que não afeta a performance, durabilidade e fiabilidade (a treta do costume das marcas e oficinas oficiais).

Tinha muito má impressão da Ford, tive um problema que nunca foi solucionado e tive que despachar um Fiesta de 2013 com menos de 1 ano, por um problema grave que a marca não resolvia, mas dou os parabéns ao concessionário onde estás a levar a viatura, pelo menos estão a tentar resolver o problema. Pode ser que a Ford tenha mudado de postura e tenha melhorado o pós venda com as várias reclamações que recebeu.

O meu conselho: Falar novamente com o concessionário, e ver o que está a ser feito. Caso te tratem com cordialidade e estejam a dar tudo para resolver o problema aguarda mais algum tempo. Se forem arrogantes, e derem o caso como perdido, ou começarem com desculpas que "é normal" ou "não ouviram nada" fala com a Ford Lusitânia (embora sejam um mero call center, que apenas falam com o concessionário a pedir esclarecimentos).

Tentar falar diretamente com a casa mãe, julgo ser na Alemanha, em último caso, pode ajudar. Guarda sempre os comprovativos das queixas, manda emails, guarda todas as provas para situações futuras.

Um abraço e espero que a situação se resolva!

Já estou pela ponta dos cabelos! Existem limites!

Não existe algum tipo de período máximo, em que as marcas são obrigadas a reparar o veículo, dentro da garantia?

Back