Oficina ideal

Ora bem, se estou a entender correctamente, o objectivo é voltar a trazer os clientes que por alguma razão deixaram de lá ir, certo?
Aqueles que se sabe que pagam mas que deixaram de frequentar a oficina.

Penso que antes de se fazer uma qualquer promoção, deverias segmentar os clientes. Estamos a falar de quê? Particulares, empresas, instituições, o quê? Novos, velhos, o que é que fazem na vida, que tipo de carro conduzem? O que é que valorizam?

Ou seja, penso que terás muito mais sucesso se analisares os teus clientes do que perguntares aqui...

Para mim, e acho que para muitos dos que frequentam este lugarejo, é importante alguma bagagem (background/conhecimento) de quem mexe nos nossos carros. Daí que face à nova legislação deverias ter em atenção a figura do reparador autorizado. Ou seja, o meio caminho entre o Manel GT e a oficina do stand. Mas nisto já estou a divagar um pouco, porque já estou a falar de posicionamento...
Um bonito quadro na entrada da oficina com as fotos dos mecânicos e as suas competências valeria para mim muito mais que um check up gratuito...

Mas se o objectivo é chamar, e almejas uma taxa de 20 a 40% de sucesso:
- cobrar um valor simbólico ou nulo para a mão de obra (com um limite como é lógico) na primeira intervenção
- oferecer um teste de potência
- não sei se têm bate chapas, mas oferecer a reparação de uma mossa
- oferta de 2 ou 3 vales de desconto (para "obrigar" o cliente a voltar) em produtos onde a margem seja maior

citação:Originalmente colocada por jcpr

Eu tenho mais uma que para mim é fundamental.

Horário pós-laboral.

Seria muito bom ter (eu tenho) uma oficina aberta das 19H00 às 24H00.

Mudanças de óleo, pneus, luzes, bla bla, podem ser feitas a essas horas, sem prezuijo do cliente. Era sem dúvida uma mais valia.

Para reparações maiores, um carro de cortesia (não precisa de ser uma bomba, apenas desenrascar!).

Assinatura de uma folha de serviço, que responsabiliza o mecanico pelas operações efectuadas ao automovel, e a entrega das peças trocadas, garantindo assim total transparencia.

Serviço de concierge (a pagantes) e oferta da lavagem do carro também me levariam a ir à oficina.

O pessoal já nem está muito virado para os preços. O pessoal quer é um serviço de qualidade e transparencia.

como compreendes, também me passou essa pela cabeça, mas o pós laboral, aliado a descontos e a disponibilidade do pessoal ainda não faz o meu genero heheh, ou seja, é complicado reestruturar, para já, a empresa nesse sentido.

A viatura de cortesia, infelizmente trouxe-nos problemas em tempos, apenas as disponibilizamos para determinado cliente, ora era porque não prestava, ora era porque batiam e não assumiam a responsabilidade, ora porque apanhavam multas e não assumiam, era o rally etc etc.
Infelizmente não existe ainda aqui nenhuma rent a car. (por ex. fariamos pelo valor de uma hora de mao de obra teriamos uma viatura ao dispor do cliente)

E olha que o pessoal olha aos preços, havias de ver a cara do pessoal a pagar uma simples mudança de óleo e filtro por meia duzia de tostões com oferta de 50% mão obra

Só queria acrescentar mais uma coisa ao que foi dito.
Passar factura :D:)
E tratarem o carro como se fosse deles ( acho que aqui diz tudo).

Desconhecido: se procuras um serviço de consultoria para desenvolvimento do marketing de uma oficina manda PM. Há inúmeras coisas que se podem fazer mas como é evidente não são coisas que se pondem explicar aqui. Trabalho com uma pessoa altamente qualificada e experiente nesta área em particular (foi consultor de diversas empresas de reparação rápida que se implementaram em Pt noa últimos anos) podemos falar nisso se quiseres.

- flexibilidade horária (a maior parte das pessoas esta ocupada durante o dia e pode não ter disponibilidade nas horas "comuns")

- Limpeza/aspecto da oficina

- Orçamentar na hora / preços bem visiveis (sem surpresas posteriores)

- Findo o serviço, carro lavadinho por dentro e por fora à borliu

Ja encontrei esta oficina ehehehehe

Realmente tudo o que aqui foi dito é verdade mas o problema é que na maioria dos casos, as oficinas tentam se adaptar dentro dos meio disponiveis.
Excepto os grandes grupos economicos, que podem investir grandes quantidades de dinheiro em equipamentos de diagnostico, maquinas e tudo mais, a grande parte das oficinas não dispõe desse capital.
Claro que todos gostariamos de ter uma oficina hi-tech, com optimas promoções, a trabalhar afterhours, boas ofertas, etc, mas isso não está ao alcance da maioria de quem montou uma oficina com o dinheiro que tinha ou recebeu, ou o mecanico que tentou a sorte, saiu do concessionario e montou uma oficina.
Como podem comprovar pelos muitos posts e comentarios que por aqui passaram, há tambem muitas oficinas, com recomendaçoes, de concessionarios, de grandes grupos e no final são as reclamações que lemos e que sabemos.

citação:Originalmente colocada por Y

Ora bem, se estou a entender correctamente, o objectivo é voltar a trazer os clientes que por alguma razão deixaram de lá ir, certo?
Aqueles que se sabe que pagam mas que deixaram de frequentar a oficina.

Penso que antes de se fazer uma qualquer promoção, deverias segmentar os clientes. Estamos a falar de quê? Particulares, empresas, instituições, o quê? Novos, velhos, o que é que fazem na vida, que tipo de carro conduzem? O que é que valorizam?

Ou seja, penso que terás muito mais sucesso se analisares os teus clientes do que perguntares aqui...

Para mim, e acho que para muitos dos que frequentam este lugarejo, é importante alguma bagagem (background/conhecimento) de quem mexe nos nossos carros. Daí que face à nova legislação deverias ter em atenção a figura do reparador autorizado. Ou seja, o meio caminho entre o Manel GT e a oficina do stand. Mas nisto já estou a divagar um pouco, porque já estou a falar de posicionamento...
Um bonito quadro na entrada da oficina com as fotos dos mecânicos e as suas competências valeria para mim muito mais que um check up gratuito...

Mas se o objectivo é chamar, e almejas uma taxa de 20 a 40% de sucesso:
- cobrar um valor simbólico ou nulo para a mão de obra (com um limite como é lógico) na primeira intervenção
- oferecer um teste de potência
- não sei se têm bate chapas, mas oferecer a reparação de uma mossa
- oferta de 2 ou 3 vales de desconto (para "obrigar" o cliente a voltar) em produtos onde a margem seja maior

Tás lá, gostei, questões importantes.

Obviamente que analisei os clientes, daí que tenha 3 cartas tipo que irei dividir entre eles, ou seja existe basicamente 3 perfis.

A questão da certificação, ainda não, pela questão que não acredito no processo, ou seja, a certificação é importante, mas não pelo caminho que a estão a tentar impor (as empresas certificadoras).

A questão do quadro, não sei, vou pensar, obrigado.

A questão do sucesso em perguntar aqui, é que apesar das cartas estarem elaboradas, há sempre qualquer coisa a mudar e nada melhor que perguntar a utilizadores, não achas, poderei e conseguirem de certeza tirar ideias muito boas destas nossas conversas.

citação:Originalmente colocada por neoxic

Desconhecido: se procuras um serviço de consultoria para desenvolvimento do marketing de uma oficina manda PM. Há inúmeras coisas que se podem fazer mas como é evidente não são coisas que se pondem explicar aqui. Trabalho com uma pessoa altamente qualificada e experiente nesta área em particular (foi consultor de diversas empresas de reparação rápida que se implementaram em Pt noa últimos anos) podemos falar nisso se quiseres.

Agradeço, mas a intenção para já é trabalhar com custos baixos, controlados.

citação:Realmente tudo o que aqui foi dito é verdade mas o problema é que na maioria dos casos, as oficinas tentam se adaptar dentro dos meio disponiveis.
Excepto os grandes grupos economicos, que podem investir grandes quantidades de dinheiro em equipamentos de diagnostico, maquinas e tudo mais, a grande parte das oficinas não dispõe desse capital.
Claro que todos gostariamos de ter uma oficina hi-tech, com optimas promoções, a trabalhar afterhours, boas ofertas, etc, mas isso não está ao alcance da maioria de quem montou uma oficina com o dinheiro que tinha ou recebeu, ou o mecanico que tentou a sorte, saiu do concessionario e montou uma oficina.
Como podem comprovar pelos muitos posts e comentarios que por aqui passaram, há tambem muitas oficinas, com recomendaçoes, de concessionarios, de grandes grupos e no final são as reclamações que lemos e que sabemos.

Delmonico, disseste tudo....

Bem agora divagando um pouco.

A Oficina ideal (como diz o título) é um onde o carro venha melhor que novo e seja grátis. Hehehhehe

Por acaso a ideia dos vales de desconto em peças com mais margem, é bastante boa. Chama o cliente para uma 2 intervenção e ficam ambos a ganhar.

DESCONHECIDO

Já vi que estamos no mesmo ramo.
Li o que por aqui se escreveu mas por vezes a teorica é mais facil do que a pratica.
Quando se tem uma porta aberta, neste caso uma oficina, alem de termos de ofereçer o melhor serviço possivel, gostariamos tambem de ter todos os equipamentos e gadgets existentes, mas o problema é que os custos são demasiado altos para virem a ser rentabilizados.
Quando ás oficinas de grupos, franchising e concessionarios, os meus algums anos de experiencia no ramo, e alguma bem de perto com algumas destas oficinas, digo que há muito fogo de vista.
Tem tudo e mais alguma coisa, certificados, maquinas, etc mas depois o funcionamento e o serviço deixa muito a desejar.

Caro vizinho.. hehehe

Quando li o primeiro post vi logo qual era a ideia..

Ora bem..

A mim, o que me agrada muito em termos de assistencia aos meus carros..

Ter alguem que quando o carro via á oficina faça uam especie de checkup geral do carro e nao se limite apenas a intervencionar o que foi pedido. as vezes surgem coisas sem darmos por elas. infelizmente nas marcas hoje em dia é preciso muitas vezes martelar a cabeça aos tipos para isto ou aquilo e mesmo assim nao fazem as coisas com jeito.. se o 206 que tenho nao fosse de renting ja tinha deixado de o levar á marca ha muito..

Tenho um mecanico de confiança, ja com uns bons anos disto, muito " rodado " e conhecedor de certos problemas e manhas de algusn carros.. por vezes basta enunciar um sintoma e sem ver chega-se á resposta.. profissionais deste gabarito dão-me muita confiança.. o facto de nao ser preciso andar ás apalpadelas para encontrar certos males é algo que valorizo, apesar de nem todos conhecerem todos os carros, ha quem se especialize neste ou naquele.. encontrar um profissional mais ou menso rodado em 2 ou 3 marcas e ter na equipa 2 ou 3 pessoas destas pode ser muito agradavel.

quanto ao aspecto, claro esta.. com um certo nivel, limpa, arrumada, em que as coisas fluam e nao se amontoem. Podera ser necessario ter um espaço consideravel por causa de algumas reparaçoes masi demoradas, nao deixar os carros á porta meios desmontados.. isso a mim soa-me a vão de escada..

Equipamento de diagnostico, sim claro.. apesar da diversidade de marcas e modelos, ha sempre aqueles em que convem investir primeiro por poderem ser a maioria do leque de clientes..

ja se falou nas intervençoes rápidas.. isso da muito jeito, mas sobretudo o conseguir " desenrascar " muita coisa.. ha casos em que uma simples afinadela, pequena reparaçao duam peça etc.. fazem a diferença.

Aprendi isto com os meus UMM' tao mal afamados, mas que nucna deram dores de cabeça porque com vontade conseguimos reparar uams coisas a baixo custo.. sei que a margem das peças ajuda alimentar uma oficina, mas ha casos em que o conseguir deixar o cliente satisfeito passa tambem pro sacrificar um pouco essa vertente.. um cliente satisfeito traz outros atrás..

muito havia aqui por dizer.. mas.. ha certo tipo de oficinas que cumprem o seu trabalho, mas apenas o lucro interessa.. cobrar 10 minutos de mao de obra por faze risto ou aquilo, é obvio que huove trabalho, mas em alguns casos cai mal, sobretudo quando se é cliente mais ou menos assiduo.. e ha casos desses, eu conheço-os

pronto ok.. eu paro de escrever.. :)

citação:Originalmente colocada por blindness2005

Para mim, a oficina independente ideal é aquela que, em primeiro lugar, seja de confiança, competente, que as pessoas sejam simpáticas, atenciosas e profissionais e que a oficina esteja minimamente apetrechada de maquinaria.

Hoje em dia, considero que uma oficina de "rua" que não esteja munida de equipamento adequado, como por exemplo, equipamento para ligar o carro e diagnosticar a parte electrónica, apresenta uma falha (não duvidando das restantes qualidades em termos mecânicos e de confiança).

Em segundo lugar, acho que é sempre bom que os preços sejam em conta. Quanto muito, aceito plenamente pagar o preço justo (mesmo que não seja mais baixo em relação a oficinas de marca), desde que fique satisfeito com a qualidade de serviço prestada. Quem não concorda que mais vale pagar para ser bem servido?
100%

Isto das oficinas penso (eu tambem presto serviços ao cliente) que depende do motivo que o cliente lá vai:

Se é o valor do serviço (ha quem procure barato e mais nada) Por exemplo acho eu que nao existe oficinas que usem peças usadas mas nao sei até que ponto este tipo de serviço teria sucesso.

Ou se é a qualidade do serviço. Eu por exemplo ligo muito à quantidade de reclamações que uma empresa tem. Falando neste caso particular, tambem eu estou a pensar nao meter num concessionario oficial mas quero ver garantido que trocam o que eu quero. Há empresas (um dos meus receios) que para manter a factura baixa nao trocam metades das coisas.

Eu necessito de 1 orçamento para fazer cálculo (e se for valor simbolico (5 a 10 euros) pago) e se depois necessitar de qualquer peça adicional agradeço que me telefonem.

citação:Originalmente colocada por sitefixe

Caro vizinho.. hehehe

Quando li o primeiro post vi logo qual era a ideia..

Ora bem..

A mim, o que me agrada muito em termos de assistencia aos meus carros..

Ter alguem que quando o carro via á oficina faça uam especie de checkup geral do carro e nao se limite apenas a intervencionar o que foi pedido. as vezes surgem coisas sem darmos por elas. infelizmente nas marcas hoje em dia é preciso muitas vezes martelar a cabeça aos tipos para isto ou aquilo e mesmo assim nao fazem as coisas com jeito.. se o 206 que tenho nao fosse de renting ja tinha deixado de o levar á marca ha muito..

Tenho um mecanico de confiança, ja com uns bons anos disto, muito " rodado " e conhecedor de certos problemas e manhas de algusn carros.. por vezes basta enunciar um sintoma e sem ver chega-se á resposta.. profissionais deste gabarito dão-me muita confiança.. o facto de nao ser preciso andar ás apalpadelas para encontrar certos males é algo que valorizo, apesar de nem todos conhecerem todos os carros, ha quem se especialize neste ou naquele.. encontrar um profissional mais ou menso rodado em 2 ou 3 marcas e ter na equipa 2 ou 3 pessoas destas pode ser muito agradavel.

quanto ao aspecto, claro esta.. com um certo nivel, limpa, arrumada, em que as coisas fluam e nao se amontoem. Podera ser necessario ter um espaço consideravel por causa de algumas reparaçoes masi demoradas, nao deixar os carros á porta meios desmontados.. isso a mim soa-me a vão de escada..

Equipamento de diagnostico, sim claro.. apesar da diversidade de marcas e modelos, ha sempre aqueles em que convem investir primeiro por poderem ser a maioria do leque de clientes..

ja se falou nas intervençoes rápidas.. isso da muito jeito, mas sobretudo o conseguir " desenrascar " muita coisa.. ha casos em que uma simples afinadela, pequena reparaçao duam peça etc.. fazem a diferença.

Aprendi isto com os meus UMM' tao mal afamados, mas que nucna deram dores de cabeça porque com vontade conseguimos reparar uams coisas a baixo custo.. sei que a margem das peças ajuda alimentar uma oficina, mas ha casos em que o conseguir deixar o cliente satisfeito passa tambem pro sacrificar um pouco essa vertente.. um cliente satisfeito traz outros atrás..

muito havia aqui por dizer.. mas.. ha certo tipo de oficinas que cumprem o seu trabalho, mas apenas o lucro interessa.. cobrar 10 minutos de mao de obra por faze risto ou aquilo, é obvio que huove trabalho, mas em alguns casos cai mal, sobretudo quando se é cliente mais ou menos assiduo.. e ha casos desses, eu conheço-os

pronto ok.. eu paro de escrever.. :)

Caro leonel,
não precisas de parar de escrever, só precisas de responder as buzinadelas quando passo por ti heheh.
Da proxima, vez logo que sou eu.... vou gastar a buzina.

Quanto ao superfast, peças usadas heeee, não sei não, elas novas já dão problemas e depois quanto às garantias de 2 anos, estavamos mal.

Os orçamentos são gratuitos e os desvios orçamentais devidamente comunicados, isso sempre foi.

epa.. essa das buzinadelas..

eu sou um despassarado do caraças.. podem buzinar a vontade.. mas...

Peças usadas tem garantia? Pensei que nao. Assim retiro o que digo.

De resto politicas de fidelização normalmente incluem desconto na mudança de oleo ou na proxima revisao.

Já que existe a politica de check-up gratuito apostaria na divulgação de inspeccao de viaturas antes de viagens longas, antes do inverno (escovas, motor das escovas, luzes). No verao inspeccionar borrachas.

Outro ponto importante (para mim é) é saber que usam material original da marca ou equivalente. A oficina que eu vou compra todo o material numa oficina Opel e depois montam. Para mim a diferença é o atendimento ou seja posso ver a revisão (sem mandar bitaites) e vejo que nao é pre-concebida. Eles vao vendo o carro e vao mostrando o que mudam e as vezes ate explicam problemas que o carro tem (aquele modelo)

Back