Oficina Self-Service. Existe alguma em PT?

Preço tabelados por serviços razoavelmente bem feitos...
Cheguei a ir 2 vezes à Norauto mudar o óleo. Vinha sempre bem acima do nível, o que não é admissível numa oficina desta dimensão.
Além disso a actual política é de cobrar 10€ por... diagnóstico.
Da última perderam a mudança de uma panela de escape. Eu sabia que precisava da panela, mas eles queriam que eu pagasse para me dizerem o que eu já sabia!!!

Acho que iniciativas destas são de aplaudir e com mais concorrência os preços terão tendência a baixar.

E alem disso as pessoas recorrem a estas oficinas self service para executar serviços rapidos , oleos , fitros , pneus , travões etc... serviços esses que na maioria das oficinas são de preço tabelado .. portanto não é importante se o mecanico leva 1h ou 2h a fazer ... o que vais pagar é o preço de tabela.

A

Preço tabelados por serviços razoavelmente bem feitos...
Cheguei a ir 2 vezes à Norauto mudar o óleo. Vinha sempre bem acima do nível, o que não é admissível numa oficina desta dimensão.
Além disso a actual política é de cobrar 10€ por... diagnóstico.
Da última perderam a mudança de uma panela de escape. Eu sabia que precisava da panela, mas eles queriam que eu pagasse para me dizerem o que eu já sabia!!!

Acho que iniciativas destas são de aplaudir e com mais concorrência os preços terão tendência a baixar.

Preços tabelados ponto ...

Se é bem feito ou não .. varia de local para local , se fossem assim tão maus a Norauto já tinha fechado há muito tempo . É preciso ser um muito mau profissional para nao conseguir mudar um oleo ou montar um filtro como manda a lei

Não concordo, mas ok, é como tudo.
Podem ser tabelados, mas não levam de uma maneira levam de outra.
Numa Midas já me tentaram vender um kit de bombitos de travão, pois supostamente a borracha estava a verter óleo.
Pois estava, mas apenas quando ele lhe mexia... e já a estava a encomendar (400€!!) sem me perguntar!!
E eu tinha ido lá apenas para ver um barulho numa roda da frente, mas desmontou-me as rodas todas..

Isto não impede que hajam profissionais competentes e com ética em todo o lado, mas o cumprimento de objectivos diários e mensais tolda um pouco a, digamos, ética...

Preços tabelados ponto ...

Se é bem feito ou não .. varia de local para local , se fossem assim tão maus a Norauto já tinha fechado há muito tempo . É preciso ser um muito mau profissional para nao conseguir mudar um oleo ou montar um filtro como manda a lei

Precisamente ... e essas coisas nao são assim tão improvaveis de acontecer ... Até aos melhores.

Estes gajos por 35€ mudam o oleo e filtros e alinham a direcção ... (material incluindo)

Oleo Galp até 5L

Exclusivo: REVISÃO OFICIAL + Mudança de Óleo e Filtro + Alinhamento + Check-up e Diagnóstico 35?! Válido até Junho! Aproveite! • SAPO Voucher

Mas se quiserem metem o oleo do cliente .

Eu sou outro utilizador deste serviço, no meu caso apanhei uma promo que incluia carregamento do AC, e tinha apenas lavagem, mas eles aspiraram de graça, foi em Alvalade e o serviço 5*, ainda hoje vi o nivel do óleo e tá impec, filtro bosch também, Oleo Galp ACEA A3/B4 10W40.

Quando precisar volto lá, e já recomendei a amigos...

Não concordo, mas ok, é como tudo.
Podem ser tabelados, mas não levam de uma maneira levam de outra.
Numa Midas já me tentaram vender um kit de bombitos de travão, pois supostamente a borracha estava a verter óleo.
Pois estava, mas apenas quando ele lhe mexia... e já a estava a encomendar (400€!!) sem me perguntar!!

E eu tinha ido lá apenas para ver um barulho numa roda da frente, mas desmontou-me as rodas todas..

Isto não impede que hajam profissionais competentes e com ética em todo o lado, mas o cumprimento de objectivos diários e mensais tolda um pouco a, digamos, ética...

Tem graça a mim aconteceu-me o mesmo mas na Norauto hoje...

Last edited:
Sou mais um a achar estas oficinas self-service são muito caras. 20€ para mudar o óleo e os filtros e quase o que o mecânico me leva, sem eu ter de me sujar. Além disso, não tenho a prepotência de achar que faço um melhor trabalho do que ele.

Para eu pensar em usar uma oficina destas, o preço por hora não poderia passar os 10€.

Para trocar óleo e filtros também não usava. Onde costumo trocar cobram 17eur por isso. O óleo e filtro levo eu.

Conheço dois ou tres locais que cobram 10€ para mudar oleo ... mais 5€ por cada filtro ... Portanto mudar oleo e filtro sao 15€ ... o resto qualquer um muda.

É só seguires a logica ... é obvio que uma pessoa que faz um servico diario executa mais rapido do que uma pessoa que nunca o fez ... ou fez uma vez ou outro na vida.

E alem disso as pessoas recorrem a estas oficinas self service para executar serviços rapidos , oleos , fitros , pneus , travões etc... serviços esses que na maioria das oficinas são de preço tabelado .. portanto não é importante se o mecanico leva 1h ou 2h a fazer ... o que vais pagar é o preço de tabela.

Agora numa self service , se calhas de ter uma porca presa ficas ali enrascado até a tirares fora ... sempre a pagar.

Se me dissesses que pagavas 10€/h ... eu daria toda a razão ... porque nao há mecanico nenhum que te leve 10€ hora ... mas 20€ há varios.

Concordo plenamente. Ja pensei na viabilidade de um negocio destes e 20€/hora é carissimo. É muito proximo ao valor que muitos mecanicos levam. E como referido e bem alguem que faz diariamente o serviço consegue fazer rapido e alguem que nao habituado, pode perfeitamente levar mais tempo para alem de ter que ter ja tudo bem pensado antes de la ir ( e andar a comprar as peças , etc) . Outra questao é que quando vais a um bom mecanico e que conhece o modelo vai fazer um check up e indicar-te o que esta a precisar ser trocado.

As pessoas tambem nao reparam mas num mecanico a 20€/h é um preço mao de obra altissimo e norma ninguem leva mais barato. Norma nao passam facturas e é 20€ x 8 horas diarias x 5 dias semana = 3200€ mês. É uma fortuna para alguem que leve 20€ mês que norma sao mecanicos "nao altamente especializados". É um dos negocios mais rentaveis para baixa formacao que conheço. Ja pensei em meter-me no ramo simplesmente pelo alto teor de dinheiro que faz rodar. É um absurdo. E o material de oficina anda barato. Ate no ebay . Claro que vao dizer que é preciso comprar oficina ou uma renda de um espaço e bla bla bla, mas o valor de 20€ norma é normalmente em malta que ate o faz numa garagem adaptada em casa ou num espaço de renda baixissimo. Entre ser mecanico em portugal ou ser um engenheiro ou 90% dos licenciados bem mais vale ser um mecanico minimamente competente que em pouco tempo nao falta trabalho. E é um negocio que norma tem mais serviço em periodos de crise pq as pessoas preferem manter os carros ou ir a mecanicos sem ser das marcas (para reduzir custos).
Fora dinhero q muitos ganham nas peças.

Last edited:
A questão muitas vezes prende-se com como cada um está equipado. Quando se está bem equipado o trabalho é mais rápido e eficiente, principalmente se tiverem ajuda. Em meia hora numa self-service bem equipada rende mais do que num mecânico de esquina que cobra mais tempo de trabalho. Quanto pagariam para trocar óleo e anticongelante num mecânico de esquina mal equipado para deixar o trabalho feito como deve de ser?
Existem muitas variáveis.

Realmente 20€ para certos serviços é caro.
Noutros talvez compense se usarmos ferramentas mais especificas, prensa hidraulica, garras para molas dos amortecedoes etc...
Pois mudar oleos e filtros faço eu em casa na boa em 30 minutos com os 4 filtros trocados.
Agora se por exemplo o minimo for uma hora, eu que compro os 4 filtros por uns 25€ e oleo GM por 20€ esse valor de mao de obra fica a destoar....

Folgo em saber que cumpre. Mas não sei se tem a noção que há uma fracção grande que não entrega. Portugal ainda está em desenvolvimento no que toca à consciência ambiental. Não se trata de um argumento, mas sim uma constatação de um facto.

Last edited:
Há varios sitios onde entregar já entreguei por duas vezes na Nourato sem problemas e a ultima vez foram uns 30 lts.

Tal como digo mal, também digo bem.
Atendimento 5 estrelas hoje numa Midas!! Houvesse mais profissionais assim...

MyAuto: Arranje você mesmo

MyAuto: Arranje você mesmo

http://www.dinheirovivo.pt/Faz/Artigo/CIECO332883.html

Fernando Cabrera e João Martins sempre gostaram de mexer em motores e tinham o projeto de abrir um espaço onde outros como eles se sentissem em casa. A perda de poder de compra dos portugueses nos últimos anos levou-os a repensar o projeto. Além de um espaço para apaixonados por motores, porque não incluir serviços low cost? Com um investimento inicial de 100 mil euros, abriram no ano passado a My Auto, um espaço onde pode cuidar do carro, moto ou bicicleta sozinho, com ajuda ou simplesmente entregando o veículo a técnicos - profissionais que têm ali um espaço para trabalhar a sua carteira de clientes.

Apesar de o mundo das quatro rodas sempre os ter fascinado, os dois amigos de infância, ambos com 38 anos, seguiram caminhos bem diferentes: Fernando Cabrera trabalhou como jornalista, antes de se dedicar à recuperação de imóveis, e João Martins optou pelo marketing e gestão de projetos. Por isso sabiam que um dos primeiros passos antes de avançar com o negócio era perceber quem é que iria procurar o espaço. “Primeiro temos o apaixonado, que gosta de ser ele próprio a fazer, adora mecânica, quer saber sempre mais e investiga”, explica João. “Depois, temos o cliente que quer poupar e, por último, o profissional, mecânicos que perderam o trabalho ou fecharam a oficina e agora têm à sua disposição este espaço para criar ou manter uma carteira de clientes”, acrescenta Fernando. A média de poupança é de 50%. E enquanto não começam as ações de formação, no site há conselhos sobre os serviços e o seu grau de dificuldade.

“Tivemos um cliente que veio fazer uma revisão, mas não quis fazer self-service. O mecânico fez a intervenção, explicando-lhe todos os passos e mais tarde o cliente voltou com o carro da mulher e já fez tudo ele próprio”, conta João Martins.
Os sócios esperam ter retorno em três a quatro anos. “Os primeiros seis meses são para criar mercado, porque é um novo conceito em Portugal”, diz Fernando Cabrera.
Retrato
Na My Auto, na Av. Infante D. Henrique, em Lisboa, pode arranjar o carro sozinho ou com a ajuda de técnicos. Fernando Cabrera e João Martins investiram 100 mil euros para criar o negócio e esperam o retorno em três ou quatro anos. Um serviço de uma hora sem ajuda custa entre 7,5 euros e 20 euros (se precisar de elevador). Conte com mais 5 euros para apoio de um técnico.

É impressão minha ou as duas que havia em Lisboa fecharam o serviço self-service?

Existe alguma noutras zonas do país?

Last edited:
Alguém?

MYAUTO
n0u8AlU.png

UFIX

GL4MRx8.png

Back