OPA do CaixaBank ao BPI [Post #10]

“O La Caixa e o Banco Itaú deviam lançar uma OPA ao BPI”

O presidente do Banco Privado, diz, sem rodeios, que o catalão La Caixa, que tem já 27,5% do BPI, e o brasileiro Itaú, que vai a caminho dos 20%, deveriam lançar uma OPA sobre o BPI a sete euros – preço a que recusaram a OPA do BCP há um ano atrás – em nome da igualdade de tratamento dos accionistas.

in Diário Económico

Um tópico com mais conteudo era melhor!

Uma coisa é o que o Rendeiro disse ontem sobre o que ele pensava, outra é aquilo que se está neste momento a passar em que vim aqui trazer a informação de que circula no mercado o rumor de uma OPA efectifa ao BPI.

Falar é fácil.

Os preços andam atractivos, mas com a crise que anda no mundo e em especial em Espanha, não me parece que um bano espanhol lance OPA's.... muito menos a 7€[:D]

Falar é fácil.

Os preços andam atractivos, mas com a crise que anda no mundo e em especial em Espanha, não me parece que um bano espanhol lance OPA's.... muito menos a 7€[:D]
Eu até acho bem verosimel...

Basta ver o Santader q comprou agora outro banco Inglês, e de forma amigavel tal como sucederia sp no caso La Caixa - BPI.

Por outro lado o La Caixa é uma especie de cgd da Catalunha...

A Caixabank só precisa de negociar com a Isabelinha para ter mais de 50% do capital.

Pode ser bom para o BPI que reforça o seu poder accionista mas esperemos que a estrategia fique por aqui, que falhe a compra do NB por parte da caixabank,porque isso seria pessimo para o pais.

Ainda bem que isto aconteceu... o BPI estava a ficar numa posição muito desconfortável, estava a ver aquilo a ir ao fundo... foram boas noticias para portugal.

No entanto vamos ficar com a seguinte panorâmica:

Bancos nacionais, apenas 2: CGD (o banco estatal) e MBCP (não é 100% nacional, mas é o que tem mais capital nacional)
Eu pessoalmente custa-me ter dinheiro em bancos de capital maioritariamente estrangeiro, por isso vou optar por trabalhar com esses dois bancos.

Ainda bem que isto aconteceu... o BPI estava a ficar numa posição muito desconfortável, estava a ver aquilo a ir ao fundo... foram boas noticias para portugal.

Bancos nacionais, apenas 2: CGD (o banco estatal) e MBCP (não é 100% nacional, mas é o que tem mais capital nacional)
Eu pessoalmente custa-me ter dinheiro em bancos de capital maioritariamente estrangeiro, por isso vou optar por trabalhar com esses dois bancos.

Tens ainda o Montepio

porquê?

Por causa da rentabilidade da operação no mercado domestico.
Por causa do BFA e da nova regulamentação europeia.
E por causa da falta de colaterais.

Isto muda completamente a situação da banca em portugal. O maior beneficiado disto é o Estado atraves da CGD e o MBCP.
Hoje as ações do MBCP deixaram de ter o desconto do resgate do BPI.

Faz todo o sentido esta OPA, o BPI é de longe o banco português mais bem gerido e por isso mesmo o mais apetecivel.

O La Caixa é o 4º maior banco em Espanha e já é o maior accionista do BPI seguido da Allianz, Itau e Isabel dos Santos.

Atenção que o BPI e o Novo Banco juntos seriam o maior banco português, maior até que a CGD.
Creio que a jogada dos espanhóis é mesmo essa.

Voltar
Superior