Opções para substituir E220d

redlamp82

Member
Olá a todos

É chegada a altura de substituir a nossa E220d de 2017.

Recentemente adquirimos um EV (Aquisição de EV até 62.500€​) e estamos rendidos ao conforto, silêncio, disponibilidade de binário, sem que soframos com a ansiedade da autonomia.
Com este dado em consideração, tendo em conta que a E220d faz regularmente viagens longas (300-400Km em AE, 2 a 3x/mês) e que neste caso nos queremos manter na Mercedes pela excelente experiência tida até agora, pensámos nas seguintes hipóteses:

- E300de ou E300e: Station, de 2024 ou 25, nova deve ser difícil. Numa lógica de termos no dia-a-dia o que tanto apreciamos num elétrico mas com a segurança da combustão para viagens maiores;

- EQE 350+ (chegou a ser hipótese na tal aquisição que fizemos no ano passado): de 2024 ou 25, novo também não deve encaixar no orçamento. Aqui apostando tudo num elétrico de grande autonomia que permitiria as tais viagens frequentes sem preocupações de maior;

- EQS 450+: de 2022, eventualmente 2023. Raciocínio semelhante ao EQE mas num carro ainda melhor, embora mais antigo e eventualmente com mais quilómetros. E com manutenção que pode ser mais cara, dados os múltiplos gadgets que tem.

O orçamento tem um teto de 70.000€ e já perceberam que queremos manter um carro grande e confortável.
Bem sei que será uma escolha muito pessoal, a dúvida é mesmo sobre a fiabilidade destas opções, sendo que há relatos não totalmente uniformes dispersos pela internet.
O que vos parece?

Rodou bem!! apr:) Qual o balanço em termos de fiabilidade e manutenção? Desculpa o off topic, mas são carros que continuam debaixo do meu radar. [:blush:]

Rodou bem!! apr:) Qual o balanço em termos de fiabilidade e manutenção? Desculpa o off topic, mas são carros que continuam debaixo do meu radar. [:blush:]

Fiabilidade tem sido muito boa.
O maior problema foi ter de mudar o display digital do condutor com um ano e pouco (ficou com zonas de sombra nas extremidades), resolvido ao abrigo da garantia. Houve um recall, penso que em 2020, para substituir uma cablagem elétrica junto do motor. E há um mês tivemos de substituir o botão de fecho elétrico da bagageira.
De resto tem sido meter gasóleo, mudar pneus e fazer revisões quando o carro "pede" - sempre na Mercedes, que de facto tem uma mão de obra cara mas entendemos que o carro merecia.
Resta dizer que tem médias de consumo (de acordo com o CB) sempre na ordem dos 6.5.

Acresce que o serviço pós-venda do concessionário sempre foi impecável, pelo que queremos continuar na marca - embora possamos comprar o carro fora da rede oficial.

Dada a quantidade de km anuais que irá fazer (a avaliar pelo predecessor) e a existência de um outro carro eléctrico, acho que também apostaria na E300de, tem autonomia q.b. para funcionar como eléctrico em cidade e tem a autonomia de um carro diesel nas viagens longas.

Outro voto para a E300de.

O próprio OP já respondeu a si mesmo:

E300de ou E300e: Station, de 2024 ou 25, nova deve ser difícil. Numa lógica de termos no dia-a-dia o que tanto apreciamos num elétrico mas com a segurança da combustão para viagens maiores;

Se o esperado são cerca de mil quilómetros por mês a combustão, não sei se faz sentido o diesel (300de vs 300e).

Pode ser mais caro na compra, mais pesado e mais caro de manter, por uma poupança escassa no combustível.

Bem, venho repescar este tópico porque, por razões várias, acabámos por não trocar a E220d no verão passado.
Passados estes meses, é chegada a altura de concluir este processo.

O orçamento máximo continua nos 70 - 75.000€, mantendo a prioridade no espaço e conforto.
Já abandonámos a ideia de ter outro elétrico e a escolha será um PHEV, para garantir total tranquilidade nas viagens grandes e manter a condução elétrica nas voltinhas diárias em cidade.

A grande dúvida agora é entre:
- E300de: mantém-se o que pensámos anteriormente, Station de 2024 ou 2025 e com poucos quilómetros. O orçamento não chega para uma nova com o equipamento que queremos.
- XC60 T6 PHEV: novo, fica mais barato que a Mercedes com equipamento semelhante.

Por várias razões fomos afastando outras hipóteses (530e e NX450h+ pela estética, Audi's pelos atuais interiores cheios de plásticos duros com pouca qualidade percecionada, GLC porque fica tão ou mais caro do que a E e tem um interior menos apelativo).

Perante estes dois concorrentes, a razão pende para o XC60, sobretudo por ser novo e mais barato. É também menos comprido e por isso mais "manobrável" em ambiente urbano, sempre gostámos da marca (embora nunca tenhamos tido um Volvo) e no test-drive achámos o carro muito confortável - os bancos dianteiros são fabulosos. Pelo lado negativo, sendo a gasolina vai gastar mais em AE e a autonomia elétrica é menor.

Contudo, não consigo afastar a ideia de que podemos estar a andar para trás, dado que atualmente temos uma Classe E que sempre nos satisfez de forma plena.
Será assim? Um XC60 é um substituto / alternativa à altura para uma E ou rapidamente nos vamos arrepender?

E que tal é a fiabilidade destes plug-in da Volvo? Sei que o infotainment tem sido fonte de grandes dores de cabeça nos últimos modelos da marca, mas julgo que a situação estará ultrapassada com as últimas atualizações.

Obrigado!

Entre esses 2, eu jamais equacionaria o Volvo - é claramente andar de cavalo para burro em todos os aspectos.

Além disso, em termos de manutenção é bem capaz de trazer umas más surpresas inesperadas...

não é que os mercedes sejam exemplo de fiabilidade extrema, pois qualquer carro hoje em dia dá muitas chatices e um T6 dá que pensar - já andei uns kms numa V6O, gostei, imagino a T8 - mas o sistema híbrido da volvo é dos piorzinhos que anda aí. não faltam relatos de problemas...

uma colega tinha uma V60 de 2015, por aí, importada com 3 ou 4 anos. ela e o marido ficaram tão assustados com o que leram depois de eu lhes ter dito muito mal sobre o sistema de arrefecimento do motor e sobre o sistema híbrido, que em poucos meses trocaram por uma mercedes C híbrida.

aqui fala um pouco de versões mais antigas e mais modernas, pelo que terás que procurar melhor, mas já dá para ter uma ideia. não sei muito mais, o meu pai já vai no terceiro volvo seguido e este último nunca mais trocou, já deve estar nos 500 mil kms, mas sempre foram 1.9 e 2.0 a gasóleo. não tem nada a ver com o que procuras.

https://www.google.com/search?q=vol...CDQ3NTBqMGo3qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Bem, venho repescar este tópico porque, por razões várias, acabámos por não trocar a E220d no verão passado.
Passados estes meses, é chegada a altura de concluir este processo.

O orçamento máximo continua nos 70 - 75.000€, mantendo a prioridade no espaço e conforto.
Já abandonámos a ideia de ter outro elétrico e a escolha será um PHEV, para garantir total tranquilidade nas viagens grandes e manter a condução elétrica nas voltinhas diárias em cidade.

A grande dúvida agora é entre:
- E300de: mantém-se o que pensámos anteriormente, Station de 2024 ou 2025 e com poucos quilómetros. O orçamento não chega para uma nova com o equipamento que queremos.
- XC60 T6 PHEV: novo, fica mais barato que a Mercedes com equipamento semelhante.

Por várias razões fomos afastando outras hipóteses (530e e NX450h+ pela estética, Audi's pelos atuais interiores cheios de plásticos duros com pouca qualidade percecionada, GLC porque fica tão ou mais caro do que a E e tem um interior menos apelativo).

Perante estes dois concorrentes, a razão pende para o XC60, sobretudo por ser novo e mais barato. É também menos comprido e por isso mais "manobrável" em ambiente urbano, sempre gostámos da marca (embora nunca tenhamos tido um Volvo) e no test-drive achámos o carro muito confortável - os bancos dianteiros são fabulosos. Pelo lado negativo, sendo a gasolina vai gastar mais em AE e a autonomia elétrica é menor.

Contudo, não consigo afastar a ideia de que podemos estar a andar para trás, dado que atualmente temos uma Classe E que sempre nos satisfez de forma plena.
Será assim? Um XC60 é um substituto / alternativa à altura para uma E ou rapidamente nos vamos arrepender?

E que tal é a fiabilidade destes plug-in da Volvo? Sei que o infotainment tem sido fonte de grandes dores de cabeça nos últimos modelos da marca, mas julgo que a situação estará ultrapassada com as últimas atualizações.

Obrigado!

O Volvo é passar claramente de cavalo para burro. Onde trabalho temos um T6 e um Rav4 aquiridos em 2022. O T6 novo foi bem mais caro que o Rav4. Actualmente o valor comercial do Volvo é igual ou inferior ao Toyota e eu sei porquê. Os consumos apresentados pelo Volvo não fazem sentido algum.

Estou neste momento no processo de substituição de uma E220d igual. Não está fácil decidir o modelo. A nossa E tem AirMatic, e o substituto tem de ter também, o nível de conforto da suspensão é sublime.

Depois de experimentar, o GLC 300de agradou pelas vantagens SUV. Está muito melhor que a geração anterior.

Mas, na prática, o preço fica acima da E300de, e por muito bom que o GLC esteja, a E ainda é outra coisa.

Com isso, entrou o GLE 350de ao barulho. Como foi lançado há mais tempo, há melhores oportunidades nos semi-novos. Tem as vantagens SUV, um pisar fantástico e um interior muito melhor em termos de montagem/materiais do que GLC e E. O que está a custar a digerir, é a Classe 2.

Eléctricos para já, ainda não são hipótese.

Sobre Mercedes vs Volvo. A E220d veio substituir há uns anos uma longa linhagem de Volvo's cá em casa. Se não fosse o AirMatic e a falta de Diesel na Volvo, voltava a ser opção.

Comparando com o Volvo anterior, a E é inferior em insonorização, eficiência do A/C no Verão, sistema de som e montagem / materiais interiores. Os bancos são piores (vergonhosos, mesmo sendo os Conforto xpto activos com massagens, etc...), mau feeling de direção e a manutenção é (bem) mais cara.

Em contra-partida, tem melhor brecagem, a suspensão AirMatic é única no mercado, e o modelo envelheceu muito bem.

Última edição:
Estou neste momento no processo de substituição de uma E220d igual. Não está fácil decidir o modelo. A nossa E tem AirMatic, e o substituto tem de ter também, o nível de conforto da suspensão é sublime.

Depois de experimentar, o GLC 300de agradou pelas vantagens SUV. Está muito melhor que a geração anterior.

Mas, na prática, o preço fica acima da E300de, e por muito bom que o GLC esteja, a E ainda é outra coisa.

Com isso, entrou o GLE 350de ao barulho. Como foi lançado há mais tempo, há melhores oportunidades nos semi-novos. Tem as vantagens SUV, e um pisar fantástico. O que está a custar a digerir, é a Classe 2.

Eléctricos para já, ainda não são hipótese.

Sobre Mercedes vs Volvo. A E220d veio substituir há uns anos uma longa linhagem de Volvo's cá em casa. Se não fosse o AirMatic e a falta de Diesel na Volvo, voltava a ser opção.

A E300de all-terrain não é opção?

Já aindei numa e gostei bastante.

Ainda tem bastante diferenciação estética para a E normal e tem airmatic.

Entre esses 2, eu jamais equacionaria o Volvo - é claramente andar de cavalo para burro em todos os aspectos.

Além disso, em termos de manutenção é bem capaz de trazer umas más surpresas inesperadas...

Atenção que os Mercedes híbridos (e elétricos) também têm uma fiabilidade abaixo da média. Eu iria para um Lexus, a estética pode não ser fantástica mas de resto é um descanso total.

Com a fama que os Volvos plug in e elétricos andam ao nível da fiabilidade, pessoalmente não me aventurava com um.
Além de ser um modelo que sofreu agora um ligeiro facelift mas está datado e afastado da nova linguagem estética da marca (apesar de continuar bonito). Se forem cliente particular, a nível de revenda futura, ficam melhores servidos com a Mercedes que é um modelo da atual geração e que ainda está para durar.

Se fosse maioritariamente autoestrada, penso que o 840d gran coupe seria das melhores escolhas. Teria de avaliar a praticidade para as restantes situações.

Tirando a parte da dedutibilidade de imposto, não vejo grande lógica no diesel híbrido. Preferia dar logo o salto para EV de grande autonomia.

Independentemente disso, conheço o e300de (sedan) e gosto. Faz-me um pouquinho de confusão ouvir o 4 cilindros berrar num carro desta categoria de preços.

Última edição:
Não fazia ideia que o sistema plug-in da Volvo era tão problemático. Mas, dada a unanimidade das opiniões expressas, já percebi que será uma má escolha.

Estou neste momento no processo de substituição de uma E220d igual. Não está fácil decidir o modelo.

É exatamente isso, não é fácil encontrar um substituto à altura. Para além da E300de, provavelmente também teremos de olhar para o GLC. Mas os preços em novo são demasiado elevados e os "semi-novos" também não estão propriamente baratos - e muitos deles com equipamento apenas básico.

Vamos continuar a procura...

Voltar
Superior