Opel Astra 1.3 CDTI - Soluços em andamento

NunoSantos1

New member
Olá a todos.

Tenho um Opel Astra 1.3 CDTI com cerca de 14.000 kms que adquiri à cerca de um ano. Durante este periodo não tive qualquer problema com o carro, com excepção do já conhecido barulho no volante.

Para a resolução deste problema, levei o carro na semana passada à oficina da marca e aproveitei também para repôr pela primeira vez o nível do óleo, apesar do CB ainda não ter dado qualquer indicação para tal. Acabou por levar cerca de um litro de óleo.

Dois dias depois aconteceu-me o seguinte: ia a circular a cerca de 120Km/h, em 6ª velocidade e cerca de 2.200 rotações (valor aproximado) na subida da A1 após a ponte do rio Trancão (não se pode dizer que seja uma subida muito acentuada) e a uma velocidade constante. Mais ou menos a meio da subida, o carro deu três ou quatro pequenos soluços no espaço de 1-2 segundos, como se tivesse perdido potência por milésimos de segundo, e depois voltou ao andamento normal.

Estes soluços não foram semelhantes ao soluços provocados pela utilização de uma mudança alta em baixas rotações, pois foram muito menos fortes do que estes geralmente são, e porque ia numa rotação média a uma velocidade constante (como analogia, foi muito semelhante a ter passado sobre as bandas sonoras que costumam estar nas entradas para as vias verdes).

Exceptuando esta altura, este problema não se voltou a manifestar.

Assim, agradecia que me informassem se alguém presenciou problema semelhante nos seus carros e qual a resolução do mesmo.

Muito obrigado.

citação:Originalmente colocada por nuno.santos

Até ao momento, o problema não voltou a acontecer.

Tens a certeza de que não havia guias de escorrimento de agua no chão? É qie ali no inicio da A4 tem dessas guias...ums cortes tipo estrias...e quando lá passo parece que o carro soluça, mas é do pavimento!!;)

exactamente, como na subida na IP5 de Aveiro ao chegar ao nó da A1, tambem há lá uns rasgos e provoca como que um soluço se for em força o motor, pelo menos já tenho notado..

citação:jmpub Posted - 31/10/2006 : 09:35:35 exactamente, como na subida na IP5 de Aveiro ao chegar ao nó da A1, tambem há lá uns rasgos e provoca como que um soluço se for em força o motor, pelo menos já tenho notado..

Normalmente faço essa subida a andar bem (quando nao ha ninguem pela frente) e numca notei nada! em que parte da subida é?

Tenho a certeza que o que descrevo não foi provocado pelo estado do piso ou por este poder encontrar-se molhado.

citação:Originalmente colocada por rjtd21

Nuno.santos, tenho exactamente esse problema. O carro parece que soluça, mas muito levemente. E depois fica normal.
O meu carro vai para a Opel na próxima sexta feira, para verem o que me dizem.
À um relato idêntico no gtcteamclub:
http://www.gtcteamclub.com/forum/viewtopic.php?t=1426
Como existem pessoas que já presenciaram esta situação, presumo de facto que se trata de um problema... este sim, bastante mais grave do que o barulho do volante.

Estou bastante satisfeito com o meu Astra, mas a ocorrência deste problema nos Astras de várias pessoas deixa-me bastante preocupado com o futuro desta viatura... espero estar enganado.

rjtd21, agradeço que me indique qual a resposta da Opel quando apresentar este problema.

Obrigado.

ja me aconteceu no meu uma vez quando arranquei de manha numa subida... o meu Astra tem 4 meses e 15000 km. Nunca mais aconteceu senao tinha ido ao concessionario...

Com o meu aconteceu uma coisa parecida. Mas não era eu que ia a conduzir por isso não sei muito bem o que se passou.
A condutora acelerou demais na 1.ª para colocar a 2.ª (está habituada a um carro a gasolina) e carro soluçou e fez um barulho esquisito no motor.
A partir daí eu disse-lhe para trocar de mudanças sem acelerar e a viagem correu bem...

nuno.santos eu passo nessa subida quase todos os dias e nunca notei essa perda de potência. Isso deve ser resultado da actualização de software que te fizeram ao carro.

A mim acontece-me exporadicamente.
Mas costuma ser mais evidente quando ando em AE e depois, abrando e tunga, ele soluça. Especialmente se subir qualquer coisa.
Mas depende. Não faz sempre. Uma coisa certa é que faz acima das 2000rpm, e com o carro já quente.

citação:Originalmente colocada por dacapata

nuno.santos eu passo nessa subida quase todos os dias e nunca notei essa perda de potência. Isso deve ser resultado da actualização de software que te fizeram ao carro.
dacapata, não me fizeram qualquer actualização do software, apenas levei o carro à Opel para a resolução do barulho do volante e para repôr o nível do óleo. Assumo contudo que a ocorrência deste problema dois dias depois seja uma mera coincidência, já que não me parece que qualquer uma das intervenções esteja relacionada com o assunto.

O episódio ocorreu com o ar condicionado desligado e a meio de uma viagem, pelo que o motor não se encontrava frio.

Apesar de me ter acontecido apenas uma vez, o relato de tantos problemas semelhantes estão a afectar a minha confiança neste carro. [xx(]

Realmente é exactamente como dizes. O AC tb não ia ligado. E o teu relato explica exactamente o que acontece. O carro perde potência, e logo volta. E por vezes soluça mais que uma vez.
Há-des tentar ir na AE e depois qdo saires, subires qualquer coisa a menor velocidade. Eu costumo notar assim.
Por exemplo, da ultima vez, ia no IC1 e saí na Feira, cuja saída tem uma ligeira subida, e ele soluçou.

Daqui a pouco vão começar a dizer que tu és eu disfarçado. O que vale é que já és membro desde 02/11/2005.

Ainda pensei que fosse devido à rodagem. Mas como há mais ppl com o problema, vai ter que ir à oficina.
No entanto, não confio mto nos mecânicos de agora.
Se ligarem à máquina e não acusar nada, o mais certo é eu levar com um "é normal".

Nuno.santos, tens mesmo a certeza que não te actualizaram nenhum software?
O meu supostamente já tem o último, e se te actualizaram poderia ser algum bug no novo software.

Penso que a situação relatada (bem como outros casos idênticos) sejam casos isolados. No meu nunca aconteceu. Conta com 12000 Km.

Podem existir vários factores a motivar essa situação: deficiências ao nível do sistema de injecção, variações na pressão do turbo, qualidade do combustível, etc. É um pouco complicado aferir sobre esse problema devido ao seu caractér esporádico. Mesmo na Opel será difícil para eles diagnosticarem esse problema, até porque pode ser uma situação meramente pontual.

No meu caso, já meti Ultimate, Gforce e agora meti Esso normal. Variei de marca mesmo para ver se o problema vinha daí.
Notou-se o problema com todos os gasóleos.
Mas é esporádico. Ontem por exemplo, vim para a terra e não tive problemas. Axo que só faz se ocorrerem uma série de acontecimentos, que a mim parecem ser andar depressa na AE, apanhar uma subida na saída e acelerar alguma coisa nessa subida. Se carregar pouco no acelerador nunca noto nada.

Voltar
Superior