Olá. Tenho uma Vectra Caravan de 2004, com o motor 1.9 CDTI (150 cv).
Tem neste momento cerca de 50 000 Km e já encomendei outro carro de que estou à espera (VW). Não quero falar mal da Opel Vectra, é um excelente carro, mas...com alguns defeitos(mas qual é que não tem defeitos ?)
O motor da minha carrinha tem um consumo médio de 7,2l/100Km, calculado pelo computador do próprio carro. Eu faço cerca de 80 % em cidade e o resto em auto-estrada. Portanto, os consumos são bons. A insonorização é excelente, o espaço interior é imenso, o conforto também é bom.
Contras: poucos (quase nenhuns) espaços de arrumação (para pequenos objectos, água); portanto, o uso familiar é penalizado.
Mas o principal motivo que me levou a trocar esta carrinha é o motor: abaixo das 2000rpm está morto, não existe, o carro arrasta-se; para arrancar nas rotundas ou nos semáforos, há que esmagar o acelerador; em auto-estrada, é o oposto, o motor vai até onde quisermos, anda até demais; em subidas, com o carro carregado e em 6ª velocidade é fácil andar a 180 ou 200 Km (auto-estrada).
O motor, de origem Fiat, é portanto, um estradista, mau para uso citadino. A fiabilidade também não é exemplar, já tive alguns problemas (em 3 anos) o último dos quais me levou quase 300 Euros pela substituição de uma válvula que se foi, não percebi bem porquê...
Também não é fácil encaixá-lo em qualquer lugar de estacionamento, são 4,82 m de comprimento.
Não deixa de ser um bom carro, é tudo uma questão de para que é que o queremos.
Bom, espero ter ajudado à decisão. Claro que esta é a minha opinião e experiência pessoal, outras pessoas terão opiniões diferentes. Como já disse, deram-me um bom valor de retoma por ele e estou à espera de um VW, não repetirei a Opel.