Acabei por comprei o bicho e já o levei ao Algarve de férias ( que já acabaram [8b] ) Estou supersatisfeito, é uma grande máquina que me delicia a conduzir.
Há no entanto algumas dúvidas que queria colocar:
1- Até às 2000 rpm o animal não se mexe. É possível fazer repro que resolva? Não pretendo aumentar a cavalagem, os 150cv chegam e sobram! Li num forum que a própria Opel faria um acerto à centralina que melhora a potência nos regimes baixos. Fui a um concessionário, mas disseram-me nunca ter ouvido tal...
2- É impressão minha, ou o comp. de bordo é muito optimista nos consumos? A ida ao Algarve n passou dos 140Km/h (o meu sogro molhava o banco se passasse disso...
) e nos 2000Km feitos o consumo foi de 6,7. Mas o depósito esvazia com um speed do catano, ou então é muito pequeno... A minha Passat (90cv) chegou a fazer 1400Km com um depósito (cheio a pressionar a patilha do depósito)
3- A luz do bicho não é grande coisa. O xenon valerá a pena? E quanto poderá custar?
Vou lembrar-me de mais coisas, mas para já é isto.
Felicidades com a máquina e bem-vindo ao clube! [

]
Essa anemia em baixas rotações parece que é típico dessa versão, por ser um 16V e, de certa forma, já se pode quase considerar um motor com elevado rendimento específico (perto de 80 CV/L! (
78,5)), daí normalmente terem um carácter mais "pontudo" e só se notarem as maiores diferenças, por exemplo em relação ao 120 CV, nos regimes médios/altos.
Parece que por exemplo a versão de 8V não fica a dever quase nada à de 16V nos regimes mais baixos. Também já ouvi dizer que economia não é o forte deste motor específico de 150 CV, não sei. Eu estou agora a fazer a média à minha (de 120 CV), mas sem CB, e até agora ainda não gastei 1/4 do depósito e vou em perto de 300 km. [

]
As condições em que usaste o teu são muito importantes: andavas com A/C ligado, pelo menos 4 passageiros e bastante tralha? Então não surpreende que consuma mais um pouco! Afinal, nessas condições o bicho manda-se para perto das 2 toneladas! [

] (mais de 1600 kg vazio!

).
De qualquer modo, pelo que vejo na minha, a 6.ª é bastante longa (pouco mais de 2000 rpm a 140 km/h), mas esse consumo deve ser normal e pode ter tendência a baixar, conforme o tipo de utilização, uma vez mais.
Em relação às luzes, também me têm desiludido um pouco, mas não sei até que ponto isso pode ter com o facto de os faróis ainda estarem algo baços - algo que o stand ainda vai corrigir. Curiosamente, já me falaram em colocar xénon "after-market", e falaram-me em preços à volta dos 80 € (para as 2 ópticas) + montagem... Não sei se é boa proposta ou má!
Já agora, aproveito para te fazer 2 perguntas em relação à tua carrinha:
1 - Qual o regime ao ralenti? A minha está nas 750/800 rpm, mas acho algo pouco, porque especialmente às 750 rpm sentem-se algumas vibrações (nomeadamente volante e palas do sol) que eu acho que não deviam acontecer - talvez o ralenti esteja um pouco baixo, apesar de ser constante
2 - Algo que acho
muito estranho na minha: o indicador da temperatura da água mexe-se muito "devagar", ou seja, tenho que fazer uns 15/20 km (em condução suave e com A/C desligado, é certo) para ela começar a mexer-se e aproximar-se dos 80º C. Depois, noto grandes variações de temperatura se eu levar o A/C ligado ou desligado (chega a haver diferenças de 5 a 10º C!). Noutro dia, fiz um pequeno percurso de montanha. A subir, tudo bem, chegou aos 90º C, mas depois, ao descer, quando chegou cá abaixo já vinha nos 70º C, ou seja, posição "zero"!
Será isto normal??
Vai dando notícias! [

]