Open Office

Atenção:

- O Open Office é bastante pesado (é problema do Java)
- Não existe compatibilidade total com o Office

Para usar Open Office o melhor é gravar nos formatos abertos ods odt etc...

Atenção:

- O Open Office é bastante pesado (é problema do Java)
- Não existe compatibilidade total com o Office

Para usar Open Office o melhor é gravar nos formatos abertos ods odt etc...

"Desactiva-se o Java na opção OpenOffice.org > Java > Usar um JRE. Na verdade, o Java foi integrado artificialmente no OpenOffice, como uma tentativa da Sun de integrar os dois produtos, fazendo com que a popularidade do OpenOffice impulsionasse também o uso do Java de uma forma geral. O Java é usado apenas em macros, algumas funções dentro do Base (o banco de dados incluído no OpenOffice 2.0) e os assistentes para criação de documentos. Desativar o Java reduz o tempo de carregamento do OpenOffice quase pela metade e de quebra diminui o uso de memória em quase 30 MB. Você tem a opção de reativar o Java ao tentar usar qualquer opção que realmente precise dele, de forma que você pode desativa-lo com segurança."

Aqui, também havia queixas, mas resolveu-se com isto.

O tópico já é antigo mas decidi aproveitá-lo.

A questão é quem é que usa isto actualmente ?
Vantagens ?
Desvantagens ?

pt: OpenOffice.org - Download

Eu. Uso-o sempre que preciso de usar o Office, já que uso Linux.

Como desvantagem só aponto o facto de alguns ficheiros do office da M$ perderem a formatação por alguma razão que desconheço (é raro no entanto) e o facto de se ter que estar a converter antes de enviar a outras pessoas que só usam M$ Office.

Como vantagens o ser gratuito e livre acima de tudo, a usabilidade é tão boa como o da M$ na minha opinião, converte qualquer ficheiro pa pdf em 2 clicks e.... é isso[;)]

Para uma utilização "normal" não vejo problemas (tirando a conversão dos ficheiros), além disso usei-o 9 meses durante o meu estágio e cumpriu sempre[;)]

Eu já utilizei, obrigatoriamente, uns meses na empresa.

Para quem está habituado ao Office da MS apesar de ser parecido, vai notar algumas diferenças. Depois tem o "problema" de por vezes desformatar o que recebes e se utilizas cartas "pré-definidas".
Acabou por abandonar o Open e voltar ao MS.

Eu já utilizei, obrigatoriamente, uns meses na empresa.

Para quem está habituado ao Office da MS apesar de ser parecido, vai notar algumas diferenças. Depois tem o "problema" de por vezes desformatar o que recebes e se utilizas cartas "pré-definidas".
Acabou por abandonar o Open e voltar ao MS.

Tal como relatas tem diferenças, em especial se se considerar o Office 2007 obviamente. Mas tal como se aprende a mexer no 2003 ou 2007 aprende-se perfeitamente as diferenças para o Open.

Já agora, mudaram para o MS porquê?

Pah quando comprei o portátil trazia o office da Microsoft,passado 40 dias pedia a key, e eu sinceramente já perdi a pachorra para andar nessas coisas, desinstalei logo que foi um mimo e instalei o openoffice, e estou bastante satisfeito, é menos chato e tudo[:D]

Sinceramente, até tenho achado mais prático na utilização.

E agora tenho vista, porque já vinha e ainda não deu problemas e também pela garantia, mas ele que dé problemas que leva logo com linux que é um mimo.

Tal como relatas tem diferenças, em especial se se considerar o Office 2007 obviamente. Mas tal como se aprende a mexer no 2003 ou 2007 aprende-se perfeitamente as diferenças para o Open.

Já agora, mudaram para o MS porquê?

Isto já foi há uns anitos, salvo erro na altura ainda só existia o 2003.

Obviamente que tal como outro programas, com maior ou menor dificuldade, lá se trabalha com aquilo.
O problema é que quando já se tem muita coisa "pré-feita", muita troca de documentação em Word e outros formatos com pessoal externo que só usa MS, acaba por complicar.

Para além da razão acima, não sei qual terá estado por trás (políticas de grupo, os novos pc já virem com o MS, na altura não estava muito envolvido nisso).

Isto já foi há uns anitos, salvo erro na altura ainda só existia o 2003.

Obviamente que tal como outro programas, com maior ou menor dificuldade, lá se trabalha com aquilo.
O problema é que quando já se tem muita coisa "pré-feita", muita troca de documentação em Word e outros formatos com pessoal externo que só usa MS, acaba por complicar.

Para além da razão acima, não sei qual terá estado por trás (políticas de grupo, os novos pc já virem com o MS, na altura não estava muito envolvido nisso).

Quer o MS Office, quer o Open já evoluíram bastante deste então.

Esse problema da troca de ficheiros com várias pessoas é mesmo o calcanhar de Aquiles do Open, eu optava sempre por usar pdf para trocar ficheiros.

Uma coisa boa do Open é a sua maior tolerância com os ficheiros, já alguns ficheiros que no Office da MS dizem-se corrompidos e não abrem nem por nada e no Open abrem, dando pelo menos para copiar o conteudo (ainda que por vezes com falhas de formatação).

Cumps.

Como tanto tenho Linux como XP, ora uso um, ora uso outro...

Sou um "utilizador banal" por isso não tenho problemas em passar de um para outro, e abrir o mesmo ficheiro num lado e no outro...

Só gostava é que o Thunderbird fosse mais compativel...

Não o consigo colocar a abrir o exchange, por mais voltas que dê...

Ás vezes tenho de abrir a VM de proposito para ir a alguma pasta no mail...

Uso o Openoffice (só Word e Excel) há uns 5 anos no emprego, desde a v1.1 salvo erro. Não tenho razões de queixa, muitas vezes passo para MSWord e vice-versa sem problemas, as diferenças são mínimas;
"Crasha" às vezes mas recupera sempre os dados;
Se não o tiveres em auto-arranque é mais lento a abrir ficheiros;
Contra: em Excel os gráficos são mais difíceis de trabalhar, por vezes baralha-se com os dados de origem, não te sei explicar, pode ser falha minha...
Edit: trabalho em formato doc e xls, não uso os formatos Openoffice

Sempre usei o Office, mas este ano na escola tenho de trabalhar com Open Office. A questão é que desde 2008 que passei a usar a versão 2007 do Office que é completamente diferente do Open Office, ou seja, em algumas situações atrapalho-me com facilidade.

Não é mau, mas prefiro o software da MS.

Usei o Open Office durante algum tempo, mas depois tive direito a uma licença MS Office e passei a usar o Office 2007.

Não há dúvida nenhuma que o MS Office está a anos luz do Open Office: é muito mais fácil de trabalhar, mais rápido, mais fiável e muito menos problemático.

Mas o Open Office dá perfeitamente para trabalhar.

ja tentei e não consegui.

tenho muitos modelos de documentos já criados no word e dá-me perguiça converte-los para open office. e quando os abro surgem todos desformatados.

Uso o Openoffice (só Word e Excel) há uns 5 anos no emprego, desde a v1.1 salvo erro. Não tenho razões de queixa, muitas vezes passo para MSWord e vice-versa sem problemas, as diferenças são mínimas;
"Crasha" às vezes mas recupera sempre os dados;
Se não o tiveres em auto-arranque é mais lento a abrir ficheiros;
Contra: em Excel os gráficos são mais difíceis de trabalhar, por vezes baralha-se com os dados de origem, não te sei explicar, pode ser falha minha...
Edit: trabalho em formato doc e xls, não uso os formatos Openoffice

Confirmo o que está a bold, a nível de gráficos está algo longe do Office da suite da MS. Em especial a forma como se cria gráficos pode ser algo confusa para quem está habituado ao Office da MS.

Já agora, para quem não conhece, queria apresentar-vos o Go-OO, uma versão do OpenOffice mais "bonita" e optimizada para melhor suportar os formatos binários da Microsoft, suportando também a importação de ficheiros em OpenXML (docx, pptx, xlsx, etc...) e a execução de macros em VBA.
O Go-OO é o que vem originalmente com o Ubuntu, seguindo as versões do OpenOffice normalmente muito de perto, ou seja, sempre que sai uma nova versão do OpenOffice, o Go-OO tem uma versão nova a acompanhar a oficial do OO, em poucos dias.

Site oficial: Your Office Suite

Recomendo alternativamente aos utilizadores que costumam fazer download directamente do site do OpenOffice. [;)]

Já agora, eu uso OpenOffice há já uns anitos 7-8, fiz lá o meu relatório de estágio, usei-o imenso em coisas normais que o Office também faz.

A Oracle , que comprou a SUN (que acompanhava o desenvolvimento do OpenOffice de perto), prometeu melhorar ainda mais o OO, vamos a ver como é que isso vai acontecer... [;)]

Última edição:
Eu uso-o em casa para tudo, mas no meu trabalho só uso a base de dados, tenho o Microsoft Office no meu computador por questões de compatibilidade.
Os meus colegas todos tem o OpenOffice 3.2 e a compatibilidade já é quase total, só quando se começa a trabalhar com funções mais exóticas é que se começa a ter problemas.
Quanto a aparecer tudo torto não é nada de especial, e nem sequer é um problema do openoffice, mesmo entre pc com o mesmo programa quer seja openoffice, quer seja microsoft office acontece e nos raros casos em que acontece um retoque na margem com um alargamento ou um encolhimento insignificante e tudo está resolvido.

Eu. Uso-o sempre que preciso de usar o Office, já que uso Linux.

Como desvantagem só aponto o facto de alguns ficheiros do office da M$ perderem a formatação por alguma razão que desconheço (é raro no entanto) e o facto de se ter que estar a converter antes de enviar a outras pessoas que só usam M$ Office.

Como vantagens o ser gratuito e livre acima de tudo, a usabilidade é tão boa como o da M$ na minha opinião, converte qualquer ficheiro pa pdf em 2 clicks e.... é isso[;)]

Para uma utilização "normal" não vejo problemas (tirando a conversão dos ficheiros), além disso usei-o 9 meses durante o meu estágio e cumpriu sempre[;)]
same here (3 primeiros itens)!
por vezes, enviam-me info OFICIAL em doc(x). é inadmissível. mas la tenho que por o ooffice a salvar-me o dia. acima de tudo, está uma questão de standards a que muita gente não dá o devido valor.

para escrita de docs, uso latex.

Voltar
Superior