Não me faças rir... [

] O motor do Fiesta já era... Num Fiesta de 2000 porta-se bem, nas gerações seguintes está completamente castrado. E glutão como nunca!
Eu ando frequentemente com esse motor, tanto no 208 como no C3 (e neste até com caixa automática, que desaconselho vivamente...), e o motor porta-se à altura do que se pode exigir de um motor com o tamanho e potência disponível.
É relativamente poupado, isto é, se andarmos com calma fazem-se facilmente consumos na casa dos 5, sendo o mais habitual rondarem os 6. Mesmo em AE (sem passar dos 130/140 km/h).
É agradável de se usar, e apesar de ser uma arquitectura de 3 cilindros é suave e não é ruidoso.
Fiabilidade não posso falar mas não lhe tenho visto ser problemático ou consumir óleo (e olha que os carros não são poupados!).
Aconselho-te que sugiras ao teu familiar ir ver o 208 e não ficar somente pelo C3. O 208 é um salto qualitativo enorme face ao já datado C3. Tem um conforto idêntico, equipamento a rodos e é mais equilibrado em estrada. É um regalo curvar com o 208, com o C3 aquilo convida a uma condução muito relaxada.
Vantagem do C3 existe se optares pelo pára-brisas panorâmico. Dá um aumento de luz no interior fantástica. No 208 o maior entrave será encontrar uma posição de condução facilmente, dado que o binómio volante pequeno e painel de instrumentos em posição elevada não é do agrado de todos. Mas uma vez que se atine com a posição de condução... 208 do demo! [

]