De facto, ou o nível do fórum é muito alto ou quando as pessoas começarem a trabalhar e a ganhar dinheiro vão perceber que, provavelmente, uma família comum em Portugal é bem capaz de ter que poupar durante 12 anos para comprar um carrito basico a pronto. Podem também comprar um charuto bastante usado e andar a pagar meio crédito por ano em reparações.
Eu já comprei vários carros a crédito desde 1998 e felizmente, até hoje nunca tive problemas. Aliás, apenas nos dois primeiros carros, em 1998 e 2002, não tinha poupanças que cobriam o valor do crédito. A partir dai, quando comprei a crédito tinha sempre dinheiro disponível para pagar a pronto, nalguns casos, dois carros.
Porque comprei a crédito? Porque preciso de liquidez e sinto-me muito mais á vontade com um crédito e com dinheiro em caixa, do que sem crédito mas liso, ou quase.
Claro que tudo foi muito bem ponderado. O valor dos juros (percentual e absoluto), as despesas inerentes, a possibilidade de liquidação antecipada sem penalizações, ou com penalização baixa, etc.
O ultimo carro também foi comprado a crédito. Procurei e consegui uma TAEG de 4,9% que, nos dias que correm, me parece bastante boa. Pesados os prós e os contras, as poupanças (+- 2 X valor financiado), os rendimentos, as despesas, as perspetivas a curto prazo e a possibilidade de liquidação antecipada sem penalização relevante, avancei. O objetivo será talvez liquidar o crédito em 24/36 meses, mas até posso entender que prefiro ir mantendo a prestação (relativamente baixa) e manter as poupanças.
Cada caso é um caso e cada pessoa tem as suas necessidades e forma de lidar com as situações, pelo que acho que a resposta a este questão não é preta nem branca. Há muita zona cinzenta.
EDIT: Outra coisa que deve ser muito bem ponderada é o valor do crédito vs valor e idade do veiculo e consequente desvalorização. Comprar um carro com 8/10 anos a crédito, em 60 meses (ou mais), pode querer dizer que daqui a 36/48 meses o carro valerá menos do que o valor em divida. Já comprar um carro novo (ou quase) a 60/72/84 meses, em que no final do contrato o carro terá 5/6/7 anos, estará em bom estado e terá ainda algum valor comercial, pode não ser um drama...