Opinião Pagamento

Boas ,

Hoje venho pedir-vos a vossa opinião para o seguinte, a nível de pagamentos de créditos com carros, o que acham melhor?

- Pagar mais em menos tempo
- Pagar menos em mais tempo?

Qual escolhiam e porquê? Há vantagens?

Obrigado.

prefiro pagar menos em menos tempo, mas depende da situação em concreto

De facto, ou o nível do fórum é muito alto ou quando as pessoas começarem a trabalhar e a ganhar dinheiro vão perceber que, provavelmente, uma família comum em Portugal é bem capaz de ter que poupar durante 12 anos para comprar um carrito basico a pronto. Podem também comprar um charuto bastante usado e andar a pagar meio crédito por ano em reparações.

Eu já comprei vários carros a crédito desde 1998 e felizmente, até hoje nunca tive problemas. Aliás, apenas nos dois primeiros carros, em 1998 e 2002, não tinha poupanças que cobriam o valor do crédito. A partir dai, quando comprei a crédito tinha sempre dinheiro disponível para pagar a pronto, nalguns casos, dois carros.

Porque comprei a crédito? Porque preciso de liquidez e sinto-me muito mais á vontade com um crédito e com dinheiro em caixa, do que sem crédito mas liso, ou quase.

Claro que tudo foi muito bem ponderado. O valor dos juros (percentual e absoluto), as despesas inerentes, a possibilidade de liquidação antecipada sem penalizações, ou com penalização baixa, etc.

O ultimo carro também foi comprado a crédito. Procurei e consegui uma TAEG de 4,9% que, nos dias que correm, me parece bastante boa. Pesados os prós e os contras, as poupanças (+- 2 X valor financiado), os rendimentos, as despesas, as perspetivas a curto prazo e a possibilidade de liquidação antecipada sem penalização relevante, avancei. O objetivo será talvez liquidar o crédito em 24/36 meses, mas até posso entender que prefiro ir mantendo a prestação (relativamente baixa) e manter as poupanças.

Cada caso é um caso e cada pessoa tem as suas necessidades e forma de lidar com as situações, pelo que acho que a resposta a este questão não é preta nem branca. Há muita zona cinzenta.

EDIT: Outra coisa que deve ser muito bem ponderada é o valor do crédito vs valor e idade do veiculo e consequente desvalorização. Comprar um carro com 8/10 anos a crédito, em 60 meses (ou mais), pode querer dizer que daqui a 36/48 meses o carro valerá menos do que o valor em divida. Já comprar um carro novo (ou quase) a 60/72/84 meses, em que no final do contrato o carro terá 5/6/7 anos, estará em bom estado e terá ainda algum valor comercial, pode não ser um drama...

Por isso é que eu, e tantos outros, nunca compram carro novo. Apenas usado e a pronto, de preferência a particular.

Da mesma forma que te sentes à vontade a dever dinheiro a uma qualquer entidade obscura, eu só me sinto à vontade pagando bens para os quais tenho capacidade financeira. Não tenho dinheiro para comprar? Não compro! Ficar a dever e a pagar aos poucos, sujeito a um dia precisar dessa prestação para algo mais urgente (médico, por exemplo), isso não. Pode não ser a atitude perfeita que todos deveriam ter, mas de certeza que não farei parte das estatísticas de famílias endividadas.

Boas ,

Hoje venho pedir-vos a vossa opinião para o seguinte, a nível de pagamentos de créditos com carros, o que acham melhor?

Obrigado.

eu pagava em 2004, no tempo das vacas gordas, 565€ de prestação mensal para um carro de quase 30 mil. poupei 3000€ por ter 3 meses e meti-me nessa prestação a pagar em 24 meses, com 60% de entrada. se fosse hoje, teria pago a 48 meses por causa das condicionantes da vida, acho que mais que 4/5 anos é não ter cabeça. mas na altura tinha 24 anos e ganhava-se bem a muito bem, hoje vai-se ganhando alguma coisita...

a minha tia comprou um 206 e pagou em 4 anos. todos os meses lá riscava mais 1 prestação e andava tão contente quando faltavam pouquinhas que até dava gosto!

é preciso ver a nossa vida, as condicionantes e o que se pode despender por mês sem nos matarmos de fome.

Boas ,

Obrigado.

Para carros não sei, não tenho experiência.
Para o resto, prefiro pagar mais em menos tempo [;)]

Por isso é que eu, e tantos outros, nunca compram carro novo. Apenas usado e a pronto, de preferência a particular.

Da mesma forma que te sentes à vontade a dever dinheiro a uma qualquer entidade obscura, eu só me sinto à vontade pagando bens para os quais tenho capacidade financeira. Não tenho dinheiro para comprar? Não compro! Ficar a dever e a pagar aos poucos, sujeito a um dia precisar dessa prestação para algo mais urgente (médico, por exemplo), isso não. Pode não ser a atitude perfeita que todos deveriam ter, mas de certeza que não farei parte das estatísticas de famílias endividadas.

Ou então em vez de ficares a dever e a pagar aos poucos, compras a pronto pagamento e um dia precisas dessa liquidez para algo mais urgente (médico, por exemplo) e não tens nada, porque entretanto estouraste o dinheiro ou uma grande fatia das poupanças a comprar um carro.

Ou então em vez de ficares a dever e a pagar aos poucos, compras a pronto pagamento e um dia precisas dessa liquidez para algo mais urgente (médico, por exemplo) e não tens nada, porque entretanto estouraste o dinheiro ou uma grande fatia das poupanças a comprar um carro.

ao fazer isso faz-se com margem de manobra...

Exacto, para fazer isso é preciso ter um bom pé de meia mas é o melhor mesmo. Foi assim que também comprei o meu bolinhas. Usado a particular, com pagamento na hora com dinheiro na unha...

ao fazer isso faz-se com margem de manobra...

Exacto, para fazer isso é preciso ter um bom pé de meia mas é o melhor mesmo. Foi assim que também comprei o meu bolinhas. Usado a particular, com pagamento na hora com dinheiro na unha...

Obviamente. Não é pensar "ah o carro custa 10000€, vou poupar esse dinheiro e logo que o tenha gastar tudo o que tenho num carro". Um grande amigo diz-me: "Se vais comprar um carro de 10 mil espera até teres 12 ou 13 mil"

Qual foi a parte de ter +- 2X o valor do crédito em poupança que não percebes-te?

pensas o mesmo em relação a uma habitação?

não podes englobar tudo no mesmo saco, naturalmente que uma habitação custa muito mais que carro, logo na compra de uma habitação a esmagadora maioria tem de optar por crédito para a sua aquisição...

agora eu defendo o mesmo se tiver capital disponível para pagar o carro logo a pronto e margem de manobra que não fique totalmente descapitalizado, é a melhor opção pois estando liquidado, não se chateia mais com o assunto, apenas com as restantes despesas regulares, o que se for bem orientado, num curto espaço de tempo recupera o investimento que fez e não está agarrado a uma credora durante n tempo...

mas como já foi dito cada caso é um caso, e quem pode pagar a pronto paga, quem pode recorrer a crédito e pagar mais em menos tempo ou pagar o menos possível em mais tempo, tudo dependerá da sua disponibilidade financeira...

eu por exemplo até hoje tive vários carros, e só uma vez recorri a crédito durante 5 anos, naquela de para quê pagar logo se posso ir pagando, digamos que foi a maior asneira que fiz e jurei para nunca mais, a ultima viatura que troquei a cerca de 4 anos, paguei-a logo a pronto, ao fim de ano e meio já tinha o investimento todo recuperado...

cada um com a sua ideia e tem de respeitar isso...

Se tens 2x o dinheiro do credito podias pagar a pronto e ainda ficar com um bom pe de meia, ao mesmo tempo que nao pagavas juros (o dinheiro no banco rende menos que o que pagas de juros).

Se tens 2x o dinheiro do credito podias pagar a pronto e ainda ficar com um bom pe de meia, ao mesmo tempo que nao pagavas juros (o dinheiro no banco rende menos que o que pagas de juros).

Certo, mas sinto-me mais á vontade assim, são manias (para além de uma boa parte estar aplicado e não me interessar desmobilizar).[;)]

Este tema vai aparecendo varias vezes, não há uma resposta certa depende da pessoa, pessoalmente compro a pronto é mais confortável para mim, mas compreendo que possa ser melhor opção para algumas pessoas comprar a credito...

Certo, mas sinto-me mais á vontade assim, são manias (para além de uma boa parte estar aplicado e não me interessar desmobilizar).[;)]

A tua opinião é precisamente igual à minha.

Esta questão dos créditos não tem uma resposta óbvia e correcta. Depende de tanta coisa... da idade da pessoa, das perspectivas futuras de emprego, da estabilidade, etc, etc.

Eu também prefiro ter uma poupança que me dê algum descanso. E por outro lado esse dinheiro pode vir a ser aplicado num investimento que surja e multiplicar-se...

Há tantos parâmetros...

E depois ainda existe aquela idiotice de somar as prestações todas e dizer: "Ah e tal vais pagar mais X pelo teu carro". Como se o dinheiro em tempos cronológicos diferentes se pudesse somar.

Ora bem,

Na minha opinião acho que se deve conjugar as duas formas, ou seja, mais vale esticar um pouco o tempo MAS com o objetivo de amortizares tudo o mais cedo possível. Exemplo: A 4 anos ficas com uma prestação de 380€, se for a 6 ja ficas com uma prestação de 200. Adquires o credito a 6, tentando sempre guardar de parte os 180 restantes. Às tantas pagas o carro à mesma em 4 anos. Só que assim não te estás a comprometer com um valor que se acontecer algum imprevisto não o conseguirás suportar.

No entanto a realidade do povo português é esticar sempre ao máximo de anos ate um valor que com muita dificuldade consigam suportar, o que faz com que não tenham fundo de maneio para imprevistos manutenções etc.

É o que eu penso.

É preferível ter uma prestação menor e amortizar prematuramente do que ter uma prestação maior e... caso haja algum imprevisto... não passarmos fome.

Regra geral as amortizações antecipadas têm um custo de ±0,5% do capital em dívida... ou seja cerca de €50 por cada €10000.

Voltar
Superior