Opticas opacas

O PuntoMKII do meu pai, sim é Fiat, tem 7 anos e os farolins permanecem perfeitamente transparentes. E não entra lá água como eu vejo em muitos.

Boas.

O embassamento, embora por vezes seja devido à falta de qualidade do plástico, ocorre geralmente devido à falta de cuidados do próprietário aliando isto à intensa exposição solar que o veículo possa sofrer.

Os materiais não são como as energias renováveis, ou seja, a superficie destes não se renova automáticamente, como tal é preciso ou prevenir que a óptica embasse ou remediar a situação quando esta já se encontra em mau estado.

Geralmente o embassamento dá-se pelo exterior da óptica, neste caso ou se previne ou se remedeia.
Para prevenir basta aplicar cêra de mês a mês, para remediar na melhor das hipóteses faz-se com polimento e nas piores é necessário preceder o polimento com uma lixagem de p2000.

Dá-me ideia que em ópticas de vidro isso não acontece[;)]

Não acontece mesmo, nesse aspecto são eternas. [;)]

O que causa esse problema é mesmo a intensa exposição solar, embora as lavagens com produtos agressivos (champôs fortes, petróleo, diluentes, etc) acaba por culminar no mesmo ou agravar ainda mais o problema.

É um problema mais flagrante nos Focus I, Clio II, Mercedes E W210, Audi A6 MK2 e mais alguns modelos. Embora qualquer óptica plástica seja susceptível de sofrer desse problema.

Não acontece mesmo, nesse aspecto são eternas. [;)]

O que causa esse problema é mesmo a intensa exposição solar, embora as lavagens com produtos agressivos (champôs fortes, petróleo, diluentes, etc) acaba por culminar no mesmo ou agravar ainda mais o problema.

É um problema mais flagrante nos Focus I, Clio II, Mercedes E W210, Audi A6 MK2 e mais alguns modelos. Embora qualquer óptica plástica seja susceptível de sofrer desse problema.

No Focus I parece moda... :(

No Focus I parece moda... :(

Curiosamente, nunca tive nenhum cliente com esses, embora seja talvez o caso mais flagrante.

O mais comum é apareceram os A6 da geração anterior e os Benz W210 (chatas de recuperar por serem redondas / ovais :().

Curiosamente, nunca tive nenhum cliente com esses, embora seja talvez o caso mais flagrante.

O mais comum é apareceram os A6 da geração anterior e os Benz W210 (chatas de recuperar por serem redondas / ovais :().

Já viste um Classe S com esse problema?

Existe um na minha rua com esse problema. :sh)

Já viste um Classe S com esse problema?

Existe um na minha rua com esse problema. :sh)

Por acaso já vi um ou dois a começar a ficar oxidadas, mas nunca tratei nenhum S.

Actualmente, as ópticas de vidro penso que já não persistem em nenhum carro. Um dos últimos foi o Golf IV.

Por acaso já vi um ou dois a começar a ficar oxidadas, mas nunca tratei nenhum S.

Actualmente, as ópticas de vidro penso que já não persistem em nenhum carro. Um dos últimos foi o Golf IV.

Houve essa mudança por vários motivos:

1º - Preço de fabrico;
2º - Peso;
3º - Segurança(acho eu...).

Foi como os para-lamas passarem a ser de plástico em alguns modelos.

Houve essa mudança por vários motivos:

1º - Preço de fabrico;
2º - Peso;
3º - Segurança(acho eu...).

Foi como os para-lamas passarem a ser de plástico em alguns modelos.

E cada vez se difundem mais os guarda-lamas em material plástico.

Um dos primeiros, senão o primeiro, foi o Land Rover Freelander I. Seguiram-se a generalidade dos Renault e agora muitas outras marcas.

Em relação às ópticas de plástico, não sei quem terá sido o pioneiro. Em 1994, a "nova" geração Opel Omega já trazia ópticas plásticas (foi o primeiro carro que vi assim). Em 1995 o Rover 400 seguiu o mesmo caminho. No final dos anos 90 já era algo generalizado, pelo menos em 50% ou mais modelos.

E cada vez se difundem mais os guarda-lamas em material plástico.

Um dos primeiros, senão o primeiro, foi o Land Rover Freelander I. Seguiram-se a generalidade dos Renault e agora muitas outras marcas.

Em relação às ópticas de plástico, não sei quem terá sido o pioneiro. Em 1994, a "nova" geração Opel Omega já trazia ópticas plásticas (foi o primeiro carro que vi assim). Em 1995 o Rover 400 seguiu o mesmo caminho. No final dos anos 90 já era algo generalizado, pelo menos em 50% ou mais modelos.

Os carros que passaram por cá em casa, o Clio, o 307 e agora o 807 tem os guarda-lamas em plásticos, diferentes do 206. Por acaso lembro-me do Freelander I ter.

Também fizeram isso por causa da redução de custos.

Boas.

O embassamento, embora por vezes seja devido à falta de qualidade do plástico, ocorre geralmente devido à falta de cuidados do próprietário aliando isto à intensa exposição solar que o veículo possa sofrer.

Os materiais não são como as energias renováveis, ou seja, a superficie destes não se renova automáticamente, como tal é preciso ou prevenir que a óptica embasse ou remediar a situação quando esta já se encontra em mau estado.

Geralmente o embassamento dá-se pelo exterior da óptica, neste caso ou se previne ou se remedeia.
Para prevenir basta aplicar cêra de mês a mês, para remediar na melhor das hipóteses faz-se com polimento e nas piores é necessário preceder o polimento com uma lixagem de p2000.

Viva,

Então quer dizer que o efeito pode ser prevenido/minimizado com aplicação regular de cera? A mesma que se aplica na chapa ou alguma especial? Marca?

Caso o problema exista é possivel recuperar a optica. Sem necessidade de comprar nova. Fica novamente transparente?

Excelentes noticias :) ... estava a ficar preocupado (especialmente com a viatura nova...). durante o dia os veiculos cá de casa têm de apanhar com o sol à porta dos empregos :( ...

Relativamente ao Focus I, tenho observado alguns com o sintoma. Porem tive um durante 7 anos que mantinha as opticas como novas.

Cumprimentos,

E vivam as ópticas em plástico... [:vm)]

No entanto, há solução para isso, mas implica cuidados que a grande maioria está disposta a fazer...

O meu Clio II também sofre desse mal, óptica amarelada, mas apenas na do lado direito.
E já tenho reparado noutros clios que é sempre a do lado direito que fica amarelada, a do lado esquerdo está sempre impecável tal como no meu.

Alguém tem alguma explicação para isto?

O meu Clio II também sofre desse mal, óptica amarelada, mas apenas na do lado direito.
E já tenho reparado noutros clios que é sempre a do lado direito que fica amarelada, a do lado esquerdo está sempre impecável tal como no meu.

Eu acho que o Clio é um carro comunista... Por isso não há nada a fazer. [:D]

Agora a sério, gostava de ajudar-te, mas a única solução que eu vejo é mesmo mudar a óptica, mas não encontro uma explicação lógica de além de as ópticas do lado esquerdo sejam feitas na Rússia. [:D]

[;)]

Baseando-me no sol como causa para o efeito, a optica do lado direito deverá estar mais exposta. Será?

Tks,

O meu clio tinhas as duas ópticas um nojo... quando o mandei pos rails mandei vir as ópticas de fundo cinza que parecem as únicas imunes a este problema a ver vamos, até porque paguei 300€:sh)

Back