Raistaparta
Well-known member
Yaris e Mondeos vejo bastantes assim. Fica mesmo muito feio [:vm)]
Dá-me ideia que em ópticas de vidro isso não acontece[]
Não acontece mesmo, nesse aspecto são eternas. []
O que causa esse problema é mesmo a intensa exposição solar, embora as lavagens com produtos agressivos (champôs fortes, petróleo, diluentes, etc) acaba por culminar no mesmo ou agravar ainda mais o problema.
É um problema mais flagrante nos Focus I, Clio II, Mercedes E W210, Audi A6 MK2 e mais alguns modelos. Embora qualquer óptica plástica seja susceptível de sofrer desse problema.
No Focus I parece moda...![]()
Curiosamente, nunca tive nenhum cliente com esses, embora seja talvez o caso mais flagrante.
O mais comum é apareceram os A6 da geração anterior e os Benz W210 (chatas de recuperar por serem redondas / ovais).
Já viste um Classe S com esse problema?
Existe um na minha rua com esse problema. :sh)
Por acaso já vi um ou dois a começar a ficar oxidadas, mas nunca tratei nenhum S.
Actualmente, as ópticas de vidro penso que já não persistem em nenhum carro. Um dos últimos foi o Golf IV.
Houve essa mudança por vários motivos:
1º - Preço de fabrico;
2º - Peso;
3º - Segurança(acho eu...).
Foi como os para-lamas passarem a ser de plástico em alguns modelos.
E cada vez se difundem mais os guarda-lamas em material plástico.
Um dos primeiros, senão o primeiro, foi o Land Rover Freelander I. Seguiram-se a generalidade dos Renault e agora muitas outras marcas.
Em relação às ópticas de plástico, não sei quem terá sido o pioneiro. Em 1994, a "nova" geração Opel Omega já trazia ópticas plásticas (foi o primeiro carro que vi assim). Em 1995 o Rover 400 seguiu o mesmo caminho. No final dos anos 90 já era algo generalizado, pelo menos em 50% ou mais modelos.
Aí é que te enganas! Esses A4 aínda usam ópticas de vidro.esse problema tambem já afectou marcas ditas de maior prestigio,quem não se lembra das opticas do audi a4 de 95\98
Boas.
O embassamento, embora por vezes seja devido à falta de qualidade do plástico, ocorre geralmente devido à falta de cuidados do próprietário aliando isto à intensa exposição solar que o veículo possa sofrer.
Os materiais não são como as energias renováveis, ou seja, a superficie destes não se renova automáticamente, como tal é preciso ou prevenir que a óptica embasse ou remediar a situação quando esta já se encontra em mau estado.
Geralmente o embassamento dá-se pelo exterior da óptica, neste caso ou se previne ou se remedeia.
Para prevenir basta aplicar cêra de mês a mês, para remediar na melhor das hipóteses faz-se com polimento e nas piores é necessário preceder o polimento com uma lixagem de p2000.
O meu Clio II também sofre desse mal, óptica amarelada, mas apenas na do lado direito.
E já tenho reparado noutros clios que é sempre a do lado direito que fica amarelada, a do lado esquerdo está sempre impecável tal como no meu.
Alguém tem alguma explicação para isto?
O meu Clio II também sofre desse mal, óptica amarelada, mas apenas na do lado direito.
E já tenho reparado noutros clios que é sempre a do lado direito que fica amarelada, a do lado esquerdo está sempre impecável tal como no meu.
Alguém tem alguma explicação para isto?