Opticas queimadas do sol, solução?

Entao presumo que na minha corsa dá para tirar umas "picadelas" das pedras? e dos vidros? por ex o para-brisas, há solução para as mesmas "picadelas" ?

As picadas correspondem a falta de matéria. Se há lá uma falha, o máximo que se pode resolver com lixagem ou polimento é um arredondamento das arestas da zona crítica de forma a que se note menos o defeito. Para ficar a 100% terias de ter algum método para encher as picadas de matéria plástica.

Em superfícies vidradas, nada feito!

No Xantia modelo 2 são em vidro, portanto no teu, sendo das primeiras unidades do modelo 1 presumo que também sejam em vidro.

O queimado que notas é mesmo do espelhado, ou então sujidade no interior do vidro. Quanto a isso, não há muito a fazer. :(
o Farol em vidro pode-se desmontar o que permite limpar a sujidade eventualmente existente no seu interior:)

As picadas correspondem a falta de matéria. Se há lá uma falha, o máximo que se pode resolver com lixagem ou polimento é um arredondamento das arestas da zona crítica de forma a que se note menos o defeito. Para ficar a 100% terias de ter algum método para encher as picadas de matéria plástica.

Em superfícies vidradas, nada feito!

Ah! ok... aprende-s mt por aqui! eheh

o Farol em vidro pode-se desmontar o que permite limpar a sujidade eventualmente existente no seu interior:)

É um processo minucioso e delicado, mas é verdade que é possível. [;)]

O maior problema reside mesmo no espelhado, muitas vezes ao tentar a limpeza, acaba por vir agarrado ao pano parte do "cromado" do espelhado. Há que ter muito cuidado e usar processos sempre muito suaves. Os espelhados de plástico são muito sensíveis, quanto mais se tiverem uns bons anos de uso. :(

Atenção à posterior "colagem" da óptica, tem de ficar bem vedada! [;)]

Sim!

A lixa é apenas um processo mais abrasivo de remover uma camada superficial de tinta / verniz "mortos". Além de que uma lixa 2000 e 3000 são tão macias que parece veludo (mas riscam!). [;)]

O processo de lixagem é também usado na pintura de forma a corrigir imperfeições, tais como riscos fundos, escorridos de tinta, casca de laranja e outras imperfeições.
Posteriormente é tudo polido até ficar um "espelho". [;)]

Essas lixas podem ser de uma marca qualquer ou existem marcas especificas para esse tipo de grão?

Eu uso as 3M!

De qualquer forma, não são fáceis de encontrar em hipers e outras grandes superfícies.

Cá fora, por norma, só se arranja até grão 1000. (quanto maior o grão, mais suave ou menos abrasiva é a lixa).

Jamais arrisques colocar na óptica uma lixa de grão 1000 ou inferior! Ia-te deixar marcas profundas que dificilmente conseguias atenuar por processos manuais!

Eu uso as 3M!

De qualquer forma, não são fáceis de encontrar em hipers e outras grandes superfícies.

Cá fora, por norma, só se arranja até grão 1000. (quanto maior o grão, mais suave ou menos abrasiva é a lixa).

Jamais arrisques colocar na óptica uma lixa de grão 1000 ou inferior! Ia-te deixar marcas profundas que dificilmente conseguias atenuar por processos manuais!

Diga-se que são coisas que se deve saber bem o que se está a fazer... amadores não é aconselhavel não é? lol

Atenção à posterior "colagem" da óptica, tem de ficar bem vedada! [;)]

Por isso é que nunca arrisquei. Mas creio que 8 anos e 216000 kms já justificam que abra aquilo e tente melhorar qualquer coisa [;)]
Se der bronca logo se vê. Tenho que ver bem como é que o Artur fez na A4 dele[:blush:]

Diga-se que são coisas que se deve saber bem o que se está a fazer... amadores não é aconselhavel não é? lol

Aconselho-te (vos) a irem sempre pelos métodos mais seguros e menos abrasivos, que garantam bons resultados.

Isto é, se com polishes conseguem remover ou atenuar bastante a superfície "queimada", porquê estar a arriscar processos mais abrasivos? [;)]

No entanto, se usarem uma lixa 2000 ou menos abrasiva e dispuserem de polishes e paciência para remover os riscos e marcas, ficam com um trabalho impecável.

Por isso é que nunca arrisquei. Mas creio que 8 anos e 216000 kms já justificam que abra aquilo e tente melhorar qualquer coisa [;)]
Se der bronca logo se vê. Tenho que ver bem como é que o Artur fez na A4 dele[:blush:]

É o A3 fase 1, não é? Pois, esse tem ópticas em vidro!

Se achas que têm um aspecto que já não corresponde aquilo que te agrada e pensavas em trocar por umas novas, não perdes mesmo nada em abrir e tentar pelos teus métodos resolver o problema, quase a custo zero. [;)]

Não se esqueçam que para tirar marcas de lixa convém usar uma máquina.

À mão é precisa muita força de vontade, se bem que no plástico é capaz de ser mais facil do que na chapa..

Para polir convém usar-se um aplicador ou pano turco de algodão, se se pretender mais poder abrasivo, para um melhor acabemento o ideal será um aplicador em espuma/microfibras.

boas

sei que já vi algures aqui no forum um inglês a polir um vauxalt astra azul e ele utilizava o que parecia uma rebarbadora com umas esponjas. Que era aquilo?:confused:

As minhas ópticas também estão uma desgraça, quando eu trabalhava em acondicionamento automóvel, cheguei a passar massa de polir com a maquina nas ópticas(média e fina) mas nunca obtive grandes resultados, ainda pra mais as ópticas aqueciam demais tinha medo de as queimar...

A rebarbadora que falas é uma máquina de polir rotativa.

O seu funcionamento é semelhante ao da rebarbadora no entanto faz muito menos rotação.

O uso da rebarbadora com fins de polimento só resulta numa coisa: asneira da grossa.

As minhas ópticas também estão uma desgraça, quando eu trabalhava em acondicionamento automóvel, cheguei a passar massa de polir com a maquina nas ópticas(média e fina) mas nunca obtive grandes resultados, ainda pra mais as ópticas aqueciam demais tinha medo de as queimar...

Se calhar fazias demasiada pressão na máquina ou ficavas demasiado tempo com ela parada no mesmo sitio.

Isto pode provocar um efeito contrário no polimento, o sobreaquecimento do verniz potencia o seu embaçamento.

Tenho o mesmo problema no meu 1.8VTI as opticas da frente teem aquele plastico e ja começa a ficar amarelado...é o mesmo processo para remover isso? lixa 2000 e dps 3000 e aplicar um polish? e que tipo de polish?

Esquece os faróis do Xantia! [:D]

No Xantia modelo 2 são em vidro, portanto no teu, sendo das primeiras unidades do modelo 1 presumo que também sejam em vidro.

O queimado que notas é mesmo do espelhado, ou então sujidade no interior do vidro. Quanto a isso, não há muito a fazer. :(

Os faróis plásticos, são envernizados. Esse mesmo verniz, com a exposição solar vai amarelecendo, ficando baço e vindo mesmo a descascar.

Cheguei a tratar algumas A6, nas quais o verniz já estava a saltar na parte superior da óptica.
A solução passou por lixagem com lixa de água 2000, seguido de lixa 3000 com posterior polimento até ficarem cristalinos e homogéneos.

Nenhum farolim plástico é irrecuperável, a não ser que esteja estalado / partido.
Consegue-se sempre uma melhoria, pelo menos, na casa dos 50%, nos casos mais bicudos e caóticos. [;)]

os meus tão óptimos, tanto os farois como os farolins [:D]

pict0174mediumft3.jpg

É o A3 fase 1, não é? Pois, esse tem ópticas em vidro!

Se achas que têm um aspecto que já não corresponde aquilo que te agrada e pensavas em trocar por umas novas, não perdes mesmo nada em abrir e tentar pelos teus métodos resolver o problema, quase a custo zero. [;)]
O aspecto até se papa, a potência de luz é que já deixa a desejar. Penso que a coisa vai melhorar se limpar o pó eventualmente acumulado no interior das ópticas.[:blush:]
Ou então ando mal habituado ao xénon da carrinha...:confused:

Back