Ordenado: Descontos e afins...

ZR

New member
Boas, pessoal...

Será que me podem dar uma ajuda nesta questão:

Imaginem um recém licenciado que vai para uma empresa em situação de 1º emprego.
Quais são os descontos que terão que ser obrigatoriamente efectuados? qual é a %? Desbobinem tudo o que sabem...

Agradecido! ;)

Cumps!

Penso que só o empregador é que têm benefiçios se fizer um contrato sem termo a alguem a alguem na tua situação (primeiro emprego)

11% para a segurança social

E depois tens o IRS em que a taxa (%) varia com a situação pessoal e com o valor do salário.

E depois tens o IRS em que a taxa (%) varia com a situação pessoal e com o valor do salário.
Exacto.

Se forem recibos verdes.

1º Ano tens isenção da SS. IRS não és obrigado a fazer retenção (se bem que no final tens de pagar sobre o que ganhas) e não cobras IVA.
No 2º ano começas a pagar SS (+-156€) e depois depende dos rendimentos do ano anterior, retens IRS a 20% e cobras IVA.

Exacto.

Se forem recibos verdes.

1º Ano tens isenção da SS. IRS não és obrigado a fazer retenção (se bem que no final tens de pagar sobre o que ganhas) e não cobras IVA.
No 2º ano começas a pagar SS (+-156€) e depois depende dos rendimentos do ano anterior, retens IRS a 20% e cobras IVA.

ou seja, a partir do 2º ano és comido à força toda [8b]

por acaso não tinha noção que os descontos a recibos verdes fossem tão altos

Já agora uma questão também!

Estou em regime de estágio profissional e a empresa deu-me a documentação onde consta que fiz descontos para a segurança social. O que eu pensava era que nestes 9 meses não ia fazer descontos.

Será que tenho de fazer o irs?

desculpem sou um pouco leigo nestas matérias

era mesmo isto que queria saber. Não existe nenhuma tabela onde possa ver as taxas conforme o valor do salário?
o emprego não é ao abrigo de nenhum programa específico, nem recibos verdes. Penso que é contrato. ;)

Exacto.

Se forem recibos verdes.

Depende do que determinares. Tens dois regimes possiveis um em que descontas 26% e outro em que descontas 32% creio.

Essa percentagem aplica-se a múltiplos do ordenado minimo sendo que no minimo tens que descontar sobre 1,5 ordenados minimos [;)]

Claro que sim...

É possivel o download aqui

As tabelas são alteradas todos os anos...
o que eu procurei por essas malditas tabelas... Thanks, bbaixo!

Ou seja, ao valor bruto tenho que subtrair os tais 11% para a SS, mais a taxa respectiva de IRS... É isto? os ainda falta descontar mais alguma coisa?

Cumps

Pegando neste assunto... Ofereceram-me um x bruto e a possibilidade de escolher se quero fazer contrato e respectivos descontos ou recibos verdes.

Com qual das hipóteses é que consigo manter mais $ para mim?

PS: Ja tenho caderneta de recibos verdes há uns 5 anos e uso de vez em quando e já trabalhei um ano com bolsa de formação mas não descontei para S.S, apenas IRS.

Pegando neste assunto... Ofereceram-me um x bruto e a possibilidade de escolher se quero fazer contrato e respectivos descontos ou recibos verdes.

PS: Ja tenho caderneta de recibos verdes há uns 5 anos e uso de vez em quando e já trabalhei um ano com bolsa de formação mas não descontei para S.S, apenas IRS.

Escolhe contrato, obviamente, é uma relação contratual mais sólida.

Mas depende de que valores estamos a falar. O valor a pagar é o mesmo em ambas as situações?

Já agora uma questão também!

Estou em regime de estágio profissional e a empresa deu-me a documentação onde consta que fiz descontos para a segurança social. O que eu pensava era que nestes 9 meses não ia fazer descontos.

Será que tenho de fazer o irs?

desculpem sou um pouco leigo nestas matérias
Depende do estágio que é, e se a firma informou o contabilista de que estavas num determinado estágio com determinados requesitos (é me familiar esta situação).
Quanto a irs tens de o fazer

Exacto.

Se forem recibos verdes.

Atenção o iva e o irs dependem da actividade e o irs depende tambem se os teus clientes tem contabilidade organizada, o iva depende tambem se o cliente é estado. e quanto á segurança social tudo depende do esquema e do escalão escolhido por cada um não só contribuições coberturas e valores dos subsidios das baixas e reformas...

Last edited:

Os recibos verdes são superiores se tiveres a hipotese de acumular varios clientes, senão contrato de trabalho

Back