[Comparativo] Os GTI de bolso

Os GTI de bolso

• Abarth 500

Votes: 60 45.1%
  • RS Twingo

Votes: 17 12.8%
  • Suzuki Swift Sport

Votes: 14 10.5%
  • Mitsu Colt Ralliart

Votes: 11 8.3%
  • Mini Cooper

Votes: 31 23.3%

• Total voters
    133
Essa questão é extensível a qualquer comparação entre um carro de há 10 anos e um dos dia de hoje. Pegas num Clio III dci e eu pego no teu Williams e vamos para uma estrada de serra. Queres apostar que o Clio III chega lá primeiro que o W?

Os carro de hoje curvam muito mais rápido que os mais antigos.

Concordo na teoria com o que dizes, mas não com o exemplo que escolheste.

Como ex-dono de um Clio III dci e actual dono de um Clio 16v garanto-te que o dci não tem hipótese numa estrada enrolada. O único ponto em que o dci é claramente superior é nos travões. De resto, não consegue ter a agilidade que cliozito com 16 anos mostra.

Os carros modernos têm imensas vantagens, os já mencionados travões, a maior segurança, os motores bem pujantes e pouco poluentes e gastadores etc...Mas são também mais pesados, e isso paga-se, quer em acelerações, quer no comportamento no limite que fica muito mais brusco.

O Clio III tem um comportamento predominantemente sub-virador e quando realmente foge de traseira é o Ai Jesus para o ir buscar. No 16v, a traseira anda frequentemente em deriva, mas de forma controlada e sem grandes sustos.

E eu sou um dos que não se importa com questões como conforto, ou gadgets (para grande desespero da minha namorada [:D]) daí andar com um carro com 16 anos, quase sem gadgets e bem barulhento no dia-a-dia.

E sim, ia para o Twingo [;)]

Concordo na teoria com o que dizes, mas não com o exemplo que escolheste.

Como ex-dono de um Clio III dci e actual dono de um Clio 16v garanto-te que o dci não tem hipótese numa estrada enrolada. O único ponto em que o dci é claramente superior é nos travões. De resto, não consegue ter a agilidade que cliozito com 16 anos mostra.

Os carros modernos têm imensas vantagens, os já mencionados travões, a maior segurança, os motores bem pujantes e pouco poluentes e gastadores etc...Mas são também mais pesados, e isso paga-se, quer em acelerações, quer no comportamento no limite que fica muito mais brusco.

O Clio III tem um comportamento predominantemente sub-virador e quando realmente foge de traseira é o Ai Jesus para o ir buscar. No 16v, a traseira anda frequentemente em deriva, mas de forma controlada e sem grandes sustos.

E eu sou um dos que não se importa com questões como conforto, ou gadgets (para grande desespero da minha namorada [:D]) daí andar com um carro com 16 anos, quase sem gadgets e bem barulhento no dia-a-dia.

E sim, ia para o Twingo [;)]

O meu exemplo não pode ser levado à letra, até porque o Clio Williams anda muito mais do que o dci.
Se comparamos versões com prestações equivalente, o modelo mais recente será muito mais rápido.

Além disso, um carro recente é incomparavelmente mais dócil. O Clio III só é dificil de domar se a condução for mesmo a abusar. O Clio I nem chega a permitir os mesmos abusos, pois as velocidades de passagem em curva são bastante inferiores.

Duvido seriamente que um Clio Williams seja mais rápido em pista que um Clio 1.5 dCi de 105 cv de geração actual. Fará tudo com mais "flair", sim, mas de resto...

O meu exemplo não pode ser levado à letra, até porque o Clio Williams anda muito mais do que o dci.
Se comparamos versões com prestações equivalente, o modelo mais recente será muito mais rápido.

Além disso, um carro recente é incomparavelmente mais dócil. O Clio III só é dificil de domar se a condução for mesmo a abusar. O Clio I nem chega a permitir os mesmos abusos, pois as velocidades de passagem em curva são bastante inferiores.

Depende das curvas, um Clio III é muito mais estável em curvas rápidas e de grande apoio do que um Clio I.

Mas em curvas lentas e zonas sinuosas, o facto de o eixo traseiro do Clio I ser bastante vivo ajuda a direccionar a frente e parece-me que nessas situações o Clio I é mais rápido.

Ainda não experimentei o Twingo RS mas parece-me que mantém esta característica, que foi algo que aprendi a gostar bastante.

E sim, claro que estamos a falar de situações limite, tal como as que tive oportunidade de experimentar nos vários track-days que fiz com os 2 carros.

McFly, posso dizer-te que nos Track-days que fiz no Estoril com o meu Clio III dci 85, que reprogramado deveria ter uns 100-105cv, fazia voltas na casa dos 2:36seg.

Com o 16v tal como veio para as minhas mãos, com os injectores danificados e junta da cabeça prestes a queimar teria uns 125cv na melhor das hipóteses. Tinha também a direcção (muito) desalinhada. E no TD da Autohoje do ano passado fui cronometrado em 2:21seg com alguma consistência. Um Williams em bom estado tirará cerca de 10seg a este tempo.

Os carros modernos curvam muito bem e travam muito bem, não digo o contrário, mas o peso e a potência contam muito

Last edited:
Não conheço todos os carros aqui falados em detalhe, mas assim à partida o que mais me apela é o 500 Abarth.

Melhor mesmo só com o kit Essesse [;)]

O 500 é o mais divertido. O motor tem um som brutal e o comportamento é o de um kart, apenas com o problema das travagens em mau piso.
Mas não é muito fácil andar com ele no dia-a-dia, principalmente pela falta de espaço. Aquelas backets tornam o carro mais apertado do que nas outras versões.

O Twingo é do caraças! O motor é muito vivo e o comportamento é à macho! [:D]
Tem muito grip e as reacções são como alguns carros de antigamente. Não tem o problema do espaço, apenas do conforto.
E o Twingo segundo os gajos do Fifth Gear tem outro problema, qualidade dos materiais interiores e montagem dos mesmos, de resto gostei de ver o carrito(com o chassis Cup) a ser testado por eles...
Mas a escolher ia mesmo para o Abarth 500 essesse[br:)]

Duvido seriamente que um Clio Williams seja mais rápido em pista que um Clio 1.5 dCi de 105 cv de geração actual. Fará tudo com mais "flair", sim, mas de resto...

A diferença de andamento de um para outro é abismal, no entanto não acho que os travões do dci e o comportamento justifiquem tal afirmação :confused:

"Botas" maiores que conferem uma velocidade superior em curva, travões e sistema ABS consideravelmente melhores, suspensão substancialmente mais evoluída e um motor Diesel que, muito provavelmente, tem tempos de recuperação tão bons quanto o Williams.

Para mim, é justificação suficiente para um Clio III dCi de 105 cv não ficar aquém do Williams em pista.

Um Clio III dci vem equipado com pneus 195/50/16 e um Clio Williams com 185/55/15, apesar de na maior parte dos casos já estarem homologados com 195/50/15, por isso a diferença é quase nula.

Em termos de travagem, sim senhor, o Clio III é melhor.

A suspensão é como te digo, o Clio III é mais estável, o Clio I é muito mais ágil e com uma resposta muito mais imediata, tal como se quer em circuito.

Em termos de motor, por muito binário que o motor dci tenha, o 2 Litros atmosférico do Williams tem muito mais potência e uma aceleração muito superior desde baixas rotações.

O Clio Williams pesa quase menos 200Kg.

Um é um utilitário poupado, o outro é um desportivo.

Qual é a dúvida sobre qual é o mais rápido?

O tópico podia ser: Escolha um diabrete! E em vez do mini, poderiam estar ai o Alfa Mito (155cv) e o 207 Rally (apesar destes 2 já serem algo mais crescidos).
O mais racing entendo ser o 500: visual exterior/interior agressivos, duro com uma sonoridade muito própria. se quisermos ter uns gadgets pó estilo, faz-se pagar e bem.
o Colt tem um excelente motor (150cv) traduzindo-se tal facto nuns cronos mto bons. é tb o q terá mais vocação familiar (mais espaçoso). Peca, segundo tenho lido, por ter uma suspensão demasiado mole.
Twingo rs.chassis cup. acho que tem um belo motor/chassis mas a caixa n ajuda.
Swift. ao contrário do Twingo, tem uma caixa bastante boa e parece ser o mais previsivel/fácil de domar.falta-lhe cavalaria.
O Mini... muito visto!!! bom chassis e motor qb (120cv)

O cocktail ideal para mim seria:
Motor do colt, chassis/suspensão do 500 ou do RS e caixa do swift.[;)]
o visual exterior e interior do 500.o meu voto vai pois para o 500!

"Botas" maiores que conferem uma velocidade superior em curva, travões e sistema ABS consideravelmente melhores, suspensão substancialmente mais evoluída e um motor Diesel que, muito provavelmente, tem tempos de recuperação tão bons quanto o Williams.

Para mim, é justificação suficiente para um Clio III dCi de 105 cv não ficar aquém do Williams em pista.

Muito longe, muito longe mesmo[;)]
Nem acelerações nem recuperações...
Apenas na travagem o Clio III é superior, mas de longe.

Eu como não experimentei o Dci de 105cv não sei qual curva melhor.

Back