Isso é um dos factores que me faz optar pela cobra.
O vendedor disse-me que de inverno basta alimenta-las de 3 em 3 semanas, é verdade 
Já agora uma Panterophis guttatus fica por 70 euros mais coisa menos coisa e uma Piton (Pythonidae) fica por 50 euros, pela tua experiência qual aconselhas ?
Ele disse que a Piton (Pythonidae) é super calma, até mais que a Panterophis guttatus..
Pythonidae é a família das pythons, depois tens centenas de espécies, e aí é que entra a python regius, que é a que tu te referes[

]
Parece-me que ainda tens muito de estudar relativamente à manutenção de ofídeos...
As cobras juvenis comem com uma frequência de 1 rato a cada 5 dias. Depois disso, quando já começam a ter um tamanho e uma massa gorda considerável, passam a 1 rato por semana (atenção que os ratos têm de ser de tamanho de acordo com o tamanho da cobra).
Há cobras que no Inverno entram em brumação, um estado idêntico ao da hibernação, mas com algumas diferenças metabólicas. Enquanto que na hibernação, os animais dormem, na brumação eles apenas reduzem o seu ritmo metabólico e deixam de se alimentar, no entanto continuam (pouco) activas e a beber água.
As guttatus não são famosas por brumar, já as régius sim. A minha fêmea, no Inverno não come, fica cerca de 6 a 7 meses sem comer, e não perde uma grama de massa corporal[

].
Comer de 3 em 3 semanas é absurdo, ou comem ou não comem, e quando comem é ao ritmo normal, até porque o terrário deve ter aquecimento todo o ano.
Quanto a valor€s, preocupa-te antes de comprar a cobra em arranjar um terrário, se comprares uma juvenil, opta por um faunário, um tapete de aquecimento, termómetro, termostato e alimento congelado. Depois então escolhes a cobra que mais te agradar.
As régius podem ser muito má boca, o meu macho por exemplo, só come benins, o que me encarece substancialmente a dita alimentação, porque os benins, além de difíceis de encontrar, são muito mais caros que as ratazanas.
Há régius que se forem manuseadas antes de as alimentar, não aceitam o alimento, a minha fêmea é o exemplo disso, se eu lhe mexer e depois der de comer, ela não come... O macho chegou a ficar 10 meses sem comer, e se sofres de stress, isso vai dar-te cabo dos nervos:sh)...
As corn, por norma comem sempre...[

]
Apesar de tudo isso, são ambas boas para iniciar[

]