Os nossos pais

É o que se passa actualmente com a minha familia e eu como irmão mais novo sinto em demasia essa divisão entre irmãos, como tópico acho que faz referência no plural, não elogiei a minha mãe por tudo o que fez e faz por mim (já lhe o fiz) e sei que sou o menino mimado dela ([:D]) mas acho natural os pais darem mais segurança aos filhos mais novos.

Pois esse é um factor com que eu não conto...

Tambem tenho um irmão mais novo, (17 anos) e faz coisas que não passam pela cabeça de ninguem. No decorrer no ano passado deixei de lhe falar 3 vezes, e por 3 vezes tive a um palmo de não afiambrar a serio nele tal a gravidade das coisas.

E aqui entra a minha mãe que queria um menina e não teve...portanto meu irmão é o protegido.

A juntar a isto está uma Avó recentemente acamada, alguma crise financeira, etc etc etc tudo junto dá BOMBA...

Eu acho que ainda sou o mais discreto da cabeça, tento apagar o fogo aqui e ali, mas andou a ficar farto de transportar a casa ás costas.

Tenho tempo para fazer isso com a minha casa e com os meus filhos.

Sim, concordo contigo, mas não sou muito a favor de castigos corporais.
Acho que não os deixar fazer aquilo que mais gostam tem mais efeito do que uma palmada, por exemplo.

Mas expressões como "não vales nada" ou "metes-me nojo" como li por aqui ou "és mesmo estúpida" como já presenciei, para mim são inconcebiveis.
Concordo absolutamente.[;)]
Condeno a violência fisica mas acho acho a violência psicoclógica muito prejudicial e isso pode trazer transtornos futuros numa pessoa, acho que deve existir aqui sensibilidade e não cair nesses actos.

Pois esse é um factor com que eu não conto...

Tambem tenho um irmão mais novo, (17 anos) e faz coisas que não passam pela cabeça de ninguem. No decorrer no ano passado deixei de lhe falar 3 vezes, e por 3 vezes tive a um palmo de não afiambrar a serio nele tal a gravidade das coisas.

E aqui entra a minha mãe que queria um menina e não teve...portanto meu irmão é o protegido.

A juntar a isto está uma Avó recentemente acamada, alguma crise financeira, etc etc etc tudo junto dá BOMBA...

Eu acho que ainda sou o mais discreto da cabeça, tento apagar o fogo aqui e ali, mas andou a ficar farto de transportar a casa ás costas.

Tenho tempo para fazer isso com a minha casa e com os meus filhos.
Acho que existe aqui uma certa importância de os irmãos mais velhos incutirem também uma certa educação, mas claro que isso será um dos papeis que caberá aos pais, mas no caso de falecimento dos mesmos haverá essa hierarquia de irmãos que se deverá sobrepôr.[;)]

Os meus pais tiveram mais sorte com os filhos, de que nós os filhos tiveram com os pais...
Há muita coisa que nos magoam como filhos, e continuamos a engolir muitos "sapos", para nos mantermos unidos.

Mas, apesar de tudo, são meus pais, e irei respeitá-los sempre, apesar dos seus defeitos. A vida tambem não foi fácil, mas ainda a fizeram mais difiçil... e perdoar perdoo, mas não esqueço...

Até aos 8 anos fui criado pelos meus avós, a minha mãe estudava longe de casa o meu pai trabalhava por turnos e era viciado em jogar ás cartas, pelo que sempre fui mais ligado aos meus avos do que ao meu pai, até porque o meu avó era a pessoa mais parecida comigo que eu conheci.
Aos 12 anos deixei de viver com os meus avós mas só na teoria porque apesar de viver em casas diferentes o almoço e jantar era sempre lá [:D].

No que aos pais propriamente diz respeito tenho uma excelente relação com a minha mae e muito distante com o meu pai de tal maneira que nem me lembro de discutirmos por alguma coisa, para se ter uma ideia quando ele quer que eu faça algo pede á minha mae ou avó para me pedirem a mim[:D], é estranha a nossa relação.

O meu pai sim pode dizer que tem nos sogros os melhores pais que ele teve, ao 27 anos saiu da casa dele para vir viver para casa da sogra quando a minha mae nem sequer lá morava foi recebido de braços abertos por eles que sempre lhe fizeram tudo e sempre o protegeram até quando a minha mae discutia com eles, ainda hoje a primeira coisa que o meu pai faz é quando vem do trabalho ir a casa da minha avo sem passsar por casa primeiro.

Á poucas horas um colega meu de infancia morreu num acidente estupido de trabalho, esse meu colega não falava com o pai á 1 ou 2 anos por uma coisa insignificante, é triste que tenha morrido sem poder ter ajeitado as coisas com ele:(

Estou a ver que a maior parte de vocês tiveram sorte com os pais, e ainda bem!

eu so tive sorte com a minha mãe, que faz tudo por mim e é a melhor mãe do mundo.

quanto ao meu pai há coisas que não se podem perdoar:

-violência doméstica
-violência psicológica
-preguiça de trabalhar e a minha mãe ao ver a situação em que estavamos ao tentar trabalhar sofria mais violência doméstica, pois ele é que "sustenta" a casa.
já foi há muitos anos e passaram-se tempos muito maus devido a isso, se não fosse a ajuda de familiares...
-egoísta ao ponto de só pensar nele
-cobarde

enfim, só qualidades... felizmente já sou independente dele.

quanto ao user que disse que com mais idade se percepcionava de uma forma diferente, bem eu acho que daqui a 20 anos vou pensar da mesma forma, porque o que descrevi lá em cima por mais anos que passem nao muda.

pois o meu pai é mais ou menos assim como o do user Joao_ben

ainda no outro dia quando comprei a xbox ele deu um ganda pontapé na caixa daquilo...enfim..

O meu pai não é perfeito, longe disso...contudo é um homem com quem me identifico plenamente. Basta uma troca de olhares, um sorriso e está tudo dito.

Em pequeno ele foi um pai exemplar: brincava quando eu merecia mas também sabia impor respeito e disciplina quando assim o era necessário( só lhe tenho que agradecer pois ajudou-me a ser o que sou hoje). Sempre fez tudo o que pôde(juntamente com a minha mãe) para satisfazer as nossas necessidades.

Hoje em dia a nossa relação é bastante diferente, a confiança é muito grande de ambas as partes e estamos sempre presentes um para o outro, passamos algum tempo juntos durante o dia e sempre que possivel trocamos ideias( ambos somos aficcionados por carros e aviões), desabafos.

Espero um dia poder olhar para trás e ser metade daquilo que ele foi comigo.

Ele não é portugues, em novo saiu do seu pais e foi trabalhar para outro pais, e com mérito e esforço conseguiu subir na vida. Depois veio para Portugal (segundo os meus pais um dos maiores erros das suas vidas, mas agora tarde demais para remediar).

Infelizmente hoje faleceu uma pessoa que era um segundo pai para mim, para sempre o vou recordar como um grande amigo sempre presente nos momentos dificeis e capaz de dar bons conselhos, Descansa em Paz amigo!

Um abraço a todos.

Os meus pais não são perfeitos, mas são fixes. Eu também nunca fui um mau filho, por isso nunca houve grande crise. Para ser sincero, não somos muito próximos, vivemos todos na mesma casa, mas cada um com a sau vidinha, não ha aquela coisa de "familia", só que isso não é necessariamente mau. Vivi com os meus avós durante a minha infancia, depois quando a minha avó morreu, aquilo que os meus pais eram descambou muito, a nivel psicológico os meus pais são uma manta de retalhos, eu cá compreendo e facilito, por vezes custe um bocado. Digo-lhes que quando forem velhinhos, e se eu puder, vão ter uma velhice de luxo [:D]
Tambem ja lhe disse isto e ele ficou a pensar : "Os adultos são crianças grandes"
É uma grande verdade, os adultos, quando estão acompanhados de amigos da mesma idade isto é notório muitas vezes, são crianças com um upgrade, nada mais.
Tenho muito boas memórias até aos 8 anos. A partir daí, devido a uma quantidade de coisas a que ele deu prioridade na vida dele (politica, nova mulher, etc) passou a ser tudo aquilo que eu nunca serei para os meus filhos.
Há uns anos atrás, o meu pai teve com um pé no mundo da politica, mas a minha mãe fez um ultimato, ou a politica ou o casamento! Ele lá escolheu o casamento, mas ficou sempre com o bichinho...

Antes de tudo, admiro a meu pai e minha mãe acima de tudo. Meu pai aos 6 anos de idade (anos 60) era paupérrimo e orfão de mãe...foi criado com a avó, sem muito afecto e rigidamente. Estar aonde está e, principalmente, ser a pessoa bondosa e amorosa que se mostra cada dia mais, é digno de mais de aplausos.

Muito da melhoria dele se deve a minha mãe e sua paciência de Jó, que saiu do interior isolado do Brasil e vençeu muita gente que não apostava nela. São os dois muito inteligentes e de forte personalidade, o que causa um certo atrito entre eles e comigo. Mas o amor sempre prevaleçe, e não se conheçem problemas grandes, sequer muitas picuínhas.

O facto deles serem bastante joviais, e lidarem constantemente com jovens, é muito bom para a educação que recebi. Posso falar que muito de meus amigos vêm a minha casa para me visitar com a mesma intenção de visitá-los. Por isso, dou-me mais que satisfeito.

Adoro os meus pais, a minha irmã e o resto da minha (grande) família.

Gosto tanto dos meus pais que, com 27 anos, ainda vivo com eles :).

Fiquei chocado com algumas das coisas que li aqui...

Fazer aqui um pequeno desenterranço[:D]

Como vão aqui as relações com os vossos pais?[;)]

Desenterro isto porque há alguns dias a falar com amigos sobre os pais, contei uma história para aí com 2/3 anos acerca do meu pai ter comprado um telemóvel e lembrei-me deste tópico:

Fomos à ensitel do Rio Sul comprar um telemóvel, lá andou a escolher enquanto eu estava a falar com a minha irmã, nisto a senhora vem atendê-lo e ele diz que gostaria de ver o telemóvel e apontou para ele.
A senhora diz: "Este Nokia 6011(ler sessenta, onze)?"
Ao que ele responde: "Não, este 6011(ler seis mil e onze)!"[:D]

Quando a minha mãe estava a efectuar o pagamento, eu e a minha irmã, completamente na brincadeira dissemos-lhe o que ele tinha dito pensando que ele se ia rir[:D]
Apenas se sai com um "Vocês metem-me nojo, não valem nada":( e foi ter com a minha mãe enquanto eu e a minha irmã ficamos:eek:

Resultado: quase 2 semanas sem falarmos com ele e ele connosco.

A memória mas marcante que tenho do meu pai é talvez o facto de eu ter chumbado no exame nacional de português no 12º ano( passei na 2ªfase e após pedir repreciação da mesma), ter chegado a casa, dizer que tinha chumbado e o meu pai simplesmente disse-me "metes-me nojo".
Outra memória foi quando fui assaltado, levaram-me um telemovel com 6/7 meses, chego a casa, digo que fui assaltado e tinha marcas fisicas comprovativas disso mesmo e ele simplesmente diz "tu és um car*lho, não vales nada, nunca hás-de ser ninguém".
Quando ele ia trabalhar dava-me sempre um beijinho antes de sair, mesmo que eu estivesse a dormir, depois a partir dos meus 10 anos, simplesmente deixou-se disso, devo ter perdido a graça( também é para o lado que eu durmo melhor que eu não gosto dessas coisas[:D]).

Outra coisa é não me deixarem andar sozinho de carro.:sh)
Nem nunca me deixaram trazer amigos/amigas cá a casa:sh)

Resumindo, se me dou bem com eles? Que remédio, ainda vivo na casa deles.
Se são pais perfeitos? Nunca foram e espero lembrar-me sempre de como eles são para eu nunca fazer isso aos meus filhos[;)]

Repescando um post antigo...

A parte do carro ainda posso entender (ainda que eu ande sozinho no jipe dos meus pais...), mas, nunca tiveste pessoal amigo em tua casa!?:eek::(

Só espero um dia, quando for velhinho e estiver às portas da morte, poder olhar para trás e poder dizer que fui metade do homem que o meu pai é!

Acho que isto quer dizer muito do respeito e admiração que tenho por ele. Claro que não é o homem perfeito, tem os seus defeitos, tivemos as nossas desavenças, mas com a idade aprendi a perceber as suas atitudes e decisões, e a respeitá-lo enquanto homem e enquanto pai. Acho que isso vem com a idade, sou hoje maduro o suficiente para perceber muita coisa que não percebia quando tinha 18, 20 ou 22 anos.

Da minha mãe, o que posso dizer, santa senhora...

Sem dúvida que fui premiado com os melhores pais do Mundo!! Não os trocava por nada!!! Pena que não lhes diga isso muitas vezes... :(

Partilho da tua opinião a respeito dos meus pais. O meu pai deve ser das pessoas mais pacíficas à face da terra, sem no entanto deixar de impor respeito (mas consegue impor através da palavra, e não da violência e ameaças).
Trabalhou muito durante toda a vida e dedica-se por completo à família. É do tipo de pessoa que ponho as minhas mãos no fogo como nunca vai ter um caso nem mesmo isso passar pela cabeça. O mesmo aplica-se à minha mãe.
Além disso, são pessoas extremamente compreensivas, que mesmo nos momentos em que eu pensei que me iam F**** o juízo, e eu se calhar até merecia, em vez disso deram-me apoio.

Enfim, não podia pedir melhor. Só tenho pena de não poder fazer tanto por eles como fizeram por mim.

Repescando um post antigo...

A parte do carro ainda posso entender (ainda que eu ande sozinho no jipe dos meus pais...), mas, nunca tiveste pessoal amigo em tua casa!?:eek::(

Actualmente na faculdade, já trouxe com o consentimento dos meus pais, 3 colegas para fazermos um trabalho, as únicas que entraram cá.
Talvez por desde os 11 anos ter de ficar sozinho em casa durante o dia, por os meus pais estarem a trabalhar nunca e deixaram cá trazer ninguém, nem que fosse um amigo e que ele viesse cá jogar alguma coisa.
Lembro-me de uma vez ter de fazer um trabalho algures entre o meu 7º e 9º(a minha memória já não é o que era devido à minha mãe me pegar nas orelhas e bater-me com a cabeça na parede quando era puto[:D]), pedi à minha mãe para virmos fazer cá em casa o trabalho, mas tinhamos de estar sozinhos em casa, os meus pais estavam a trabalhar e a minha mãe só disse que não, que usássemos a biblioteca.

Outra situação: no meu 6º ano um colega dava-me sempre boleia ao final do dia para casa, a escola era a cerca de 1 km a pé, não era muito longe mas como o pai desse meu colega o ia buscar, trazia-me também.
Assim que começou o 7º o meu pai simplesmente disse que não queria mais que ele me desse boleia:confused: mesmo sendo ele da minha turma.

Actualmente na faculdade, já trouxe com o consentimento dos meus pais, 3 colegas para fazermos um trabalho, as únicas que entraram cá.
Talvez por desde os 11 anos ter de ficar sozinho em casa durante o dia, por os meus pais estarem a trabalhar nunca e deixaram cá trazer ninguém, nem que fosse um amigo e que ele viesse cá jogar alguma coisa.
Lembro-me de uma vez ter de fazer um trabalho algures entre o meu 7º e 9º(a minha memória já não é o que era devido à minha mãe me pegar nas orelhas e bater-me com a cabeça na parede quando era puto[:D]), pedi à minha mãe para virmos fazer cá em casa o trabalho, mas tinhamos de estar sozinhos em casa, os meus pais estavam a trabalhar e a minha mãe só disse que não, que usássemos a biblioteca.

Outra situação: no meu 6º ano um colega dava-me sempre boleia ao final do dia para casa, a escola era a cerca de 1 km a pé, não era muito longe mas como o pai desse meu colega o ia buscar, trazia-me também.
Assim que começou o 7º o meu pai simplesmente disse que não queria mais que ele me desse boleia:confused: mesmo sendo ele da minha turma.

Lixado/estranho.:(:(:(

a tua vida social "lá fora" é boa ao menos?

a tua vida social "lá fora" é boa ao menos?

Se me dou bem com quem me rodeia no meu dia a dia? Sim, o facto de os meus pais me terem educado/serem assim em nada afecta a minha relação com os meus/minhas amigos/as.

Se me deixam sair à noite? Talvez devido à minha educação/estar sempre sozinho em casa enquanto os meus pais trabalhavam, sempre fui muito caseiro, logo não me puxa muito sair.
Mas eu e os meus colegas da faculdade com quem me dou mais organizamos 2 jantares só para nós e embora com algumas reservas da parte da minha mãe(não saio à noite, vou para Setúbal, vou beber muito, etc[:D]) lá fui aos 2 jantares[;)]

Bem,se há tópico OT que mexe comigo provavelmente é este...

Que dizer do meu pai sem ser demasiado incisivo e injusto com ele?Cresceu numa familia humilde de quatro irmãos e devido a o meu avô ter ficado paraplégico cedo lhe foi incutida a responsabilidade de fazer mais do que a idade determinaria.A minha mãe não podia ser mais diferente dele,vinha de uma familia mais abastada e habituada a um certo nível de vida.Casaram e passado um ano nasci eu...
Se houve coisa que o meu pai sempre adorou e que se mantém ainda hoje é o gostar de andar na rua.Gosta de cumprimentar amigo A,B e C.Gosta de comer e beber bem.À custa disso o meu pai,que era um rapaz elegantissímo e bem parecido quando eu nasci,desleixou-se e hoje aos 55 anos parece já não se importar com o colesterol apesar dos avisos e da supervisão da actual esposa(os meus pais divorciaram-se tinha eu 17 anos).Logo o meu pai que foi desportista...
O gostar de andar na rua casou na perfeição com o gosto pela politica,ele arranjava sempre maneira de andar metido em alguma,foi presidente disto e daquilo.No meio disto tudo nem sempre esteve dísponivel para mim.Foi passando a responsabilidade à minha mãe de uma foma subtil,não estando a par dos mais diversos acontecimentos do filho.O que sabia sobre mim não via,transmitiam-lhe.Era mais importante ajudar a eleger um presidente de camâra ou a dirigir a sede de um clube de futebol.Devido a isso meio mundo conhecia o meu pai.O que o satisfazia imagino.O meu pai sempre desejou ter um papel de relevo na sociedade.Não para armar,que o meu pai é um individuo terra a terra,mas antes para se sentir útil e activo.
Outra coisa que o meu pai sempre mostrou ser foi ser um sonhador,alguém que tinha ideias e queria concretizá-las,mesmo que por vezes fosse demasiado inocente a sonhar essas ideias.O mundo é mau e come inocentes ao pequeno almoço... mas pelos vistos eu sou filho do meu pai pois muitas vezes também olho o mundo com olhos inocentes na esperança que as coisas possam realmente ser simples como as sonhamos.Sou um positivista por excelência.Mas como também sou fiilho da minha mãe herdei tudo o resto dela logo não posso afirmar que seja um espelho do meu pai,pois muita coisa nos separa.Mas ao menos posso dizer que me deu uma educação correcta e nunca me bateu.Ele preferia sai porta fora que descarregar em cima de alguém.Tenho muito orgulho nele por isso.Só lamento que não tenhamos sido mais amigos quando eu estava a crescer,lamento não termos feito mais coisas juntos,lamento ele ter preferido esforçar-se por ser presidente de algo do que ser o meu melhor amigo.Um dia tentou ser.Mas eu já tinha passado muitos anos sem contar com ele...

Actualmente tenho uma relação normal de pai e filho.Não é o que eu desejaria mas também já concluí que nesta etapa é a possível dado a maneira de ser de cada um.Ainda assim fico sempre na expectativa que ele me convide para algo sem ser um almoço,quase uma forma subliminar de dizer "anda Pai vamos brincar".A minha mãe morreu este ano vitíma de cancro.Foi e continua a ser duro.Essa tragédia aproximou-nos um pouco.Sei que posso contar com ele sempre que precisar mas faltará sempre aquela cumplicidade que se devia ter construído nos verdes anos.O meu maior desejo em ter um filho passa em muito pela relação que possa vir a ter com ele.Sei aquilo que quero fazer com ele e sei onde falharam comigo.Possuo portanto experiencia para não errar nos mesmos pontos.Deixaria tudo para ir jogar á bola com o meu filho.E o meu filho,ao sentir que era o mais importante nesta vida para o pai,sentir-se-ia muito mais amado.E assim talvez não viesse a ter tantas amarguras como eu tenho.Apesar disso eu afirmo:Eu amo o meu pai.E apenas desejo que ele tenha orgulho em mim....

• Like
Reactions: WaF
Back