Isso é lixado matá-las pois são rápidas. na minha varaanda costuma ser à vassourada com aproximação muito lenta e depois trás!! Muitas vezes falho o golpe.
Também já matei 2/3 com dum dum até as gajas ficarem atordoadas e depois vassoura em cima. Com este método ainda tens que te aproximar mais e lentamente tipo caracol, sem medos (não mordem nem salatam para cima de nós!) e sem que a tua sombra passe por cima dela senão ela diz fui!
Boa sorte para as caçadas que se avizinham [

]
Só uma correção as osgas saltam sim e quanto maiores melhor treino têm.
Eu não posso ver uma osga, não sei o que se passa, basta ver uma, corre-me logo como que uma carga eletrica pela espinha acima, até fico enjoado.
Já ouvi outras pessoas com o mesmo sintoma ás osgas.
Quanto ao saltar, elas saltam, já vi muitas a saltarem por ex de um muro em L elas conseguem pular de um muro para o outro, pequenas distancias mas pulam.
Uma vez tinha eu para aí 16 anos e trabalhava nas férias, andei a remodelar umas casas aqui na vila, acontece que tivemos de mexer no telhado tipo meia cana, eu com todo o cuidado para não partir nada e tambem não meter as mãos em nenhum daqueles bichos... lol
Acontece que o pedreiro mandou-me mudar um monte de telhas, para outro lado para não empatarem.
Carreguei uma 8 ou 9 telhas umas empilhadas em cima das outras, ia a descer umas escadas, só senti uma coisa a passear por cima das mãos que estavam por baixo das telhas, larguei logo aquilo, partiu-se tudo...lol
Vejo o bicho no meu pulso, dei um safanão, com a aflição tropecei na escada ia-me matando.
Eu todo fud_d_, ia-me dando uma coisa, ainda tive de ouvir os pedreiros no inicio a ralharem e a darem-me cabo da cabeça e depois quando aquilo acalmou a gozarem com a situação.
Malditos bichos.
Pior foi á cerca de um ano... lol
Eu assentado tipo aquelas cadeiras que se usam junto ás piscinas no quintal a ler um jornal, todo entretido, vem a minha gata que adora festas e chegou-se ao pé de mim.
Eu entretido sabia que era ela, desci uma mão para lhe fazer festas na cabeça, ela custuma depois esticar-se e passar o focinho, o pescoço, nas minhas mãos.
... bem só sei que quando ela encosta o focinho á minha mão, não foi o focinho de um gato que senti era uma osgazona quase preta enorme e aquela gaja (a gata) andava com aquela porcaria na boca, a passea-la por todo o lado...
... efeito... o tal choque na espinha, uma visão de terror... lol e um salto digno de ser registado nos jogos olimpicos.
Tenho duas gatas e ambas custumam caçar as osgas, não as comem, apenas as apanham e andam por ali com aquilo na boca a passear.