Eu sou dos que não vê necessidade de novo aeroporto. Vejamos:
- O aeroporto da Portela vai levar investimentos de 500 milhões de euros nos período 2019-2022 (já anunciados pelo governo e pela ANA/Vinci), que elevará no limite a capacidade para 35 milhões de passageiros (a exceptativa é que termine 2018 com 28 milhões)
- Um novo aeroporto complementar no Montijo teria capacidade para 15 milhões, tornando a capacidade total conjunta dos dois aeroportos 50 milhões
Na minha opinião, a quantidade de turismo que a AML tem neste momento, acrescido de viagens de negócios e de carga/mercadorias, já está num nível limite. Claro que estamos muito longe de cidades como Barcelona ou Amesterdão, mas o nível de turismo dessas cidades tem repercusões catastróficas para os habitantes locais. Não me parece que queiramos isso.
O que acontecerá caso a procura não pare de aumentar, mas a capacidade esteja estagnada nos 35 milhões de passageiros/ano, é que o mercado vai-se ajustar: os preços das viagens (voo+hotel) irá aumentar significantivamente. Em vez de turista pé-de-chinelo tipico, Lisboa passa a ser procurada essencialmente por outro tipo de turista. Em vez de se abrirem novos hoteis, os actuais 4 estrelas sofrem obras de melhoria para passarem todos a 5 estrelas e os de 3 estrelas levam obras para passarem a 4 estrelas and so on.
Ou seja, mantém-se a quantidade de turistas, mas trocando-se estes por turisticas com maior nível de poder de compra.