OTA - O Aeroporto negócio !!! - Governo escolhe ALCOCHETE!

Sim, claro, concordo completamente que o aeroporto de Beja correu tudo menos bem, e não tem muita utilidade a nível de transporte de passageiros. Era só para o caso de vir aí o próximo dizer que se devia era utilizar a Portela + Beja, fica já a nota de que Beja neste momento está disponível para ser utilizado, simplesmente ninguém o quer fazer. [:p]

Aeroporto esse que, diga-se de passagem, as companhias não utilizam porque não querem, já que está disponível para voos de passageiros.

E está alinhada com a principal da Portela, o que não permite o uso simultâneo dos dois aeroportos.

E porque haveriam de querer voar para o deserto (Beja)? :confused:

Sei lá. :P Isso é algo a perguntar aos que defendem Beja (que em parte também são aqueles que acham que em Lisboa há 2 aeroportos, é o da Portela e o de Figo Maduro ^^).

Yep, há um aeroporto em Évora e outro em Beja. De notar que o de Évora é algo pequenito e já data nos anos 70. Nada por aí além, é um aerodromozito, com 2 pistas, uma delas um pouco mais curta que a de Cascais e a outra ainda mais curta, e é pista de areia.

A Embraer está em Évora, tal como outras empresas do sector aeronáutico. Em Beja tem-se o aeroporto, e acaba aí (caso não me esteja a esquecer de nenhuma empresa mais pequena/em escala bastante inferior à da Embraer em Évora).

Ainda ninguém se lembrou de transformar Alverca ou até Sintra em aeroporto para as low cost...

Em Sintra, penso que o problema é o mesmo de ALverca. Intrusão no espaço aéreo da Portela e dos corredores de aproximação e também tem um cabeço/monte junto a uma das cabeceiras, que não é muito favorável às operações. Sintra até seria ideal. Tem acessos e linha de comboio perto.

Eu sou dos que não vê necessidade de novo aeroporto. Vejamos:

- O aeroporto da Portela vai levar investimentos de 500 milhões de euros nos período 2019-2022 (já anunciados pelo governo e pela ANA/Vinci), que elevará no limite a capacidade para 35 milhões de passageiros (a exceptativa é que termine 2018 com 28 milhões)

- Um novo aeroporto complementar no Montijo teria capacidade para 15 milhões, tornando a capacidade total conjunta dos dois aeroportos 50 milhões

Na minha opinião, a quantidade de turismo que a AML tem neste momento, acrescido de viagens de negócios e de carga/mercadorias, já está num nível limite. Claro que estamos muito longe de cidades como Barcelona ou Amesterdão, mas o nível de turismo dessas cidades tem repercusões catastróficas para os habitantes locais. Não me parece que queiramos isso.

O que acontecerá caso a procura não pare de aumentar, mas a capacidade esteja estagnada nos 35 milhões de passageiros/ano, é que o mercado vai-se ajustar: os preços das viagens (voo+hotel) irá aumentar significantivamente. Em vez de turista pé-de-chinelo tipico, Lisboa passa a ser procurada essencialmente por outro tipo de turista. Em vez de se abrirem novos hoteis, os actuais 4 estrelas sofrem obras de melhoria para passarem todos a 5 estrelas e os de 3 estrelas levam obras para passarem a 4 estrelas and so on.

Ou seja, mantém-se a quantidade de turistas, mas trocando-se estes por turisticas com maior nível de poder de compra.

Ah, e claro, outra consequência positiva seria um desvio significativo do turismo actual em Lisboa para o Porto.
Em termos globais, não me parece que o país, num todo, venha a perder nada com a não construção de um aeroporto novo.

Nessa lógica não seria melhor fechar todas as autoestradas e deixar apenas a A1 em funcionamento, mas subir os preços aumentando assim a qualidade do tráfego? :confused:

E isso poderia ser feito a uma infinidade de negócios, limitando a oferta para aumentar preços e aumentar a qualidade da procura.

Pelo menos na habitação/arrendamento o governo parece já estar a trabalhar nisso.

Em Sintra, penso que o problema é o mesmo de ALverca. Intrusão no espaço aéreo da Portela e dos corredores de aproximação e também tem um cabeço/monte junto a uma das cabeceiras, que não é muito favorável às operações. Sintra até seria ideal. Tem acessos e linha de comboio perto.

As pedreiras no final da pista é que não dão muito jeito...Além de que uma pista não conta só no comprimento, importa também a largura, nesse aspeto Sintra fica fora do baralho.
E depois temos aquelas questões da resistência do piso da pista ao peso de determinadas aeronaves na aterragem, quase que é preferivel começar de raiz do que estar a converter o existente, por isso, apesar de várias unidades com pista serve as mais leves aeronaves militares mas não tanto as aeronaves civis.

NA realidade os estudos para o aeroporto de Alcochete já estão feitos. E passou no impacte ambiental

Mas passou passou ou foi à Sócrates como o Freeport?
É que a distância entre as duas áreas não é de todo significativa.

É que Alcochete graças aos recursos naturais existentes e à sua exploração concertada dá ao Estado milhões de euros/ano....

Ocultou no do Montijo. Estamos a falar de Alcochete.

Pois, foi confusão minha. :sh)

Eles devem ter ido para o Montijo para encontrar uma solução mais barata.
Se Alcochete já passou os estudos ambientais, se já tinha sido determinado que era o melhor local, então que avancem com o de Alcochete.

Voltar
Superior