OTA - O Aeroporto negócio !!! - Governo escolhe ALCOCHETE!

Parece que abunda por todo lado, pelo menos a avaliar pela quantidade de poli-desportivos, rotundas, auto-estradas, túneis, etc. que se construíram por todo este país. [:p]

Não se pode comparar rotundas e poli-desportivos com AE's, túneis, e pontes sobre o Tejo.
Eu sei que o pessoal gosta muito de bater nas autarquias por causa das rotundas e poli-desportivos, mas não tem nada a ver em termos de custos. Rotundas são baratissimas, e poupam nos semáforos.
Poli-desportivos também são relativamente baratos, e têm bastante utilidade em termos locais, muito mais utilidade à população em geral que estádios de futebol, esse sim, alguns elefantes brancos, como os de Leiria, Aveiro, Algarve.

Uma ponte sobre o Tejo custa para aí quase tanto como uma AE no interior com uns 1000 kms de extensão, é uma coisa mesmo muito cara. Pontes dessa dimensão e túneis, são coisas muito caras, muito mais caras que qualquer outra obra. .

Ainda ontem fiz esse trajecto (até à Universidade) sem qualquer trânsito e nem em 10 minutos o fiz...nos meus cálculos 20 min é o normal, 15 min com pressa. O caminho até à Trafaria é inclusivamente um pouco sinuoso na parte final.

Tens de consertar o teu relógio certamente.

Não [:p]

Algés à Trafaria, e ainda fui da Trafaria ao estádio nacional do Jamor e depois a Algés novamente. Tudo em 8 min. Nunca passámos dos 170 km/h [:p]

Não se pode comparar rotundas e poli-desportivos com AE's, túneis, e pontes sobre o Tejo.
Eu sei que o pessoal gosta muito de bater nas autarquias por causa das rotundas e poli-desportivos, mas não tem nada a ver em termos de custos. Rotundas são baratissimas, e poupam nos semáforos.
Poli-desportivos também são relativamente baratos, e têm bastante utilidade em termos locais, muito mais utilidade à população em geral que estádios de futebol, esse sim, alguns elefantes brancos, como os de Leiria, Aveiro, Algarve.

Uma ponte sobre o Tejo custa para aí quase tanto como uma AE no interior com uns 1000 kms de extensão, é uma coisa mesmo muito cara. Pontes dessa dimensão e túneis, são coisas muito caras, muito mais caras que qualquer outra obra. .

Meu, rotundas é só das melhores coisas que há. Poupa-se na porcaria dos semáforos, dá para inverter a marcha com extrema facilidade sendo só dar a volta, e num instante permitem acesso a várias saídas.

Meu, rotundas é só das melhores coisas que há. Poupa-se na porcaria dos semáforos, dá para inverter a marcha com extrema facilidade sendo só dar a volta, e num instante permitem acesso a várias saídas.

Pois é, mas há pessoal que gosta de criticar as rotundas, só porque sim. Provavelmente se tivesse sido Lisboa a generalizar as rotundas em Portugal, já as gabavam.

Foi de helicóptero. [:D]

Foi numa CBR 600 ? :sh) :sh) :sh)

Mesmo numa CBR não sei se seria possível [:p]

Mas o Silver adivinhou [:p]

robinson-r44-training.jpg

robinson-r44-training.jpg
Foi uma coisa destas :

Used-Robinson-R44-Raven-I-2004-en.jpg

As rotundas são uma mais valia! Todo o dinheiro gasto foi muito bem aplicado!

A Alemanha por exemplo adotou "a rotunda" nos últimas anos, á 15 anos deveriam ter menos 60% de rotundas.

Perdia dias de vida nos semáforos. :(

Acho é que todas as rotundas deviam ter tuneis por baixo para que quem quer seguir em frente, não ter de entrar na rotunda.
É que há rotundas que são responsáveis por enormes filas de transito.

Acho é que todas as rotundas deviam ter tuneis por baixo para que quem quer seguir em frente, não ter de entrar na rotunda.

É por isso que eu gosto do trânsito em Braga.

Passe o off topic, aquilo ao início é estranho mas rapidamente se entranha. Estradas com várias faixas ( vias ) para cada lado, vários túneis para não baralhar o trânsito, ruas largas, etc.

As rotundas por vezes em zonas de muito afluxo estão claramente mal desenhadas. Nesses casos deve-se construir uma via lateral para os que querem sair imediatamente à direita, como neste caso (Setúbal).

10675623_687370704681573_6321714741622065308_n.jpg

As rotundas são uma mais valia! Todo o dinheiro gasto foi muito bem aplicado!
A tua questão não foi sobre a utilidade, foi sobre o custo. Se vamos pela utilidade então concordarás que mais uma ligação entre as margens do tejo na zona de lisboa também o seria. A Ponte 25 de Abril está há muito com a sua capacidade esgotada.

edit: Entretanto quero deixar claro de que não tenho a menor duvida de que todos os equipamentos que nesse post listei, incluindo as rotundas, são úteis.

Última edição:

Sem dúvida. Isso é crítico em algumas zonas. No norte há bons exemplo, como em Braga que já falaram.

Mas no centro, em Coimbra, na nacional existe ali uma rotunda (margem sul) que é completamente alucinada. Aqui faz ligação para norte e para sul na ligação com a A1 e ainda ligação para sul com a nacional 1 e acumula trânsito que é uma coisa parva.

O metrobus usa uma faixa específica/exclusiva, a diferença é que não tem a necessidade de carris nem de manutenção. Probelmas de acidentes/trânsito seriam idênticos com qualquer metro de superfície.

Então nesse caso provavelmente faz mais sentido criar uma faixa BUS para ser utilizada pelo metrobus, mas igualmente por outro qualquer transporte público. No fundo esse metrobus é um autocarro maior com atrelado...

O problema está algumas vezes no que se faz hoje com as necessidades do amanha.

Já agora manutenções de nacionais em alguns sítios nem vê-las...

Voltar
Superior