OTA - O Aeroporto negócio !!! - Governo escolhe ALCOCHETE!

Convirá relembrar que em Alcochete, os terrenos circundantes (assim como o da possível construção do aeroporto) são pertença do estado, logo há uma maior capacidade de limitar a especulação imobiliária.

A Ota, pelo tipo de terrenos e as expectáveis condições para a colocação das famosas "estacas" é brutalmente propensa a "derrapagens"... basta um "pequeno" aumento de custo nas não-sei-quantas-mil estacas de betão que aquilo derrapa violentamente, ou basta que o "mamelão" (a colina a desbastar) seja de granito "por dentro" ...

O tunel ou ponte a construir serão SEMPRE necessários, independentemente da localização do aeroporto (Ota ou Alcochete) devido ao TGV ... o que a CIP propõe é uma solução "mista", conjugando TGV com "tráfego ferroviário normal" com a possibilidade de expansão a tráfego rodoviário.
Não é um "custo extra" de Alcochete. Convinha "informar-se" um pouco antes de opinar também :-)

"V"

O que eu gostava de ver era coisa concretas, e mais barato nao tem problemas de navegaçao pode ser ampliado no futuro isso sim sao argumentos, agora derrapagens de orçamento, leito de cheia, maior probabilidade de ocorrer liquefação dos solos, a montanha que pode ser de granito isso e conversa de encher chouriços. Se as coisas nao forem feitas com rigor tanto derrapa em alcochete como na ota como em outro sitio qualquer, o problema e que rigor e uma palavra a que as obras publicas portuguesas nao estao habituadas.

O grande problema deste governo e em especial deste ministro é que antes da bomba "alcochete" aparecer, já se tinham comprometido com muita gente e possivelmente já tinham recebido a recompensa por tais promessas.
E agora esses mesmos vem reclamar o prometido, caso Alcochete se torne a opção definitiva.

Alguem deve ter-los apertados.

O grande problema deste governo e em especial deste ministro é que antes da bomba "alcochete" aparecer, já se tinham comprometido com muita gente e possivelmente já tinham recebido a recompensa por tais promessas.
E agora esses mesmos vem reclamar o prometido, caso Alcochete se torne a opção definitiva.

Alguem deve ter-los apertados.

Daí eu dizer que caso se confirme esta "pressão" por parte do Mário Lino para descredibilizar o estudo da CIP (ou visto de outra forma, de levar novamente o aeroporto para a Ota), o caso deveria ser investigado pelo MP.
É que uma coisa é "jogar com lobbies no interesse do país" outra coisa é "ceder às pressões dos lobbies sem olhar para o interesse do país".
No limite pode ser visto como corrupção passiva ... ou na pior das hipótese, activa.
Mas como estamos em Portugal ...

"V"

Eu até diria que era caso para o Presidente da República chamar jornalistas, ministros, directores, etc a prestar declarações...

Mas depois lembrei-me que o PR não é o Jorge Sampaio:sh)

O que acho interessante é este novo estudo ter sido encomendado pela Associação Comercial do Porto. A palavra chave aqui é Porto !!!

Não traz nada de novo à discussão.

Aliás, um estudo que conclui isto:

No estudo usaram-se a Portela e o Aeroporto de Faro como exemplos de aeroportos full service e low cost para perceber que as margens operacionais atingidas em cada um dos segmentos não são muito distintas: 3,5 euros por pessoa num aeroporto full service, e 2,25 euros por pessoa num aeroporto low cost
´
Não pode merecer muita atenção.

É que essa diferença de margem representa "só" 35% de perda de receita... Diferença minúscula, portanto ! :sh)

Fonte

O que acho interessante é este novo estudo ter sido encomendado pela Associação Comercial do Porto. A palavra chave aqui é Porto !!!

Não traz nada de novo à discussão.

Aliás, um estudo que conclui isto:

´
Não pode merecer muita atenção.

É que essa diferença de margem representa "só" 35% de perda de receita... Diferença minúscula, portanto ! :sh)

Fonte

Eu não vi o estudo, mas realmente esses 35% são abismais Não será gralha ortográfica na notícia? Um 2 em vez de um 3 fazem toda a diferença.

Já agora, porque é que sendo um estudo encomendado pela Associação Comercial do Porto não tem validade à partida? A mim parece-me que é um assunto de interesse nacional, até porque muita gente e muita mercadoria do norte viajam por... Lisboa!

Eu não vi o estudo, mas realmente esses 35% são abismais Não será gralha ortográfica na notícia? Um 2 em vez de um 3 fazem toda a diferença.

Já agora, porque é que sendo um estudo encomendado pela Associação Comercial do Porto não tem validade à partida? A mim parece-me que é um assunto de interesse nacional, até porque muita gente e muita mercadoria do norte viajam por... Lisboa!

Pois, espero bem que tenha sido somente uma gralha, doutro modo é uma conclusão descabida.

Qualquer dia, passe o exagero, temos a associação de produtores de vitela barrosã a encomendar estudos para o novo aeroporto de Lisboa.

Uma obra desta envergadura é, naturalmente de interesse nacional, mas por outro lado estamos a falar do Aeroporto Internacional de Lisboa. Ou seja, deverá ser considerada em primeiro lugar a opção que sirva melhor a Grande Lisboa. (Já disse há uns quantos posts atrás que cerca de 80% dos utilizadores portugueses da Portela são residentes na Grande Lisboa).

Somente em caso de "empate", o servir melhor outras regiões do país deverá ser considerado.

Até porque a região norte já está (e bem) servida com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Mas eu sei porque o Rui Moreira está preocupado...

A ANA recentemente fez-se de dificil e está em vias de perder (se não perdeu já) um hub da Ryanair no Porto, por "merdices" impostas pela ANA. O Rui Moreira foi um dos principais moderadores da negociação.

E como ele até percebe da poda está com medo que a ANA, tendo um aeroporto na Ota, desvie algumas das rotas/ bases passíveis de se instalarem no Sá Carneiro, no sentido de rentabilizar o elef... perdão, a Ota ! [;)]

E como ele até percebe da poda está com medo que a ANA, tendo um aeroporto na Ota, desvie algumas das rotas/ bases passíveis de se instalarem no Sá Carneiro, no sentido de rentabilizar o elef... perdão, a Ota ! [;)]

E, se queres que te diga, era muito boa ideia conduzir rotas para o Sá Carneiro em vez de se afunilar tudo num único aeroporto. Assim tinhas o tráfego aéreo distribuído pelo país, rentabilizando todas as infraestruturas existentes.

Se não explorarem convenientemente Porto... Vigo saberá o que fazer! [:blush:]

Não concordo que a zona norte esteja bem servida. No meu caso, sendo de Aveiro, tenho de ir apanhar a maioria dos meus vôos a Lisboa quando me seria muito mais prático, obviamente, deslocar-me ao Porto.

Última edição:
A conclusão que fica mais uma vez, é que neste país funciona tudo por
panelinhas, jogos de interesses, etc.
O interesse nacional fica sempre para último.

E como esta porcaria está tudo centralizado na "capital do império",
é tudo decidido em primeiro lugar para favorecer quem está em Lisboa.
Reparem que eu não disse que era para favorecer Lisboa...

É que estando tudo centralizado é mais fácil gerir os interesses, corrupção,
dinheiros, etc, para os interesses de quem decide. As obras são mais
e maiores, há mais a ganhar com isso, e é sempre para os mesmos.
E os mesmos são os partidos políticos, os próprios políticos e as
empresas e empresários amigos... enfim, uma corja... [:vm)]

E depois um gajo com tanta panelinha por trás e com tanto ruído
fica sem saber afinal quem tem razão...

Portela + 1

Portela + 1

Segundo um estudo revelado Portela + 1 será o que poupa mais Euros ao erário publico, e o que terá mais vantagens financeiras no que respeita a futura exploração.

Novo Aeroporto
Opção Portela+1 prevê abandono da Portela
O estudo de avaliação económica da opção Portela+1 para o novo aeroporto de Lisboa, encomendado pela Associação Comercial do Porto (ACP) e hoje divulgado, prevê o abandono definitivo da Portela «quando necessário»

O modelo desenvolvido pelo Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Universidade Católica, com a colaboração da consultora Trenmo, contempla o abandono da Portela, «logo que o aeroporto se mostre incapaz de satisfazer a totalidade do tráfego que o demanda».
Nessa data, que «nunca será antes de 2017», o tráfego aéreo será totalmente transferido para o aeroporto complementar, que os autores do estudo preferem no Montijo, mas admitem em Alcochete.
Este aeroporto, que poderia ficar operacional já em 2010 para o tráfego low cost, terá uma natureza modular, que permitirá acompanhar a evolução da procura, segundo o mesmo estudo.
Para os autores do estudo, a utilização do aeroporto da Portela pode ser protelada no tempo «em condições que não produza efeitos negativos sobre as estratégia competitivas dos parceiros».
Esta é, para os autores do estudo, um dos méritos da solução Portela+1: a de diferir o abandono do actual aeroporto de Lisboa, permitindo economizar o custo do investimento antecipado que é efectuado nas outras alternativas.

O estudo não aponta qualquer data para o abandono definitivo da Portela, já que a «incerteza quanto ao último ano de utilização do aeroporto é ampliada por causas novas como o TGV (alta velocidade ferroviária) e as low cost, que o poderão fazer deslizar para diante».
«Considerando a manutenção das taxas de crescimento recentes no tráfego, o abandono nunca deverá ocorrer antes de 2017 - ano estimado para a entrada em funcionamento de um possível aeroporto na Ota», afirmam.
Lusa/SOL

Portela + 1 poupa 3.6 Mil Milhões

Portela + 1 poupa 3.6 Mil Milhões

Aeroporto: «Portela+1» é mais barato que OTA 3,6 mil milhões

Segundo aeroporto em Lisboa poderia ser construído no Montijo
O estudo que avalia economicamente o mérito da alternativa à OTA, considerando a construção de um segundo aeroporto de Lisboa, que foi divulgado esta terça-feira pela Associação Comercial do Porto (ACP), revela que, na hipótese de não abandono da Portela, mais de 3,6 mil milhões de euros separam a pior e melhor opção. Ou seja, OTA e «Portela+1», com localização no Montijo.

O estudo conclui que, neste caso, nunca será necessário reforçar as infra-estruturas de acesso ao novo aeroporto, razão pela qual se desconsideram os investimentos na Terceira Travessia do Tejo.

Mesmo com reforço da rede viária poupança é indiscutível

E assim, em termos relativos, «tomando como referência a OTA, que requer um investimento total em infra-estruturas de quase 3 mil milhões de euros, a opção «Portela+1» no Montijo oferece uma poupança de custo económico-social equivalente a cerca de dois terços deste valor», referem.

Mais, dizem, num cenário de necessidade de reforço da rede viária, com um investimento extraordinário de 700 milhões de euros na adaptação rodoviária da terceira travessia do Tejo Chelas-Barreiro, a opção «Portela+1» no Montijo garante uma vantagem de quase 1,5 mil milhões de euros.

Refira-se que neste estudo de alternativas, os autores até admitem a possibilidade da opção «Portela+1» em Alcochete como hipótese positiva também, mas rejeitam de todo a hipótese «Portela+OTA».

Diário de referência

Mas alguem acha que um ass de empresarios nao tem interesse nenhum onde o aeroporto fica?
E acham que o interesse deles será o mesmo de quem nao é empresario?
E que qd se encomenda um estudo a uma pessoa já nao se sabe o resultado pq essa pessoa tem uma opiniao?? Pq nao ha ninguem na area k nao tenha daod ja a sua opiniao!
E nao acham que pra ser isento mesmo, o melhor nao seria encomendar o estudo a uma empresa estrangeira sem interesses cá, economicos ou politicos, que nunca tenha ouvido falar em OTA?
Acham que nao ha interesses na CIP ou na AEP??? Vejam o k aconteceu com o Van Zeller so por ter dito o que toda a gente desconfia qt às empresas de construcao civil!! E acham que tb nao ha pressoes qd se resolve fazer um estudo??
E acham que os empresarios sao todos santos k so querem o bem do país e o Governo só quer tachos pra boys??
Os empresarios pagam todos os impostos nao é?
E nunca pedem subsidios pra nada a nao ser que precisem nao é?
E nao anda sempre atras do Governo pra fazer auto estradas nao é?
E nao metem cunhas pros filos pois nao?
Se a OTA é tao má pq é que nos ultimos 20 anos só se fala na OTA??
Pq é que o PSD e PS em governos anteriores so estudaram a OTA?
Pq é que agora aparecem tantas alternativas??
Pq nao apareceram antes? Pq agora parece que a coisa vai mesmo pra frente?!
eu acho que Alcochete tem 2 vantagens: 90% dos terrenos sao publicos e nao é preciso andar a por betao ou estacas ou lá o que é por causa do terreno ter mta agua!
Agora se isso é suficiente pra ir pra lá o Aeroporto nao sei. Tb sei que passam lá uns passaros e ja viram o que era um aviao cair por causa d uma gaivota e depois vir toda a gente dizer k foi mal decidido?? E k mudaram por causa de ser mais barato e agora o Aeroporto nao é seguro??
E nao vinha logo toda a gente que houve interesses em mudar???
Nao acham que ha uma porra de uma paranoia com os interesses???
Ha interesses em todo o lado. Va pra onde for!
Mas acreditar na boa vontade de uns senhores empresarios k defendem interesses proprios e achar que o Governo so no quer f o d e r!!!!!!!!
Isso é ser ingenuo acho eu.

Pessoalmente prefiro a opção Montijo +1.
Neste caso Montijo seria o aeroporto principal, aonde seriam colocadas as companhias prime e a Portela ficaria para voos low-cost e privados, pois as suas condições são primarias.
No Montijo/Alcochete criaria-se um aeroporto de nivel internacional para ser a porta de entrada em Portugal e servir de hub numa futura plataforma de voos entre a Europae o continente americano assim como com Africa.

os lobbies não podem ser mais fortes que a força da opinião pública. A malta do PS que tem interesses na OTA vai ter que ter paciência mas vão ter que ganhar uns cobres extra de outras formas menos prejudiciais para os cidadãos portugueses.

Mas acreditar na boa vontade de uns senhores empresarios k defendem interesses proprios e achar que o Governo so no quer f o d e r!!!!!!!!
Isso é ser ingenuo acho eu.

O estranho aqui é que só o Ministro é que defende a solução OTA. E os ministros são políticos, são gajos que não percebem nada de engenharia ou navegação aérea. Não se compreende porque Mario Lino defende com unhas e dentes a OTA sendo todas as outras opções inválidas. E quanto mais contesta, mais mal cheira.

Acabo por acreditar mais nos estudos das empresas, e sabes porquê?

Porque as empresas pensam melhor a médio/longo prazo, porque pensam como as infraestruturas podem ser aproveitadas a bom custo para elas. E como não estão todas concentradas num único ponto, esse aproveitamento é bom para todos.

Já um ministro pensa a muito curto prazo: pensa que só lá está 4 anos, pensa que daqui a 2 já há eleições e é melhor aproveitar agora... e os outros que se danem!

Última edição:
Voltar
Superior