[Acidente] Outro acidente com um saxo :(

LimaoAzedo

New member
Boas,
vinha eu na estrada que liga a aldeia do meco a fernão ferro e subitamente, numa das 1ªs curvas à esquerda, perco a tracção do carro, começa com a traseira a dançar para a direita, esquerda, até que dou um peão e acabo virado com o carro como se viesse do sentido contrário :(
Felizmente vinha eu sozinho e também não estava mais ninguém na estrada, pelo que fui parar a uma especie de monte de terra que havia no lado direito da estrada [:D] Veio uma nuvem de pó que me sujou o interior todo [:D][:D] Parece que tive a fazer rally.
Felizmente também, bati mesmo de lado, pelo que à primeira vista só o tampão da jante estava meio de fora.

O acidente deveu-se principalmente à minha inexperiencia, aliado a alguma terra na estrada e a pneus precisarem de serem trocados.

As minhas questões:
1. Quando o carro começa a dançar, o que é que se pode fazer para tentar recuperar o controlo? Eu acelerei um bocado menos, não travei, mas parece que não foi suficiente. Trabalho de caixa? Meter uma abaixo?

2. Pneus para o saxo 1.1? Quanto é que iria ficar o conjunto completo? Mais alinhamento de direcção, porque parece que ficou a fugir ligeiramente para a esquerda?

3. O para choques da frente deve-se ter soltado, quando é que deve custar também só meter a coisa minimamente no sitio?

Obrigado! apr:)

Boas,
vinha eu na estrada que liga a aldeia do meco a fernão ferro e subitamente, numa das 1ªs curvas à esquerda, perco a tracção do carro, começa com a traseira a dançar para a direita, esquerda, até que dou um peão e acabo virado com o carro como se viesse do sentido contrário :(
Felizmente vinha eu sozinho e também não estava mais ninguém na estrada, pelo que fui parar a uma especie de monte de terra que havia no lado direito da estrada [:D] Veio uma nuvem de pó que me sujou o interior todo [:D][:D] Parece que tive a fazer rally.
Felizmente também, bati mesmo de lado, pelo que à primeira vista só o tampão da jante estava meio de fora.

O acidente deveu-se principalmente à minha inexperiencia, aliado a alguma terra na estrada e a pneus precisarem de serem trocados.

As minhas questões:
1. Quando o carro começa a dançar, o que é que se pode fazer para tentar recuperar o controlo? Eu acelerei um bocado menos, não travei, mas parece que não foi suficiente. Trabalho de caixa? Meter uma abaixo?

2. Pneus para o saxo 1.1? Quanto é que iria ficar o conjunto completo? Mais alinhamento de direcção, porque parece que ficou a fugir ligeiramente para a esquerda?

3. O para choques da frente deve-se ter soltado, quando é que deve custar também só meter a coisa minimamente no sitio?

Esqueceste-te de dizer que ias depressa...[:D]

Boas,

As minhas questões:

Bem, eu não sou nenhum piloto de raly, mas até agora sempre consegui controlar o meu, uma vez foi porque ia mesmo acelerado e tinha chovido, quando é em piso seco viro para o lado contrario que a "rabeira" está se conseguir meter uma abaixo meto e depois acelero, travar nunca travo, e depois so resta esperar que não bata...

Nessa do piso molhado vi a coisa um pouco negra. Agora está o meu a arranjar (do outro topico do "acidente do meu saxo"), mas não foi por inexperiência, foi mais por estrada estreita numa curva sem visibilidade, simplesmente os 2 não cabiam lá...
Cumpts e boas curvas em drift.[:cool:]

eu uma vez ia a uns 140, na altura em que ia a experimentar o carro quasse novo. apanho uma zona de obras perto da maia e chego a um sítio onde já ia a uns 120, 130 e aquilo fez uma curva mesmo ondulada. guinei o volante para me desviar, ele foi com o lanço para um dos lados, puxei o volante para o outro e voltei a puxar para o lado contrário, agora já mais soft. agradeço ter ido no carro em que ia, se fosse outro mais velho ou mais fraco a esta hora já o carro não existia e eu tinha ido para o hospital. assim foi só um susto, praticamente o único que tive com este carro.

vai muito do instinto, capacidade de reacção e do que o teu cérebro te manda fazer durante a acção,

no teu caso se ele começa a fugir para um lado, viras o volante para o outro e vais tentando controlar com mais uma ou duas viragens mais ligeiras. pelo menos ao virares para o outro lado já crias uma força contrária e vais nivelando com mais 1 ou 2 manobras para ambos os lados.

Eu não ia depressa para a curva que era! Ia a 60-65 [:p]
Qualquer das maneiras, foi isso que tentei fazer, virar para o lado contrário, mas simplesmente não consegui.
Pneus para o bicho? $$?

A ideia é contra-brecar o movimento da traseira e quando o carro ganha de novo tracção na traseira tens que corrigir de novo a direcção se não voltas a seguir o caminho que marcaste ao contra-brecar e começa tudo de novo.. Tens que ser rápido a fazer tudo, incluindo a redução de caixa mais certa para a situação.

Metes duas ou três abaixo e partes a caixa e esse meio de travagem perde-se.

Estarei a dizer alguma bacorada se disser que não se deve deixar desacelerar o carro, sob pena de a traseira se soltar ainda mais, mas sim manter a velocidade, ou até acelerar ligeiramente, para tentar que sejam sempre as rodas da frente a puxar o carro, invertendo assim a vontade própria da traseira?

( Claro que estou a falar de teoria, na prática não sei sequer se eu numa situação inesperada o conseguiria fazer... )

Estarei a dizer alguma bacorada se disser que não se deve deixar desacelerar o carro, sob pena de a traseira se soltar ainda mais, mas sim manter a velocidade, ou até acelerar ligeiramente, para tentar que sejam sempre as rodas da frente a puxar o carro, invertendo assim a vontade própria da traseira?

( Claro que estou a falar de teoria, na prática não sei sequer se eu numa situação inesperada o conseguiria fazer... )
Não é bacorada, é um bom principio, principalmente em carros com tracção à frente.

[;)]

O problema é fazer isso tudo (contra brecar, acelerar, etc) ao mesmo tempo, com rapidez, quando NAO se está a contar.[;)]

Já que isto fala de acidentes.. e é uma dúvida que tenho.. acho que fica bem aqui..

Em caso de acidente, com responsabilidade do outro condutor, do qual resulte a sua morte, de quem é a responsabilidade?

Isto é, sou acusado de homicídio? Pergunto isto pois todos os dias, sem excepção, passo num cruzamento no qual tenho prioridade, os outros apresentam-se pela direita com STOP e todo o santo condutor teima em meter-se sem olhar ou parar. Já por diversas vezes parei em cima, outras buzino para avisar do erro crasso.. Mas vai haver um dia em que não consigo parar a tempo e cá vai disto, e tendo em conta que a acertar-lhe é do lado do condutor o desgraçado não iria ficar em grandes condições..

Eu tento por tudo evitar embates, mas a ter que ser um dia, já me bastaria o peso na consciência.

na teoria, e em carro de traccao a frente o melhor é carregar a fundo no acelerador, pois ajuda a que a traseira volte a entrar em sintonia com a frente. Quanto ao volante, é preciso contrabrecar, ou seja, virar o volante para o lado que queremos ir, mesmo que a traseira queira apontar o carro para outro lado qq.

Claro que isto no papel é tudo muito bonito, mas acontecendo de surpresa é muito dificil de executar.

Qualquer das maneiras, foi isso que tentei fazer, virar para o lado contrário, mas simplesmente não consegui.
Pneus para o bicho? $$?

Em vez dos linglong ou nankang, metes uns decentes. Mas isso é caro....

Não sou qualquer expert, mas num curso de condução que fiz aprendi que, em FWD em caso de oversteer/sobreviragem, deve-se contrabrecar, meter embraiagem a fundo até o carro recuperar tracção e, logo que este recupera, largar embraiagem, retomar acelerador e endireitar com volante.

Mas os experts que se pronunciem.

Em RWD em rotundas molhadas, após provocar o oversteer fiz algumas vezes o uso moderado do acelerador conjugado com a direcção para fazer pequenos drifts (mas muito soft que tenho pouca prática... [:D])

Ele tem uns decentes, já não estão é "para as curvas" [:D][:D] Os da frente então estão lisinhos [:cool:]

wh-double-facepalm.jpg

Eu também tive um saxo, mas 1.5D comercial e o que te aconcelho é verificares o estado dos amortecedores antes de gastares guito em pneus, visto que os amortecedores podem já não estar em condições de controlar bem os movimentos da carroçaria pondo assim os pneus em muito mais esforço.

O saxo é um carro sensível a golpes de volante demasiado violentos e ao chamado "lift-off oversteer", e a melhor maneira de saber controlá-lo é treinar os teus reflexos perante a reacção do carro. Infelizmente é dificil encontrar estradas sem trânsito e obstáculos onde se possam por em prática esses exercícios.

Pneus para o bicho? $$?

Até 50 pode ser depressa... já fiquei com o carro virado ao contrário por causa de liquido que saía de um camião do lixo, e ia a 40...

Tu despistaste-te por velocidade excessiva, que existe quando não se tem em conta as condições da via e do veículo (neste caso dos pneus).

Felizmente ias sozinho porque podias apanhar um peão ou mais, apanhar um motociclista, um ciclista, etc.

Já que isto fala de acidentes.. e é uma dúvida que tenho.. acho que fica bem aqui..

Em caso de acidente, com responsabilidade do outro condutor, do qual resulte a sua morte, de quem é a responsabilidade?

Isto é, sou acusado de homicídio? Pergunto isto pois todos os dias, sem excepção, passo num cruzamento no qual tenho prioridade, os outros apresentam-se pela direita com STOP e todo o santo condutor teima em meter-se sem olhar ou parar. Já por diversas vezes parei em cima, outras buzino para avisar do erro crasso.. Mas vai haver um dia em que não consigo parar a tempo e cá vai disto, e tendo em conta que a acertar-lhe é do lado do condutor o desgraçado não iria ficar em grandes condições..

Eu tento por tudo evitar embates, mas a ter que ser um dia, já me bastaria o peso na consciência.

Nos acidentes de viação com vítimas mortais , só se puderá condenar um condutor após a investigação das causas do acidente , ou seja, a PSP / GNR no local participam e investigam as eventuias causas do acidente, fazem o inquerito do mesmo e remetem todo o processo para o tribunal . Nos caos de acidente em que um condutor provoca a morte de outra pessoa por sua culpa, será acusado pelo tribunal de um crime de homicídio por negligencia com pena de prisão até três anos ou se a negligencia for grosseira até cinco anos de prisão- artigo 137 do Código Penal. Por norma o condutor culpado é condenado a uma pena suspensa , com pagamento da respectiva indemnização. Agora se numa situação em que tu bates por erro de outro e causas a morte a outro , o processo será igual , contudo , após o inquerito feito pela PSP/GNR ser enviado para o Ministério Público, a este cabe analisá-lo e se entender haver matéria para julgamento, envia para tribunal onde terás de te defender isto porque da outra parte ( familia ou outros), poderam apresentar queixa contra ti, ou então manda arquivar o processo.

Back