Pais que não o sabem ser.

K2000

New member
Deparei-me com um testemunho algo preocupante e até sintomático, não sei se é na primeira pessoa ou não, mas é de realçar que se passou na primária.

Numa altura em que se fala da história da professora de Mirandela que posou nua na playboy, considero que isto é muitíssimo mais grave e preocupante pois terá sérias repercussões no anos vindouros.

"É apenas mais um exemplo do estado em que a educação está a chegar. Caso não fosse uma situação verídica até teria piada.
Numa turma do 4.º ano os alunos de uma turma têm atitudes pouco adequadas numa aula de AEC (Informática) não respeitando as indicações da professora para se manterem calados, nos lugares, etc.

Não conseguindo começar a aula, resolveu avisar os alunos que iriam ser castigados no dia seguinte, ficando sem intervalo. Os alunos reagiram ainda de forma mais indisciplinar, chegando a insultar a professora com adjectivos não muito lisonjeadores, chegando mesmo a escrever esses insultos.
Provavelmente estarão a pensar: “Mas com a ameaça de ficarem sem intervalo eles não se acalmaram?! Isso não é normal.” Pois, de facto não é. É que estes meninos têm o apoio incondicional dos encarregados de educação, que sempre que os respectivos educandos são castigados vão à escola advogar a favor deles, utilizando argumentos tais como: os meninos andam stressados por causa das provas de aferição, andam cansados porque o ano está quase a terminar…

A professora, a muito custo, lá conseguiu dar a aula, mantendo-se sempre um ambiente de algazarra.

No final do dia já havia uma série de encarregados de educação reunidos, alguns acompanhados dos próprios educandos, com o objectivo de pedirem explicações à directora da escola. Por incrível que pareça, os encarregados de educação mostravam-se revoltados com o castigo que os alunos iriam sofrer no dia seguinte e não com o comportamento indisciplinar dos seus educandos.
A directora da escola após falar com a professora de Informática ficou a saber o que tinha acontecido e decidiu afastar a professora do contacto com estes alunos até o conselho de docentes se reunir extraordinariamente e decidir que medidas iriam ser tomadas.

Entretanto a professora não foi dar a aula do dia seguinte e mais uma vez os pais foram pedir explicações. Alguns encarregados de educação não compreendiam por que razão havia tanto alarido por causa desta situação, afinal os alunos só tinham chamado nomes à professora muito baixinho, enquanto que outros diziam: “Mas se foi escrito não tem muita importância”. Outros ainda tentavam desculpar os educandos dizendo que tinha sido só aquela vez. Vejam o caricato.

Ficou decidido que as aulas de Informática seriam substituídas por aulas de Formação Cívica leccionadas por outra professora. Bem… aí é que os encarregados de educação “foram aos arames” dizendo que os respectivos filhos não precisavam de reforço na área da Formação Cívica e, como tal, não iriam assistir a essas aulas.

E esta é a situção actual das escolas!
"

Link

Essa situação é-me tão familiar que vocês nem imaginam.:sh)

Gostava de partilhar mais, mas não posso.

Mas que situações, como a retratada, cada vez são mais frequentes, não tenho dúvida nenhuma.[;)]

Aliás, já andou por aí um cartoon bem exemplificativo desta nova realidade da relação professores-encarregados de educação-alunos.

Aqui está o tal cartoon:

Cartoon.bmp

Isto diz tudo.[;)]

Essa situação é-me tão familiar que vocês nem imaginam.:sh)

Gostava de partilhar mais, mas não posso.

Mas que situações, como a retratada, cada vez são mais frequentes, não tenho dúvida nenhuma.[;)]

Aliás, já andou por aí um cartoon bem exemplificativo desta nova realidade da relação professores-encarregados de educação-alunos.
confirmo, e não é só com míudos.

:(

Infelizmente é o espelho da sociedade actual sem princípios que temos no nosso país :(

Acho que aqui é que falhamos, acho que deveríamos começar por nomear as áreas em que falhamos redondamente. Enquanto for bem visto ter cunhas, fugir aos impostos, lixar o vizinho ou desculpar os miudos desta maneira, a "sociedade" está a ir em direcção completamente oposta àquilo que seria desejável.

Tenho 27 anos, há quase uma semana! A minha geração foi apelidada de geração Rasca!

A tão badalada geração Morangos, provoca-me bastante receio do futuro da sociedade portuguesa e não só, pois parecem-me situações comuns bastante generalizadas pelo resto do Globo, pois a nova geração que aí vem, e perdoem-me as generalizações, não tem disciplina em casa, são uma cambada de frustrados e mimados, agressivos, conhecem direitos mas não deveres...

A grande diferença é mesmo essa, a reacção dos pais. Quando andava na primária e mais tarde no ciclo sabia muito bem que se um professor chamasse os meus pais á escola por algo que tinha feito estava lixado, porque eles iam acreditar no professor. Hoje em dia é precisamente o contrário, se o puto diz que não fez nada os pais nem pensam duas vezes.
Acho que há demasiados pais hoje em dia que sobrevalorizam os seus filhos. O meu pai sempre disse que o filho dele não precisava de ninguém para o desencaminhar que conseguia fazer isso muito bem sozinho, e que não era perfeito. A do desencaminhar sempre me deu graça, porque há muito paizinho que assim que o puto se mete em sarilhos foi por causa das companhias.

Actualmente, pior que a crise económica é a crise de valores. Perderam-se valores fundamentais das gerações anteriores como a honestidade, o respeito e a educação.

As consequências da falta de disciplina nas Escolas são brutais e infectam até os alunos que são bem educados em casa. É um problema grave que devia ser resolvido.

Só que... infelizmente quem manda no ensino em Portugal são os teóricos da educação de esquerda, completamente alheados da realidade. [8b]

Actualmente, pior que a crise económica é a crise de valores. Perderam-se valores fundamentais das gerações anteriores como a honestidade, o respeito e a educação.

As consequências da falta de disciplina nas Escolas são brutais e infectam até os alunos que são bem educados em casa. É um problema grave que devia ser resolvido.

Só que... infelizmente quem manda no ensino em Portugal são os teóricos da educação de esquerda, completamente alheados da realidade. [8b]

Desculpa, mas com tudo o que dizes no 1º parágrafo a culpa é dos pais e da geração dos mesmos.
A educação começa em casa e como diz no post inicial, são os próprios que vão para a porta da escola reclamar com o castigo.

Se o Estado tem culpa a suavizar as coisas, até terá, mas a principal é dos encarregados.

(se fosse comigo bem que comia uma lamparina na tromba para apreender).

Tenho 27 anos, à quase uma semana! A minha geração foi apelidada de geração Rasca!

A tão badalada geração Morangos, provoca-me bastante receio do futuro da sociedade portuguesa e não só, pois parecem-me situações comuns bastante generalizadas pelo resto do Globo, pois a nova geração que aí vem, e perdoem-me as generalizações, não tem disciplina em casa, são uma cambada de frustrados e mimados, agressivos, conhecem direitos mas não deveres...

Geração rasca é a da classe politica que nos governa á vários anos e que nos tem conduzido ao estado que se vê.

Quanto á ao estado da educação sinceramente só vejo isso com tendência a piorar, as coisas tem que ser mudadas em casa em primeira instância e não vejo isso a acontecer, hoje em dia deixam os putos fazer tudo e mandar em casa e nos pais, e eles transpõem isso para a escola.

Neste caso só tenho mesmo a dizer:

-Volta Salazar, estás perdoado!!

Preparem-se que isto é o principio do fim......

Neste caso só tenho mesmo a dizer:

-Volta Salazar, estás perdoado!!

Preparem-se que isto é o principio do fim......

Olha que já disse o mesmo e ripostaram (não aqui no forum [:p]) que eu não sei como era naquela altura, que não havia liberdade para nada e blábláblá.
O certo é que existiam regras (algumas poderiam não ser as melhores, é um facto) e eram cumpridas.

Quando temos um Estado e alguns partidos políticos que primam em tirar o poder aos professores, policias e mais alguns profissionais que são o garante da sociedade, é este o resultado que obtemos. [8b][8b][8b]

Quando deixa de haver poder, deixa de haver respeito, pois este, infelizmente só se consegue impor pela poder e pela força.

O problema, está nos pais.

Muitos alheiam-se por completo da educação dos filhos. Acham que a educação deve ser dada pela escola e não pela familia.
Outros "apenas" fazem aos filhos o que lhes fizeram a eles.
É mais facil culpar o professor, do que culpar-se a si proprio.

Tenho 27 anos, à quase uma semana! A minha geração foi apelidada de geração Rasca!

Pois, pois, mas quem são estes novos pais? Os da mesma geracão rasca, igual a grande parte das pessoas que postam aqui. Hoje nos seus trintas, principios de 40 ou alguns mesmo ainda nos 28, 29.
Então temos de nos perguntar, o porque de estes novos pais terem cortado com o passado e o ensinado pelos seus proprios pais? O porque de estarem mais moles, condescendentes e criarem putos mimados e ma;-educados? Porques estes sim, os novos pais, são os verdadeiros culpados.

Pois, pois, mas quem são estes novos pais? Os da mesma geracão rasca, igual a grande parte das pessoas que postam aqui. Hoje nos seus trintas, principios de 40 ou alguns mesmo ainda nos 28, 29.
Então temos de nos perguntar, o porque de estes novos pais terem cortado com o passado e o ensinado pelos seus proprios pais? O porque de estarem mais moles, condescendentes e criarem putos mimados e ma;-educados? Porques estes sim, os novos pais, são os verdadeiros culpados.

Por acaso estou preocupado, vejo cada coisa por parte dos miudos que penso: "o que vai ser isto daqui a uns anos? o que virá aí".

[8b]:confused:

Back