Para os Eng. Informáticos

AnkjayCorsaB

New member
Ora boas noites.

Estou a tirar uma licenciatura em Engª. Informática na Universidade de Évora.
Queria saber o que é que os Eng. Informáticos fazem no fundo! Pode parecer um pouco estúpido mas não sei o que fazem para além de programarem. [;)]

Por isso, para acabar com as minhas dúvidas, gostava que os licenciados ou mesmo Eng. Informáticos se pronunciassem sobre o assunto e agradeço-os desde já!

Muito obrigado! apr:)

Depende da área e do percurso de cada um.

Mas normalmente programam ou executam outros trabalhos técnicos, fazem gestão de projecto e lideram equipas.

Mas a informática tem muitas vertentes e variados negócios, portanto as coisas nem sempre podem ser assim. Já conheci engenheiros informáticos que mal acabaram o curso dedicaram-se logo à área financeira em consultoria/auditoria.

PS: Acabei o curso há 3 anos.

A minha licenciatura é de redes e telecomunicações e nem assim me livro da programação :sh)

Karma, já me fizeste ficar mais aliviado, apesar de pouco. [:D]

O que é certo é que a Programação está sempre presente. Mas eu não quero dar o "tilt" aos 40 anos.. [8b]

Karma, já me fizeste ficar mais aliviado, apesar de pouco. [:D]

O que é certo é que a Programação está sempre presente. Mas eu não quero dar o "tilt" aos 40 anos.. [8b]

Ou podes gostar tanto de programação que não consegues largar aquilo. Tive um membro da direcção da empresa onde trabalhava a mandar-me queries SQL. [:D]

Mas normalmente só fica a programar 100% do tempo até aos 40 quem se acomoda ao lugar ou então quem é muito bem pago.

Ou podes gostar tanto de programação que não consegues largar aquilo. Tive um membro da direcção da empresa onde trabalhava a mandar-me queries SQL. [:D]

Mas normalmente só fica a programar 100% do tempo até aos 40 quem se acomoda ao lugar ou então quem é muito bem pago.

Hehe [:D]

É que eu e a programação não nos damos muito bem... Apesar de tentar compreender e praticar quando posso, pimba! [8b]

Também é verdade...
Bem e ainda só estou no primeiro ano. Vamos lá ver..

Mas gostava de saber mais opiniões.. Acho que neste fórum há muitos. [;)]

É que eu e a programação não nos damos muito bem... Apesar de tentar compreender e praticar quando posso, pimba! [8b]

Também é verdade...

No 1º ano só estás mesmo a aprender os rudimentos. Lá para o fim as coisas já te saem com muito mais facilidade.

A programação é tipo a "argamassa" que liga as coisas.

Eu sei, e o professor está sempre a chamar à atenção aos alunos de redes "os de redes que não pensem que a programação não é importante, no futuro vão ver a importância"

É programação todos os anos da licenciatura, e ainda vou ter BD's e programação de microprocessadores.

Eu estou um bocado como o AnkjayCorsaB, até fisica é mais facil.

Também é verdade...

Jovem, programação só tem um segredo:

calhou bem? OK, next

calhou mal? faz delete! sem pena e sem medo!!! alguma vez ficará sem bugs!

Praticamente é programar trabalhar com BD's

Ver o que correr bem e mal..compilar etc etc etc

Não sabes SQL? facil basta saberes inglês..

C++ é perceber o que funciona

PL SQL é uma guerra entre SQL's

E acima de tudo ter paciência, mas muita mesmo...-...

Ora boas noites.

Estou a tirar uma licenciatura em Engª. Informática na Universidade de Évora.
Queria saber o que é que os Eng. Informáticos fazem no fundo! Pode parecer um pouco estúpido mas não sei o que fazem para além de programarem.

Desculpa lá a intromissão, mas inscreveste-te num curso superior que não sabes bem para o que serve? Um bocadinho arriscado, não?

Ainda estou a concluir Eng. Informática mas já faço Engenharia há muitos anos.

- Programação (SQL, VB, VB.NET, ASP.NET, PHP, Java, C/C++, VBA)
- Redes (CCNP, WAN, LAN, Wireless, Radius, Links Ponto-a-Ponto)
- VoIP (Construí eu mesmo o sistema VoIP da empresa, piece by piece)
- Administração Servidores (Windows, Unix, Linux, VMS...)
- Administração BD (SQL Server, Oracle, Firebird, MySQL, DBase)
- Gestão Parque Informático
- Gestão de Fornecedores, Relatórios de Gestão, Anuais, Orçamentos,
- Análise e gestão de projectos avançados
- Gestão de aplicativos (NAV)
- Reuniões de Direcção e Estratégia
- Orientar uma equipa de diversas pessoas

Isto é só o que faço diaramente. É necessário ser muito pro-activo e estar sempre actualizado.

Formação contínua é essencial!

Last edited:
Pode ser programar, mas também pode não ser. Depende sempre da empresa e do caminho que seguires.

Eu neste momento faço um pouco de programação, mas faço fundamentalmente especificação funcional e técnica, sendo que a programação é feita off-shore.

Isso depende sempre da área onde estiveres e dos conhecimentos que fores adquirindo. Pois é sempre preciso que saiba "falar" a linguagem dos gestores que têm as necessidades e que conheça os sistemas para fazer uma boa tradução dos requisitos em funcionalidades.

Ainda estou a concluir Eng. Informática mas já faço Engenharia há muitos anos.

- Programação (SQL, VB, VB.NET, ASP.NET, PHP, Java, C/C++, VBA)
- Redes (CCNP, WAN, LAN, Wireless, Radius, Links Ponto-a-Ponto)
- VoIP (Construí eu mesmo o sistema VoIP da empresa, piece by piece)
- Administração Servidores (Windows, Unix, Linux, VMS...)
- Administração BD (SQL Server, Oracle, Firebird, MySQL, DBase)
- Gestão Parque Informático
- Gestão de Fornecedores, Relatórios de Gestão, Anuais, Orçamentos,
- Análise e gestão de projectos avançados
- Gestão de aplicativos (NAV)
- Reuniões de Direcção e Estratégia

Isto é só o que faço diaramente. É necessário ser muito pro-activo e estar sempre actualizado.

Formação contínua é essencial!

Tenho o mesmo alinhamento que tu. Só retiro os itens de gestão de resto pouco varia... só com uma diferença, não sou engenheiro... sou só informático. Mas para quem entra na área o teu último paragrafo é o mais importante.

Tirando alguns scripts e uma ou outra coisa em linguagens web raramente programo.

Assim por alto administro sistemas (servidores e equipamentos), faço auditorias e análise de dados.

Como já disseram depende muito da área para onde pretendes evoluir.

Também é verdade...

Então desculpa-me o que te vou dizer.
Se realmente é isso que acontece, estás no curso errado.
Tive um colega de curso que quis fazer o trabalho final de curso numa loja de informática, a resposta do orientador foi. "Um eng. Informático não é para andar a apertar parafusos".

Tens várias áreas no final do teu curso, escolhes a que mais te adaptares.
Tens a área de administração de redes, programação (mais abrangente), entre outras. Só tens que escolher a que mais se adapta ao que tu gostas.

Em Portugal, Eng. Informática é quase só programação porque deve ser a área de negócios tecnológicos que precisa de menos investimento.
Eu trabalho em programação e nem sequer tenho formação em Eng. Infornática, é o que se consegue arranjar mais facilmente, pelo menos por enquanto.

Back