Para os Eng. Informáticos

Eu não sou Engenheiro, mas sou licenciado em Informática de Gestão.
Neste momento trabalho como consultor em implementação de software de gestão, desenvolvimento aplicacional, desenvolvimento e gestão de bases de dados.
A minha formação incluia programação e bases de dados com componente de gestão.
Devo dizer ainda que já não uso nenhuma das ferramentas com que programava naquele tempo (há 13 anos).
É evidente que no decorrer da vida profissional vão aparecendo oportunidades que determinam em pormenor as coisas a que somos melhores.

Se n gostares de programar podes tentar ir para um departamento de operação de sistemas de uma grande empresa.

Ai aprende-se muito de sistemas, numa visão geral, e depois se fores bom podes dar o salto para administração de sistemas, de preferencia de sistemas Unix, bases de dado Oracle/Sybase/Informix, redes, SAP, etc....

Se continuares a ser bom vais ganhar bom dinheiros e chefiar projectos porreiros. [;)]

Ora boas noites.

Estou a tirar uma licenciatura em Engª. Informática na Universidade de Évora.
Queria saber o que é que os Eng. Informáticos fazem no fundo! Pode parecer um pouco estúpido mas não sei o que fazem para além de programarem. [;)]

Por isso, para acabar com as minhas dúvidas, gostava que os licenciados ou mesmo Eng. Informáticos se pronunciassem sobre o assunto e agradeço-os desde já!

Muito obrigado! apr:)

Bem, este assunto poderia ser o tema de uma tese de mestrado e/ou de
doutoramento. Ou seja, poderia ficar aqui a escrever meses a fio sobre
isto.

Uma pessoa que faz um programa de computador é um programador?
Mais:
Uma pessoa que trabalha a fazer programas é um programador?

Não necessariamente.

Ser programador é muito mais que conseguir fazer programas. E programar
é muito mais que fazer programas.

Ou seja, um profissional da informática (eng. ou não) não programa, muito
menos faz programas: FAZ DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS APLICACIONAIS.

Tudo isto para dizer que, há muito mais na construção de programas que a
"mera" programação.

Ou seja, para ter uma aplicação (programa ou conjunto de programas) que
resolva um dado problema, é necessário efectuar muitas tarefas no âmbito
do projecto que gera essa aplicação, mas que não termina por aí.

A saber, por exemplo:
- Gestão de Projecto
- Análise de Requisitos
- Análise Funcional
- Análise de Dados
- Desenho de Arquitectura
- Desenho Funcional
- Desenho de Testes
- etc.
E nada disto tem uma única linha de código...

Leitura adicional:
Software development process - Wikipedia, the free encyclopedia
Unified Process - Wikipedia, the free encyclopedia
Agile software development - Wikipedia, the free encyclopedia

Sou licenciado em Informática e nunca programei profissionalmente.
Trabalho em redes e telecomunicações.

Avant said:
Desculpa lá a intromissão, mas inscreveste-te num curso superior que não sabes bem para o que serve? Um bocadinho arriscado, não?

Não é bem isso. Sei algumas coisas, mas não sei todas. Para além disso não faz mal nenhum perguntar. ;)

Então desculpa-me o que te vou dizer.
Se realmente é isso que acontece, estás no curso errado.
Tive um colega de curso que quis fazer o trabalho final de curso numa loja de informática, a resposta do orientador foi. "Um eng. Informático não é para andar a apertar parafusos".

Tens várias áreas no final do teu curso, escolhes a que mais te adaptares.
Tens a área de administração de redes, programação (mais abrangente), entre outras. Só tens que escolher a que mais se adapta ao que tu gostas.

Realmente é o que acontece porque ainda não me dediquei a full time à programação. A nota positiva é que eu consigo perceber de onde é que as coisas provêm. Independemente disso não é razão, acho eu, para me considerar no curso errado. Até porque, para além da programação, gosto de outras coisas tais como Redes, Sistemas Digitais etc.

Não preciso de desculpar nada. Foste frontal, afinal de contas é isso que me interessava! [;)] Tal como sou para as outras pessoas, também quero que o sejam comigo. [;)]
Tenho um colega de casa, que é Eng. Informático, e está a trabalhar no Hospital de Évora, pelo que sei relacionado com Redes. Queria ver se falava com ele para saber mais pormenores.

Cheires, uma pergunta: Quais são as áreas, assim por alto, no final do curso desta área? Se não for pedir muito.. [;)]

Quanto às outras sugestões/opiniões, obrigado! Certamente não irão passar despercebidas! [;)]

Last edited:
O que faz um Informático, licenciado ou Eng. (neste ramo, quem pratica sabe que a diferença prática destes termos é 0...), pode-se tornar complexo de explicar.

Existem diversas especialidades, desde:
- Programação
- Administração de sistemas
- Redes
- Análise de sistemas
- Gestão de projectos

etc...

Existem diversas especialidades (digamos assim), havendo, logicamente, uma sequência não obrigatória na escala da carreira. O programador costuma ser o ponto de partida, recebe um requisito devidamente especificado (as vezes), desenvolve, testa, e garante o seu serviço.

O analista programador (creio que seja o mais comum), já executa algumas tarefas mais "agressivas", analisa impactos de novos requisitos em plataformas já existentes, eventualmente entra em contacto com o cliente para esclarecimentos, tem alguma capacidade de comunicação com outros departamentos, com pessoas sem visão técnica da plataforma, sabe comunicar e documentar, além de desenvolver.

No seguinte patamar, encontra-se o consultor. Presume-se que seja um indivíduo com uma capacidade de abstracção relativamente superior, com uma visão mais abrangente não só das tecnologias como também seja capaz de interpretar com maior eficiência o negócio com que se depara. É um indivíduo capaz de interagir com um cliente, ganhar algum terreno e eventual à vontade com ele, consegue abranger várias áreas, desde desenvolvimento, BD, análise, alguma gestão (eventualmente).

Acima do consultor existem muitos outros termos, e a relação entre o termo e as funções varia de empresa para empresa. Já estive numa empresa onde o developer era chamado de técnico, e desenvolvia, acompanhava reuniões com cliente, entrava em contacto com cliente etc... Há empresas com visões algo distorcidas do tipo de colaboradores que fazem circular o seu negócio...

Se queres uma visão realista da "coisa", o melhor é definitivamente começares por baixo. O mito do receio da programação esquece, agarra-te porque dá boas bases, ficas com noção das dificuldades e facilidades, ganhas capacidade de abstracção, e acaba por ser aliciante veres o sonho tornado realidade. Tenta progredir sempre que possível, pois além de gratificante vale a pena. Mas começa sempre por um sítio onde aprendas bem e que te dê capacidades para enfrentar o mercado sem receio. Fazer o mais facil ao princípio pode-se tornar uma dor de cabeça mais tarde [;)]

Bom, eu estive alguns anos en Eng de sistemas e informatica, e ainda me falta um ano para terminar a licenciatura...

Eu ja no secundario estava no curso tecnologico de informatica(nem sei como se chama agora, já foi ha mais de uma década...) e adorava a programaçao!!! Mas quando entrei na universidade, fiquei desmotivado com a parte de programaçao, nao sei se era dos professores, se era eu que ja sabia aquilo tudo e deixei andar, dando mais asas a parte de sistemas, o qual fiquei a adorar... E ao fim de uns belos anos, a trabalhar e estudar, perdi o interesse total no curso... Espero acaba-lo um dia, mas por agora nao...

Há um ano surgiu a oportunidade de ser um informatico num resort com uns quantos hoteis e lojas, alugueres de ski e tal, e basicamente sou gestor de tudo e mais alguma coisa... A parte informatica passa toda por mim, desde servidores, redes, telefones IP, impressoras, tudo... Ou seja, tanto sou uma pessoa que faz um projecto onde se gasta 100000€, como sou a pessoa que tira a folha de papel da impressora que esta presa nos rolos...
Faço um pouco de programaçao, quase anda, so alguns scripts e tal, e para já estou a adorar este trabalho bem remunerado...

E para o que estou a fazer nao preciso de nenhum curso, so de experiencia... Que tem de ser actualizada diariamente. Se eu soubesse que tinha que "estudar" toda a minha vida, secalhar tinha pensado em outro futuro!

Last edited:
(...) Se eu soubesse que tinha que "estudar" toda a minha vida, secalhar tinha pensado em outro futuro!

«Ah, pois é, bebé!»

Se eu soubesse o que sei hoje, tinha ido para trolha.

Uma vez caiu o WC-Pato dentro da sanita... chama-se alguém para desentupir
aquilo... 30 minutos... 200 euros... +IVA... Nada como trabalhar 1 dia por
mês...

Back