Para quando híbridos nos SUVs e carrinhas do segmento C

Quem faça uma parte dos seus km em percursos casa-trabalho e a maioria em viagens de autoestrada de longa distância...

Não concordo.

Acho que um bom hibrido-plug-in pode ser muito interessante.
Por exemplo, eu faço em média diariamente em Lisboa cerca de 20 Kms (10kms para cada lado casa-trabalho), e em muitos fins de semana 350kms de estrada e AE. Ora um hibrido-plug-in para a minha utilização durante os dias de semana pode ser interessante, sem gastar nada de gasolina/gasóleo, usando apenas o combustível nas viagens de fim de semana. Penso eu de que...

Se não tiverem mais nenhum carro concordo. Só que na maior parte dos casos as pessoas/familias têm em casa 2 ou 3 carros. Portanto podem ter um eléctrico para usar durante a semana um dos elementos do casal. E o outro pode ser um carro normal, hibrido ou não, para viagens mais longas.
É que por exemplo um Leaf é mais barato que os plug-in existentes, e ainda poupa no IUC, na manutenção, combustivel, etc.
A questão principal aqui é o preço de um Plug-in, que é realmente muito caro. E depois ainda tem os custos de IUC e manutenção como um carro normal.

E um eléctrico também pode fazer viagens longas desde que haja postos de carregamento rápido no caminho, o que já acontece nas principais AE's.

Se não tiverem mais nenhum carro concordo. Só que na maior parte dos casos as pessoas/familias têm em casa 2 ou 3 carros. Portanto podem ter um eléctrico para usar durante a semana um dos elementos do casal. E o outro pode ser um carro normal, hibrido ou não, para viagens mais longas.
É que por exemplo um Leaf é mais barato que os plug-in existentes, e ainda poupa no IUC, na manutenção, combustivel, etc.
A questão principal aqui é o preço de um Plug-in, que é realmente muito caro. E depois ainda tem os custos de IUC e manutenção como um carro normal.

E um eléctrico também pode fazer viagens longas desde que haja postos de carregamento rápido no caminho, o que já acontece nas principais AE's.

O problema é mesmo esse, o preço. Com o nível de preços a que estão os híbridos plug in, só compensa comprar atualmente quem consegue fazer muitos kms no pára arranca e aproveita o modo elétrico. Se não, a melhor opção continua ainda a ser a gasolina ou diesel, pelo preço de compra.

Não concordo.

Acho que um bom hibrido-plug-in pode ser muito interessante.
Por exemplo, eu faço em média diariamente em Lisboa cerca de 20 Kms (10kms para cada lado casa-trabalho), e em muitos fins de semana 350kms de estrada e AE. Ora um hibrido-plug-in para a minha utilização durante os dias de semana pode ser interessante, sem gastar nada de gasolina/gasóleo, usando apenas o combustível nas viagens de fim de semana. Penso eu de que...
Interessante?...Sim, sem duvida...eu tb gostava de ter um plug-in...[:D]...Agora...se, para um particular, compensa financeiramente comparando com um hibrido convencional?...Parece-me missao Impossível...

No teu caso, semana com 100 kms em EV e 300 kms em modo hibrido nao te compensa financeiramente um plug-in...Usando por ex um Ioniq ou um prius em ambas as versoes, tens cerca de 7500€ a mais no plug-in...

PHEV - Vais fazer um mês com 102€ (100kms em EV a 15kw/100+300 kms em Hibrid a 5L/100)
HEV - Vais fazer um mês com 120€ (400 kms em Hibrid a 5L/100)

Contas feitas a 0.1991 kw com iva ( claro que podes carregar em BH mas tb vais ter sempre um custo extra no consumo fora BH) e gasolina a 1.5€/L

Basicamente, se considerar-mos 15.000 kms/ano, precisarias de + de 20 anos e 300.000 kms para recuperares os 7500€...Isto para os carros que falei e que sao talvez os Hibridos mais poupados...Se fores para um 225xe que faz 25 kms reais em EV e gasta bem mais em modo hibrido, a coisa complica e muito...

Mas como ao fim de 20 anos irá pairar no ar o custo duma possivel substituiao das baterias, ( 1.5 kw HEV vs 9kw PHEV ) vais ter uma diferença no valor do usado inferior á do valor em novo...sejam 500 ou 1000€, podes somá-los aos 7500€ que pagaste a mais em novo...

Mesmo para outros casos de maior utilizacao do EV, será difícil vir a compensar financeiramente...para particular, claro.

O problema é mesmo esse, o preço. Com o nível de preços a que estão os híbridos plug in, só compensa comprar atualmente quem consegue fazer muitos kms no pára arranca e aproveita o modo elétrico. Se não, a melhor opção continua ainda a ser a gasolina ou diesel, pelo preço de compra.
Plug-in nao...mas hibrido, tens pelo menos o CHR e o Niro que têm preços alinhados com a concorrência diesel e com consumos inferiores que lhes remetem para custos de utilização idênticos ao diesel...o CHR consegue ainda recuperar a diferença de preço para a versao gasolina em cerca de 50.000kms...Infelizmente a escolha é pouca e, como é normal, nao agrada a todos...

O segundo carro em geral é um pequeno citadino...

E um elétrico para quem faz viagens longas, nas atuais condições de rede de carregamento, não é para todos.

Interessante?...Sim, sem duvida...eu tb gostava de ter um plug-in...[:D]...Agora...se, para um particular, compensa financeiramente comparando com um hibrido convencional?...Parece-me missao Impossível...

No teu caso, semana com 100 kms em EV e 300 kms em modo hibrido nao te compensa financeiramente um plug-in...Usando por ex um Ioniq ou um prius em ambas as versoes, tens cerca de 7500€ a mais no plug-in...

PHEV - Vais fazer um mês com 102€ (100kms em EV a 15kw/100+300 kms em Hibrid a 5L/100)

Contas feitas a 0.1991 kw com iva ( claro que podes carregar em BH mas tb vais ter sempre um custo extra no consumo fora BH) e gasolina a 1.5€/L

Basicamente, se considerar-mos 15.000 kms/ano, precisarias de + de 20 anos e 300.000 kms para recuperares os 7500€...Isto para os carros que falei e que sao talvez os Hibridos mais poupados...Se fores para um 225xe que faz 25 kms reais em EV e gasta bem mais em modo hibrido, a coisa complica e muito...

Mas como ao fim de 20 anos irá pairar no ar o custo duma possivel substituiao das baterias, ( 1.5 kw HEV vs 9kw PHEV ) vais ter uma diferença no valor do usado inferior á do valor em novo...sejam 500 ou 1000€, podes somá-los aos 7500€ que pagaste a mais em novo...

Mesmo para outros casos de maior utilizacao do EV, será difícil vir a compensar financeiramente...para particular, claro.

Essas contas são um bocado pessimistas. Preço da energia sem ser bi-horário, e esquecendo que numa utilização de fim de semana pode não ser difícil fazer 1/3 ou mais também em EV. A diferena no Prius é inferior, deve andar pelos 5 a 6 mil euros.

Os cenários de utilização individual são muito diferenciados e não há regras gerais, mas parece-me que para muitos utilizadores poderá compensar no médio e longo prazo.

No que me respeita, estou-me nas tintas para se compensa ou não financeiramente, o prazer de ter um EV 80% do tempo e de não ter restrições em longas distâncias (ainda por cima com consumos baixos) é que é a minha compensação. Há quem pague mais por uns cavalos, ou por umas jantes, ou por um sistema de som...cada um com a suas prioridades.

Essas contas são um bocado pessimistas. Preço da energia sem ser bi-horário, e esquecendo que numa utilização de fim de semana pode não ser difícil fazer 1/3 ou mais também em EV. A diferena no Prius é inferior, deve andar pelos 5 a 6 mil euros.
No prius é 7000€ e no ionq 8000€...por isso falei em 7500€...e podes somar uns 500...ou 1000...ou mais pela questão das baterias na altura da troca...Podes carregar em BH mas tb vais gastar qq coisa mais no consumo diario da casa...As contas nao me parecem mal...Alias, mesmo que retires o custo da electricidade, continua a dar muitos anos/kms para compensar...

Os cenários de utilização individual são muito diferenciados e não há regras gerais, mas parece-me que para muitos utilizadores poderá compensar no médio e longo prazo.
Pois...eu referi-me ao caso do mgomes...para outros, tal como eu disse atrás, aumentando a utilizacao EV a coisa melhora...mas nao baixa dos 10 anos...nem perto...

No que me respeita, estou-me nas tintas para se compensa ou não financeiramente, o prazer de ter um EV 80% do tempo e de não ter restrições em longas distâncias (ainda por cima com consumos baixos) é que é a minha compensação. Há quem pague mais por uns cavalos, ou por umas jantes, ou por um sistema de som...cada um com a suas prioridades.
Aí concordo...perfeitamente normal darmo-nos a alguns gostos, seja ter o lcd de 50 quando o de 40 servia...o tlm de 300€ quando o de 100 chegava...[:D]...nao critico quem opta por um plug-in...aliás, nao me importava de ter um GTE...Agora nao venham é dizer que compensa face a um hibrido convencional...ou gasolina...ou outro...[;)]

No Prius estás a comparar a versão base do híbrido com o PHV que é muito mais equipado...sejamos justos. Para equipamento idêntico a diferença é muito menor. O que nos podemos queixar é de não existir uma versão mais despida do PHV.

O consumo médio de um PHV varia criticamente com o tipo de uso pelo que não se podem fazer generalizações. Mas não se recuperar o investimento adicional na vida do carro acho difícil. Não é certamente ao fim de 1 ao ou 2 anos.

No Prius estás a comparar a versão base do híbrido com o PHV que é muito mais equipado...sejamos justos. Para equipamento idêntico a diferença é muito menor. O que nos podemos queixar é de não existir uma versão mais despida do PHV.

Mesmo equipamento - 6590€ de diferença:

NG Prius 1.8 HSD 122 Luxury+Pele+P.Techo 38.210,00

NG Prius Plug-in Hybrid 122 Luxury+Pele+P.Techo 44.800,00

O consumo médio de um PHV varia criticamente com o tipo de uso pelo que não se podem fazer generalizações. Mas não se recuperar o investimento adicional na vida do carro acho difícil. Não é certamente ao fim de 1 ao ou 2 anos.
Se o mantiveres muitos anos sim...quem trocar ao fim de 10 anos dificilmente sai a ganhar...Tens o superior investimento inicial...a menor diferença em usado...o PHEV pesa mais o equivalente a um passageiro e o que isso traduz em desgaste ( pouco, mas ao fim de 15 anos...)...revisoes com intervalos iguais ( mesmo que o IC seja menos usado)...etc...

Li numa altura um estudo da toyota e bmw que concluiu que com o tempo, a maioria dos utilizadores deixavam de ligar o PHEV á corrente...seja pela correria da vida...esquecimento...desmazelo...etc...mas a malta pensa que plug-ins é que fixe...fazem 50...ups...25 kms em EV ( nao falo do prius[;)] ) e gastam 1.4...ups 6/7 aos 100...e as marcas pimba...fazem o que o consumidor quer...e cobram-se bem por isso...[:D]

O equipamento não é igual...o PHV tem elementos exclusivos como é o caso do sistema de iluminação automática.

Quanto ao resto, fico na minha, com um PHV tanto se consome zero como o mesmo que um HV, as contas dependem muito de cada um.

Podes ficar na tua...[:D]...o importante é cada um fazer as contas com TUDO na mesa...no exemplo de utilização que deu o mgomes, eram mais de 20 anos / 300.000 kms...

Só refere plug-ins quando menciona o segmento acima...mas o autor que esclareça. Não que faça muita diferença, mas se inclui plug-ins sempre há um pouquinho mais variedade no segmento C para além da Toyota...mas só aconselhável a quem faça poucos km para além do alcance elétrico.

A título de exemplo, a 120 km/h reais (cruise control trancado) num mesmo circuito de autoestrada com 42 km, partindo com as baterias descarregadas, obtive 8,0 l/100 km num BMW 225xe e 4,9 l/100 Km num Prius Plug-in...não tive oportunidade de testar um Golf GTE ou Passat GTE mas não creio que façam muito melhor que o BMW.

É que de facto um híbrido é muito mais do que juntar uma bateria a um motor turbo já existente na gama da marca.
..

Essa comparação não fazem qualquer sentido, o BMW é maior mais potente maior mais pesado não é feito para concorrer nos consumos com o prius.

O Golf 1.4 tsi não passa muito dos 6 l/100, o GTI não deve chegar aos 8 l/100, pensar que o GTE faz isso [:D]

Essa comparação não fazem qualquer sentido, o BMW é maior mais potente maior mais pesado não é feito para concorrer nos consumos com o prius.

O Golf 1.4 tsi não passa muito dos 6 l/100, o GTI não deve chegar aos 8 l/100, pensar que o GTE faz isso [:D]
Foi uma comparação por mero exemplo...apenas pq ele tem um prius plugin e teve oportunidade de experimentar um 225xe...todos sabemos as diferenças fisicas e mecânicas...

O importante a reter, é que o 225xe só faz 25 kms em ev e a média de 8L/100 que ele fez em modo hibrido bate certo com as várias reviews que vou lendo...

Se for em AE a 120 km/h em modo EV faz menos que isso, agora em nacional (60 a 90 km/h) faz em média entre 33 e 40kms.

Podes ficar na tua...[:D]...o importante é cada um fazer as contas com TUDO na mesa...no exemplo de utilização que deu o mgomes, eram mais de 20 anos / 300.000 kms...

O exemplo prático que dei era no caso ter apenas e só um carro.

E eu não faço as contas que fazes, porque se assim for decerto que nunca compras nada na vida.

Só o facto de andar toda a semana sem gastar uma gota de combustível derivado do petróleo para mim já é um motivo muito grande de satisfação, e ultrapassa qualquer conta que faças. :)
Tenho actualmente um carro que cujo valor PVP é de 52.000€, se comprasse um hibrido num valor de 40.000€/50.000€ e andasse toda a semana sem gastar "petróleo" só compensa ao fim de 20 anos??? não consigo ver isso assim.

Mas cada um é como cada qual...

Última edição:
O exemplo prático que dei era no caso ter apenas e só um carro.

E eu não faço as contas que fazes, porque se assim for decerto que nunca compras nada na vida.

Só o facto de andar toda a semana sem gastar uma gota de combustível derivado do petróleo para mim já é um motivo muito grande de satisfação, e ultrapassa qualquer conta que faças. :)
Tenho actualmente um carro que cujo valor PVP é de 52.000€, se comprasse um hibrido num valor de 40.000€/50.000€ e andasse toda a semana sem gastar "petróleo" só compensa ao fim de 20 anos??? não consigo ver isso assim.

Mas cada um é como cada qual...

Concordo com o que dizes...não deves ter lido bem o que eu disse...[;)]...Eu tb acho um plugin interessante e até comprava um...Apenas alertei que, comparando com outras motorizações, nao é interessante do ponto de vista financeiro...

A título de exemplo, a 120 km/h reais (cruise control trancado) num mesmo circuito de autoestrada com 42 km, partindo com as baterias descarregadas, obtive 8,0 l/100 km num BMW 225xe e 4,9 l/100 Km num Prius Plug-in...não tive oportunidade de testar um Golf GTE ou Passat GTE mas não creio que façam muito melhor que o BMW.

Não vinha em charge, foi uma viagem para aferir o consumo sem ajuda da bateria, que se manteve sempre no mesmo estado de carga, ou seja, descarregada. Fez 8 litros aos 100 a 120 km/h e 6,6 a 110 km/h (velocidade real, mais 5 km/h no velocímetro, troço Coimbra Sul - Aveiro Sul com início e final à mesma altitude e alguma ondulação topográfica, cruise control trancado).

Consumos de 5 litros em autoestrada só se for com a bateria cheia à partida e a ajudar ao longo do trajeto.

O importante a reter, é que o 225xe só faz 25 kms em ev e a média de 8L/100 que ele fez em modo hibrido bate certo com as várias reviews que vou lendo...

120km/h com cruise control ligado

https://youtu.be/ui2ozx7XCeg

120km/h com cruise control ligado
Esse tipo de utilização, na vida real, nem sempre é possível fazer...e tudo depende da pendente e do vento...Eu prefiro acreditar nisto:

http://www.automobile-magazine.fr/t...tive-tourer-225xe-le-meilleur-des-deux-mondes

"– permet de parcourir 27 km en ville, ou 23 km sur route, où la vitesse est limitée à 80 km/h en mode Auto eDrive. Si vous voulez vraiment rouler en électrique sur l’autoroute, ce qui n’est pas le meilleur usage de cette technologie, il faut passer en mode Max eDrive afin de grimper à 125 km/h : en 18 km, la batterie se vide."

"Les consommations “hybrides” sont vraiment basses – 7,8 l/100 km en moyenne, un appétit très raisonnable pour un modèle aussi performant"

http://news.hybridlife.org/essai-bmw-225xe-monospace-hybride-rechargeable/2

"Dans la vraie vie, on atteint facilement 30 km, ce qui est suffisant pour les habitants de l’île de France"

"Par la suite, l’essai s’est déroulé en mode batterie déchargée, je dirai que BMW 225xe Active Tourer consomme en moyenne 6 à 7 litres aux cents en ville / campagne, tandis que sur l’autoroute, la consommation de carburant pourrait atteindre 8 à 9 litres aux cents. Cela fait encore plus mal quand le préparateur BMW nous recommande de mettre du SP98 dans le bidon…"

Isto sao medias em modo hibrido, ou seja sem entrar com os 27 kms de media que faz em EV...Na realidade, e dependendo do tipo de utilização, acredito que será possível fazer muitas pequenas viagens pelos 5/5.5L/100...tipo viagens de 70/80 kms e contar com os 27 em EV...mas considero ( e as reviews também) importante os consumos só em modo híbrido...pelos 7/8 L/100...

Voltar
Superior