Para que serve IUC ?

Se um imposto de circulação é aplicado cegamente a viaturas que não circulam, do que é que estamos admirados?[:D]

isso podia ser resolvido com uma taxa ( mais uma ) no combustivel.

quem mais consome é porque anda mais, assim estaria mais justo.

Nós continuamos a ignorar a realidade e achar que somos uma excepção, martirizados por impostos sobre o automóvel altos quando mais ninguém o é. Nada mais errado.

Excepto países com uma enorme indústria automóvel própria e/ou produção líquida (isto é, exportam mais carros que importam) a maior parte dos países taxa agressivamente o automóvel. Nomeadamente porque é um bem de consumo (importado na maioria dos casos) e de elevado valor unitário.

Nunca os impostos sobre o automóvel são dirigidos (apenas) para a manutenção da rede rodoviária. Esse argumento faz pouco ou nenhum sentido.

Servem apenas para o Estado moderar a balança comercial (por isso é que existem taxas às importações e os Estados dentro de um mercado comum não o podendo fazer, fazem-no através deste tipo de impostos) e, simultaneamente, obter receita para áreas que não são financiáveis por receitas próprias (nomeadamente Saúde e Educação).

Sim, isto não é popular. Mas tem toda a sua lógica, mesmo que seja politicamente incorrecto dizê-lo.

No caso da reforma de 2007, o princípio foi simples: trocar um imposto de aquisição mais baixo por um imposto de posse mais elevado, daí os IUCs elevados e um ISV mais baixo que o anterior IA. Sim, provavelmente foi vendido como uma descida de impostos que na verdade, no longo prazo, nunca o seria. Nomeadamente para quem mantém o carro por muitos anos.

o imposto de circulação deveria ser 100% utilizado para conservação, reparação ou construção das vias.

não faz sentido pagar essa taxa para ter um serviço tão fraco, da mesma forma que não concordo pagar para andar em auto estradas sem segurança ou com obras a atrapalhar a fluidez de tráfego.

este imposto, tal como outros, são usados para beneficiar alguns esquemáticos dentro de uma classe que conhecemos bem.

tal como o que pagamos em impostos/taxas na eletricidade para financiar TV/Rádio etc - mas isto é outro tema.

Para mim o iuc é igual ao imi embora dirigido a chupistas diferentes.

Tenho-os como uma renda a pagar ao estado para ter carro e casa em meu nome.

O benefício como pagador é zero, já q nas estradas q uso pago principescamente para as utilizar na sua grande maioria.

triste realidade e 100% verdade.

O IUC é "apenas" mais um imposto sobre o automóvel, circules com ele ou não, tirando os velhos (aka clássicos).

Concordo com o seu princípio e existência, mas não com a sua não correspondência ao mundo real, além de que veria com bons olhos uma revisão do mesmo, nomeadamente nos motociclos em que é completamente descabido uma mota com 800 cc e 60 ou 70 cv pagar o mesmo que uma 1300 com o dobro de cv!

PS: comparativamente com outros países da UE até é relativamente "pouco caro" (diferente de dizer barato)...

Eu por mim, de cada vez que oiço alguém sugerir REVISÕES EM IMPOSTOS, até me arrepio, pois já sei que qualquer revisão vai sempre resultar em PAGAR MAIS IMPOSTO.

Que o IUC está mal calculado, mal aplicado e totalmente errada a sua aplicação, acho que ninguém tem dúvidas. O problema é que quem irá mexer nele, não vai fazer melhor.

Enfim, são os dirigentes que colocamos para mandarem em nós...

Ainda recentemente circulei largas centenas de km nos EUA e em Itália, em ambos os casos genericamente as estradas não são melhores do que por aqui.

isso podia ser resolvido com uma taxa ( mais uma ) no combustivel.

quem mais consome é porque anda mais, assim estaria mais justo.

Infelizmente...
Até concordo com isto.
E deveria ser uma norma pelo menos Europeia, que seria a forma mais directa e justa da malta pagar nos terrenos onde pisa.
Mas bem sabemos que tudo isto é muito rebuscado, dinheiro perde-se pelo caminho e nem se sabe para que entidades vai.

Acabarem com o IUC e aplicarem-no ao combustível daria o quê, uns 5 ou 10cts por litro?

Infelizmente...
Até concordo com isto.
E deveria ser uma norma pelo menos Europeia, que seria a forma mais directa e justa da malta pagar nos terrenos onde pisa.
Mas bem sabemos que tudo isto é muito rebuscado, dinheiro perde-se pelo caminho e nem se sabe para que entidades vai.

Acabarem com o IUC e aplicarem-no ao combustível daria o quê, uns 5 ou 10cts por litro?

Metiam esse imposto no combustivel e, uns anos mais tarde, criavam o ICU Imposto de circulação único.

o imposto de circulação deveria ser 100% utilizado para conservação, reparação ou construção das vias.

se bem me recordo, a diferença entre imposto e taxa é que nos impostos as receitas não têm de ter destino certo. já as taxas, essas sim têm uma contrapartida definida

ou seja, o que estás a dizer é que deviamos substituir o imposto de circulação por uma taxa de circulação. É uma possibilidade, mas os montantes envolvidos são tão altos que duvido que venha acontecer.

Eu acho que como estava antes de 2007 era a melhor maneira, ainda que pudesse ser mais ajustado nos escalões.

Era um imposto de circulação. Só comprava que circulava nesse ano.

Por outro lado de quando a quando haviam ajustes nos escalões (lembram-se?:rolleyes:), pelo que o mercado de usados funcionava de forma mais homogénea...

Para ser ainda melhor, faltava apenas afinar os escalões, e talvez trabalhá-los pela relação peso/potência. Seria pelo menos um pouco mais justo[;)]

Mas isto é só a minha opinião...

Cump.

Para mim o iuc é igual ao imi embora dirigido a chupistas diferentes.

Tenho-os como uma renda a pagar ao estado para ter carro e casa em meu nome.

O benefício como pagador é zero, já q nas estradas q uso pago principescamente para as utilizar na sua grande maioria.
Subscrevo e acrescento mais um exemplo, o do IUC aplicado a embarcações de recreio.

tal como o que pagamos em impostos/taxas na eletricidade para financiar TV/Rádio etc - mas isto é outro tema.
A rádio, infelizmente, também vê pouco dinheiro. A RTP absorve esse dinheiro só para a televisão.
Há tempos, o provedor do ouvinte na Antena 1 disse na Assembleia da República que: Os corredores estão alcatifados, mas os estúdios de rádio são em tacos de madeira; o estúdio onde fazem o Viva Música (onde vão artistas cantar e pessoas a assistir) tem buracos no chão, a antena de transmissão em Lisboa é ainda provisória... Sim, dá outro tema.

Imi, IUC e taxa audiovisual, os impostos mais absurdos que existem. Paga-se para poder andar na estrada paga pelos nossos impostos, quereremos fazer uma viagem maior pagamos as autoestradas a peso de ouro, scuts pagas pela UE são agora. Pagas, contratos de biliões que prejudicam o povo que os tem que pagar. Imi, compro um terreno, construo casa, tenho que pagar para viver lá? Taxa audiovisual, casa inabitada sem TV, pago a taxa. Uma loja s sinal sequer paga a taxa, pagamos a taxa para que malatos e afins possível ganhar 10.000 euros por mês, o povo que paga fica com o salário mínimo dos mais baixos da Europa.

Aparece sempre a "solução" de lixar o pessoal que já pagou o imposto grande na compra de um carro pré 07/2007. Isso não ia alterar absolutamente NADA. Era mais dinheiro a desaparecer sabe-se lá para onde sem nenhum resultado observável. Quando vir o IUC a servir para algo em concreto, talvez aceite isso.

Aumentar ainda mais o preço do combustível? Já têm impostos que cheguem. Basta irem ao tópico dos combustíveis e observar a indignação com o aumento de um cêntimo.

Até parece que já não somos taxados para comprar e ter um carro, meter combustível, portagens, etc etc e ainda querem mais impostos?

Infelizmente...
Até concordo com isto.

ainda que fosse menos daria muito mais que o actual IUC.

qualquer carro gasta 50 litros / Mês [;)]

se bem me recordo, a diferença entre imposto e taxa é que nos impostos as receitas não têm de ter destino certo. já as taxas, essas sim têm uma contrapartida definida

ou seja, o que estás a dizer é que deviamos substituir o imposto de circulação por uma taxa de circulação. É uma possibilidade, mas os montantes envolvidos são tão altos que duvido que venha acontecer.

mas era taxa de circulação, depois é que passou a Imposto Único de Circulação.

que na realidade serve para nos sacarem mais uns trocos [:vm)]

taxa ou imposto, sempre serviu para financiar o estado. Em parte aceita-se.. (princípio do utilizador-pagador).. a parte da chulice é que dispenso

No tempo do selo automóvel já era um imposto, nesse caso imposto de selo que era uma coisa que antigamente se usava muito mas que agora (com o advento da internet a compra de selos nas tabacarias tornou-se obsoleta) vai rareado.

Aliás o imposto de selo é uma das formas mais antigas de cobrar... Impostos. Nunca foi portanto uma taxa. [;)]

edit: por definição a taxa tem uma relação bilateral com um serviço prestado, o imposto não tem essa relação.

Last edited:
No tempo do selo automóvel já era um imposto, nesse caso imposto de selo que era uma coisa que antigamente se usava muito mas que agora (com o advento da internet a compra de selos nas tabacarias tornou-se obsoleta) vai rareado.

Aliás o imposto de selo é uma das formas mais antigas de cobrar... Impostos. Nunca foi portanto uma taxa. [;)]

edit: por definição a taxa tem uma relação bilateral com um serviço prestado, o imposto não tem essa relação.

E mais... um imposto não é consignável... ou seja não se pode dizer que o que se cobra em IUC é para manutenção das estradas. isso é proibido por lei. Os impostos vão para um bolo de receitas do estado que depois gasta como acha bem.

Back