Para que serve o pisca?

Jbranco

New member
Hoje de manhã tive um diálogo giro no trânsito:

Junto ao Corte Inglês, por causa das obras, há uma zona em que a faixa da esquerda é suprimida. Hoje cheguei a essa zona na faixa da esquerda e naturalmente liguei o pisca da direita para indicar a minha intenção de passar para a faixa da direita, não o consegui fazer porque uma carrinha que vinha nessa faixa acelerou e tapou-me a passagem. Por curiosidade resolvi perguntar ao moço da carrinha porque tinha feito aquilo e o calmo e incrível diálogo foi este:

Eu: Então amigo, não vê que aqui as duas faixas têm de se juntar? Tem de passar um carro de cada vez, um de uma faixa, outro da outra.

O moço: E você lá atrás não sabia que isso ia acontecer.

Eu: Sabia, por isso é que liguei o pisca para passar para a direita.

O moço: O pisca não serve para isso!!!

Chegados a este argumento fiquei a olhar para ele sem me ocorrer nada para dizer e o diálogo terminou, ainda pensei perguntar para que servia então o pisca mas… Não valia a pena.

quando mudas de faixa perdes prioridade, a não ser que haja sinalização em contrário. para passar um de cada faixa de cada vez (a solução mais sensata), existe sinalização própria.
o pisca não dá prioridade

Depois há o pessoal que vendo uma fila compacta mete-se pela faixa que "acaba" ganhando assim uns bons metros.

Depois há o pessoal que vendo uma fila compacta mete-se pela faixa que "acaba" ganhando assim uns bons metros.

Situação normal na radial de Benfica sentido Lisboa - Pina Manique [8b] e o mais giro é o pessoal ser parvo e deixar passar apr:)

Existem sempre uns condutores mais espertos que outros, que aproveitam qualquer buraco para pasar mais 2 ou 3 carros e que acham que têm sempre prioridade e se tiverem algum acidente os outros são sempre culpados.

quando mudas de faixa perdes prioridade, a não ser que haja sinalização em contrário. para passar um de cada faixa de cada vez (a solução mais sensata), existe sinalização própria.
o pisca não dá prioridade
Eu não liguei o pisca para obter prioridade mas sim para sinalizar a manobra, quando liguei o pisca ele ainda não estava ao meu lado.

Existe algo que se chama passagem alternada, e não é necessário estar lá nenhum sinal, basta termos bom senso e cumprir essa descoberta maravilhosa de "ora passas tu, ora passo eu" e o transito era facilitado [;)]

Mas vamos ao tópico, para que serve o pisca? Eu acho que são umas luzinhas do tuning que a malta usa para se armar de vez em quando do tipo "Ah e tal, tenho piscas no carro, foram extra..." [:D]

Entendo o que o gajo da carrinha te disse, mas se dizes que ele não estava lá antes, não percebo muito bem porque ele te disse isso.:sh)

É o seguinte, há muitas pessoas que usam o pisca e aproveitam-se dele para o típico xico-espertismo tuga. Grande exemplo:

- na saída da CRIL para a 2ª circular![8b][8b] Muitas pessoas como eu, que ja sabem que aquilo vai acabar, mais de 1 km antes, encosta-se à faixa da direita.
No entanto, muitos como eu, também, que sabem que aquilo vai acabar vão até ao fim e metem o pisca, como que a dizer "deixa-me entrar", ultrapassando uma enorme fila de carros ,pensando que são mais do que os outros.[8b] Comigo esses gajos não entram. Em todos os casos de fila eu sou daqueles que pensa que agora um, agora o outro é muito bom e facilita tudo. Mas neste caso vão se encher de moscas, pois sabem que aquilo está uma confusão do caraças e vão esticando a corda! Neste caso pergunto eu, o pisca também serve para o xico-espertismo?

Entendo o que o gajo da carrinha te disse, mas se dizes que ele não estava lá antes, não percebo muito bem porque ele te disse isso.:sh)

É o seguinte, há muitas pessoas que usam o pisca e aproveitam-se dele para o típico xico-espertismo tuga. Grande exemplo:

- na saída da CRIL para a 2ª circular![8b][8b] Muitas pessoas como eu, que ja sabem que aquilo vai acabar, mais de 1 km antes, encosta-se à faixa da direita.
No entanto, muitos como eu, também, que sabem que aquilo vai acabar vão até ao fim e metem o pisca, como que a dizer "deixa-me entrar", ultrapassando uma enorme fila de carros ,pensando que são mais do que os outros.[8b] Comigo esses gajos não entram. Em todos os casos de fila eu sou daqueles que pensa que agora um, agora o outro é muito bom e facilita tudo. Mas neste caso vão se encher de moscas, pois sabem que aquilo está uma confusão do caraças e vão esticando a corda! Neste caso pergunto eu, o pisca também serve para o xico-espertismo?

É isso, mais que o bom senso como referiu o EduardoMaio, existe o respeito e claro que só pode haver bom senso se houver respeito.
Dou como exemplo a saida da A1 para Alverca, comigo não se metem os Xicos Espertos e se tentarem vão bater no meu carro. Claro que eu podia mostrar um pouco de bom senso e deixava-o passar, para ele a seguir se rir na minha cara por eu ter estado 10 minutos numa fila de transito e ele em 10 segundos enganou toda a gente.

O "pisca" são um conjunto de 4 ou 6 luzes (normalmente laranjas) que existem nas extremidades do automóvel e que era um opcional até aqui há uns anos atrás!
Com a evolução dos tempos passou a vir de série mas sem se explicar muito bem aos compradores para que servia! Caso estranho até porque começaram a vir colocados nos espelhos exteriores. Daí que sejam raramente vistos excepto em algumas stuações, como estacionamentos em 2ª fila.
cumpts

O "pisca" são um conjunto de 4 ou 6 luzes (normalmente laranjas) que existem nas extremidades do automóvel e que era um opcional até aqui há uns anos atrás!
Com a evolução dos tempos passou a vir de série mas sem se explicar muito bem aos compradores para que servia! Caso estranho até porque começaram a vir colocados nos espelhos exteriores. Daí que sejam raramente vistos excepto em algumas stuações, como estacionamentos em 2ª fila.
cumpts

[:)][:)][:)][:)][:)][:)]

dizias que no autohoje nao te ensinaram assim. o rapaz devia ser membro do fórum também! ovi dizer que há cerca de 6 milhoes de membros... apr:)

o pisca por sorte veio no meu carro. só paguei a mais a pintura metalizada. agora há muitos que vem como extra, seja um carro normal ou um topo de gama... [8b] [8b] [8b]

dizias que no autohoje nao te ensinaram assim. o rapaz devia ser membro do fórum também! ovi dizer que há cerca de 6 milhoes de membros... apr:)
(...)

Pois, nós somos 10 milhões em Portugal, coloca na equação as pessoas com acesso à internet, dessas as que gostem de carros e dessas as que visitem o fórum...

Membros: 11,514, Membros Activos: 2,722 [;)]

Eu já calculava que havia uma qualquer razão para tanta gente se pôr ao lado de outros carros quando estes sinalizam a intenção de mudar de faixa, por isso queria ver uma dessas pessoas a explicar porque o fazia. O que aconteceu hoje de diferente foi a oportunidade de finalmente fazer a pergunta. Como estava bem disposto, enchi-me de calma e fiz a pergunta, a resposta é que foi ainda mais desconcertante do que eu imaginava. :confused:

Às tantas se surgisse a oportunidade de perguntar a uma dessas pessoas que fazem Lisboa-Porto na faixa do meio porque o faz, se calhar a resposta seria mesmo género. Tipo, "eu vou na do meio porque a da direita não serve para isso". :rolleyes:

Até assusta!

Havendo trânsito, é natural que ele não te deixe passar. Com "tanto chico-espertismo", é natural que ele tenha pensado que tu querias passar-lhe à frente e ser mais esperto que os outros. Não quero dizer que tenha sido essa a tua intenção, atenção!

Back