Para que serve o pisca?

Querem sinceridade? Eu respondo com sinceridade...

em situações de transito, tendo eu prioridade, quem quiser forçar a entrada, com ou sem pisca ligado, não passa por mim... quem vier com calma e sem forçar, naturalmente que passa, é aquela situação do bom senso e circulação alternada...

e aqueles que buzinam por detrás quando deixo alguém passar... esperam muito mais tempo... em vez de deixar passar apenas um... acaba sempre por passar muitos mais...

Agora, acelerar por acelerar para não deixar outros passar à minha frente é que não...

Para mim a boa educação tem sempre que existir. Faço questão antes de me meter à frente de quem quer que seja nas ditas filas afuniladas, de baixar o vidro do carro e pedir educadamente para que possa entrar e em seguida agradeço, mesmo que esteja a chover! Quem não tem o mesmo comportamento comigo, simplesmente não entra!!! Ou seja, boa educação e civismo não custam nada a ninguém.
Abraços.

o pisca hj em dia serve apenas pra fazer feitio. ou entao os contrutores andam a fazer os piscas muito fora da mao do condutor! lololol

O "pisca" são um conjunto de 4 ou 6 luzes (normalmente laranjas) que existem nas extremidades do automóvel e que era um opcional até aqui há uns anos atrás!
Com a evolução dos tempos passou a vir de série mas sem se explicar muito bem aos compradores para que servia! Caso estranho até porque começaram a vir colocados nos espelhos exteriores. Daí que sejam raramente vistos excepto em algumas stuações, como estacionamentos em 2ª fila.
cumpts

[:)] [:D] [:)]

Eu sinceramente sempre pensei que o pisca fosse uma cessorio tuning que piscava ao som da musica... :sh)

è por isso é que já estou farto de procurar o sensor dentro do carro que o faz trabalhar com o ritmo da musica e nunca encontrei :sh)

O pisca é um acessório de embelezamento,que só deve sêr usado no natal...e todos os carros o têm...[:D]

Sem querer ser mal interpretado, tambem nao te deixava passar...[:D] [:D]

E se refilasses..provavelmente ainda ia dar molho...[:D] [:D]

E isto tudo deve-se lamentavelmente a um sem numero de xico espertisses que se visualizam diariamente e com as quais tenho de levar todo o santo dia de manha á noite, á ida e vinda do trabalho..

Todos os dias faço o troço da cril que liga á 2ª circular..e todo o santo dia ha acidente..pq simplesmente um numero elevado de pessoas continua a achar que "vai dar sempre" para entrar...

Infelizmente ainda muitas pessoas pensam que o pisca da prioridade..como colocam o pisca...nem sequer olham pelo espelho retrovisor..pois o pisca é direccionado para os que vao fora do veiculo..[8b] [8b] [8b] Logo, eu meti o pisca, portanto ó tu que vais descansadinho na tua faixa, seja la a que velocidade for, fazes o favor de travar a fundo para que eu possa mudar de faixa...e sao ás centenas as pessoas que têm este comportamento!!!:sh)

Quanto ao caso concreto..a regra da alternancia de que falas é uma questao de bom senso sim..quando a faixa estreita e nao houve xico-espertismos..pelo que dizes, ja sabias que a faixa ia estreitar, ou seja, que havia obras no local..:sh) pelo que, a meu ver, tens de esperar, pacientemente, independentemente de teres ou nao pisca e esperar que alguem mais despreocupado e calmo te deixe passar..
Caso nao soubesses que a faixa ia estreitar..ai ja se coloca outra questao...contudo apenas a minha atitude façe ao problema se alteraria..uma vez que o teu comportamento deveria ser similar..ou seja..esperar pacientemente que alguma alma generosa te deixasse entrar.

Um abraço![;)]

Fon, o que eu gostava é de perceber qual é a lógica do que acabaste de escrever, as pessoas dentro da cidades têm inevitavelmente de mudar de faixa de vez em quando, ou porque alguém parou em segunda fila, ou porque há obras, ou porque um autocarro está na paragem, ou porque há um acidente, etc...

Qual é a lógica de termos de andar sempre a complicar a vida a quem tem de mudar de faixa e, para mais, atempadamente assinalou a sua intenção? O resultado destas reacções irracionais ao pisca é que muitas pessoas (alguns deles os tais "chicos-espertos") pura e simplesmente não usam o pisca porque dessa forma é mais fácil saltar de faixa em faixa (ninguém acelera para tapar a passagem)!!!

Ainda hoje, na Av. dos EUA, liguei o pisca para mudar de faixa e imediatamente um TAXI se pôs ao meu lado. O tipo olhou para mim com um ar muito chocado,fez o gesto indicando que eu sou maluco, disse qualquer coisa em relação a mudar de faixa (que eu não percebi) e seguiu o seu caminho. Um pouco mais a frente vejo-o a mudar de faixa só que sem usar o pisca. A conclusão a que cheguei é que para ele eu sou maluco e ele não porque eu uso o pisca e ele não. Certamente que o problema não seria eu ter tentado mudar de faixa porque ele acabou por fazer o mesmo, a única diferença foi mesmo no uso do pisca.

Edit: Em relação ao olhar ou não para o espelho retrovisor, se eu não o tivesse feito, em qualquer dos casos teria batido! Ou dito de outra maneira, quem evita o acidente é quem liga o pisca e depois desiste da manobra porque o outro aperta. Aquele que aperta é que pode dar origem a um acidente, embora depois a culpa seja do outro que ligou o pisca. Enfim...

Last edited:
Amigo jbranco, infelizmente, hoje em dia, conduzir numa grande cidade é o verdadeiro caos....anda tudo com pressa, cheio de stress, e a bem da verdade o transito tira anos de vida a uma pessoa.

A logica das minhas palavras creio que se baseia exactamente no caos citadino a que a fluidez do transito automovel se encontra..ninguem aplica as regras e principios que aprendeu na escola de conduçao, e falando um pouco mais concretamente, mormente no que concerne a utilizaçao do pisca, a grande maioria das pessoas utiliza-o como se de um raio iluminado sobre elas incidisse, atribuindo-lhes poderes discricionarios para fazer o que bem entendem...![8b]

O pisca apenas serva para SINALIZAR a nossa INTENÇAO de mudar de faixa..nao nos concede nenhuma prioridade ao acioná-lo..

Concordo que no caos em que o transito diario se encontra..e muitas vezes por desconhecimento e ate por desatençao..as pessoas se enganam ou simplsmente nao conhecem o caminho...mas irrita-me profundamente que se coloque o pisca (ou a nao menos prestigiada tecnica do bracinho de fora ja a agradecer a cedencia de passagem, quando ainda estao a pensar se trocam de faixa ou nao) sem ter um pingo de respeito por que segue descansadinho na sua faixa de rodagem, atirando o automovel sem do nem piedade, muitas vezes e apenas porque nao estao para esperar mais 2 segundos para fazer a manobra em segurança!

Por outro lado, tambem existem os predadores do transito que, por fazerem muitos km na estrada diariamente se acham no direito de NUNCA ceder passagens, fazendo questao de dificultar a vida a todo e qualquer automobilista.

Feitas as contas....a conduta que deveria ser seguida é aquela que mencionas..contudo...exite talvez 1% dos automobilistas na estrada que têm essa sensibilidade e que respeitam os outros..

E a questao que afloramos aqui podia ate ser aplicada a outras realidades..a das prioridades por ex.

Quantas vezes em situaçoes de aferiçao de prioridade, quem tem automoveis de segmentos superiores NUNCA cede passagem???Quantas?

O post ja vai longo, e face á questao concreta e aomeu comportamento perante o pisca feito por outrem com a intençao de ingressar na faixa de rodagem em que me encontro..estou SEMPRE muito atento..e se for xico espertismo..se for necessario..saimos de la com a chapa amassada..se nao for o caso...facilito SEMPRE!
Regra geral....sao xico espertos...[s)]

Back