Penalidade Incumprimento Contratual - A pouca vergonha

Kubrick

New member
Bom a dia todos.

Passo a relatar uma situação passada comigo por estes dias e que estou a tentar resolver no fórum devido, mas que não posso deixar de partilhar por aqui.

No passado dia 09 de Junho sou informado, via e-mail, pela Vodafone que o meu serviço Net Voz Fixa iria ser abrangido por novas condições. No dito e-mail, em que foi identificada a minha conta com o respectivo número, refere que caso não concordasse com as novas condições poderia resolver o contrato, sem encargos.

Posto isto, analisadas as alterações e dado que na altura optei por este serviço por ser ilimitado, as novas condições não sendo do meu interesse levaram-me a solicitar a efectiva resolução do contrato.

Chamada para cá, chamada para lá, devidamente gravadas, aparentemente fica resolvida a questão.

Qual não é o meu espanto quando recebo uma factura a indicar-me que tenho a módica quantia de €886.51 a pagar por "Penalidade Incumprimento Contratual" !

Pouca vergonha, só pode!

Em primero lugar sou informado que estou no meu direito de rescindir, sem encargos.
Avanço com a rescisão ninguém me fala nesta módica quantia a pagar...

Tendo um serviço cuja mensalidade é de €25.99, vou pagar uma "Penalidade Incumprimento Contratual" que corresponde a 34,11 meses :-) E de um contrato cujo período de fidelização acaba em Julho de 2018, ou seja, vou quase a meio do contrato, com erros de facturação e cobrança indevida por parte da Vodafone (tenho crédito de €96.38 a meu favor) mas ainda tenho que pagar um valor que corresponde a um período de fidelização normal (24 meses, 2 anos) mais 10 meses. Isto só pode ser explicado por banhos de sol a mais ou aquelas substâncias que fazem rir...

Já cancelei o débito directo e vou procurar explicações, contactar a ANACOM e partilhar com quem achar pertinente estas práticas da Vodafone.

E vamos ver os próximos episódios.

Até me parece estranho, porque pelo que tenho lido e por experiência pessoal, a vodafone é a mais certa das 3. Se fosse meo não me admirava nada dessa situação.

Pouca vergonha mesmo, mete-me nojo as operadoras fazerem propostas para os serviços com um prazo de fidelização e depois aumentarem os preços quando lhes apetecer. Isto é que devia ser legislado e a Anacom andar em cima. Cambada de ladrões.

Partilha em todas as redes socais (facebook da vodafone, grupos de facebook, portal da queixa, fóruns de internet...) para denunciar a situação e criar buzz negativo à volta da vodafone.
Faz também queixa no Portal do Consumidor, envia mails para o provedor da Vodafone e escreve no livro de reclamações de uma loja Vodafone. Em relação à ANACOM, vais perder o teu tempo a falar com eles (eles próprios assobiam para o lado com estes abusos das operadoras).

Obviamente tens a razão e a lei do teu lado. Não pagues nem um cêntimo.

Em relação à ANACOM, vais perder o teu tempo a falar com eles (eles próprios assobiam para o lado com estes abusos das operadoras).
Estás enganado. Eu tive uma pequena questão com a NOS (um ligeiro aumento em fidelização comunicado à margem da lei) e, por uma questão de princípio, fiz uma queixa formal na ANACOM. Uns meses mais tarde, recebi uma carta da ANACOM a comunicar que eu tinha razão e que seriam acionados meios legais contra a NOS. Umas semanas depois surgiu a notícia que tinha sido aplicada uma multa enorme à NOS e MEO, que foi aplicada com base nas queixas dos consumidores.

Por isso, façam sempre queixa na ANACOM, porque vai ter efeitos práticos.

Mas já reclamaste à Vodafone desse valor a pagar?

Tenho experiência com todas as operadoras e a vodafone é a única que comigo tem o cadastro limpo mesmo com situações do mesmo género da tua. Já rescindi a meio da fidelização sem pagar nada.

deves estar a referir á recente alteração no serviço Internet 4G que era dados ilimitados e a Vodafone lixou toda gente agora ao Limitar a 100Gb \mês, isso tem dado que falar, sobretudo o pessoal que não tem alternativas viáveis...

boa sorte com isso...

Não há muito a argumentar, se as condições do contrato alteram por decisão unilateral da operadora tens que ser avisado por escrito e podes rescindir o contrato sem qualquer custo associado. Eles sabem isso perfeitamente e de certeza que não querem pagar custas num caso perdido à partida.

Partilha em todas as redes socais (facebook da vodafone, grupos de facebook, portal da queixa, fóruns de internet...) para denunciar a situação e criar buzz negativo à volta da vodafone.
Faz também queixa no Portal do Consumidor, envia mails para o provedor da Vodafone e escreve no livro de reclamações de uma loja Vodafone. Em relação à ANACOM, vais perder o teu tempo a falar com eles (eles próprios assobiam para o lado com estes abusos das operadoras).

Mentira, ainda agora corre um processo devido a este tipo de ilegalidades.
A ANACOM, obrigou os operadores a voltarem a enviar avisos aos clientes, em que conste que podem rescindir sem penalizações se as condições forem alteradas.

Dia 19, é o dia limite que as operadoras têm para responder...

https://www.publico.pt/2017/03/25/e...aos-operadores-pelo-aumento-de-precos-1766442

É uma constante isso. Com ou sem razão mandam sempre esse tipo de cartas pois jamais são penalizados por tal e em cada 10 pedidos de pagamento devem receber sempre 1 ou 2

A tmn já tentou fazer-me isso. Quando alteraram de ilimitado para 15gb. Tb queriam 500€ e tal. Qd cessei a rel.

Boas,

Com a alteração recente no roaming, as empresas de comunicações vão deixar de ganhar muito e passam a ganhar menos, nunca perdem, portanto
têm que arranjar receitas de qq maneira e feitio...vão surgir muitos problemas destes, de certeza, a maioria sem justificação.

Tive uma situação recente com a Vodafone (até relatei aqui num tópico) em que rescindi o contrato ao abrigo do direito de livre resolução. Bem que espernearam, ligaram a avisar de forma coerciva que ia ter de pagar, mandaram cartas a exigir 1200€... Respondi por carta com referência ao decreto-lei e depois já só pediam 300€ [:D] Lá voltei eu a responder que me recusava a pagar qualquer montante. Até agora não deu em nada...

Tive uma situação recente com a Vodafone (até relatei aqui num tópico) em que rescindi o contrato ao abrigo do direito de livre resolução. Bem que espernearam, ligaram a avisar de forma coerciva que ia ter de pagar, mandaram cartas a exigir 1200€... Respondi por carta com referência ao decreto-lei e depois já só pediam 300€ [:D] Lá voltei eu a responder que me recusava a pagar qualquer montante. Até agora não deu em nada...

Eu acho piada é uma empresa pode ameaçar á vontade e sai sem sanções, na maioria dos casos.
Não existe nenhuma lei a inverter os papeis?

Tipo como no teu e em muitos outros casos a operadora pede 1200 euros sem nenhuma razão e no caso de se provar que o consumidor tem razão e não tem de pagar nada, não há indmnização, nem compensação pelas chatices que a operadora criou.
Porque não criar uma lei em que nestes casos sem razão por parte da operadora, ela teria de pagar efectivamente esses 1200 euros ao ex cliente.?
Isso sim era uma lei, mais que justa, essas cartinhas teriam de ser vistas e revistas para a empresa não entrar em prejuizos... lol
Iriam pensar duas vezes antes de tentarem ser espertinhos.

Sendo que existe muita má fé por aí, tudo o que seja aditamentos faço sempre por email ou carta. Querendo uma gravação de uma operadora para fazer contra-prova é igual a levar um manguito!

Tem que se tratar por cartas com os representantes td cm ar. Falar com os funcionários por vezes da porcaria. Agem tdas de ma fe. Quem nao sabe tentam comer. Sao mafiosos.

Back