Perda Anticongelante

O permutador que falo é uma coisa deste genero:
https://images.homedepot-static.com...tions-car-cooling-systems-918-110-64_1000.jpg

Faz a mesma função dum radiador "normal" só que usa o anticongelante para regular a temperatura do óleo.

A europassistance é das melhorzinhas que anda por aí, podes ficar descansado.

Caso seja do permutador, seria normal apenas passar anticongelante e não se notar no óleo do motor, ou não passar mesmo para o óleo do motor e apenas para o motor? Quais são os sintomas de falha/avaria no permutador?

Depois outra dúvida, o que pode originar que o permutador se estrague, temperatura ou outra eventual causa?

Obrigado por toda a ajuda...

Boa noite,

Aproveito para fazer uma actualização à situação do meu carro.

O meu carro está na oficina e accionei a garantia. Hoje recebi o telefonema da oficina onde se encontra o carro, dando nota que o perito foi verificar o carro no dia de ontem e não podem mexer no carro até o relatório do perito determinar que se pode avançar.

Preciso que me ajudem a esclarecer algumas dúvidas:

É normal o perito avaliar previamente a situação?
Quanto tempo demorará o relatório do perito e a informação chegar à oficina?
Fiquei um pouco assustado com esta coisa do perito e do relatório, há a possibilidade de não darem o ok para a reparação? Nesse caso, se não autorizarem a reparação, o que terei que fazer e como deverei agir? (com a compra do carro fiquei sem almofada para suportar uma reparação...)

Preciso de toda a ajuda, neste momento estou completamente perdido...sem carro e sem dinheiro...

Supostamente é alguém que pega no que a oficina diz e avalia se a avaria está ou não coberta ou não pela garantia, se a oficina cobra à seguradora o que é suposto cobrar pela reparação, etc
O normal é ser rápido, 1 ou 2 dias maximo.

Caso recusem a reparação, vão ter que te informar qual é exactamente o problema e porque é que não está coberto. Com essa info, vais ao centro de arbitragem, pedes uma 2ª opinião, e vês se há razão para abrir um processo, lá ou nos tribunais.

Não vale a pena entrar em pânico antes de vir a resposta.

Supostamente é alguém que pega no que a oficina diz e avalia se a avaria está ou não coberta ou não pela garantia, se a oficina cobra à seguradora o que é suposto cobrar pela reparação, etc
O normal é ser rápido, 1 ou 2 dias maximo.

Caso recusem a reparação, vão ter que te informar qual é exactamente o problema e porque é que não está coberto. Com essa info, vais ao centro de arbitragem, pedes uma 2ª opinião, e vês se há razão para abrir um processo, lá ou nos tribunais.

Não vale a pena entrar em pânico antes de vir a resposta.

Muito obrigado Eliselotus pela ajuda!

Concordo que não vale a pena entrar em pânico, mas estou só a antecipar o pior cenário... Estou num cenário complicado, se a garantia não assumir não tenho forma de reparar...

Vou aguardar...quando tiver noticias partilho aqui...

Quanto a isso não há muito que o pessoal aqui te possa ajudar, a não ser aconselhar a não repetir. Pode sempre aparecer um imprevisto, mesmo com carros novos.

Nos carros antigos esta ali um motor somente com dois tubos refrigeração que entram e saem do radiador ou um pouco mais que isso, e a parte elétrica é igual, não era muito difícil detetar a avaria. Mas os carros atuais tem labirintos de fios e tubos e acesso difícil que dificulta imenso diagnostico de avarias e consequentemente mais dispendiosas. Por isso no teu caso existem múltiplas formas do liquido refrigeração desaparecer que é difícil dar-te um diagnostico mais preciso para teu problema ainda mais por este meio sem ver. Isso terá que ser revisto por alguém competente começando das hipóteses menores para as maiores ate chegar a raiz do problema. Tens que ir com calma e dentro das tuas possibilidades manter serenidade. Boa sorte

Última edição:
Nos carros antigos esta ali um motor somente com dois tubos refrigeração que entram e saem do radiador ou um pouco mais que isso, e a parte elétrica é igual, não era muito difícil detetar a avaria. Mas os carros atuais tem labirintos de fios e tubos e acesso difícil que dificulta imenso diagnostico de avarias e consequentemente mais dispendiosas. Por isso no teu caso existem múltiplas formas do liquido refrigeração desaparecer que é difícil dar-te um diagnostico mais preciso para teu problema ainda mais por este meio sem ver. Isso terá que ser revisto por alguém competente começando das hipóteses menores para as maiores ate chegar a raiz do problema. Tens que ir com calma e dentro das tuas possibilidades manter serenidade. Boa sorte

Obrigado Rools pela ajuda e opinião.

Já agora, caso necessite de um mecânico experiente e de confiança, podes aconselhar algum ou mais do que um na zona de Sintra ou na Zona de Lisboa?

Obrigado

Quanto a isso não há muito que o pessoal aqui te possa ajudar, a não ser aconselhar a não repetir. Pode sempre aparecer um imprevisto, mesmo com carros novos.

Obrigado pela ajuda.

Nunca pensei que isto fosse acontecer, num carro tão recente e em bom estado...penso que não tinha forma de evitar, por muito experiente que fosse...

Aproveito para perguntar o mesmo que perguntei ao Rools, conheces algum ou alguns mecânicos experientes e de confiança na zona de Sintra, Lisboa ou arredores.

Obrigado por toda a ajuda...

Não desanimes pode ser uma coisa simples, eu no meu Captur com 4 anos tive de trocar esta peça, eu próprio detectei o problema, já andava á um ano com perdas intermitentes, depois descobri que era com o tempo frio sempre. Até que detetei uma pinga junto ao mesmo!
56fee6bf7fcc2a933c01a6d9967f0950.jpg

Obrigado Rools pela ajuda e opinião.

Já agora, caso necessite de um mecânico experiente e de confiança, podes aconselhar algum ou mais do que um na zona de Sintra ou na Zona de Lisboa?

Obrigado
Infelizmente nao posso recomendar nenhum mecânico pois nao vivo em Portugal Continental, mas haverá alguém que poderá ajudar [;)]

Obrigado pelas palavras...

Vou aguardar o ok do perito e depois o diagnóstico da oficina...

Não desanimes pode ser uma coisa simples, eu no meu Captur com 4 anos tive de trocar esta peça, eu próprio detectei o problema, já andava á um ano com perdas intermitentes, depois descobri que era com o tempo frio sempre. Até que detetei uma pinga junto ao mesmo!
56fee6bf7fcc2a933c01a6d9967f0950.jpg

Fazendo uma actualização à situação da minha viatura, foi dada autorização para desmontar o permutador e o radiador de egr para se efectuarem teste...

Que tipo de testes são possíveis fazer para testar o bom funcionamento destas peças? E a até que ponto é possível testar/verificar o bom funcionamento destes elementos (no sítio ou depois de desmontados)?

Como qualquer permutador, usa 2 canais.

No teu caso, um de escape e um de anticongelante. Se tiver a sair anticongelante na parte do escape, temos uma fuga..

Já agora um esclarecimento, permutador e radiador agr são peças diferentes, correcto? (isto porque a pessoa que me contactou a informar falou-me de duas peças)

Desculpa a minha ignorância, o que faz cada uma delas?

Como qualquer permutador, usa 2 canais.

No teu caso, um de escape e um de anticongelante. Se tiver a sair anticongelante na parte do escape, temos uma fuga..

Última edição:
não é fácil testar isso cá fora, tendo em conta que a pressão e temperatura têm muita influência nessa eventual fuga.

Gostava de ver o setup desse teste!

Voltar
Superior